Notícias da FAP

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1920 em: Julho 11, 2025, 12:33:05 am »
 

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yuwanko

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1921 em: Julho 11, 2025, 11:28:55 am »
Não estava a par da situação dos heliportos dos hospitais.

https://www.publico.pt/2025/07/09/sociedade/noticia/helicopteros-forca-aerea-so-podem-aterrar-heliporto-hospitalar-durante-noite-2139462

Parece que aí também há muito trabalho a fazer, não é fazer um parque de estacionamento e desenhar umas linhas engraçadas.

Fazer investimentos para adaptar aeródromos de hospitais para receber helicópteros pesados é ridículo, num país onde os próprios hospitais precisam de investimentos sérios.
Os Heliportos têm que estar preparados para helicópteros ligeiros e é esse tipo que os serviços de emergência têm que operar.
Até porque o custo de operação de um EH101 pode ser 10 vezes maior que um H145.

As forças armadas quando tiverem que usar meios pesados deve em ser situações de catástrofe e por isso usar meios alternativos como Heliportos maiores já existentes, pistas, campos de futebol e outros.
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1922 em: Julho 11, 2025, 11:51:38 am »
Não estava a par da situação dos heliportos dos hospitais.

https://www.publico.pt/2025/07/09/sociedade/noticia/helicopteros-forca-aerea-so-podem-aterrar-heliporto-hospitalar-durante-noite-2139462

Parece que aí também há muito trabalho a fazer, não é fazer um parque de estacionamento e desenhar umas linhas engraçadas.

Fazer investimentos para adaptar aeródromos de hospitais para receber helicópteros pesados é ridículo, num país onde os próprios hospitais precisam de investimentos sérios.
Os Heliportos têm que estar preparados para helicópteros ligeiros e é esse tipo que os serviços de emergência têm que operar.
Até porque o custo de operação de um EH101 pode ser 10 vezes maior que um H145.

As forças armadas quando tiverem que usar meios pesados deve em ser situações de catástrofe e por isso usar meios alternativos como Heliportos maiores já existentes, pistas, campos de futebol e outros.

Completamente de acordo o empenhamento dos 101 além de ridículo e absurdo, revela que a FAP, no que diz respeito a aeronaves de asa rotativa, até ao dia de hoje, está muitíssimo mal apetrechada.

A compra dos Kualitas civis nunca deveria ter sido efectuada, as limitações operacionais da versão deste modelo adquirido pela FAP, são enornes, e o resultado altamente negativo desta compra está, uma vez mais, à vista.

A aquisição dos UH-60A com 35/37  anos de serviço, vida, também nunca deveria ter ocorrido. A compra deste tipo de helis que deveriam  ter sido preferencialmente novos, ou, com, no máximo, meia dúzia de anos de vida/utilização, a acontecer, deveria ter sido para um número substancialmente maior, no minimo umas  16 unidades, idealmente conseguir uma compra de 20 a 24 helis, tal a sua polivalência em termos operacionais!!

A FAP necessita para ontem de substituir os Kualitas civis, por um modelo médio/lig, BIMOTOR, de 4/5 Tons, que tenha capacidades de transporte, raio de acção muito maiores, e de executar missões nocturnas!!

Abraço

« Última modificação: Julho 11, 2025, 01:01:35 pm por tenente »
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1923 em: Julho 11, 2025, 12:19:19 pm »
Não estava a par da situação dos heliportos dos hospitais.

https://www.publico.pt/2025/07/09/sociedade/noticia/helicopteros-forca-aerea-so-podem-aterrar-heliporto-hospitalar-durante-noite-2139462

Parece que aí também há muito trabalho a fazer, não é fazer um parque de estacionamento e desenhar umas linhas engraçadas.

Fazer investimentos para adaptar aeródromos de hospitais para receber helicópteros pesados é ridículo, num país onde os próprios hospitais precisam de investimentos sérios.
Os Heliportos têm que estar preparados para helicópteros ligeiros e é esse tipo que os serviços de emergência têm que operar.
Até porque o custo de operação de um EH101 pode ser 10 vezes maior que um H145.

As forças armadas quando tiverem que usar meios pesados deve em ser situações de catástrofe e por isso usar meios alternativos como Heliportos maiores já existentes, pistas, campos de futebol e outros.

Completamente de acordo o empenhamento dos 101 além de ridículo e absurdo, e, revela que a FAP, no que diz respeito a aeronaves de asa rotativa, até ao dia de hoje, está muitíssimo mal apetrechada.

A compra dos Kualitas civis nunca deveria ter sido efectuada, o resultado altamente negativo desta compra está m, uma vez mais, à vista.

A aquisição dos UH-60A vom 35/37  anos de serviço, vida, também não.

A FAP necessita para ontem de pelo menos, mais uma vintena de helis médios, tipo UH-60, mad de preferência novos, ou com, no máximo meia duzia de anos de serviço e substituir os Kualitas civis, por um modelo médio/lig, BIMOTOR, de 4/5 Tons.

100% de acordo.

E precisa de começar a pensar na modernização da frota dos EH 101.
Devíamos comprar uma meia dúzia de AW101 só para SAR e fazer um MLU dos atuais para fins propriamente militares.
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1924 em: Julho 11, 2025, 12:52:03 pm »
A FAP necessita para ontem de pelo menos, mais uma vintena de helis médios, tipo UH-60, mad de preferência novos, ou com, no máximo meia duzia de anos de serviço e substituir os Kualitas civis, por um modelo médio/lig, BIMOTOR, de 4/5 Tons.

O AW119 Koala é um bom helicóptero, ninguém coloca isso em dúvida, mas se não fosse o estar sempre a pensar em poupar umas quantas patacas, o escolhido deveria ter sido um destes 2 modelos: Airbus H145M ou Leonardo AW169M.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1925 em: Julho 11, 2025, 12:58:29 pm »
A FAP necessita para ontem de pelo menos, mais uma vintena de helis médios, tipo UH-60, mad de preferência novos, ou com, no máximo meia duzia de anos de serviço e substituir os Kualitas civis, por um modelo médio/lig, BIMOTOR, de 4/5 Tons.

O AW119 Koala é um bom helicóptero, ninguém coloca isso em dúvida, mas se não fosse o estar sempre a pensar em poupar umas quantas patacas, o escolhido deveria ter sido um destes 2 modelos: Airbus H145M ou Leonardo AW169M.

Ora bem CG, completamente de acordo !!
Qq um desses modelos daria à FAP, uma muito maior capacidade de transporte e de execução de um muito maior leque de missões, tanto militares como, muitos adoram, de carácter civil !!
Eu, optaria por oito H145M como substitutos dos AW119 .

O Kualita civil é,  isso mesmo,  civil, com a enorme limitação de ser monomotor!!!

Grande abraço
« Última modificação: Julho 11, 2025, 01:09:22 pm por tenente »
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1926 em: Julho 11, 2025, 06:39:17 pm »
PS quer audição urgente do chefe da Força Aérea sobre apoio à emergência.

Citar
O PS entregou hoje um requerimento para ouvir no parlamento, com caráter de urgência, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Cartaxo Alves, sobre a participação deste ramo no helitransporte de emergência médica com o INEM.

https://www.noticiasaominuto.com/politica/2820676/ps-quer-audicao-urgente-do-chefe-da-forca-aerea-sobre-apoio-a-emergencia
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1927 em: Julho 12, 2025, 03:16:43 am »
Como tenho, já há mais de cinco anos vindo a dizer,  a transformação da FAP, primeiro numa entidade de transporte aéreo, depois com a Valência de combate aos FF e, agora com a responsabilidade de evacuações aeromedicas em todo o território Nacional, essa transformação dizia, está a decorrer calmamente e sem ruido de fundo.

Os governos não têm problema nenhum em exigir mais missões às FA. Agora dar orçamento e condições para que as FA cumpram com um leque de missões cada vez maior, é que está quieto.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1928 em: Julho 14, 2025, 03:34:01 pm »
“Asas no silêncio” perpetua memória dos pilotos falecidos na Serra do Carvalho a 1 de Julho de 1955

https://www.diariocoimbra.pt/2025/07/14/asas-no-silencio-perpetua-memoria-dos-pilotos-falecidos-na-serra-do-carvalho/
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1929 em: Julho 14, 2025, 08:27:14 pm »
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1930 em: Julho 16, 2025, 09:57:13 am »
Portaria n.º 446/2025/2
Finanças e Defesa Nacional - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional e Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento
Autoriza a Força Aérea a assumir o encargo plurianual com aquisição de serviços de operação e manutenção do simulador para o Multinational Helicopter Training Centre, para o ano de 2026.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/446-2025-925059328
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1931 em: Julho 16, 2025, 10:02:46 am »
Helicópteros da Força Aérea fazem aterragem de reconhecimento no heliporto do Hospital de Braga

https://dmtv.pt/umreel/763-helicopteros-da-forca-aerea-fazem-aterragem-de-reconhecimento-no-heliporto-do-hospital-de-braga
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1932 em: Julho 17, 2025, 10:15:03 am »
Resolução do Conselho de Ministros n.º 110/2025
Presidência do Conselho de Ministros
Determina a transferência do Aeródromo de Trânsito n.º 1 para a Base Aérea n.º 6, no Montijo, e autoriza a realização de despesa pela Força Aérea Portuguesa referente à adaptação e construção nas infraestruturas, edifícios e áreas da Base Aérea n.º 6.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/110-2025-925086638


Resolução do Conselho de Ministros n.º 111/2025
Presidência do Conselho de Ministros
Determina a realização dos estudos necessários à escolha da localização do novo campo de tiro da Força Aérea.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/111-2025-925086639
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1933 em: Julho 17, 2025, 01:40:37 pm »
Meios aéreos de emergência fizeram 29 missões de 1 a 15 de julho

Citar
Uma nota divulgada hoje pelo INEM indica que os dois helicópteros com que a Gulf Med arrancou o serviço e que operam apenas em regime diurno (12 horas por dia) foram ativados em 24 ocasiões, enquanto os meios da FAP responderam a cinco missões.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2823636/meios-aereos-de-emergencia-fizeram-29-missoes-de-1-a-15-de-julho
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1934 em: Julho 17, 2025, 02:25:33 pm »
Força Aérea terá 30 milhões de euros para sair das atuais instalações no aeroporto de Lisboa até 2028

Citar
Governo avançou com uma autorização para que a Força Aérea gaste 30 milhões de euros na transferência do Aeródromo de Trânsito nº 1 para a Base Aérea nº 6, no Montijo. A verba, a ser utilizada até ao final de 2028 – altura em que a transferência deverá estar efetivada – vai ser utilizada para adaptar e construir as infraestruturas, edifícios e áreas da base do Montijo, de forma a que ela tenha o mesmo uso que tem atualmente.

Esta decisão foi tomada de forma a libertar o terreno ocupado pelo Aeródromo de Trânsito nº 1 junto ao aeroporto de Lisboa. São 12 hectares localizados na zona nordeste do Aeroporto Humberto Delgado (AHD) onde “são realizadas operações essenciais ao País, designadamente o transporte de altas entidades do Estado Português e a receção dos seus homólogos em aeronaves de Estados estrangeiros, o apoio a operações militares e ao transporte das Forças Nacionais Destacadas, o transporte de órgãos e evacuações aeromédicas, bem como outros serviços humanitários e estratégicos”. A sua desafetação e transferência para o Montijo permitirão “acomodar a expansão temporária prevista” no atual aeroporto, até à entrada em operação do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete e o consequente encerramento do AHD.

A decisão foi tomada através de uma resolução do Conselho de Ministros. O governo justifica esta transferência com o facto de ser necessário aumentar a capacidade do atual aeroporto de Lisboa enquanto o novo aeroporto de Alcochete, Luís de Camões, não estiver em operação, o que nunca acontecerá antes de 2030.

Isto porque a ideia é que a capacidade do Humberto Delgado passe para entre 40 milhões a 45 milhões de passageiros antes da construção do novo aeroporto. Mas “a localização do AHD no centro da cidade de Lisboa, nos municípios de Lisboa e Loures, impõe severas restrições à sua expansão para além do atual perímetro. Por isso, torna-se essencial a procura de soluções que passem pela melhoria e reorganização de recursos existentes”, acrescenta a resolução do conselho de ministros.

Mas para que a transferência aconteça é necessário que a Base Aérea nº6, no Montijo – considerada a “solução ideal, devido à sua localização estratégica e à menor complexidade de adaptação operacional” – seja alvo de obras de construção e requalificação das infraestruturas militares nessa nova localização.

No ‘pacote’ de obras está também incluída a necessidade de adaptação de pistas da base aérea para que esta esteja operacional após a entrada em operação do Aeroporto Luís de Camões. “A futura entrada em operação do Aeroporto Luís de Camões inviabilizará o uso das pistas 07/25 na BA6, uma vez que os procedimentos por instrumentos dessas pistas conflituarão com as aproximações do novo aeroporto. Será, por isso, necessário dotar as pistas 01/19 da BA6 com as características físicas, ajudas de rádio à navegação aérea e com sistemas de iluminação equivalentes às existentes nas pistas 07/25, para possibilitar a operação ininterrupta das frotas atribuídas à BA6, bem como garantir a continuidade das operações aéreas militares após abertura do novo aeroporto de Lisboa”, adianta o Governo.


https://expresso.pt/economia/transportes/2025-07-17-forca-aerea-tera-30-milhoes-de-euros-para-sair-das-atuais-instalacoes-no-aeroporto-de-lisboa-ate-2028-9c00a793