Notícias da FAP

• 1954 Respostas
  • 685234 Visualizações
*

Get_It

• Investigador
  • 2621
  • Recebeu: 714 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
Aviões e helicópteros da Força Aérea têm de ser substituídos
« Responder #255 em: Janeiro 14, 2013, 04:04:21 pm »
Aviões e helicópteros da Força Aérea têm de ser substituídos em 2018

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), José Pinheiro, afirmou esta terça-feira que os aviões Alpha-Jet e os helicópteros Alouette só são "sustentáveis" até 2018 devido aos anos de operação e terão de ser substituídos.

Portanto, em 2018 todo o treino seja em asa rotativa e fixa passa a ser feito no estrangeiro, quer em países aliados (Espanha, Brasil, EUA, Canadá) ou em empresas privadas (Canadá, França). Algo conforme já temos vindo a discutir no fórum sobre a Substituição dos Alpha-jet.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
Re: Aviões e helicópteros da Força Aérea têm de ser substitu
« Responder #256 em: Janeiro 14, 2013, 04:26:03 pm »
Citação de: "Get_It"

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), José Pinheiro, afirmou esta terça-feira que os aviões Alpha-Jet e os helicópteros Alouette só são "sustentáveis" até 2018 devido aos anos de operação e terão de ser substituídos.

Portanto, em 2018 todo o treino seja em asa rotativa e fixa passa a ser feito no estrangeiro, quer em países aliados (Espanha, Brasil, EUA, Canadá) ou em empresas privadas (Canadá, França). Algo conforme já temos vindo a discutir no fórum sobre a Substituição dos Alpha-jet.

Cumprimentos,

E assim já se rentabaliza o "músculo" qualificando os pilotos oriundos dessas esquadras noutras mais deficitárias e com maior taxa de esforço!
Um abraço
Raphael

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6975
  • Recebeu: 7758 vez(es)
  • Enviou: 5329 vez(es)
  • +10198/-2942
Re: Notícias da FAP
« Responder #257 em: Janeiro 14, 2013, 07:35:38 pm »

Mas porquê, isso é uma inevitabilidade? Que eu saiba não.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11505
  • Recebeu: 2593 vez(es)
  • Enviou: 3770 vez(es)
  • +977/-1110
« Responder #258 em: Janeiro 15, 2013, 01:04:16 am »

Cumprimentos,

Porquê o Canadá? Que eu saiba nunca mandamos ninguém para lá...

*

overlord

• Membro
  • *
  • 92
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #259 em: Janeiro 15, 2013, 11:52:14 am »
Citação de: "Lightning"

Cumprimentos,

Porquê o Canadá? Que eu saiba nunca mandamos ninguém para lá...

Em 2007 quando concorri para navegador o estagio era de 2 anos feito no canada

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6975
  • +10198/-2942
« Responder #260 em: Janeiro 30, 2013, 08:21:13 pm »
Entretanto, e a respeito do AT-1, o jornal Diário Económico anunciava há poucos dias atrás que já existe acordo entre a ANA Aeroportos e a Força Aérea Portuguesa para que o terminal de Figo Maduro seja integrado no aeroporto da Portela, passando a ser utilizado como o novo terminal de carga aérea dos operadores expresso. O link para a notícia  desapareceu misteriosamente, no entanto para comprovar a veracidade da notícia colocá-lo-ei à mesma.

:arrow: http://economico.sapo.pt/noticias/acord ... 60958.html
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11505
  • +977/-1110
« Responder #261 em: Janeiro 31, 2013, 06:20:59 pm »
Curso de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extração
Sobreviver em qualquer tipo de ambiente é o objetivo

Entre os dias 9 e 24 de janeiro o Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA) ministrou o Curso de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extração “C” (CSERE C) a 17 formandos, 6 dos quais são militares da Marinha Portuguesa.

O Curso de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extração visa a aquisição e treino de táticas, técnicas e procedimentos que dão a um indivíduo ou grupo de indivíduos isolados, as ferramentas necessárias para sobreviver em qualquer ambiente, evitando a sua captura onde exista essa ameaça. Em caso de captura, visa o treino da capacidade de resistência à exploração da informação e, se possível, escapar à situação de cativeiro através de um sistema de extração assistido ou não.

O curso teve início no CTSFA, localizado na Base Aérea Nº6 – Montijo, com componente teórica até ao dia 16 de janeiro e, a partir desse dia, após deslocação para a zona de Penamacor, iniciaram a componente prática do curso.

A componente prática dividiu-se em duas fases distintas, a sobrevivência em ambiente amigável que teve a duração de dois dias e, de seguida, a sobrevivência em território hostil. Nesta última fase os formandos puderam praticar as competências adquiridas em sobrevivência, resistência a interrogatório e métodos de extração em território hostil.

No dia 22 de Janeiro, enquanto decorria a última fase do curso, o 2º Comandante Aéreo, Major-General Amândio Miranda, acompanhado do Diretor de Apoio às Operações, Coronel António Temporão, tiveram a oportunidade de visitar a Base Tática do CTSFA em Penamacor e assistir a alguns exercícios do curso SERE C.

Pelas suas reconhecidas competências e certificação, o CTSFA continua a ser a entidade escolhida por várias Forças Armadas e de Segurança Nacionais e Internacionais para ministrar formação nas diferentes áreas de sobrevivência, garantindo aos participantes a proficiência necessária para sobreviver em qualquer tipo de ambiente no cumprimento das suas missões.

http://www.emfa.pt/www/noticia-246-curs ... e-extracao

PS: Alguém sabe o que quer dizer o "C"? :?

*

Duarte

• Investigador
  • 3898
  • Recebeu: 594 vez(es)
  • Enviou: 1948 vez(es)
  • +2952/-1298
« Responder #262 em: Janeiro 31, 2013, 06:51:05 pm »
Julgo que há uma versão deste curso para jornalistas. Talvez seja para diferenciar o curso para militares do curso para jornalistas (civis)?
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".

The amount of energy needed to refute misinformation is an order of magnitude greater than the effort required to produce it.

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6975
  • +10198/-2942
« Responder #263 em: Janeiro 31, 2013, 08:07:25 pm »
Citação de: "Duarte"
Julgo que há uma versão deste curso para jornalistas. Talvez seja para diferenciar o curso para militares do curso para jornalistas (civis)?

Neste caso não se aplica dado que o curso foi ministrado somente a militares da Força Aérea e da Marinha. Pergunto-me eu, e penitencio-me por não conhecer a fundo a actividade do CTSFA, se não será meramente o curso "C", isto é, o curso seguinte ao "A" e "B".  :|
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11505
  • +977/-1110
« Responder #264 em: Fevereiro 01, 2013, 01:37:49 am »
Citação de: "Charlie Jaguar"

Neste caso não se aplica dado que o curso foi ministrado somente a militares da Força Aérea e da Marinha. Pergunto-me eu, e penitencio-me por não conhecer a fundo a actividade do CTSFA, se não será meramente o curso "C", isto é, o curso seguinte ao "A" e "B".  :mrgreen: , ainda não houve tempo para dar 3 cursos, alias no texto diz que este curso começou no dia 9 de Janeiro, por isso este foi de certeza o 1º do ano, só se no CTSFA usam o "ano escolar", a começar em Setembro e a acabar em Agosto??? Não faço ideia... Mas assim já poderia ser o 3º...

*

Duarte

• Investigador
  • 3898
  • Recebeu: 594 vez(es)
  • Enviou: 1948 vez(es)
  • +2952/-1298
« Responder #265 em: Fevereiro 01, 2013, 03:31:56 am »
Pensando bem, acho que o tal curso para jornalistas foi no CTOE...  :conf:
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".

The amount of energy needed to refute misinformation is an order of magnitude greater than the effort required to produce it.

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #266 em: Fevereiro 01, 2013, 10:23:38 am »
Pensando bem, acho que o tal curso para jornalistas foi no CTOE...  :conf:

Também houve um desses no CTSFA.
Faz sentido ao mesmo tempo que se "oferece" a valência também se faz divulgação!
Um abraço
Raphael

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23633
  • Recebeu: 4389 vez(es)
  • Enviou: 3108 vez(es)
  • +3432/-4617
« Responder #267 em: Fevereiro 01, 2013, 11:14:22 am »
Mas há alguma unidade que não tenha dado esses cursos aos jornalistas? :lol:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11505
  • +977/-1110
« Responder #268 em: Março 05, 2013, 11:30:26 pm »
60º aniversário da Esquadra 103 - Caracois.

Os Asas de Carvide :lol:  :lol:

*

dc

• Investigador
  • 10061
  • Recebeu: 5152 vez(es)
  • Enviou: 853 vez(es)
  • +5369/-1206
« Responder #269 em: Março 30, 2013, 01:20:10 pm »
Boas caros foristas.

Depois de algum tempo ausente do fórum, houve um tema discutido neste tópico que me despertou a atenção relativo à perda do rasto da avioneta que entrou ilegalmente em território nacional. (Peço desculpas por estar a voltar atrás na discussão)
Em primeiro lugar lembro-me de ter sido feita uma comparação com a FAB devido ao uso por sua parte dos Super Tucanos, relativamente a isto, apenas tenho a dizer q os Super Tucanos devem o seu sucesso na missão de intersecção maioritariamente aos EMB-145 AEW ou R99, visto serem estes que na realidade seguem o rasto das aeronaves (devido ao facto de os super tucanos não possuirem radar pelo menos que eu saiba), assim sendo sem aeronaves AEW não seria viável o uso deste tipo de aeronave apesar de ser o ideal para este tipo de situações. Relativamente ao uso de helicopteros para essa função, para um apanhar uma avioneta, haveria apenas duas possibilidades a meu ver de ser bem sucedida a intersecção; na primeira seria necessário o uso de um heli extremamente rápido, como um Linx (que ninguém se lembrou, e eu sei que são poucos os que temos, mas serve de exemplo) ou algum tipo de héli de ataque, de preferência que pudesse ser equipado com misseis ar-ar (Stinger ou até Sidewinder como os usados por AH-1Z Viper); outra forma seria se fosse possivel prever a rota do avião suspeito de modo a que o heli fosse de encontro ao mesmo.
 A forma mais viável, do meu ponto de vista, para ajudar nestas situações seria a aquisição mais do que justificada de aeronaves AEW&C, e, desculpem a expressão, não me venham com tretas de que são aeronaves muito caras até porque o que não falta são opções, novas ou em segunda-mão, deste tipo de aeronaves por aí à venda. O meio que executaria a intersecção propriamente dita seria dependente dos casos.

Uma coisa que acho estranho ninguém se ter lembrado é no caso de os "infractores" utilizarem um helicoptero em vez de uma avioneta, aí é que a tarefa de intersecção por parte de um F-16 seria realmente complicada.

Para terminar, com esta conversa toda lembrei-me de uma coisa chamada de V-22 Osprey  c34x

Cumprimentos e desculpem pelo post longo.