Notícias da FAP

• 1793 Respostas
  • 559552 Visualizações
*

Get_It

• Investigador
  • 2627
  • Recebeu: 711 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
Aviões e helicópteros da Força Aérea têm de ser substituídos
« Responder #255 em: Janeiro 14, 2013, 04:04:21 pm »
Aviões e helicópteros da Força Aérea têm de ser substituídos em 2018

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), José Pinheiro, afirmou esta terça-feira que os aviões Alpha-Jet e os helicópteros Alouette só são "sustentáveis" até 2018 devido aos anos de operação e terão de ser substituídos.

Portanto, em 2018 todo o treino seja em asa rotativa e fixa passa a ser feito no estrangeiro, quer em países aliados (Espanha, Brasil, EUA, Canadá) ou em empresas privadas (Canadá, França). Algo conforme já temos vindo a discutir no fórum sobre a Substituição dos Alpha-jet.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
Re: Aviões e helicópteros da Força Aérea têm de ser substitu
« Responder #256 em: Janeiro 14, 2013, 04:26:03 pm »
Citação de: "Get_It"

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), José Pinheiro, afirmou esta terça-feira que os aviões Alpha-Jet e os helicópteros Alouette só são "sustentáveis" até 2018 devido aos anos de operação e terão de ser substituídos.

Portanto, em 2018 todo o treino seja em asa rotativa e fixa passa a ser feito no estrangeiro, quer em países aliados (Espanha, Brasil, EUA, Canadá) ou em empresas privadas (Canadá, França). Algo conforme já temos vindo a discutir no fórum sobre a Substituição dos Alpha-jet.

Cumprimentos,

E assim já se rentabaliza o "músculo" qualificando os pilotos oriundos dessas esquadras noutras mais deficitárias e com maior taxa de esforço!
Um abraço
Raphael

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6751
  • Recebeu: 7422 vez(es)
  • Enviou: 5033 vez(es)
  • +10181/-2922
Re: Notícias da FAP
« Responder #257 em: Janeiro 14, 2013, 07:35:38 pm »

Mas porquê, isso é uma inevitabilidade? Que eu saiba não.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3650 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #258 em: Janeiro 15, 2013, 01:04:16 am »

Cumprimentos,

Porquê o Canadá? Que eu saiba nunca mandamos ninguém para lá...

*

overlord

• Membro
  • *
  • 92
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #259 em: Janeiro 15, 2013, 11:52:14 am »
Citação de: "Lightning"

Cumprimentos,

Porquê o Canadá? Que eu saiba nunca mandamos ninguém para lá...

Em 2007 quando concorri para navegador o estagio era de 2 anos feito no canada

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6751
  • +10181/-2922
« Responder #260 em: Janeiro 30, 2013, 08:21:13 pm »
Entretanto, e a respeito do AT-1, o jornal Diário Económico anunciava há poucos dias atrás que já existe acordo entre a ANA Aeroportos e a Força Aérea Portuguesa para que o terminal de Figo Maduro seja integrado no aeroporto da Portela, passando a ser utilizado como o novo terminal de carga aérea dos operadores expresso. O link para a notícia  desapareceu misteriosamente, no entanto para comprovar a veracidade da notícia colocá-lo-ei à mesma.

:arrow: http://economico.sapo.pt/noticias/acord ... 60958.html
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #261 em: Janeiro 31, 2013, 06:20:59 pm »
Curso de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extração
Sobreviver em qualquer tipo de ambiente é o objetivo

Entre os dias 9 e 24 de janeiro o Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA) ministrou o Curso de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extração “C” (CSERE C) a 17 formandos, 6 dos quais são militares da Marinha Portuguesa.

O Curso de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extração visa a aquisição e treino de táticas, técnicas e procedimentos que dão a um indivíduo ou grupo de indivíduos isolados, as ferramentas necessárias para sobreviver em qualquer ambiente, evitando a sua captura onde exista essa ameaça. Em caso de captura, visa o treino da capacidade de resistência à exploração da informação e, se possível, escapar à situação de cativeiro através de um sistema de extração assistido ou não.

O curso teve início no CTSFA, localizado na Base Aérea Nº6 – Montijo, com componente teórica até ao dia 16 de janeiro e, a partir desse dia, após deslocação para a zona de Penamacor, iniciaram a componente prática do curso.

A componente prática dividiu-se em duas fases distintas, a sobrevivência em ambiente amigável que teve a duração de dois dias e, de seguida, a sobrevivência em território hostil. Nesta última fase os formandos puderam praticar as competências adquiridas em sobrevivência, resistência a interrogatório e métodos de extração em território hostil.

No dia 22 de Janeiro, enquanto decorria a última fase do curso, o 2º Comandante Aéreo, Major-General Amândio Miranda, acompanhado do Diretor de Apoio às Operações, Coronel António Temporão, tiveram a oportunidade de visitar a Base Tática do CTSFA em Penamacor e assistir a alguns exercícios do curso SERE C.

Pelas suas reconhecidas competências e certificação, o CTSFA continua a ser a entidade escolhida por várias Forças Armadas e de Segurança Nacionais e Internacionais para ministrar formação nas diferentes áreas de sobrevivência, garantindo aos participantes a proficiência necessária para sobreviver em qualquer tipo de ambiente no cumprimento das suas missões.

http://www.emfa.pt/www/noticia-246-curs ... e-extracao

PS: Alguém sabe o que quer dizer o "C"? :?

*

Duarte

• Investigador
  • 3265
  • Recebeu: 433 vez(es)
  • Enviou: 1638 vez(es)
  • +2510/-1081
« Responder #262 em: Janeiro 31, 2013, 06:51:05 pm »
Julgo que há uma versão deste curso para jornalistas. Talvez seja para diferenciar o curso para militares do curso para jornalistas (civis)?
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6751
  • +10181/-2922
« Responder #263 em: Janeiro 31, 2013, 08:07:25 pm »
Citação de: "Duarte"
Julgo que há uma versão deste curso para jornalistas. Talvez seja para diferenciar o curso para militares do curso para jornalistas (civis)?

Neste caso não se aplica dado que o curso foi ministrado somente a militares da Força Aérea e da Marinha. Pergunto-me eu, e penitencio-me por não conhecer a fundo a actividade do CTSFA, se não será meramente o curso "C", isto é, o curso seguinte ao "A" e "B".  :|
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #264 em: Fevereiro 01, 2013, 01:37:49 am »
Citação de: "Charlie Jaguar"

Neste caso não se aplica dado que o curso foi ministrado somente a militares da Força Aérea e da Marinha. Pergunto-me eu, e penitencio-me por não conhecer a fundo a actividade do CTSFA, se não será meramente o curso "C", isto é, o curso seguinte ao "A" e "B".  :mrgreen: , ainda não houve tempo para dar 3 cursos, alias no texto diz que este curso começou no dia 9 de Janeiro, por isso este foi de certeza o 1º do ano, só se no CTSFA usam o "ano escolar", a começar em Setembro e a acabar em Agosto??? Não faço ideia... Mas assim já poderia ser o 3º...

*

Duarte

• Investigador
  • 3265
  • Recebeu: 433 vez(es)
  • Enviou: 1638 vez(es)
  • +2510/-1081
« Responder #265 em: Fevereiro 01, 2013, 03:31:56 am »
Pensando bem, acho que o tal curso para jornalistas foi no CTOE...  :conf:
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #266 em: Fevereiro 01, 2013, 10:23:38 am »
Pensando bem, acho que o tal curso para jornalistas foi no CTOE...  :conf:

Também houve um desses no CTSFA.
Faz sentido ao mesmo tempo que se "oferece" a valência também se faz divulgação!
Um abraço
Raphael

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23153
  • Recebeu: 4099 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2687/-4483
« Responder #267 em: Fevereiro 01, 2013, 11:14:22 am »
Mas há alguma unidade que não tenha dado esses cursos aos jornalistas? :lol:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #268 em: Março 05, 2013, 11:30:26 pm »
60º aniversário da Esquadra 103 - Caracois.

Os Asas de Carvide :lol:  :lol:

*

dc

• Investigador
  • 9798
  • Recebeu: 5005 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5353/-1055
« Responder #269 em: Março 30, 2013, 01:20:10 pm »
Boas caros foristas.

Depois de algum tempo ausente do fórum, houve um tema discutido neste tópico que me despertou a atenção relativo à perda do rasto da avioneta que entrou ilegalmente em território nacional. (Peço desculpas por estar a voltar atrás na discussão)
Em primeiro lugar lembro-me de ter sido feita uma comparação com a FAB devido ao uso por sua parte dos Super Tucanos, relativamente a isto, apenas tenho a dizer q os Super Tucanos devem o seu sucesso na missão de intersecção maioritariamente aos EMB-145 AEW ou R99, visto serem estes que na realidade seguem o rasto das aeronaves (devido ao facto de os super tucanos não possuirem radar pelo menos que eu saiba), assim sendo sem aeronaves AEW não seria viável o uso deste tipo de aeronave apesar de ser o ideal para este tipo de situações. Relativamente ao uso de helicopteros para essa função, para um apanhar uma avioneta, haveria apenas duas possibilidades a meu ver de ser bem sucedida a intersecção; na primeira seria necessário o uso de um heli extremamente rápido, como um Linx (que ninguém se lembrou, e eu sei que são poucos os que temos, mas serve de exemplo) ou algum tipo de héli de ataque, de preferência que pudesse ser equipado com misseis ar-ar (Stinger ou até Sidewinder como os usados por AH-1Z Viper); outra forma seria se fosse possivel prever a rota do avião suspeito de modo a que o heli fosse de encontro ao mesmo.
 A forma mais viável, do meu ponto de vista, para ajudar nestas situações seria a aquisição mais do que justificada de aeronaves AEW&C, e, desculpem a expressão, não me venham com tretas de que são aeronaves muito caras até porque o que não falta são opções, novas ou em segunda-mão, deste tipo de aeronaves por aí à venda. O meio que executaria a intersecção propriamente dita seria dependente dos casos.

Uma coisa que acho estranho ninguém se ter lembrado é no caso de os "infractores" utilizarem um helicoptero em vez de uma avioneta, aí é que a tarefa de intersecção por parte de um F-16 seria realmente complicada.

Para terminar, com esta conversa toda lembrei-me de uma coisa chamada de V-22 Osprey  c34x

Cumprimentos e desculpem pelo post longo.