11
Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Kalil em Fevereiro 27, 2021, 11:35:19 pm »O radar Sea Giraffe 4A da Saab não será suficiente para os nossos requisitos?
Para uma ideia de valores, o contracto da Saab para fornecer as 4 corvetas finlandesas foi de 412M Eur.
Inclui os radares Sea Giraffe 4A (AESA banda S, com deteção tb de alvos hipersonicos), o Sea Giraffe 1X e o CMS da Saab 9LV bem como o sistema de comunicações.
https://www.edrmagazine.eu/saab-receives-finnish-squadron-2020-order
Cumprimentos
412 milhões, coisa pouca para nós .
Achas mesmo que se iria gastar essa verba em quatro sistemas desses ??
Com esses 412 os especialistas pensam que podem comprar pelo menos três fragatas, assim tipo as duas M holandesas que nos ficaram por 240 milhões, se tivessem sido três seriam 360 milhões.
A mentalidade tosquinha desta gente nunca abriria mão de uma quantia dessas para equipar quatro fragatas nossas.
Abraços
Estes valores publicados valem o que valem, como no caso das recentes corvetas israelitas construídas na Alemanha supostamente por 430M, as 4. Ficaram ao preço de um submarino dos nossos. Acredita quem quer.
Esta conversa toda para concluir que, provavelmente, era mesmo possível construir 4 fragatas capazes com menos de 500M por navio.
Mesmo contando com 50M para o projecto, outros tantos para a capacitação dos estaleiros, mais algum extra para integração de sistemas (que seriam novidade nas nossas paragens) e outro extra para olear o programa (vulgo putas e vinho verde) de forma a que este não atrase demasiado, daria para investir 200M por casco (o que já dá para um excelente navio), 100M em sensores e ainda sobravam +/- 150M para o fogo de artifício.
No papel, já dava para desenrascar a tropa.
Abraço