LPD- Navio Polivalente Logístico

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1110 em: Fevereiro 10, 2015, 07:47:13 pm »
Citação de: "tenente"
Citação de: "mafets"
Antes que os anti-NAVPOL mandem foguetes e apanhem as canas, lembrem-se que o Brasil ainda não comprou o navio, e que o Siroco zarpou de Toulon para o Golfo da Guiné e deu-se ao trabalho de subir a costa Portuguesa para vir "nos visitar" a Lisboa. Além disso estamos em ano de eleições e o Aguiar Branco tem de dar "um doce" real à populaça.  :twisted:
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Neste semestre o Siroco será enviado para o Golfo da Guiné e deverá ser retirado do Setor Operacional em junho deste ano.




Cumprimentos

Se ser Anti-NavPol é ser nacionalista e defender os interesses Nacionais então, SOU !!!!!
Também sei ver o que a nossa Armada não precisa pois um navio velho destes só nos traria pesadelos de manutenção e gastos volumosos a adquirir equipamento naval e outros que não temos.
Com toda a certeza seria bem mais útil comprarmos dois NPO's, que bem falta nos fazem, a termos este SIROCO ao serviço
Se por acaso estivessemos a falar de um navio tipo HMNZS Canterbury ainda me calava agora um " Torpedo " daqueles que nos consumiria rios de dinheiro só nas manutenções que aí se adivinham mais em upgrades...........
Na realidade temos mesmo Navios e interesses, que justifiquem o emprego de um navio velho como este............ :roll:  :roll:

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1111 em: Fevereiro 10, 2015, 07:47:54 pm »
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
Citação de: "mafets"
Antes que os anti-NAVPOL mandem foguetes e apanhem as canas, lembrem-se que o Brasil ainda não comprou o navio, e que o Siroco zarpou de Toulon para o Golfo da Guiné e deu-se ao trabalho de subir a costa Portuguesa para vir "nos visitar" a Lisboa. Além disso estamos em ano de eleições e o Aguiar Branco tem de dar "um doce" real à populaça.  :twisted:
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Neste semestre o Siroco será enviado para o Golfo da Guiné e deverá ser retirado do Setor Operacional em junho deste ano.




Cumprimentos

Como Anti-NavPol sou antes de mais muito Nacionalista e sei ver o que a nossa Armada decididamente não precisa pois um navio velho destes só nos traria pesadelos de manutenção e gastos volumosos a adquirir equipamento naval e outros que não temos.
Se por acaso estivessemos a falar de um navio tipo HMNZS Canterbury ainda me calava agora um " Torpedo " daqueles que nos consumiria rios de dinheiro só nas manutenções que aí se adivinham mais em upgrades...........
Na realidade temos mesmo Navios e interesses, que justifiquem o emprego de um navio velho como este............ :roll:  :wink: )



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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1112 em: Fevereiro 10, 2015, 07:48:33 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Mafets o que escreveste é deveras interessante.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1113 em: Fevereiro 10, 2015, 07:49:20 pm »
Citação de: "tenente"
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
Citação de: "mafets"
Antes que os anti-NAVPOL mandem foguetes e apanhem as canas, lembrem-se que o Brasil ainda não comprou o navio, e que o Siroco zarpou de Toulon para o Golfo da Guiné e deu-se ao trabalho de subir a costa Portuguesa para vir "nos visitar" a Lisboa. Além disso estamos em ano de eleições e o Aguiar Branco tem de dar "um doce" real à populaça.  :twisted:
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Neste semestre o Siroco será enviado para o Golfo da Guiné e deverá ser retirado do Setor Operacional em junho deste ano.




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Como Anti-NavPol sou antes de mais muito Nacionalista e sei ver o que a nossa Armada decididamente não precisa pois um navio velho destes só nos traria pesadelos de manutenção e gastos volumosos a adquirir equipamento naval e outros que não temos.
Se por acaso estivessemos a falar de um navio tipo HMNZS Canterbury ainda me calava agora um " Torpedo " daqueles que nos consumiria rios de dinheiro só nas manutenções que aí se adivinham mais em upgrades...........
Na realidade temos mesmo Navios e interesses, que justifiquem o emprego de um navio velho como este............ :roll:  :wink: )



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O especialista em matérias militares não sou eu de certeza pois só cumpri 84 meses de serviço militar, deixo para aqueles que tão bem conhecem as realidades de todos os Ramos das nossas Forças Armadas.
Não vou de certeza rever os posts neste fórum sobre o Bendito NavPol, não é por se escrever sobre este tópico há já dez anos que ele vai ser adquirido, peço desculpa.
O que eu lhe digo é apenas isto: o que é essencial para a nossa Marinha é ter meios de patrulha que sejam eficazes para proteger a nossa zona exclusiva que não é nada pequena, Navios como o Siroco e afins são para serem adquiridos depois das necessidades em meios Navais que a Armada tem serem satisfeitas.

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1114 em: Fevereiro 10, 2015, 07:49:42 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Alvalade e porquê? Portugal é membro da UE e da OTAN, mas o Brasil é um cliente assíduo da industria de defesa Francesa.

Mas agora a França vai vingar-se deles terem cuspido no RAFALE  :twisted:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1115 em: Fevereiro 10, 2015, 07:50:02 pm »
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
O especialista em matérias militares não sou eu de certeza pois só cumpri 84 meses de serviço militar, deixo para aqueles que tão bem conhecem as realidades de todos os Ramos das nossas Forças Armadas.
Não vou de certeza rever os posts neste fórum sobre o Bendito NavPol, não é por se escrever sobre este tópico há já dez anos que ele vai ser adquirido, peço desculpa.
O que eu lhe digo é apenas isto: o que é essencial para a nossa Marinha é ter meios de patrulha que sejam eficazes para proteger a nossa zona exclusiva que não é nada pequena, Navios como o Siroco e afins são para serem adquiridos depois das necessidades em meios Navais que a Armada tem serem satisfeitas.

Cumprimentos
Se a sua ideia de Marinha é a que aqui respeitosamente defende, então estamos a falar de uma Guarda Costeira, ao nivel da US Coast Guard, e não de uma Marinha de Guerra (nem precisa de fragatas ou submarinos bastava "cutters" armados com canhões). Para mim uma Marinha de Guerra, deve ter a capacidade de fazer missões desde o Combate à Poluição, Desminagem, até projecção de Força e combate, garantido inclusive o apoio à população em caso de catástrofe e conflito (por sorte tem sido possível usar as fragatas, mas a sorte pode-se acabar) . E não é preciso ser mais do que é Marinha da Dinamarca, a qual com 5 grandes navios e os restantes patrulhas faz exactamente essas mesmas missões que acabei de referir (construíram bem, souberam optimizar recursos através dos módulos de missão que permitem aos navios fazer multiplas funções). Nós temos 6 (a contar com o Bérrio).
http://en.wikipedia.org/wiki/Royal_Danish_Navy
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_Royal_Danish_Navy_ships





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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1116 em: Fevereiro 10, 2015, 07:50:49 pm »
Citação de: "tenente"
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
O especialista em matérias militares não sou eu de certeza pois só cumpri 84 meses de serviço militar, deixo para aqueles que tão bem conhecem as realidades de todos os Ramos das nossas Forças Armadas.
Não vou de certeza rever os posts neste fórum sobre o Bendito NavPol, não é por se escrever sobre este tópico há já dez anos que ele vai ser adquirido, peço desculpa.
O que eu lhe digo é apenas isto: o que é essencial para a nossa Marinha é ter meios de patrulha que sejam eficazes para proteger a nossa zona exclusiva que não é nada pequena, Navios como o Siroco e afins são para serem adquiridos depois das necessidades em meios Navais que a Armada tem serem satisfeitas.

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Se a sua ideia de Marinha é a que aqui respeitosamente defende, então estamos a falar de uma Guarda Costeira, ao nivel da US Coast Guard, e não de uma Marinha de Guerra. Para mim uma Marinha de Guerra, deve ter a capacidade de fazer missões desde o Combate à Poluição, Desminagem, até projecção de Força e combate. E não é preciso ser mais do que é Marinha da Dinamarca, a qual com 5 grandes navios e os restantes patrulhas faz exactamente essas mesmas missões que acabei de referir. Nós temos 6 (a contar com o Bérrio). http://en.wikipedia.org/wiki/Royal_Danish_Navy http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_active_Royal_Danish_Navy_ships



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Quanto á USCG seria mesmo bom que a nossa marinha de guerra tivesse 1/2 dos meios que ela dispõe...... era uma maravilha.
Uma marinha de guerra deve ter a capacidade de combater, nada mais !!!!
Preferencialmente deve ter meios para conseguir detectar, defrontar e destruir as forças opositoras, agora se é com um NavPol, dez fragatas, ou cinco subs, isso já depende da filosofia da aplicação e emprego de forças á disposição do País.
Os especialistas, leia-se estrategas Navais podem determinar que para um país como o nosso é preferível adquirir um NavPol ao invés de navios da classe Absalon ou vice versa, agora, estarão para aí virados ? A projecção de força Naval/anfíbia é mais importante que o patrulhamento ? Que meios navais, aéreos e terresteres teremos que adquirir para um emprego a 100% de um Navio deste tipo ? O País terá meios para adquirir e manter tal navio ? terá utilidade para a nossa filosofia de emprego de forças ?ou será " docado " à espera de uma convulsão em PALOPS ?? ou é utilizado em exercícios once a year ???

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1117 em: Fevereiro 10, 2015, 07:51:38 pm »
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
Quanto á USCG seria mesmo bom que a nossa marinha de guerra tivesse 1/2 dos meios que ela dispõe...... era uma maravilha.
Uma marinha de guerra deve ter a capacidade de combater, nada mais !!!!
Preferencialmente deve ter meios para conseguir detectar, defrontar e destruir as forças opositoras, agora se é com um NavPol, dez fragatas, ou cinco subs, isso já depende da filosofia da aplicação e emprego de forças á disposição do País.
Os especialistas, leia-se estrategas Navais podem determinar que para um país como o nosso é preferível adquirir um NavPol ao invés de navios da classe Absalon ou vice versa, agora, estarão para aí virados ? A projecção de força Naval/anfíbia é mais importante que o patrulhamento ? Que meios navais, aéreos e terresteres teremos que adquirir para um emprego a 100% de um Navio deste tipo ? O País terá meios para adquirir e manter tal navio ? terá utilidade para a nossa filosofia de emprego de forças ?ou será " docado " à espera de uma convulsão em PALOPS ?? ou é utilizado em exercícios once a year ???

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Discordo. A USCG só tem navios armados com canhões e helicópteros SAR. Isso não chega para uma Marinha de Guerra, que deve ter capacidade que vai do ASW à luta de superficie (que se faz com canhões e misseis). Quanto ao resto, digo-lhe que não me interessa o que os estrategas dizem ou escrevem, mas sim o meu pensamento com base no que sei e que investigo. Um NAVPOL barato e eficaz pode ser adquirido por um preço entre os 32 e 45 milhões de dólares (o Siroco em segunda mão custa 80 milhões, é verdade mas existem tanto opções mais caras como mais baratas, quer em termos de custo de aquisição como de operação e upgrade futuro), e opera com os meios existentes no exercito (pandur e leopard), força aérea (Eh101) e marinha (Lynx e veículos anfibios). Quanto muito seria necessário lanchas de desembarque (não mais que 4). Quanto à utilização, defendo um navio que possa ser usado como um meio operacional em toda a sua plenitude e utilidade operacional, não mais um para ficar parado. Desde que assim o seja, tem as condições para ser usado em missões seja nos PALOPS, no apoio a catrastrofes como as que têm atingido a Madeira e os Açores, exercícios e missões internacionais. Já citei o caso do Siroco no Golfo da Guiné mas tem o caso dos Italianos e dos Brasileiros (até porque este é o tópico da marinha do Brasil), os quais tem usado os seus meios anfíbios abundantemente no Haiti.  
Citar
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/marinha-envia-navio-em-reforco-a-missao-de-paz-no-haitihttp://www.mar.mil.br/hotsites/operacao_paz/haiti/haiti.html



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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1118 em: Fevereiro 10, 2015, 07:52:18 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Tenente esqueces-te de uma coisa, a USCG, não tem fragatas, não tem submarinos, por isso é ao contrário...

Vocês já sabem, eu defendo é isto:

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Acrescentem isto:


A isto:

 :arrow: http://www.arsenal-alfeite.pt/index.php?id=172



A isto:





A isto:

 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1119 em: Fevereiro 10, 2015, 07:53:03 pm »
Citação de: "tenente"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Tenente esqueces-te de uma coisa, a USCG, não tem fragatas, não tem submarinos, por isso é ao contrário...

Vocês já sabem, eu defendo é isto:

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Acrescentem isto:


A isto:

 :arrow: http://www.arsenal-alfeite.pt/index.php?id=172



A isto:





A isto:


Eu sei que a USCG tem, e tem muito e de muito boa qualidade apenas o que não tem são submarinos.

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1120 em: Fevereiro 10, 2015, 07:53:48 pm »
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Tenente esqueces-te de uma coisa, a USCG, não tem fragatas, não tem submarinos, por isso é ao contrário...

Vocês já sabem, eu defendo é isto:

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Acrescentem isto:


A isto:

 :arrow: http://www.arsenal-alfeite.pt/index.php?id=172



A isto:





A isto:


Eu sei que a USCG tem, e tem muito e de muito boa qualidade apenas o que não tem são submarinos.

Cumprimentos
A USCG não tem meios senão para patrulhamento e SAR (que podem ser extensíveis a situação de catástrofe mas possuem limitações). Mas se a Marinha Portuguesa tivesse tudo o que o Martelo defende, garanto-vos que dizia que a compra do Ciroco ou qualquer outro LPD/LST, seria desnecessária. O problema é que não tem. Aliás, já ficava feliz com o que a MB tem actualmente:




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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1121 em: Fevereiro 10, 2015, 07:54:32 pm »
Citação de: "tenente"
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
Quanto á USCG seria mesmo bom que a nossa marinha de guerra tivesse 1/2 dos meios que ela dispõe...... era uma maravilha.
Uma marinha de guerra deve ter a capacidade de combater, nada mais !!!!
Preferencialmente deve ter meios para conseguir detectar, defrontar e destruir as forças opositoras, agora se é com um NavPol, dez fragatas, ou cinco subs, isso já depende da filosofia da aplicação e emprego de forças á disposição do País.
Os especialistas, leia-se estrategas Navais podem determinar que para um país como o nosso é preferível adquirir um NavPol ao invés de navios da classe Absalon ou vice versa, agora, estarão para aí virados ? A projecção de força Naval/anfíbia é mais importante que o patrulhamento ? Que meios navais, aéreos e terresteres teremos que adquirir para um emprego a 100% de um Navio deste tipo ? O País terá meios para adquirir e manter tal navio ? terá utilidade para a nossa filosofia de emprego de forças ?ou será " docado " à espera de uma convulsão em PALOPS ?? ou é utilizado em exercícios once a year ???

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Discordo. A USCG só tem navios armados com canhões e helicópteros SAR. Isso não chega para uma Marinha de Guerra, que deve ter capacidade que vai do ASW à luta de superficie (que se faz com canhões e misseis). Quanto ao resto, digo-lhe que não me interessa o que os estrategas dizem ou escrevem, mas sim o meu pensamento com base no que sei e que investigo. Um NAVPOL barato e eficaz pode ser adquirido por um preço entre os 32 e 45 milhões de dólares (o Siroco em segunda mão custa 80 milhões, é verdade mas existem tanto opções mais caras como mais baratas, quer em termos de custo de aquisição como de operação e upgrade futuro), e opera com os meios existentes no exercito (pandur e leopard), força aérea (Eh101) e marinha (Lynx e veículos anfibios). Quanto muito seria necessário lanchas de desembarque (não mais que 4). Quanto à utilização, defendo um navio que possa ser usado como um meio operacional em toda a sua plenitude e utilidade operacional, não mais um para ficar parado. Desde que assim o seja, tem as condições para ser usado em missões seja nos PALOPS, no apoio a catrastrofes como as que têm atingido a Madeira e os Açores, exercícios e missões internacionais. Já citei o caso do Siroco no Golfo da Guiné mas tem o caso dos Italianos e dos Brasileiros (até porque este é o tópico da marinha do Brasil), os quais tem usado os seus meios anfíbios abundantemente no Haiti.  
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http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/marinha-envia-navio-em-reforco-a-missao-de-paz-no-haitihttp://www.mar.mil.br/hotsites/operacao_paz/haiti/haiti.html



Saudações

Ora bem pelo que tenho lido ultimamente, a visita do SIROCO foi mesmo arranjada para convencer os últimos resistentes á compra.
Agora temos várias questões que se irão colocar se esta compra for avante. A defesa aérea de sector efectuada por unidades navais, onde temos navios para tal função ?
As ditas lanchas de desembarque, com pelo menos quatro a seis a terem de ser adquiridas ? Os meios blindados, os tais vinte Pandur II 8X8 que inicialmente equipariam os nossos fuzos do BLD são substituídos por que equipamento ? Os Helis necessários para operar neste meio naval sem limitações de maior para as missões diárias das unidades de patrulha/transporte/SAR ??

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1122 em: Fevereiro 10, 2015, 07:55:24 pm »
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
Ora bem pelo que tenho lido ultimamente, a visita do SIROCO foi mesmo arranjada para convencer os últimos resistentes á compra.
Agora temos várias questões que se irão colocar se esta compra for avante. A defesa aérea de sector efectuada por unidades navais, onde temos navios para tal função ?
As ditas lanchas de desembarque, com pelo menos quatro a seis a terem de ser adquiridas ? Os meios blindados, os tais vinte Pandur II 8X8 que inicialmente equipariam os nossos fuzos do BLD são substituídos por que equipamento ? Os Helis necessários para operar neste meio naval sem limitações de maior para as missões diárias das unidades de patrulha/transporte/SAR ??

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Para que? Usem os Merlin (http://ab4especialistas.blogspot.pt/2013/08/eh-101-merlin.html) da FAP (não existe só a versão sar), as Pandur do Exercito e os anfibios da Marinha. A limitação não é por ai alem e poupam dinheiro aos contribuintes. Aliás, já existem 5 Lynx para 5 fragatas (cada Vasco da Gama deveria levar 2 helis) e ninguém se preocupa com isso, agora porque a Pandur não tem versão Anfíbia é que é preciso adquirir essa variante. As Lanchas podem ser feitas no Alfeite ou nos Ex - ENVC.
Citar
Embora se trate de um helicóptero naval, característica identificável pela capacidade de dobrar os rotores para facilmente caber num, hangar, consegue tanto ser utilizado sobre o mar, para operações de busca e salvamento, como servir de meio de transporte para o Exército.
Presumo que os EH-101, sejam os menos limitados num Navpol. :wink:




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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1123 em: Fevereiro 10, 2015, 07:56:02 pm »
Citação de: "Alvalade"
Os chilenos quando compraram o Foudre incluíram as lanchas no negócio ou tiveram que construir/comprar outras?
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1124 em: Fevereiro 10, 2015, 07:56:43 pm »
Citação de: "tenente"
Citação de: "mafets"
Citação de: "tenente"
Ora bem pelo que tenho lido ultimamente, a visita do SIROCO foi mesmo arranjada para convencer os últimos resistentes á compra.
Agora temos várias questões que se irão colocar se esta compra for avante. A defesa aérea de sector efectuada por unidades navais, onde temos navios para tal função ?
As ditas lanchas de desembarque, com pelo menos quatro a seis a terem de ser adquiridas ? Os meios blindados, os tais vinte Pandur II 8X8 que inicialmente equipariam os nossos fuzos do BLD são substituídos por que equipamento ? Os Helis necessários para operar neste meio naval sem limitações de maior para as missões diárias das unidades de patrulha/transporte/SAR ??

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Para que? Usem os Merlin (http://ab4especialistas.blogspot.pt/2013/08/eh-101-merlin.html) da FAP (não existe só a versão sar), as Pandur do Exercito e os anfibios da Marinha. A limitação não é por ai alem e poupam dinheiro aos contribuintes. Aliás, já existem 5 Lynx para 5 fragatas (cada Vasco da Gama deveria levar 2 helis) e ninguém se preocupa com isso, agora porque a Pandur não tem versão Anfíbia é que é preciso adquirir essa variante. As Lanchas podem ser feitas no Alfeite ou nos Ex - ENVC.
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Embora se trate de um helicóptero naval, característica identificável pela capacidade de dobrar os rotores para facilmente caber num, hangar, consegue tanto ser utilizado sobre o mar, para operações de busca e salvamento, como servir de meio de transporte para o Exército.
Presumo que os EH-101, sejam os menos limitados num Navpol. :wink:




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Pois mas temos EH101 suficientes para atribuir ao navio e efectuar todas as missões diárias deste tipo de heli ??
As pandur do Exercito tem características muito diferentes das anfíbias que supostamente iriam para os Fuzos, uma das limitações é só o sistema de propulsão na agua.... " A limitação é mesmo por aí além " !!!!
Os ditos cinco Lynx nunca estão sempre operacionais ao mesmo tempo..... manutenção nas aeronaves é um pouco, um pouco, mais demorada sr Mafets.
Agora quanto ao mais importante que o sr não mencionou, os navios para defesa aérea de sector/força naval, os tais Classe L que mencionei há umas semanas como compra bem mais acertada da nossa marinha mas que os chilenos souberam antecipar e muito bem, onde os vamos comprar/mandar construir ou modificar ???
Com este discurso o que eu ando há muitos posts a repetir é que não é só o custo do CASCO do Siroco que vai ter de se pagar mas todo um complemento de meios materiais e mais importante de meios humanos que é necessário alocar a este meio naval para que ele se torne um útil á nossa marinha não apenas um objecto de decoro ou de orgulho para os nossos vinte oficiais generais da Marinha !!

Cumprimentos