Suponhamos que se baixam os impostos em tudo para estimular o consumo.
O que se compra e a quem?
Eu dei apenas um exemplo macroeconómico..... As soluções finais ainda não foram encontradas... Mas você já parou para pensar, se em vez de comprar um presunto Alentejano por ano o que aconteceria se comprasse 2?? Dá trabalho, mas em vez de comprar o primeiro produto da prateleira, ou mesmo que seja o produto habitual, o que aconteceria se fosse á procura de um produto nacional equivalente... Em termos de bens de primeira necessidade garanto-lhe, nós também fazemos praticamente tudo... Ás vezes dá é um pouco mais de trabalho de encontrar.... E aplica-se a tudo... Até aos combustíveis, é só deixarem de ir a Espanha a abastecer. Em suma, em um esforço de todos, para todos.
Com que dinheiro? E de quem?
Normalmente comprar Nacional não significa pagar muito mais, a vantagem é que temos produtos de qualidade. Eu próprio já trabalhei no sector alimentar, e algumas marcas brancas dos hipers também eram lá feitas. Se todos comprasse-mos nacional em vez de estrangeiro, a diferença não seria por ai além.
O que é que se produz em Portugal?
Temos um pouco de tudo.... Dou-lhe o exemplo dos lacticínios, que é o sector que melhor conheço... Apesar de ser uma marca estrangeira, os produtos da marca Danone são feitos cá em Portugal, aqui mesmo em Castelo Branco, tirando alguns que são importados de Espanha, na Guarda, se não me engano, os iogurtes da Nestlé são lá feitos... E isto feito com Leite 100% Nacional... De resto temos um pouco de tudo, desde fábricas de bolachas até fábricas de automóveis... Por isso regressemos aos tempos do Ford, em que ele dizia que se podia escolher todas as cores... desde que fosse preto

, adaptado a Portugal, pode-se comprar todos os modelos de carros que queira-mos... Desde que seja feito em Palmela ou tenha o cunho made in Portugal (a Opel também cá tem qualquer coisa acho eu).
Agora já imaginou quantos postos de trabalho isto geraria?? No final haveria sempre os espertinhos que encontrariam um nicho de mercado, como aqueles que produzem mel... ou azeite apenas com a intenção de exportar.