Notícias da FAP

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1920 em: Julho 11, 2025, 12:33:05 am »
 

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yuwanko

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1921 em: Julho 11, 2025, 11:28:55 am »
Não estava a par da situação dos heliportos dos hospitais.

https://www.publico.pt/2025/07/09/sociedade/noticia/helicopteros-forca-aerea-so-podem-aterrar-heliporto-hospitalar-durante-noite-2139462

Parece que aí também há muito trabalho a fazer, não é fazer um parque de estacionamento e desenhar umas linhas engraçadas.

Fazer investimentos para adaptar aeródromos de hospitais para receber helicópteros pesados é ridículo, num país onde os próprios hospitais precisam de investimentos sérios.
Os Heliportos têm que estar preparados para helicópteros ligeiros e é esse tipo que os serviços de emergência têm que operar.
Até porque o custo de operação de um EH101 pode ser 10 vezes maior que um H145.

As forças armadas quando tiverem que usar meios pesados deve em ser situações de catástrofe e por isso usar meios alternativos como Heliportos maiores já existentes, pistas, campos de futebol e outros.
 
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tenente

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1922 em: Julho 11, 2025, 11:51:38 am »
Não estava a par da situação dos heliportos dos hospitais.

https://www.publico.pt/2025/07/09/sociedade/noticia/helicopteros-forca-aerea-so-podem-aterrar-heliporto-hospitalar-durante-noite-2139462

Parece que aí também há muito trabalho a fazer, não é fazer um parque de estacionamento e desenhar umas linhas engraçadas.

Fazer investimentos para adaptar aeródromos de hospitais para receber helicópteros pesados é ridículo, num país onde os próprios hospitais precisam de investimentos sérios.
Os Heliportos têm que estar preparados para helicópteros ligeiros e é esse tipo que os serviços de emergência têm que operar.
Até porque o custo de operação de um EH101 pode ser 10 vezes maior que um H145.

As forças armadas quando tiverem que usar meios pesados deve em ser situações de catástrofe e por isso usar meios alternativos como Heliportos maiores já existentes, pistas, campos de futebol e outros.

Completamente de acordo o empenhamento dos 101 além de ridículo e absurdo, revela que a FAP, no que diz respeito a aeronaves de asa rotativa, até ao dia de hoje, está muitíssimo mal apetrechada.

A compra dos Kualitas civis nunca deveria ter sido efectuada, as limitações operacionais da versão deste modelo adquirido pela FAP, são enornes, e o resultado altamente negativo desta compra está, uma vez mais, à vista.

A aquisição dos UH-60A com 35/37  anos de serviço, vida, também nunca deveria ter ocorrido. A compra deste tipo de helis que deveriam  ter sido preferencialmente novos, ou, com, no máximo, meia dúzia de anos de vida/utilização, a acontecer, deveria ter sido para um número substancialmente maior, no minimo umas  16 unidades, idealmente conseguir uma compra de 20 a 24 helis, tal a sua polivalência em termos operacionais!!

A FAP necessita para ontem de substituir os Kualitas civis, por um modelo médio/lig, BIMOTOR, de 4/5 Tons, que tenha capacidades de transporte, raio de acção muito maiores, e de executar missões nocturnas!!

Abraço

« Última modificação: Julho 11, 2025, 01:01:35 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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yuwanko

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1923 em: Julho 11, 2025, 12:19:19 pm »
Não estava a par da situação dos heliportos dos hospitais.

https://www.publico.pt/2025/07/09/sociedade/noticia/helicopteros-forca-aerea-so-podem-aterrar-heliporto-hospitalar-durante-noite-2139462

Parece que aí também há muito trabalho a fazer, não é fazer um parque de estacionamento e desenhar umas linhas engraçadas.

Fazer investimentos para adaptar aeródromos de hospitais para receber helicópteros pesados é ridículo, num país onde os próprios hospitais precisam de investimentos sérios.
Os Heliportos têm que estar preparados para helicópteros ligeiros e é esse tipo que os serviços de emergência têm que operar.
Até porque o custo de operação de um EH101 pode ser 10 vezes maior que um H145.

As forças armadas quando tiverem que usar meios pesados deve em ser situações de catástrofe e por isso usar meios alternativos como Heliportos maiores já existentes, pistas, campos de futebol e outros.

Completamente de acordo o empenhamento dos 101 além de ridículo e absurdo, e, revela que a FAP, no que diz respeito a aeronaves de asa rotativa, até ao dia de hoje, está muitíssimo mal apetrechada.

A compra dos Kualitas civis nunca deveria ter sido efectuada, o resultado altamente negativo desta compra está m, uma vez mais, à vista.

A aquisição dos UH-60A vom 35/37  anos de serviço, vida, também não.

A FAP necessita para ontem de pelo menos, mais uma vintena de helis médios, tipo UH-60, mad de preferência novos, ou com, no máximo meia duzia de anos de serviço e substituir os Kualitas civis, por um modelo médio/lig, BIMOTOR, de 4/5 Tons.

100% de acordo.

E precisa de começar a pensar na modernização da frota dos EH 101.
Devíamos comprar uma meia dúzia de AW101 só para SAR e fazer um MLU dos atuais para fins propriamente militares.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1924 em: Julho 11, 2025, 12:52:03 pm »
A FAP necessita para ontem de pelo menos, mais uma vintena de helis médios, tipo UH-60, mad de preferência novos, ou com, no máximo meia duzia de anos de serviço e substituir os Kualitas civis, por um modelo médio/lig, BIMOTOR, de 4/5 Tons.

O AW119 Koala é um bom helicóptero, ninguém coloca isso em dúvida, mas se não fosse o estar sempre a pensar em poupar umas quantas patacas, o escolhido deveria ter sido um destes 2 modelos: Airbus H145M ou Leonardo AW169M.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1925 em: Julho 11, 2025, 12:58:29 pm »
A FAP necessita para ontem de pelo menos, mais uma vintena de helis médios, tipo UH-60, mad de preferência novos, ou com, no máximo meia duzia de anos de serviço e substituir os Kualitas civis, por um modelo médio/lig, BIMOTOR, de 4/5 Tons.

O AW119 Koala é um bom helicóptero, ninguém coloca isso em dúvida, mas se não fosse o estar sempre a pensar em poupar umas quantas patacas, o escolhido deveria ter sido um destes 2 modelos: Airbus H145M ou Leonardo AW169M.

Ora bem CG, completamente de acordo !!
Qq um desses modelos daria à FAP, uma muito maior capacidade de transporte e de execução de um muito maior leque de missões, tanto militares como, muitos adoram, de carácter civil !!
Eu, optaria por oito H145M como substitutos dos AW119 .

O Kualita civil é,  isso mesmo,  civil, com a enorme limitação de ser monomotor!!!

Grande abraço
« Última modificação: Julho 11, 2025, 01:09:22 pm por tenente »
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1926 em: Julho 11, 2025, 06:39:17 pm »
PS quer audição urgente do chefe da Força Aérea sobre apoio à emergência.

Citar
O PS entregou hoje um requerimento para ouvir no parlamento, com caráter de urgência, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Cartaxo Alves, sobre a participação deste ramo no helitransporte de emergência médica com o INEM.

https://www.noticiasaominuto.com/politica/2820676/ps-quer-audicao-urgente-do-chefe-da-forca-aerea-sobre-apoio-a-emergencia
 

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dc

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1927 em: Julho 12, 2025, 03:16:43 am »
Como tenho, já há mais de cinco anos vindo a dizer,  a transformação da FAP, primeiro numa entidade de transporte aéreo, depois com a Valência de combate aos FF e, agora com a responsabilidade de evacuações aeromedicas em todo o território Nacional, essa transformação dizia, está a decorrer calmamente e sem ruido de fundo.

Os governos não têm problema nenhum em exigir mais missões às FA. Agora dar orçamento e condições para que as FA cumpram com um leque de missões cada vez maior, é que está quieto.