Boas caros foristas.
Depois de algum tempo ausente do fórum, houve um tema discutido neste tópico que me despertou a atenção relativo à perda do rasto da avioneta que entrou ilegalmente em território nacional. (Peço desculpas por estar a voltar atrás na discussão)
Em primeiro lugar lembro-me de ter sido feita uma comparação com a FAB devido ao uso por sua parte dos Super Tucanos, relativamente a isto, apenas tenho a dizer q os Super Tucanos devem o seu sucesso na missão de intersecção maioritariamente aos EMB-145 AEW ou R99, visto serem estes que na realidade seguem o rasto das aeronaves (devido ao facto de os super tucanos não possuirem radar pelo menos que eu saiba), assim sendo sem aeronaves AEW não seria viável o uso deste tipo de aeronave apesar de ser o ideal para este tipo de situações. Relativamente ao uso de helicopteros para essa função, para um apanhar uma avioneta, haveria apenas duas possibilidades a meu ver de ser bem sucedida a intersecção; na primeira seria necessário o uso de um heli extremamente rápido, como um Linx (que ninguém se lembrou, e eu sei que são poucos os que temos, mas serve de exemplo) ou algum tipo de héli de ataque, de preferência que pudesse ser equipado com misseis ar-ar (Stinger ou até Sidewinder como os usados por AH-1Z Viper); outra forma seria se fosse possivel prever a rota do avião suspeito de modo a que o heli fosse de encontro ao mesmo.
A forma mais viável, do meu ponto de vista, para ajudar nestas situações seria a aquisição mais do que justificada de aeronaves AEW&C, e, desculpem a expressão, não me venham com tretas de que são aeronaves muito caras até porque o que não falta são opções, novas ou em segunda-mão, deste tipo de aeronaves por aí à venda. O meio que executaria a intersecção propriamente dita seria dependente dos casos.
Uma coisa que acho estranho ninguém se ter lembrado é no caso de os "infractores" utilizarem um helicoptero em vez de uma avioneta, aí é que a tarefa de intersecção por parte de um F-16 seria realmente complicada.
Para terminar, com esta conversa toda lembrei-me de uma coisa chamada de V-22 Osprey
Cumprimentos e desculpem pelo post longo.