É mais ou menos o mesmo que estar a discutir-se a compra de um utilitário e vir um artista dizer "mas o Ferrari do meu pai anda mais" ou "o camião do meu tio leva mais carga".
Qual é a utilidade do argumento? 
Mas vocês fãs do ST é que dizem que ele carrega mais armas que um helicóptero.

E até consegues um UH-60 a carregar 16 Hellfire, portanto.
Já o repeti várias vezes antes: pilotos com curso Tactical/Weapons Instructor. Muitos dos estudos e relatórios são produzidos por eles.
Obviamente que não são eles que decidem o que fica na LPM ou não e o que se compra ou não e os estudos e relatórios são valorizados ou ignorados conforme quem decide quer.
Só por curiosidade, alguns desses estudos e relatórios, incluem o uso de bombas de queda livre guiadas, para a função ASuW contra navios, ao invés de recorrer a mísseis, como os burros dos outros países?

Eu não disse que as limitações de peso se aplicavam apenas aos helis. O que pretendi dizer é que helis levarem mais armamento que o ST não é uma ciência exacta e depende de vários factores e já agora, também do heli de que estejamos a falar.
De resto volto a repetir: segundo avaliação de pilotos de caças e helis com curso Tactical/Weapons Instructor, turboprop é melhor que helis armados para os cenários das nossas forças no Sahel.
Também já o disse acima, que o ST ao contrário do que se vem aqui a dizer, não é uma aeronave dedicada a uma única missão, dado que pode fazer instrução e QRA/vigilância de fronteiras para slow movers.
Se o vão fazer? Não sei. O EH101 tbm pode fazer tudo e mais alguma coisa e ficou quase só a fazer SAR.
Os hélis (se não tivermos a falar de um héli ligeiro), conseguem levar em média mais armamento que o ST. Numa configuração relativamente básica, um UH-60, consegue levar sem grande problema 4 Hellfire de um lado, e uma metralhadora pesada/canhão ou foguetes do outro (isto nas versões com 2 suportes para armas). O ST para se comparar a esta configuração, terá de levar 4 Paveway, 4 Maverick ou 2 de cada, e não tem acesso aos rockets, podendo claro abdicar de 2 dos anteriores, para ter 2 pods de rockets. Na configuração "máxima" de cada uma das aeronaves (UH-60/ST), não incluindo portanto depósitos de combustível, o UH-60 também pode levar mais, se tivessem os 4 suportes para armas (como na versão AH-60 e outras). Acrescentando que o UH-60 poderia ainda ter a sonda de abastecimento.
Com isto dito, uma plataforma não só pode levar mais armamento, como pode aterrar em praticamente qualquer lado, pode executar muito mais missões dentro deste TO, como permitia ter só um modelo de aeronave destacada nesse TO (dando um exemplo, 4 UH-60 em vez de 2 UH-60 e 2 ST). Não podendo claro ignorar que, ao contrário do ST, que como aeronave de combate tem zero utilidade em TOs mais complexos (ou mesmo em TOs similares, em que não haja condições/infraestrutura da qual possam operar), uns helicópteros podem ser usados em TOs diversos.
O estudos e relatórios feitos, tiveram isto em conta sequer? Ou ficou convenientemente de fora? Esses estudos feitos, foram só para a missão em África, ou fazem estudos para mais alguma coisa? Se fazem, sobre o quê e a que conclusões chegam? Concluíram que JDAM é melhor que Harpoon para atacar alvos navais?
Bom, sabemos que os franceses, os próprios, dizem que é o meio mais adequado para uma operação COIN naquela região. No entanto, eles, como são mais pobres que nós, escolheram não adquirir uma aeronave deste género, desenrascando-se com helicópteros, e deixando esta responsabilidade, de adquirir aeronaves COIN, para terceiros.
Entretanto, se quem é contra esta aquisição, o é por ser produto Embraer, como é que ninguém que se tem demonstrado contra, propôs o AT-6 ou o AT-802U? Será porque odeiam o ST, ou será que consideram que não faz qualquer sentido para um país como o nosso, estar a desperdiçar recursos financeiros e humanos, para não só adquirir aeronaves para esse fim, como para ter que treinar pilotos de combate para uma missão e uma aeronave cujas "capacidades combativas" não são úteis em mais lado nenhum, quando era preferível ter estes pilotos treinados para missões de combate, que se reflitam em TOs mais variados?