Mulheres nas FA

• 204 Respostas
  • 50318 Visualizações
*

Camuflage

• Investigador
  • 1530
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +271/-1434
Re: Mulheres nas FA
« Responder #105 em: Setembro 25, 2009, 06:07:51 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Camuflage, uma coisa é um programa de televisão, outra coisa é a instrução militar. Eu até achava engraçado o programa, mas dizer que aquilo tem tudo haver com o dia-a-dia da instrução numa unidade Especial é roçar o ridiculo. A questão é que quando a juventude vai para a tropa vão para uma realidade completamente diferente da que conheciam. Vi muito latagão que conseguia fazer não sei quantas flexões que ao levar com um berro ou dois pura e simplesmente desistiam. É essa a realidade. Na ETP elas são quase 30% na altura de dar o nome para a incorporação, depois das PAF não passam de 2% (se alguém tiver a Revista Boina Verde à beira, que reveja os números e diga se eu estou errado).

Foi um dos exemplos que dei para comprovar que elas também têm capacidades físicas.

*

rossi46

• 19
  • +0/-0
« Responder #106 em: Setembro 25, 2009, 06:27:54 pm »
NO ACTUAL PORTUGAL E NO ACTUAL EXERCITO O QUE ACABEI DE DIZER É IMPOSSIVEL !!!!
(Mas eu já assisti a isto noutros Exercitos e talvez daqui a 50 anos a gente lá chegue
concordo plenamente, aliás, com a nossa mentalidade latina de sangue quente e com a necessidade de efectivos nas FAs isso nunca há-de acontecer.

Agora fiquei com bastante curiosidade, que Exércitos se está a referir? Responda se sentir à vontade para o fazer, é claro.
não sendo comigo a conversa, posso dar alguns exemplos que registei:
- exército britânico - Kosovo - QG da rectagurada da KFOR - chuveiros mistos
- exército australiano - Timor - balneários e lavabos mistos
- exército americano - Afeganistão - balneários e lavabos mistos
a mentalidade anglo-sáxonica permite trabalhar e agir com objectividade, coisa que a mentalidade latina, dificulta ( tolda um bocado o espirito  :D  :oops: ).
Mas atenção, nesses exércitos tambem há assédio sexual, porque afinal estamos a falar de homens e mulheres e necessidades básicas, que em determinadas situações são potênciadas.
cumprimentos
"Alea jacta est"

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11460
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3718 vez(es)
  • +967/-1102
« Responder #107 em: Setembro 25, 2009, 07:01:45 pm »
Também para dar um outro exemplo "menos operacional"  :lol: , ou 100 homens e mulheres no mesmo alojamento e a frequentar a mesma casa de banho como teria que ser caso se fosse nas camaratas portuguesas :lol: ), mas no mesmo piso existe convivência entre ambos os sexos, zonas de lazer juntas, etc.

É uma coisa civilizada, em que pode acontecer diálogos do género:

Olá John, a Mary foi para o Texas de férias, não queres ir lá ao meu quarto ver um filme :mrgreen: . (é uma piada)

*

papoila

• 72
  • +0/-0
« Responder #108 em: Setembro 25, 2009, 11:31:37 pm »
Confesso que começo a não perceber....
Eu concordo e defendo igualdade de direitos e oportunidades e consequentemente igualdade de tratamento e exigência...desde os testes fisicos, a testes motores e psicológicos/psicotécnicos...iguais...Mas sejamos honestos já não isso que se está a discutir, até porque já foi discutido anteriormente e chegamos, pelo menos foi a minha interpretação, que se existe diferencial de tratamento, não só são as mulheres a serem beneficiadas, e o mais IMPORTANTE é que não são elas a definirem esse diferencial de tratamento....existe e vai continuar a existir responsabilidades a nivel dos elementos de comando,nos diferentes escalões.....
Atendendo ao que foi recentemente discutido sobre a partilha do mesmo espaço...não tenho problema absolutamente nenhum...aliás no meu serviço, e na globalidade dos serviços do hospital militar aonde me encontro colocada,  só existe um local para se trocar de farda, somos 6 enfermeiras e 7 enfermeiros que se fardam no mesmo espaço, nunca me senti mal por isso....à que SABER SER E SABER ESTAR....
Agora, também tive oportunidade de prestar serviço em unidades ditas de regimentais....e meus senhores, se uma mulher sai ao mesmo tempo que um homem na porta de armas...mesmo que um vire à direita e outro à esquerda....toda a gente sabe o calibre de boatos que se formam...não sejamos ingénuos...se as pessoas se sentam na mesma mesa dois dias seguidos, por pura coincidência...quem sabe para não ficar sozinho/sozinha em outra....pensamento imediato....ali à caso...não é?
Mais uma vez e na minha opinião, temos um longo caminho a percorrer, a começar pela mudança comportamental....chegou a meu conhecimento um facto que revela e muito como anda este nosso exército....pelotões em certas missões precisam de levar 10% do seu efectivo mulheres, para, por exemplo efectuar revista à população feminina do local aonde se desenrolam....2 militares, 1 lugar....chamasse as 2...militares com responsabilidade, ou pelo menos deviam ter....tem que decidir....critérios....Competência? Capacidade técnica e física? Espírito de camaradagem e sacrificio?Antiguidade?....não....levamos a mais a mais jeitosa......assim não vamos lá....fica à vossa consideração....na minha opinião acho aberrante...
Sou mulher, sou militar e sou com muito orgulho e sentido de dever...e também já fui e muito prejudicada por quem não sabe respeitar o que tem nos ombros e os deveres que lhe advem....só um mero exemplo...fui em diligência durante cerca de 7 meses porque quem tinha que ir, usando de atitudes comportamentais que eu condeno conseguiu não ir...mas eu pergunto...a culpa foi só dela? ou foi de quem, tendo RESPONSABILIDADES, alterou as regras para ter uma cara laroca a rir-se para ele?
Quando incorporei ainda havia o SMO mais tarde SEN, e todos e repito todos, homens e mulheres, tinham que provar que mereciam ficar....tinham que cumprir todas as provas, tinham que se superar....porque quem andava lá obrigado também o tinha, e com que moral se exigia menos a quem quer ficar e mais a quem nem queria ter incorporado?....depois mudaram as regras...e estamos no que estamos...
Confesso que já estou a começar a ficar farta desta questão, até porque não nos leva a lado nenhum....temos que evoluir....tem que ocorrer uma evolução nas mentalidades, e isso, não está para breve...
Desculpem se por vezes fui um bocado, menos politicamente correcta mas é dificil estar constantemente sob escrutinio...e como disseram e bem, por umas levamos todas...e pergunto....e por uns, levam todos?
"Hic Non hostes nisi morbi”

*

voador

• 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #109 em: Setembro 25, 2009, 11:54:03 pm »
Camarada papoila parece que afinal estamos em sintonia !!!

Também eu fui prejudicado (há cerca de 12 anos) por ser homem e nunca me vinguei em ninguem por isso.

É preciso notar que com a excepção das enfermeiras paraquedistas nos anos 50, as mulheres só na decada de 80 entraram para as FA e as mentalidades sao muito dificeis de alterar !!!

Mas olhe este exemplo real que se passou comigo o ano passado:

Exercicio ...... Tendas insuflaveis.... determinação do comandante: todos os militares dormem por subunidades nas mesmas tendas.

Reacções:
Das militares (desde soldados até sargentos) TROMBAS !!!
Dos militares CARA DE GOZO !!!

Acção do Comandante de Companhia (solicitou que as senhoras dormissem em separado)

Reacção do Comandante:
AS MILITARES DORME JUNTAMENTE COM OS MILITARES

Advinhe lá quem era o comandante ???? :mrgreen:

*

papoila

• 72
  • +0/-0
« Responder #110 em: Setembro 26, 2009, 01:18:40 am »
Pois eu na minha missão dormi numa tenda insuflavel com o resto do povo...a minha equipa dava apoio sanitário a uma companhia...dormi na tenda da secção do comando, assim como as equipas de manutenção e transmissões, os pelotões...dormiram por pelotões...dúvidas?....não há, então cumprasse....
Eu pessoalmente considero muito mais funcional, do que o meu socorrista vir-me chamar porque um rapaz está doente ou aleijado na tenda aonde os militares masculinos dormem, ou pior, por-se a inventar para não me vir chamar....a minha equipa dormia toda no mesmo sitio, sem discussão possivel, se não fosse tendas, como no caso dos "contentores" dormiam por grupos e juntos, incluindo o condutor que estivesse atribuido à minha auto-maca, também sem discussão possivel....porque com a saúde não se brinca e se fosse a deixar que os separassem por géneros, classes ou especialidades passava uma enternidade até conseguir arrancar e cumprir a minha missão...mas isso sou eu...
Agora também sabe que o zé povinho pensa que é mais esperto que os outros....wc partilhados, chuveiros com porta...Bater à porta?....Não.....tentar arrancar, e quando digo arrancar é mesmo arrancar....de modo a tentar ver alguma coisa....como se fazia na primária....a mim fizeram-me uma vez....não voltaram a repetir, porque foram ensinados que é de bom tom bater à porta e que se causassem danos, teriam que pagar a sua reparação.... ou então a outra versão....wc partilhados....e toca a sair nú para puro exibicionismo, azar...leva de frente com uma enfermeira que lhe diz que esse tipo de atitudes pode ser classificado de patológico e levar ao internamento e evacuação para Portugal...e também não voltaram a repetir...
Fui classificada de mal-disposta e pouco colaborante...porque não aceitei ser nomeada para um jantar com forças de outro pais...quem ia? militares do comando e estado maior e todos os elementos femininos que se encontravam na missão....enquanto este tipo de comando existir, enquanto existirem este tipo de atitudes, não vamos conseguir o que na Suécia é normal....correcção no trato...isto e muito mais fizeram com que perdesse a ideia que a culpa estava mais do lado do que do outro, este tipo de comportamentos fizeram-me aprender que se existem militares femininas que conseguem coisas...é porque as deixam conseguir....
Uma coisa disse ao comandante da força antes de me vir embora para o Hospital, finda a missão....A mim ninguém me compra mas eu também não me deixo vender...e que tal SABER SER E SABER ESTAR...

*

Camuflage

• Investigador
  • 1530
  • +271/-1434
« Responder #111 em: Setembro 26, 2009, 02:18:12 am »
Acho muito bem Papoila!
Essa coisa de levar elementos femininos para reuniões de oficiais já é velha, nunca vai mudar enquanto as nossas forças não se tornarem profissionais. É preciso que haja um código de conduta a ser aplicado e que tanto a policia militar como a PJ militar possam actuar livremente sem terem que se sujeitar ao comando militar.
As forças nórdicas são profissionais, as nossas continuam amadoras por mais que queiram mostrar-se à altura, estão a anos luz de conseguirem, é preciso que surja alguém com tomates e mude o sistema, não é só o sistema politico que está podre...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23382
  • Recebeu: 4287 vez(es)
  • Enviou: 3030 vez(es)
  • +3187/-4581
« Responder #112 em: Setembro 26, 2009, 11:30:48 am »
Agradeço ao Rossi e ao Voador pelas informações.

Papoila tenho pena não te ter apanhado na tropa...e não, não te era para fazer uma "espera".  :lol:  

Acho que se houvesse mais mulheres como tu na tropa a coisa seria muito diferente. Acho que já há pontos que todos concordamos, só há o problema de que pelo menos eu, não tenho qualquer tipo de poder decisório nestas questões; não sou Oficial QP e muito menos politico.

A minha experiência pessoal com as mulheres na tropa não foi a melhor...foram demasiadas marchas demasiados crosses a ajudá-las e sentir que nem se esforçavam. Mas verdade seja dita, que eu saiba, da minha incorporação só tenho 2 camaradas que ainda lá estão (1 deles é mulher), o resto já saiu. Por isso tenho que dizer que ela deu mais à minha tropa do que eu, por isso quem sou eu para julgá-la? Ela é da tropa dos papéis e tenho a certeza que nessa função ela cumpriu-a lindamente.

Tmabém tenho que referir que pelo menos nos EUA os casos de violações parece-me a mim que tem afectado bastante a IM, por isso vão com calma e lembrem-se que países como a Alemanha é que recentemente abriram as portas às mulheres.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Camuflage

• Investigador
  • 1530
  • +271/-1434
« Responder #113 em: Setembro 26, 2009, 11:50:41 am »
O que não faltam são mulheres na tropa dos papeis... e são cada vez mais. Quando o excedente da função pública tratava disso facilmente. Ai que nunca mais aparecem os gestores nas forças armadas  :lol:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23382
  • Recebeu: 4287 vez(es)
  • Enviou: 3030 vez(es)
  • +3187/-4581
« Responder #114 em: Setembro 26, 2009, 02:28:52 pm »
Já agora, falou-se de um determinado programa de TV, deixei a primeira parte de cada episodio do "SAS Jungle: Are You Tough Enough?" no tópico dos videos:

:arrow: viewtopic.php?p=172543#p172543
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

papoila

• 72
  • +0/-0
« Responder #115 em: Setembro 27, 2009, 01:20:50 am »
Mas e já que estamos numa onda de esclarecimentos, a minha postura foi e muito definida por um Homem que ainda hoje, quando tenho que tomar uma decisão de cariz militar/organizacional me vem à memória...o meu primeiro comandante de pelotão...Era e é um homem que não "gosta" de mulheres nas fileiras...e no pelotão tinha 6...eu era a Maria Papoila (daí o nickname.. :D
Agora, e em relação a comportamentos, gostava de saber palpites sobre qual é a pergunta mais efectua a uma militar quando chega a uma unidade?....
Eu posso dizer que a ultima vez que fui substituir um enfermeiro num regimento, me fizeram essa e variações dessa pergunta umas 10 vezes....o que será de tão importante....está lançado o desafio...
Dica...revela o muito que temos que evoluir...

*

rossi46

• 19
  • +0/-0
« Responder #116 em: Setembro 27, 2009, 11:32:42 am »
Uma das perguntas fo concerteza o 1º nome, pois ao contrario dos homens que só são tratados pelo apelido, às mulheres é "normal" muita gente gostar de chamar pelo nome próprio; o  que revela que para muita gente, as mulheres na tropa, 1º são mulheres e só depois militares.
"Alea jacta est"

*

papoila

• 72
  • +0/-0
« Responder #117 em: Setembro 27, 2009, 12:49:26 pm »
nem lá perto ondou...mas boa tentativa

*

papoila

• 72
  • +0/-0
« Responder #118 em: Setembro 27, 2009, 12:50:07 pm »
*andou :oops:

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12950
  • Recebeu: 3327 vez(es)
  • Enviou: 7949 vez(es)
  • +1206/-2002
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #119 em: Setembro 27, 2009, 01:17:58 pm »
Citação de: "rossi46"
Uma das perguntas fo concerteza o 1º nome, pois ao contrario dos homens que só são tratados pelo apelido, às mulheres é "normal" muita gente gostar de chamar pelo nome próprio; o  que revela que para muita gente, as mulheres na tropa, 1º são mulheres e só depois militares.

Isso vejo acontecer sempre quando mete  civis (formadores principalmente) a trabalhar com a tropa.

Quanto à pergunta, terá sido o estado civil?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."