Uruguai pretende comprar dois Aviocar a Portugal
Depois de ter pago 13 milhões de euros por duas fragatas em 2008, o Governo do Uruguai está agora interessado em ficar com duas aeronaves Aviocar portuguesas, equipadas para vigilância marítima e fora de serviço desde dezembro de 2011.
Ler mais:
http://expresso.sapo.pt/uruguai-pretend ... z2wPE43ThPO Ministério da Defesa está atualmente a negociar a venda de dois Aviocar ao Governo do Uruguai, sabe o Expresso.
Trata-se de dois aparelhos do modelo C-212-300 equipados para vigilância marítima, que chegaram a estar incluídos no concurso público internacional lançado pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, em setembro do ano passado, mas que em novembro foram retirados.
Estes dois Aviocar chegaram à Força Aérea em 1994, estando equipados com um radar de nariz, entre outros aparelhos sofisticados que permitem controlar navios e detetar e analisar casos de poluição, entre outras atividades ilícitas.
O Aviocar foi oficialmente retirado de serviço a 6 de dezembro de 2011, numa cerimónia presidida na Base Aérea n.º 6, no Montijo, pelo ministro da Defesa, durante a qual louvou o "espírito de serviço", bem como "o talento e a eficácia" dos militares que durante 37 anos operaram as aeronaves ao serviço da esquadra 401, "Cientistas", seja em missões de busca e salvamento, seja na fiscalização das atividades de pesca.
Fragatas com desconto
A concretizar-se o negócio, será a segunda vez que o Uruguai compra material militar a Portugal. Com efeito, em 2008 pagou 13 milhões de euros por duas fragatas da classe "João Belo" (menos de metade do valor previsto de 30 milhões de euros), cuja última tranche, no valor de 2,25 milhões de euros, terá sido paga no ano passado.
Atualmente, a Força Aérea do Uruguai tem uma frota de três Aviocar, construídos em 1981. Segundo o seu site oficial, estas aeronaves cumprem missões de transporte de civis e militares, bem como de mantimentos e equipamento, para a base científica permanente que este país da América do Sul tem, desde dezembro de 1984, na Ilha do Rei Jorge (Shetland do Sul), conhecida como "Base Artigas".
Segundo a Airbus Defense and Space, em dezembro de 2013 estavam a voar, em todo mundo, 267 Aviocar. A Indonésia, com 83 aparelhos, liderava o ranking dos países com maior número de Aviocar operacionais, logo seguida pelos Estados Unidos (40) e pela Espanha (25).
http://expresso.sapo.pt/conheca-os-34-a ... da=f860839