Notícias da FAP

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Alvalade

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Re: Notícias da FAP
« Responder #300 em: Janeiro 28, 2014, 10:11:49 am »
 

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Alvalade

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Re: Notícias da FAP
« Responder #301 em: Fevereiro 12, 2014, 11:23:22 pm »
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Exercise “Hot Blade 14” in Extensive Preparation

During the second half of July 2014, the Ovar Air Base in northern Portugal will host the third sequel of the successful series of Hot Blade exercises, powered by the Helicopter Exercise Programme (HEP).

The Main Planning Conference (15-17 January in Ovar) proved an increased interest in participation in Hot Blade 14 by the HEP member states.  A total of 30 helicopters, four fast jets, three transport aircraft and one Intelligence, Surveillance and Reconnaissance platform have been committed by Austria, Belgium, Germany, Netherlands, Portugal, Sweden and United Kingdom. Moreover, beside the participation of Portuguese ground forces, which have supported the  last two Hot Blade exercises, Netherlands, Germany and United Kingdom are intending to send more than 450 troops to be part of the joint missions. Due to such a high number of ground troops participating, an integrated mission planning process will be introduced for the first time to enable seamless coordination and integration of the ground forces into the individual scenarios for the benefit of common exercise success.
As in the last year, the crews will be supervised and supported by the experienced mentors – instructors/graduates from the European Helicopter Tactics Instructor Course, which will be executed in March and May this year for the second time. In total the several hundred sorties and almost 1000 flying hours planned, promise a continuation of the unique multinational helicopter training opportunity provided by the Helicopter Exercise Programme.

http://www.eda.europa.eu/info-hub/news/ ... reparation
 

Parece que esta ano vai haver novidades
 

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nelson38899

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Re: Notícias da FAP
« Responder #302 em: Fevereiro 13, 2014, 12:19:11 pm »
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Um grupo de pilotos da Força Aérea queixa-se de não voar há mais de dois anos, quando atualmente a capacidade operacional está no limite, mas a instituição aponta constrangimentos financeiros e orçamentais para justificar esta decisão.

Em finais de dezembro passado, o chefe de Estado-Maior da Força Aérea, José Pinheiro, alertou que a capacidade operacional estava próxima do limite com a saída de pilotos militares para a aviação comercial, onde os salários são mais atrativos, contudo, um grupo de pilotos denunciou à agência Lusa que não estão a ser aproveitados operacionalmente, nem a voar por treino, quando o Estado já gastou «muito dinheiro» na sua formação.

«A FAP gastou uma fortuna com a minha formação e abdicou de mim há mais de dois anos para a função pela qual fui contratado. Tenho mais dois anos de contrato e não vou voar rigorosamente nada até o fim desse tempo. Estou a exercer atualmente um cargo administrativo», revelou um dos pilotos, de um grupo de tenentes-aviadores que fez parte de uma esquadra de aeronaves Aviocar entretanto desativada.

Os pilotos contactados pela Lusa pediram para não serem reveladas as suas identidades, para evitar violar o sigilo militar.

Estes profissionais advertem também que, para a quantidade de missões da Força Aérea, «não há pilotos suficientes», já que em algumas aeronaves são necessários dois, acusando a instituição de «discriminação e de má-fé» por não recorrer aos serviços que podiam desempenhar.

Apesar de, enquanto pilotos militares, serem regidos por um Código de Justiça Militar e por um Regulamento de Disciplina Militar «severos», o grupo de pilotos, cujas idades rondam os 30 anos, não escondeu a sua indignação, depois de assistir à preocupação anunciada pelo general José Pinheiro.

A Força Aérea Portuguesa, questionada pela Lusa quanto à denúncia do grupo, admitiu que há «efetivamente pilotos com menor experiência que não têm horas de voo atribuídas, pelo que a saída de pilotos experientes cria uma situação deficitária e de difícil gestão».

«Os constrangimentos financeiros e orçamentais do país motivaram uma redução do regime de esforço da atividade aérea da Força Aérea [horas de voo], com significativo impacto na instrução e treino dos seus novos pilotos», explica a Força Aérea, numa resposta enviada à Lusa.

De acordo com um dos pilotos, a Força Aérea Portuguesa só aceita a sua desvinculação caso este pague «uma indemnização milionária», tendo a instituição começado por pedir 213 mil euros e, um ano depois, baixar o valor para 47 mil euros para o deixar sair.

Segundo o testemunho de um outro piloto do grupo, também colocado num gabinete da instituição militar, e que há dois anos se encontra sem voar, tem também de pagar do seu bolso cerca de 10.000 euros em escolas de aviação civis para conseguir manter as licenças de piloto válidas, já que a lei obriga a um mínimo de horas anuais de voo.

«Num contrato de seis anos, em que a FAP gastou muito dinheiro na minha formação, apenas exerci as minhas funções durante ano e meio. Ainda me restam mais dois anos de contrato e os valores indemnizatórios requeridos por esta instituição, para que possa rescindir o contrato e continuar a minha carreira como piloto de aviões, são, no mínimo, ridículos», denunciou.

Desta forma, depois de vários pedidos de esclarecimentos às chefias militares, sem repostas satisfatórias, o grupo de pilotos decidiu levar o caso para contencioso.

«A esquadra de aviocares em que voávamos foi abatida, pelo que precisávamos de nova formação para continuar a voar numa outra aeronave e a Força Aérea alega que não compensava que continuassemos a fazê-lo. Além de que, por termos um contrato curto, alegam que não temos potencial», sublinhou um dos pilotos.

http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/forca-aerea-pilotos-voar-tvi24/1537066-4071.html
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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nelson38899

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Re: Notícias da FAP
« Responder #303 em: Fevereiro 14, 2014, 07:03:41 pm »
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Portugal avalia envio de avião C-130 e de 30 militares para República Centro-Africana
Publicado hoje às 17:49
O Governo está a avaliar o envio de um C-130 e de cerca de 30 militares da Força Aérea Portuguesa para a missão da União Europeia na República Centro-Africana, disse à Lusa fonte oficial.
O envio do Hércules C-130 e de cerca de 30 militares da Força Aérea, entre tripulação e equipa de manutenção, «está em avaliação», disse à Lusa fonte do ministério da Defesa Nacional.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia decidiram esta semana enviar uma missão militar EUFOR - a força de reação rápida constituída no âmbito da Política de Segurança e Defesa Comum - para a República Centro Africana, mas a sua dimensão e composição ainda não está definida.
O envio de meios portugueses, que terá de ser aprovado em Conselho Superior de Defesa Nacional, dependerá também das necessidades que forem definidas no âmbito da missão militar europeia.
O país mergulhou no caos desde que em março de 2013 a coligação Séléka, de maioria muçulmana, derrubou o governo do país maioritariamente cristão, desencadeando uma espiral de violência sectária, que já causou milhares de mortos e centenas de milhares de deslocados.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou no fim de janeiro uma resolução que autoriza a intervenção de forças militares europeias na República Centro-Africana.
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=3687378&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
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Alvalade

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Re: Notícias da FAP
« Responder #304 em: Fevereiro 14, 2014, 07:20:15 pm »
Se queremos ser vistos como parceiros, temos que ajudar quando é preciso.    :G-Ok:
 

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mafets

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Re: Notícias da FAP
« Responder #305 em: Fevereiro 16, 2014, 11:00:50 am »
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=717188&tm=8&layout=122&visual=61
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Aviação portuguesa não consegue renovar tripulações

Armando Seixas Ferreira/Pedro Boa-Alma

15 Fev, 2014, 21:40 / atualizado em 15 Fev, 2014, 21:53

Os cortes orçamentais e a saída de pilotos para a Aviação Civil estão a provocar consequências graves na renovação das tripulações da Força Aérea. Em algumas esquadras o ramo foi obrigado a reduzir as horas de voo para cerca de metade.

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Alvalade

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Re: Notícias da FAP
« Responder #306 em: Fevereiro 16, 2014, 12:04:22 pm »
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A Força Aérea Portuguesa

14.02.2014 18:13

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea discute os principais desafios do mais jovem ramo das Forças Armadas
A Força Aérea Portuguesa é o ramo mais jovem da estrutura militar portuguesa, completando 62 anos. Combateu nas campanhas de África, entre 1961 e 1974, tornou-se um membro experiente da Aliança Atlântica e, nos últimos quinze anos, tem desempenhado muitas missões internacionais, sob o chapéu da Aliança, da União Europeia, da ONU e de laços bilaterais ou multilaterais com aliados.

Essas tarefas foram variadas, e de riscos diferentes, desde patrulhas de combate aéreo e escolta no Kosovo à proteção de forças terrestres em Timor, desde a defesa do espaço da Islândia e das Repúblicas bálticas, até ao transporte tático no Afeganistão, desde a patrulha antissubmarino no Atlântico e no Adriático até à luta contra a pirataria e o crime organizado, no sul da Europa, no Norte de África e no Índico. Para além disso, a FAP tem a missão principal, proteger o espaço aero naval português e desempenhar tarefas de apoio à população, incluindo transporte médico, resgate de emergência e combate a calamidades.

Esta semana no Sociedade das Nações, o general José Pinheiro, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, discute os principais desafios da FAP.  O CEMFA analisa ainda as capacidades de atuação e as valências do mais jovem ramo das Forças Armadas nacionais.

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/sociedadedasnacoes/2014/02/14/a-forca-aerea-portuguesa
 

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Crypter

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Re: Notícias da FAP
« Responder #307 em: Fevereiro 16, 2014, 01:06:59 pm »
Eu vi a entrevista e ainda me deu para dar um sorrisozinho maldoso..

O CEMFA engasgou-se um bocadinho quando o jornalista lhe questionou sobre as características do AMRAAM  :twisted:

Mas prontos, conseguiu sair bem dessa pergunta malandreca.
 

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Alvalade

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Re: Notícias da FAP
« Responder #308 em: Fevereiro 17, 2014, 07:25:09 pm »
 

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Lusitano89

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Re: Notícias da FAP
« Responder #309 em: Fevereiro 22, 2014, 05:02:58 pm »
 

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Lusitano89

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Re: Notícias da FAP
« Responder #310 em: Março 03, 2014, 12:50:33 pm »
 

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jurista

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Re: Notícias da FAP
« Responder #312 em: Março 19, 2014, 11:09:59 am »
Uruguai pretende comprar dois Aviocar a Portugal
Depois de ter pago 13 milhões de euros por duas fragatas em 2008, o Governo do Uruguai está agora interessado em ficar com duas aeronaves Aviocar portuguesas, equipadas para vigilância marítima e fora de serviço desde dezembro de 2011.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/uruguai-pretend ... z2wPE43ThP
O Ministério da Defesa está atualmente a negociar a venda de dois Aviocar ao Governo do Uruguai, sabe o Expresso.

Trata-se de dois aparelhos do modelo C-212-300 equipados para vigilância marítima, que chegaram a estar incluídos no concurso público internacional lançado pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, em setembro do ano passado, mas que em novembro foram retirados.

Estes dois Aviocar chegaram à Força Aérea em 1994, estando equipados com um radar de nariz, entre outros aparelhos sofisticados que permitem controlar navios e detetar e analisar casos de poluição, entre outras atividades ilícitas.

O Aviocar foi oficialmente retirado de serviço a 6 de dezembro de 2011, numa cerimónia presidida na Base Aérea n.º 6, no Montijo, pelo ministro da Defesa, durante a qual louvou o "espírito de serviço", bem como "o talento e a eficácia" dos militares que durante 37 anos operaram as aeronaves ao serviço da esquadra 401, "Cientistas", seja em missões de busca e salvamento, seja na fiscalização das atividades de pesca.

 

Fragatas com desconto

A concretizar-se o negócio, será a segunda vez que o Uruguai compra material militar a Portugal. Com efeito, em 2008 pagou 13 milhões de euros por duas fragatas da classe "João Belo" (menos de metade do valor previsto de 30 milhões de euros), cuja última tranche, no valor de 2,25 milhões de euros, terá sido paga no ano passado.

Atualmente, a Força Aérea do Uruguai tem uma frota de três Aviocar, construídos em 1981. Segundo o seu site oficial, estas aeronaves cumprem missões de transporte de civis e militares, bem como de mantimentos e equipamento, para a base científica permanente que este país da América do Sul tem, desde dezembro de 1984, na Ilha do Rei Jorge (Shetland do Sul), conhecida como "Base Artigas".

Segundo a Airbus Defense and Space, em dezembro de 2013 estavam a voar, em todo mundo, 267 Aviocar. A Indonésia, com 83 aparelhos, liderava o ranking dos países com maior número de Aviocar operacionais, logo seguida pelos Estados Unidos (40) e pela Espanha (25).


http://expresso.sapo.pt/conheca-os-34-a ... da=f860839
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Alvalade

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Re: Notícias da FAP
« Responder #313 em: Março 20, 2014, 05:59:32 pm »
Por acaso quanto saiu a noticia da venda das Aviocar, pensei logo que o principal interessado seria o Uruguai .
 

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Lightning

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Re: Notícias da FAP
« Responder #314 em: Março 28, 2014, 12:38:01 am »
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Conselho Superior de Defesa aprova novas missões no exterior e reforço no Mali

O Conselho Superior de Defesa Nacional deu ontem parecer favorável a três novas missões militares no exterior, nomeadamente na Lituânia e na República Centro-Africana, e ao reforço da missão de treino no Mali.


"O Conselho deu parecer favorável à proposta do Governo sobre o empenhamento de destacamentos das Forças Armadas em missões no exterior do território nacional em 2014", afirmou o major-general Goulão de Melo, ao ler o comunicado final do CSDN, órgão consultivo do Presidente da República, que esteve reunido durante cerca de duas horas no Palácio de Belém.

Relativamente às novas missões, o Conselho deu o parecer favorável à de policiamento do espaço aéreo da Lituânia, no âmbito da OTAN (NATO na sigla em inglês). Nessa missão, que irá decorrer durante quero meses, estarão envolvidos seis F16 e um efetivo de 70 militares.

Na República Centro-Africana, a missão de apoio realizada no âmbito da União Europeia terá apenas a duração de um mês e irá envolver uma aeronave C-130 e 47 militares. Os meios ficarão estacionados em Libreville, no Gabão.

No âmbito das Nações Unidas, irá realizar-se uma missão de apoio às operações de segurança para neutralização das armas químicas na Síria, com o emprego de uma aeronave P3C e um efetivo de 22 milhares, no Mediterrâneo.

O Conselho Superior de Defesa Nacional deu também parecer favorável ao reforço de cinco militares na missão de treino da União Europeia no Mali e à redução de 60 militares na missão da OTAN no Afeganistão.

Atualmente, no Mali está um oficial da Força Aérea em Bamako e seis militares portugueses - atiradores especiais - em missão de treino e formação dos militares malianos em Koulikoro.

Na semana passada, o ministro da Defesa adiantou que, no âmbito do reforço de meios na missão do Mali, seriam enviados um oficial para o quartel-general da operação e uma equipa de treino de controladores aéreos.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/pai ... ktabs_13=0