Peço perdão aos moderadores pelo off-topic...Estes 02 pequenos filmes de 8mm fui eu que publiquei no canal do meu blogue Barco à vista :
http://barcoavista.blogspot.pt/2014/06/ ... da-90.htmlAmbos foram-me cedidos por um amigo a título pessoal, Cte. Alves da Rocha que a par de dezenas de camaradas dele, militares da Marinha, nomeadamente dos FZ's têm andado a ajudar a uns anos na compilação de um livro sobre as viaturas anfíbias dos FZ's (LVT-4 / Chaimites / LARC-V).
Pois, mas a Armada nunca teve um navio do género do Sirocco, já os Fuzileiros tiveram Chaimites e descartaram-nas.
Caro "Cabeça de Martelo" os FZ's cedo deixaram de utilizar as suas Chaimites por diversas razões, quando comparado com as do Exército, tanto é que lhe dedico um capítulo (• MOTIVOS PARA ABATE AO EFECTIVO) que foram-me indicadas quer pelas antigas guarnições, quer pelo pessoal do SAO na então FFC / Base de FZ's e, aposterior reuni testemunhos, documentos, fotos e até despachos do SSM que versa sobre o assunto.
pois descartaram com os LGF/CSR que lhe adaptaram os resultados práticos não foram lá muito positivos... quem ONTOS baratos quer, arrisca-se ao resultado final ser o que foi. 
Caro "tenente", certamente tem conhecimento que LGF e CSR são sistemas de armas completamente diferentes, tal como o M50 ONTOS e Chaimites.
No caso da Chaimite "Armada 90" tratava-se de LGF, cujo o cano era de 90mm e as munições eram de 88,9mm.
Não sei quais são as suas fontes para tecer considerações sobre os "
resultados práticos", "
Ontos baratos" e "
resultado final" mas está completamente e redondamente enganado!!!
A Marinha e os FZ's souberam foi sim e muito bem saber-se pautar pela discrição, uma vez que as suas Chaimites e nomeadamente esta em apreço, entraram em serviço no período político-militar complicado do "Verão Quente", época que como todos têm conhecimento podia ter ocorrido uma guerra civil, assim como num tempo de redefinição dos princípios estratégicos.
Tanto é que nem existe basicamente nada sobre o assunto em arquivo em diversas Unidade e entidades da Marinha, tudo que reuni é de carácter pessoal, cedido por consideração e estima.
- Por acaso consegue visualizar no vídeo ou lá encontra mencionado o tipo de munição utilizada no exercício?
- Tem conhecimento do n.º de tiros efectuados sempre com sucesso contra vários tipos de alvos fixos e em movimento, em diversas condições de tempo?
- Sabe se a munição era uma simples granada de LGF ou um rocket auto-propulsionado de alta velocidade, trajectória tensa e estabilizado aerodinamicamente por rotação rápida?
- Faz ideia se a adaptação do "Armada 90" era para fazer fogo de saturação, reforçar o poder de fogo ou a capacidade de apoio de fogo?
- E posso continuar...
Já alguma vez ouviu falar no CEEA - Centro de Estudos Especiais da Armada (adstricto ao Gabinete de Estudos da Direcção de Armamento da Marinha), onde estava o recentemente falecido Cte. Engenheiro Mecânico de Armamento Ferreira Neto e o Engenheiro Mecânico Civil Eurico da Fonseca (conhecido pelos seus comentário sobre a NASA e espaço), responsáveis pelo estudo, projecto, concepção e construção do sistema de armas e munições?
Modéstia à parte no que me concerne, tem a certeza:
de como foram os "resultados práticos", que eram "Ontos ou neste caso LFG baratos" e qual foi o "resultado final"
Para terminar, também dedico um vasto capítulo ao assunto (• O SISTEMA DE ARMAS "ARMADA 90")...
Não querendo figurar uma atitude agressiva, permita-me aconselhar, assim como aos demais que, opinem e critiquem sim, construtivamente, mas saibam ser modestos e humildes e escrevam sobre o que realmente têm conhecimento!
Cumprimentos