Confesso que começo a não perceber....
Eu concordo e defendo igualdade de direitos e oportunidades e consequentemente igualdade de tratamento e exigência...desde os testes fisicos, a testes motores e psicológicos/psicotécnicos...iguais...Mas sejamos honestos já não isso que se está a discutir, até porque já foi discutido anteriormente e chegamos, pelo menos foi a minha interpretação, que se existe diferencial de tratamento, não só são as mulheres a serem beneficiadas, e o mais IMPORTANTE é que não são elas a definirem esse diferencial de tratamento....existe e vai continuar a existir responsabilidades a nivel dos elementos de comando,nos diferentes escalões.....
Atendendo ao que foi recentemente discutido sobre a partilha do mesmo espaço...não tenho problema absolutamente nenhum...aliás no meu serviço, e na globalidade dos serviços do hospital militar aonde me encontro colocada, só existe um local para se trocar de farda, somos 6 enfermeiras e 7 enfermeiros que se fardam no mesmo espaço, nunca me senti mal por isso....à que SABER SER E SABER ESTAR....
Agora, também tive oportunidade de prestar serviço em unidades ditas de regimentais....e meus senhores, se uma mulher sai ao mesmo tempo que um homem na porta de armas...mesmo que um vire à direita e outro à esquerda....toda a gente sabe o calibre de boatos que se formam...não sejamos ingénuos...se as pessoas se sentam na mesma mesa dois dias seguidos, por pura coincidência...quem sabe para não ficar sozinho/sozinha em outra....pensamento imediato....ali à caso...não é?
Mais uma vez e na minha opinião, temos um longo caminho a percorrer, a começar pela mudança comportamental....chegou a meu conhecimento um facto que revela e muito como anda este nosso exército....pelotões em certas missões precisam de levar 10% do seu efectivo mulheres, para, por exemplo efectuar revista à população feminina do local aonde se desenrolam....2 militares, 1 lugar....chamasse as 2...militares com responsabilidade, ou pelo menos deviam ter....tem que decidir....critérios....Competência? Capacidade técnica e física? Espírito de camaradagem e sacrificio?Antiguidade?....não....levamos a mais a mais jeitosa......assim não vamos lá....fica à vossa consideração....na minha opinião acho aberrante...
Sou mulher, sou militar e sou com muito orgulho e sentido de dever...e também já fui e muito prejudicada por quem não sabe respeitar o que tem nos ombros e os deveres que lhe advem....só um mero exemplo...fui em diligência durante cerca de 7 meses porque quem tinha que ir, usando de atitudes comportamentais que eu condeno conseguiu não ir...mas eu pergunto...a culpa foi só dela? ou foi de quem, tendo RESPONSABILIDADES, alterou as regras para ter uma cara laroca a rir-se para ele?
Quando incorporei ainda havia o SMO mais tarde SEN, e todos e repito todos, homens e mulheres, tinham que provar que mereciam ficar....tinham que cumprir todas as provas, tinham que se superar....porque quem andava lá obrigado também o tinha, e com que moral se exigia menos a quem quer ficar e mais a quem nem queria ter incorporado?....depois mudaram as regras...e estamos no que estamos...
Confesso que já estou a começar a ficar farta desta questão, até porque não nos leva a lado nenhum....temos que evoluir....tem que ocorrer uma evolução nas mentalidades, e isso, não está para breve...
Desculpem se por vezes fui um bocado, menos politicamente correcta mas é dificil estar constantemente sob escrutinio...e como disseram e bem, por umas levamos todas...e pergunto....e por uns, levam todos?