LPD- Navio Polivalente Logístico

  • 5792 Respostas
  • 1854826 Visualizações
*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1074
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +53/-13
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1140 em: Fevereiro 11, 2015, 10:45:26 am »
Citar
O interesse português no "Siroco" terá surgido durante os últimos meses de 2014

A Marinha tentou alcançar um acordo com o Exército e a Força Aérea para incluir a compra do navio polivalente logístico francês "Siroco" na Lei de Programação Militar (LPM), disseram à Lusa fontes parlamentares.

As mesmas fontes adiantaram que a questão terá sido colocada ao nível das chefias militares no final do ano passado, pouco antes da proposta de LPM ser enviada para o parlamento, mas que tanto o Exército como a Força Aérea recusaram, alegando que os seus programas de reequipamento estavam fechados.

O interesse português no "Siroco" terá surgido durante os últimos meses de 2014, quando já ia avançada a elaboração da LPM, não tendo sido possível incluir a aquisição desta capacidade.

Uma fonte parlamentar referiu à Lusa que terão sido inclusivamente feitas diligências para um "acordo interministerial" [que incluísse Administração Interna e Saúde, além da Defesa] para a compra do "Sirocco", já que este navio polivalente logístico (NPL) tem capacidade para ser utilizado em apoio à Protecção Civil ou em situações de catástrofes naturais.

Durante uma audição à porta fechada na comissão parlamentar de Defesa, na terça-feira, a aquisição do NPL francês, também desejado por Brasil e Chile, foi discutida pelos deputados com o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Macieira Fragoso, que terá admitido que os 50 milhões de euros previstos para a modernização das fragatas poderão ser canalizados para este equipamento, avaliado em 80 milhões.

No final da audição, o chefe da Marinha disse à Lusa que a compra do NPL está em "fase final de decisão" pelo Governo e que esta é uma prioridade transversal às Forças Armadas.

"Esta é uma capacidade que está em falta no sistema de forças já há muito, mas não tem sido possível ao Estado português encontrar o financiamento para adquirir um navio dessa envergadura e agora esta pode ser uma boa oportunidade para completar essa falha", declarou.

Questionado sobre se a compra pode vir a ser financiada conjuntamente pelos três ramos, Luís Macieira Fragoso respondeu: "Pois. Não será, mas é um navio que terá emprego conjunto".

"É um navio que interessa ao sistema de forças da Marinha, é um navio de projecção de forças para assalto anfíbio, por exemplo, mas é um navio também que tem muitas capacidades para permitir que meios dos outros ramos sejam projectáveis noutros locais, também para transporte logístico, sem natureza puramente militar", acrescentou.

http://www.ionline.pt/artigos/portugal/ ... olivalente
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5600
  • Recebeu: 919 vez(es)
  • Enviou: 877 vez(es)
  • +735/-2709
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1141 em: Fevereiro 11, 2015, 10:46:15 am »
Citar
A Marinha tentou alcançar um acordo com o Exército e a Força Aérea para incluir a compra do navio polivalente logístico francês "Siroco" na Lei de Programação Militar (LPM), disseram à Lusa fontes parlamentares.
As mesmas fontes adiantaram que a questão terá sido colocada ao nível das chefias militares no final do ano passado, pouco antes da proposta de LPM ser enviada para o parlamento, mas que tanto o Exército como a Força Aérea recusaram, alegando que os seus programas de reequipamento estavam fechados.
O interesse português no "Siroco" terá surgido durante os últimos meses de 2014, quando já ia avançada a elaboração da LPM, não tendo sido possível incluir a aquisição desta capacidade.
Uma fonte parlamentar referiu à Lusa que terão sido inclusivamente feitas diligências para um «acordo interministerial» [que incluísse Administração Interna e Saúde, além da Defesa] para a compra do "Sirocco", já que este navio polivalente logístico (NPL) tem capacidade para ser utilizado em apoio à Proteção Civil ou em situações de catástrofes naturais.
Durante uma audição à porta fechada na comissão parlamentar de Defesa, na terça-feira, a aquisição do NPL francês, também desejado por Brasil e Chile, foi discutida pelos deputados com o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Macieira Fragoso, que terá admitido que os 50 milhões de euros previstos para a modernização das fragatas poderão ser canalizados para este equipamento, avaliado em 80 milhões.
No final da audição, o chefe da Marinha disse à Lusa que a compra do NPL está em "fase final de decisão" pelo Governo e que esta é uma prioridade transversal às Forças Armadas.
«Esta é uma capacidade que está em falta no sistema de forças já há muito, mas não tem sido possível ao Estado português encontrar o financiamento para adquirir um navio dessa envergadura e agora esta pode ser uma boa oportunidade para completar essa falha», declarou.
Questionado sobre se a compra pode vir a ser financiada conjuntamente pelos três ramos, Luís Macieira Fragoso respondeu: «Pois. Não será, mas é um navio que terá emprego conjunto».
«É um navio que interessa ao sistema de forças da Marinha, é um navio de projeção de forças para assalto anfíbio, por exemplo, mas é um navio também que tem muitas capacidades para permitir que meios dos outros ramos sejam projetáveis noutros locais, também para transporte logístico, sem natureza puramente militar», acrescentou.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=759467
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1074
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +53/-13
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1142 em: Fevereiro 11, 2015, 10:50:27 am »

Contex/Phibex 2009 onde esteve o Foudre.

Aparentemente a historia do corte na modernização das fragatas em troca do Siroco pode mesmo ser verdade.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9912
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 1208 vez(es)
  • +4130/-7024
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1143 em: Fevereiro 11, 2015, 11:06:53 am »
http://www.janes.com/article/48827/portugal-takes-twin-track-approach-to-frigate-upgrades
Citar
Significance
The Portuguese Navy is planning to modernise both of its frigate classes
Vasco Da Gama class to receive limited modernisation but Bartolomeu Dias class undertaking major refit for future NATO operations
The Portuguese Navy has detailed plans for the modernisation of its five-ship frigate force, acknowledging that resource constraints will necessitate the re-purposing of its three Vasco Da Gama-class MEKO 200PN ships for lower intensity tasks only.

Speaking at the IQPC Surface Warships 2015 conference in Genoa, Italy, on 28 January, Vice Admiral António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro, the Portuguese Navy's Chief of Materiel, said that the mid-life modernisation programmes for the two classes were being conditioned by three factors.

Current LCS block buy contract time frame to acquire first FY 2016 vessel of the French Navy Siroco (L 9012) Foudre-class landing platform dock (LPD).
Parece que lá fora já se falava disso.  :roll:

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10704
  • Recebeu: 6247 vez(es)
  • Enviou: 4839 vez(es)
  • +8577/-2051
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1144 em: Fevereiro 11, 2015, 11:16:28 am »
LPD- Navio Polivalente Logístico
« Última modificação: Fevereiro 11, 2015, 11:07:03 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1145 em: Fevereiro 11, 2015, 11:39:29 am »
Calma, é mais fácil depois de o Siroco cá estar aparecer dinheiro para o upgrade das fragatas, do que o contrário.

Penso que se tiverem que adiar momentaneamente o upgrade de algumas fragatas, é uma boa opção se isso significar a vinda de um tão desejado NPL! (embora eu não seja completamente a favor DESTE, mas prontos..)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10704
  • Recebeu: 6247 vez(es)
  • Enviou: 4839 vez(es)
  • +8577/-2051
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1146 em: Fevereiro 11, 2015, 12:31:34 pm »
LPD- Navio Polivalente Logístico
« Última modificação: Fevereiro 11, 2015, 11:04:51 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9912
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 1208 vez(es)
  • +4130/-7024
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1147 em: Fevereiro 11, 2015, 12:54:43 pm »
Citação de: "tenente"
Citação de: "Crypter"
Calma, é mais fácil depois de o Siroco cá estar aparecer dinheiro para o upgrade das fragatas, do que o contrário.

Penso que se tiverem que adiar momentaneamente o upgrade de algumas fragatas, é uma boa opção se isso significar a vinda de um tão desejado NPL! (embora eu não seja completamente a favor DESTE, mas prontos..)


Calma ?????
Epá parte dos impostos que vão ser utilizados para comprar o NPL, também são meus !!!!
Que se façam as opções correctas nos momentos certos não ??
Se o prazo para a proposta de compra terminou epá paciência será para daqui a dois três anos pois haverá mais opções de compra ou estou enganado ??
Se eu no meu trabalho me esqueço de colocar no meu orçamento anual o que quer que seja depois de entregue e do prazo expirado nada a fazer, fica para o orçamento seguinte. A isso chama-se planeamento e houve falha, mai nada !!
Então o orçamento da defesa e as opções do mesmo andam ao sabor das vontades de alguns e das oportunidades do mercado ???? Não existe planeamento para a satisfação e prioridades das necessidades para a defesa ??
Porra estamos bem pior do que eu pensava !!!!    
Se para adquirir o NPL temos de ficar á espera de uma benesse para o MLU das VG então será melhor pensar em nada fazer ás fragatas e colocá-las á venda e tentar negociar com a Holanda a venda das duas restantes classe M que até já viriam com os upgrades e preparadas para operar os NH90, se calhar até é uma bela ideia não ??

Cumprimentos
Então mas é contra a vinda do NAVPOL (as opções de mercado são tendo em conta os navios existentes e a sua idade, pelo que não existem garantias de algo de jeito no mercado futuramente. Lá regressamos aos 45 milhões de dólares da classe Makassar  :roll:  :wink:
Citar
Air Transportation: Troubled NH90 Makes It To The Big Time
http://www.strategypage.com/htmw/htairmo/20120910.aspx


Saudações
« Última modificação: Fevereiro 11, 2015, 03:50:56 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Francisco Ferreira

  • Membro
  • *
  • 62
  • Recebeu: 7 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +4/-0
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1148 em: Fevereiro 11, 2015, 03:19:44 pm »
Concordo plenamente com a aquisição do Siroco!

Não é assim tão velho como isso (ainda poderá aguentar uns bons 20 anos ao nosso serviço), parece estar em bom estado e é uma excelente oportunidade por ser barato...
Se acontecer será uma extrordinária mais-valia para a Marinha e para o País!
Venha ele!

Quanto ao não upgrade das fragatas agora, esperemos pelos próximos anos... será de certeza realizado!

Cumprimentos.
 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1074
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +53/-13
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1149 em: Fevereiro 11, 2015, 04:07:43 pm »
Tem sido difícil encontrar informações sobre a modernização de sistemas que tem vindo a ser feita no Siroco.

Para além da alteração do SATCOM para Syracuse III, foi assinado em 2013 um contrato para a instalação de dois Sagem EOMS NG, não consegui confirmar se entretanto já foram instalados.

Citar
Sagem wins new French order for EOMS-NG shipborne optronic systems

Paris, march 1st, 2013.

Sagem (Safran) has signed a new contract with French naval shipyard DCNS, main contractor, for EOMS-NG (Electro-Optical Multifunction System – New Generation) systems that will be installed in 2014 on four large French navy amphibious & projection vessels: three Mistral class BPC ships and the Siroco TCD 1.

Each ship will be equipped with two EOMS-NG systems.

Developed and produced by Sagem, the EOMS-NG is day-night, multifunction, gyrostabilized optronic system. It offers complete functionality over 360°, including infrared surveillance, identification, tracking, laser rangefinding and fire control.

Controlled from two consoles operating in tandem from the ship's close air defense bridge, the EOMS-NG system will help assess the ship's immediate environment, control self-defense weapons and enhance the safety of helicopter operations. The concept based on high-rate panoramic shots gives it the observation capability equivalent to 100 fixed cameras.

This contract from the DCNS represents the latest success for Sagem's wide range of shipborne optronic systems.

The EOMS-NG system is also in production for six French navy Floréal class surveillance frigates and the six Baynunah class corvettes to be deployed by the United Arab Emirates. It is integrated in the DCNS's new Gowind class offshore patrol vessel, L'Adroit. The Vampir-NG panoramic surveillance version has been ordered for Australia's LHD helicopter carriers and air defense destroyers, as well as Anzac class frigates for Australia and New Zealand.

https://www.sagem.com/content/sagem-wins-new-french-order-eoms-ng-shipborne-optronic-systems

http://www.sagem.com/file/download/d1641e_eoms_ng.pdf
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10704
  • Recebeu: 6247 vez(es)
  • Enviou: 4839 vez(es)
  • +8577/-2051
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1150 em: Fevereiro 11, 2015, 06:58:01 pm »
LPD- Navio Polivalente Logístico
« Última modificação: Fevereiro 11, 2015, 11:29:19 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 387
  • Recebeu: 249 vez(es)
  • Enviou: 47 vez(es)
  • +118/-4132
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1151 em: Fevereiro 11, 2015, 07:52:44 pm »
Boa tarde,
Este Fórum está completamente imperceptível.
De há algum tempo a esta parte os senhores foristas começaram a ter o hábito de citar o "post" anterior o que tem como consequência as páginas terem repetições de repetições de repetições de "posts" dificultando a leitura.
Se ao menos citassem um "post" que já tinha sido escrito há duas ou três páginas ainda admito, mas citar o "post" imediatamente anterior é que acho um exagero tornando leitura confusa e difícil.
Com os melhores cumprimentos,
Z
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

BARCO À VISTA

  • Membro
  • *
  • 44
  • Recebeu: 40 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +2/-18
    • http://barcoavista.blogspot.pt/
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1152 em: Fevereiro 11, 2015, 08:56:24 pm »
Peço perdão aos moderadores pelo off-topic...

Estes 02 pequenos filmes de 8mm fui eu que publiquei no canal do meu blogue Barco à vista : http://barcoavista.blogspot.pt/2014/06/ ... da-90.html
Ambos foram-me cedidos por um amigo a título pessoal, Cte. Alves da Rocha que a par de dezenas de camaradas dele, militares da Marinha, nomeadamente dos FZ's têm andado a ajudar a uns anos na compilação de um livro sobre as viaturas anfíbias dos FZ's (LVT-4 / Chaimites / LARC-V).

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pois, mas a Armada nunca teve um navio do género do Sirocco, já os Fuzileiros tiveram Chaimites e descartaram-nas.

Caro "Cabeça de Martelo" os FZ's cedo deixaram de utilizar as suas Chaimites por diversas razões, quando comparado com as do Exército, tanto é que lhe dedico um capítulo (• MOTIVOS PARA ABATE AO EFECTIVO)  que foram-me indicadas quer pelas antigas guarnições, quer pelo pessoal do SAO na então FFC / Base de FZ's e, aposterior reuni testemunhos, documentos, fotos e até despachos do SSM que versa sobre o assunto.

Citação de: "tenente"
pois descartaram com os LGF/CSR que lhe adaptaram os resultados práticos não foram lá muito positivos... quem ONTOS baratos quer, arrisca-se ao resultado final ser o que foi. :wink:


Caro "tenente", certamente tem conhecimento que LGF e CSR são sistemas de armas completamente diferentes, tal como o M50 ONTOS e Chaimites.
No caso da Chaimite "Armada 90" tratava-se de LGF, cujo o cano era de 90mm e as munições eram de 88,9mm.
Não sei quais são as suas fontes para tecer considerações sobre os "resultados práticos", "Ontos baratos" e "resultado final" mas está completamente e redondamente enganado!!!

A Marinha e os FZ's souberam foi sim e muito bem saber-se pautar pela discrição, uma vez que as suas Chaimites e nomeadamente esta em apreço, entraram em serviço no período político-militar complicado do "Verão Quente", época que como todos têm conhecimento podia ter ocorrido uma guerra civil, assim como num tempo de redefinição dos princípios estratégicos.
Tanto é que nem existe basicamente nada sobre o assunto em arquivo em diversas Unidade e entidades da Marinha, tudo que reuni é de carácter pessoal, cedido por consideração e estima.

- Por acaso consegue visualizar no vídeo ou lá encontra mencionado o tipo de munição utilizada no exercício?
- Tem conhecimento do n.º de tiros efectuados sempre com sucesso contra vários tipos de alvos fixos e em movimento, em diversas condições de tempo?
- Sabe se a munição era uma simples granada  de LGF ou um rocket auto-propulsionado de alta velocidade, trajectória tensa e estabilizado aerodinamicamente por rotação rápida?
- Faz ideia se a adaptação do "Armada 90" era para fazer fogo de saturação, reforçar o poder de fogo ou a capacidade de apoio de fogo?
- E posso continuar...

Já alguma vez ouviu falar no CEEA - Centro de Estudos Especiais da Armada (adstricto ao Gabinete de Estudos da Direcção de Armamento da Marinha), onde estava o recentemente falecido Cte. Engenheiro Mecânico de Armamento Ferreira Neto e o Engenheiro Mecânico Civil Eurico da Fonseca (conhecido pelos seus comentário sobre a NASA e espaço), responsáveis pelo estudo, projecto, concepção e construção do sistema de armas e munições?

Modéstia à parte no que me concerne, tem a certeza: de como foram os "resultados práticos", que eram "Ontos ou neste caso LFG baratos" e qual foi o "resultado final"???
Para terminar, também dedico um vasto capítulo ao assunto (• O SISTEMA DE ARMAS "ARMADA 90")...

Não querendo figurar uma atitude agressiva, permita-me aconselhar, assim como aos demais que, opinem e critiquem sim, construtivamente, mas saibam ser modestos e humildes e escrevam sobre o que realmente têm conhecimento!

Cumprimentos
Quem muito "post'a" como o NVF é porque pouco "investiga"...  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Crypter, night_runner

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9912
  • Recebeu: 3916 vez(es)
  • Enviou: 1208 vez(es)
  • +4130/-7024
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1153 em: Fevereiro 11, 2015, 11:01:34 pm »
Tenente desculpe mas tem informações que os holandeses pretendem vender as restantes classe m? Do que sei os holandeses pretende continuar com as duas em serviço para operar em conjunto com as belgas.

Além disso, caso houvesse venda, passavamos de 3 para duas fragatas. E vendiamos as vg a quem? E compravamos o que? Inglês, espanhol, francês (as lafayete?), em segunda mão? Com quantos anos? E a disparidade de equipamento oriundo de várias nações?

A marinha portuguesa comprou as vg e a classe m para poder operar e chefiar missões nato em vez de fazer um upgrade as João belo e as Baptista de Andrade, acha que vão abdicar disso? Mais depressa deitam fora qualquer coisa da lpm da marinha do que o almirantado abdica disso. O upgrade está programado para ser por fases, ou será mais pausado ou será adiado, assim como a alvares de Cabral já devia, salvo erro, a dois anos ter entrado em estaleiro.


Cumprimentos e mesmo sendo contra o Siroco, tenha calma que a marinha sobrevivera como sobreviveu a outras compras (só os submarinos foram mil milhões e os upgrade nas outras unidades foram feitas na mesma) :G-beer2:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5475
  • Recebeu: 4150 vez(es)
  • Enviou: 11066 vez(es)
  • +8506/-257
Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1154 em: Fevereiro 12, 2015, 03:41:41 am »
Citação de: "tenente"
LPD- Navio Polivalente Logístico

LPD = Landing Platform Dock
LSD = Landing Ship Dock

As diferenças entre os dois tipos de navio estão relativamente esbatidas, nos tempos que correm. No entanto, a principal diferença entre LPD e LSD é que o primeiro privilegia o transporte de infantaria e o segundo o transporte de veículos. Pelas suas características, a classe Foudre é normalmente classificada de LSD. Em geral, confio na wikipedia, mas neste caso o pessoal que anda a editar a secção da classe Foudre parece ter-se equivocado (ironicamente, uma das fontes citadas na wikipedia em inglês refere-se ao Foudre como LSD). No caso da designação da classe Foudre prefiro a opinião dos especialistas: http://www.naval-technology.com/projects/foudre/ Como curiosidade, a designação oficial em francês é: Transporte de Lanchas de Desembarque.

Navio Polivalente Logístico é jargão naval português para transmitir a ideia de um navio multiusos, multi-ramos, com componente civil (protecção civil, neste caso) e assim obter melhor aceitação quer entre o público civil quer entre os outros ramos. Segundo as noticias, parece que este último desígnio falhou redondamente, já que os outros ramos não abdicam dos orçamentos -- há que manter o poder de dissuasão dos 37 Leo 2 a todo o custo :mrgreen:
Talent de ne rien faire