Notícias da FAP

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #225 em: Dezembro 04, 2012, 10:45:58 pm »
Citação de: "miguelbud"
Mas Portugal nao tem 12 EH101? incluindo 4 CSAR?

Sim tem, eu disse que acho possivel colocar-se dois EH101 de alerta, estava a alertar para o facto de se manter so um mas com mais essa missao muito diferente.

Citar
Em relaçao aos allouttes, teriam velocidade suficiente para interceptar a aeronave? Deacordo com o que o porta voz da FAP disse, essas aeronaves atingem no maximo os 120 nós, um allouette atinge isso como velocidade maxima (fonte wikipedia  :mrgreen: . Mas realmente aparece o Alouette III com um atirador.
 

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HSMW

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Re: Notícias da FAP
« Responder #226 em: Dezembro 04, 2012, 11:09:20 pm »
Essa do helicóptero é que não me convence...
Se é uma aeronave para estar baseada em Monte Real terá de ser rápida o suficiente para fazer intercepções em qualquer ponto do país, caso contrario teriam de estar distribuídas pelo território.
http://www.passarodeferro.com/2012/12/c ... cecao.html
Senão mudem a legislação e abatam os traficantes ou deixem-nos sossegados...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #227 em: Dezembro 04, 2012, 11:28:08 pm »
Citação de: "HSMW"
Essa do helicóptero é que não me convence...
Se é uma aeronave para estar baseada em Monte Real terá de ser rápida o suficiente para fazer intercepções em qualquer ponto do país, caso contrario teriam de estar distribuídas pelo território.

Era uma hipotese para uma aeronave que consegue voar mais devagar do que o F-16, e parar em qualquer lugar, a minha ideia nunca foi colocar os helicopteros em Monte Real para fazer intercepçoes em qualquer ponto do pais, eu colocava-os em Beja como resposta para estes casos, de pequenos avioes que vem do norte de Africa, nunca para ir ver o que se passa em Viana do Castelo.

Citar
http://www.passarodeferro.com/2012/12/consideracoes-sobre-uma-intercecao.html
Senão mudem a legislação e abatam os traficantes ou deixem-nos sossegados...

Bom blog HSMW, como ves nesse artigo, as vezes os F-16 nao perdem os alvos e forçam-nos a aterrar, desta vez nao conseguiram, a Policia tambem nao apanha todos os criminosos, todos os dias  :twisted:  :mrgreen: , ja estou a ver o piloto a falar a policia: "Sr Agente, enganei-me, em vez de carregar no botao para falar, carreguei no botao para disparar :lol: nem me apercebi foi que aquilo largou 100 muniçoes de 20mm :mrgreen:  :mrgreen: .
 

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nelson38899

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Re: Notícias da FAP
« Responder #228 em: Dezembro 04, 2012, 11:31:06 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "HSMW"
Citação de: "Crypter"
P.s. - Desculpem a ultima parte  :lol:
Mas uma aeronave menor tipo STucano ou de asa rotativa teria autonomia e/ou capacidade de reacção para uma situação deste tipo a esta distância da base?

Se tem para o Brasil, porque não terá para aqui!

Desconheço a capacidade do Super Tucado ou da organizaçao de defesa aerea no Brasil, mas sendo o Brasil um pais tao grande, se o Super Tucano funciona la, tambem devera funcionar ca.

Mas se na teoria parece correcto, na pratica ha outras condicionantes, deveria a Força Aerea criar uma esquadra nova para isso? Numa altura em que se fazem cortes no orçamento, e no efectivo das Forças Armadas, parece-me dificil fazer isso. A Força Aerea possui uma esquadra de avioes "parecidos", que e a esquadra 101 com o aviao Epsilon, mas esses avioes nao estao armados, e estao colocados na Base Aerea de Sintra, deveria-se entao substituir os Epsilon por Super Tucanos? Deveriam continuar em Sintra ou serem transferidos oara outro local? Base Aerea de Beja por exemplo. So uma ideia.

Mas como disse anteriormente, um aviao mais lento ja nao perderia tao facilmente a avioneta, mas nao a pode abater, continuo a achar que o ideal seria um helicoptero.

e porque não substituir os alpha jet por supertucanos!

velocidades de dois brinquedos que se poderia usar

Velocidade do Predador : 580 km/h.

Velocidade do Super Tucano : 590 km/h.
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Agostinho da Silva
 

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militar03

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Re: Notícias da FAP
« Responder #229 em: Dezembro 04, 2012, 11:49:42 pm »
de ressalvar que penso que os allote a nível de autonomia e mesmo para fazer missões nocturnas estão muitos limitados
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #230 em: Dezembro 05, 2012, 12:08:17 am »
Citação de: "militar03"
de ressalvar que penso que os allote a nível de autonomia e mesmo para fazer missões nocturnas estão muitos limitados

Pois e verdade, os Alouette nao tem capacidade de voo nocturno. Risca da lista. la foi o meu plano por agua abaixo  :lol: .
 

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miguelbud

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Re: Notícias da FAP
« Responder #231 em: Dezembro 05, 2012, 09:14:29 am »
Obrigado pela resposta lightning, o vídeo é bastante elucidativo. Ao minuto 4:14 aparece um T-38 com pintura camuflado, pensava que os nossos sempre foram brancos.
 

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raphael

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Re: Notícias da FAP
« Responder #232 em: Dezembro 05, 2012, 10:40:56 am »
Citação de: "miguelbud"
Obrigado pela resposta lightning, o vídeo é bastante elucidativo. Ao minuto 4:14 aparece um T-38 com pintura camuflado, pensava que os nossos sempre foram brancos.

O T-38 é a versão de treino do F-5, nós só tivemos T-38 e sempre foram todos brancos, como aeronave de instrução que era. O que aparece no video é efetivamente um F-5 marroquino filmado a partir de um F-16 nacional.
Um abraço
Raphael
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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #233 em: Dezembro 05, 2012, 05:37:33 pm »
Citação de: "Rvsantinho"
Boa Tarde a Todos

Tenho uma Pergunta relativamente a Aeronave que desapareçeu sem deixar rasto.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61

Como é porssivel desapareçer a aeronave se os F-16 tiveram contacto visual com a aeronave e contacto radar?
e se seria possivel nesta missão empregar o P-3 Cup com as novas capacidade de vigilância para poder assim preseguir a rota de tal aeronave?

Obrigado desde ja pelas respostas
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #234 em: Dezembro 12, 2012, 10:11:54 pm »
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Força Aérea participa em ação de emergência radiológica

A Força Aérea participou, entre os dias 4 e 6 de dezembro, na 1ª edição do Curso de Emergências Radiológicas, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que teve como objetivo dar a conhecer os documentos operacionais normativos e facilitar a interligação entre as equipas operacionais que intervêm no terreno, em caso de emergências radiológicas.

Após uma primeira fase, teórica e prática, que decorreu na sede da ANPC - Carnaxide - o Centro de Treino e Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA) organizou um exercício na Base Aérea Nº6 (BA6) - Montijo - que permitiu testar as capacidades de resposta das Equipas de Descontaminação Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (NRBQ), face a um cenário de acidente rodoviário com carga radioativa, que originou multivítimas contaminadas.

Esta ação permitiu aprofundar conhecimentos e trocar experiências, através da formação e da observação de diferentes procedimentos e abordagens num cenário de emergência radioativa.

Para além das equipas da Força Aérea, constituídas por um formador, um formando, um observador de Defesa NRBQ do CTSFA, e por uma Equipa de Descontaminação NRBQ, composta por elementos da Equipa de Alerta NRBQ da Força Aérea, o curso contou com a participação de elementos do Exército, Marinha, Guarda Nacional Republicana (GNR), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Polícia Judiciária (PJ), Polícia de Segurança Pública (PSP), Direção Geral de Saúde (DGS), Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), Estrutura Operacional da ANPC, Sistema de Informações e Segurança (SIS), Escola Nacional de Bombeiros (ENB), e de diversos Regimentos e Corpos de Bombeiros de todo o país.

http://www.emfa.pt/www/noticia-214-forc ... adiologica

 

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HSMW

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Re: Notícias da FAP
« Responder #235 em: Dezembro 21, 2012, 12:14:50 pm »
Problemas técnicos adiam entrada em funcionamento do radar de defesa aérea da Madeira

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea afirmou hoje que problemas técnicos e de construção civil adiaram a entrada em funcionamento do radar de defesa aérea, instalado no Pico do Areeiro, na Madeira, prevista para outubro último.

"Nós temos que ligar um sinal daqui para o continente e surgiram alguns problemas de carácter técnico. Estamos a fazer tudo o que podemos para os resolver, em colaboração com o fabricante, com o Estado-Maior General, com o Ministério da Defesa, mas, efectivamente, ainda não temos uma resposta concreta para dizer em que data é que vai acontecer", disse o general José Pinheiro, no Porto Santo, onde hoje presidiu à cerimónia comemorativa do terceiro aniversário do aeródromo de manobra n.º3.

Segundo o general, a esta situação há a somar "problemas na infraestrutura", resultado do mau tempo sentido na região.

"Estão em causa problemas de carácter técnico e, neste momento também, problemas de caráter de construção civil, de alguns danos que a infraestrutura sofreu", explicou.

A defesa do espaço aéreo português, da responsabilidade da Força Aérea Portuguesa, é atualmente constituída por três estações radares no terreno localizados no Continente - Paços de Ferreira, Montejunto e Foia (Algarve).

A infraestrutura da Madeira, designada no futuro por estação radar n.º 4, onde já trabalham 14 militares, tem um raio de cobertura de cerca de 250 milhas náuticas, aproximadamente 400 quilómetros.

Segundo a Força Aérea, "este tipo de equipamento são os olhos que permitem a realização das missões de defesa aérea no espaço de cobertura do radar".

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea adiantou que gostaria que no próximo ano o radar estivesse operacional, garantindo que não é por falta de verbas que os problemas não são resolvidos.

"O problema técnico está a ser mais difícil do que gostaríamos. (...) Não é uma questão de dinheiro, é, neste momento, uma questão técnica. Foram adquiridos mais uns equipamentos que esperamos que agora vão resolver o problema", afiançou, esclarecendo que se têm realizado testes, mas ainda não foi atingida a fiabilidade desejada.

Questionado se com a entrada em funcionamento do radar se mantém o destacamento para o Porto de Santo de duas aeronaves F-16, o general respondeu: "Quando entrar em funcionamento, veremos em que condições é que teremos de cumprir a missão".

"Neste momento, o aeroporto de Porto Santo tem limitações e os F-16 não podem operar a partir do aeroporto do Porto Santo. Enquanto o aeroporto mantiver as limitações, nós garantiremos a soberania do espaço aéreo nacional com as condições que temos e a partir do continente, dos Açores, da Madeira se for necessário mas terá que ser a partir do Funchal se for entendido que seja critico, mas aqui do Porto Santo enquanto houver as limitações que temos na pista não podemos operar com aviões de caça",acrescentou. (DN.M)

http://defesanacionalpt.blogspot.pt/201 ... da-em.html
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #236 em: Dezembro 29, 2012, 09:35:00 pm »
Elemento da Força Aérea ferido em operação de resgate

Recuperador-salvador estava a salvar passageiro de um pesqueiro que sofrera uma fratura da clavícula

(video)
http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13772963/1
 

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nelson38899

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Re: Notícias da FAP
« Responder #237 em: Janeiro 01, 2013, 10:31:30 am »
Citar
Governo quer atribuir funções de polícia à Força Aérea

Proposta de lei cria a Autoridade Aeronáutica de Defesa Nacional para garantir autoridade do Estado no espaço estratégico e com funções de regulação, inspeção e supervisão. Este é um dos destaques da primeira página de hoje do DN.
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Agostinho da Silva
 

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chaimites

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Re: Notícias da FAP
« Responder #238 em: Janeiro 01, 2013, 01:07:56 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citar
Governo quer atribuir funções de polícia à Força Aérea

Proposta de lei cria a Autoridade Aeronáutica de Defesa Nacional para garantir autoridade do Estado no espaço estratégico e com funções de regulação, inspeção e supervisão. Este é um dos destaques da primeira página de hoje do DN.

A poposta de lei:

http://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c3246795a5868774d546f334e7a67774c325276593342734c576c756156684a5358526c65433977634777784d54677457456c4a4c6d527659773d3d&fich=ppl118-XII.doc&Inline=true
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #239 em: Janeiro 02, 2013, 06:34:07 pm »
Citação de: "chaimites"
Citação de: "nelson38899"
Citar
Governo quer atribuir funções de polícia à Força Aérea

Proposta de lei cria a Autoridade Aeronáutica de Defesa Nacional para garantir autoridade do Estado no espaço estratégico e com funções de regulação, inspeção e supervisão. Este é um dos destaques da primeira página de hoje do DN.

A poposta de lei:

http://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c3246795a5868774d546f334e7a67774c325276593342734c576c756156684a5358526c65433977634777784d54677457456c4a4c6d527659773d3d&fich=ppl118-XII.doc&Inline=true

Muito bem, estive a ler o artigo e no fundo é "oficializar" o que a Força Aérea já tem vindo a fazer em termos de policiamento aéreo, legalmente, a Força Aérea, como ramo das Forças Armadas, tem um serviço de policiamento aéreo para defesa do espaço aereo contra ameaças militares, por isso é que quando os F-16 apanharam a avioeta suspeita disseram que ela não era uma ameaça, muita gente criticou essa afirmação pois podia trazer droga, etc, mas a afirmação está correcta, de acordo com as responsabilidades da Força Aérea, a avioneta não era uma ameaça nem aos F-16, nem a nenhuma base aerea ou outra instalação, logo não estava a ameaçar a Força Aérea, mas do ponto de vista polical já é outra história, logo esta legislação vem ao encontro dessa necessidade, de o policiamento aéreo não ser só para interceptar aeronaves militares que ponham em causa o dominio do espaço aéreo, mas também (como já tem sido feito), de quaisquer outras aeronaves suspeitas de actividades ilicitas, o que esta legislação também permite é uma melhor coordenação entre a Força Aérea (ou melhor, a AADN :mrgreen: ).