Substituição dos Alpha-jet

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nelson38899

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #900 em: Março 30, 2021, 02:08:12 pm »
Esqueçam os Tiger Australianos, nunca atingiram a IOC, com constantes problemas de fumo tóxico no cockpit, entre outros.

Quanto aos AH-1Z e UH-1Y, seriam uma boa hipótese, para operar no futuro LPD/LHD, no entanto, os números que irão para o AMARG serão, de 24 unidades de cada, sendo que já deve haver muitos na fila para os comprar.

Agora, COMO É QUE NÃO HÁ DINHEIRO PARA COMPRAR 6 HELIS DE EVACUAÇÃO, E DE REPENTE HÁ PARA SUPER TUCANOS, VINDOS DA EMBRAER?

Alguém explica ?

Nós também só precisamos de 6 Viper e 6/8 Venom (óbvio que 8 a 10 de cada era o ideal, mas sem devaneios). Mas é pela urgência nos presentes TOs, e pela grande procura que eles terão, que era bom o MDN fazer movimentações nesse sentido ASAP, antes de andar com esta conversa de STs.

Até agora não há explicação para a compra dos STs. É dinheiro que aparentemente surge do nada, e que nunca houve para outros programas mais urgentes.

Mas é via Embraer ou é via Sierra Nevada?

Essa informação em concreto não se sabe. Mas nem sequer fazia sentido ser via Sierra Nevada, já que nós temos ligações com a Embraer e não com esses.

Vocês sonham...

ST estacionados em Beja a fazer QRA, contra avionetas?...

O caro nelson defende a sua compra porque é material Embraer, não é ?

Por acaso eu sou mais Airbus França do que Embraer!

Mas tendo em conta a falha que temos hoje na nossa fronteira a sul, seria um otimo avião!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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tenente

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #901 em: Março 30, 2021, 02:29:03 pm »
Esqueçam os Tiger Australianos, nunca atingiram a IOC, com constantes problemas de fumo tóxico no cockpit, entre outros.

Quanto aos AH-1Z e UH-1Y, seriam uma boa hipótese, para operar no futuro LPD/LHD, no entanto, os números que irão para o AMARG serão, de 24 unidades de cada, sendo que já deve haver muitos na fila para os comprar.

Agora, COMO É QUE NÃO HÁ DINHEIRO PARA COMPRAR 6 HELIS DE EVACUAÇÃO, E DE REPENTE HÁ PARA SUPER TUCANOS, VINDOS DA EMBRAER?

Alguém explica ?

Nós também só precisamos de 6 Viper e 6/8 Venom (óbvio que 8 a 10 de cada era o ideal, mas sem devaneios). Mas é pela urgência nos presentes TOs, e pela grande procura que eles terão, que era bom o MDN fazer movimentações nesse sentido ASAP, antes de andar com esta conversa de STs.

Até agora não há explicação para a compra dos STs. É dinheiro que aparentemente surge do nada, e que nunca houve para outros programas mais urgentes.

Mas é via Embraer ou é via Sierra Nevada?

Essa informação em concreto não se sabe. Mas nem sequer fazia sentido ser via Sierra Nevada, já que nós temos ligações com a Embraer e não com esses.

Vocês sonham...

ST estacionados em Beja a fazer QRA, contra avionetas?...

O caro nelson defende a sua compra porque é material Embraer, não é ?

Por acaso eu sou mais Airbus França do que Embraer!

Mas tendo em conta a falha que temos hoje na nossa fronteira a sul, seria um otimo avião!

Nada que um par de 169/139 não conseguissem fazer.
Se fossemos usar os ST para QRA, tinhamos na mesma que ter um par de helis para transportar as FT para a intervenção terrestre, assim que as aeronaves aterrassem, ou estou enganado ??? ::)

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #902 em: Março 30, 2021, 02:32:09 pm »
Algumas coisas que tenho ouvido nos últimos dias, sendo rumores:


1 - "O Emb-314 Super Tucano, a vir, será pela mão da Embraer e não via FMS da Sierra Nevada";

2 - A notícia ter vindo publicada num site francês não é obviamente inocente; há pressão brasileira para anunciar brevemente a aquisição de forma oficial, pois haverá um acordo tácito com o Governo para a aquisição destas aeronaves "desde as visitas efectuadas ao constructor entre 2019 e 2020";

3 - A intenção será adquirir 10 aparelhos, em torno de 8 a 10M€ por célula, alguns mais dotados para "missões de apoio aéreo próximo com carácter expedicionário", outros mais dedicados a instrução avançada (o que, a ser verdade, será extremamente confuso dada a habitual rotação de células dentro da própria Esquadra);

4 - Para helicóptero de evacuação as preferências residirão na Leonardo, sendo a dúvida entre o AW139M e o AW169M.

« Última modificação: Março 30, 2021, 02:33:32 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #903 em: Março 30, 2021, 02:40:07 pm »
CAE E LEONARDO EM PARCERIA PARA ESCOLA DE TREINO AVANÇADO DE PILOTOS EM ITÁLIA [M2246 - 34/2021]

terça-feira, 30 de março de 2021

Citar
A Leonardo e a CAE (Canadian Aviation Electronics) anunciaram em comunicado de imprensa, ontem 29 de Março de 2021, a criação de uma joint venture designada Leonardo CAE Advanced Jet Training Srl, para apoiar as operações da International Flight Training School (“IFTS”) em Itália. A joint venture fornecerá serviços de suporte ao treino, incluindo manutenção completa e operação das aeronaves M-346 e sistemas de treino no solo, bem como a operação das instalações na base da IFTS.

A IFTS, uma parceria única entre a Força Aérea Italiana (ItAF) e a Leonardo, foi criada para fornecer uma introdução abrangente ao treino de pilotos de caça para a Força Aérea Italiana e clientes estrangeiros. O programa de treino avançado da IFTS, baseado na Fase IV do syllabus da Força Aérea Italiana, pode contar com o sistema de treino no solo do M-346, incluindo o simulador avançado de missão completo, desenvolvido em conjunto pela Leonardo e a CAE.

A IFTS está atualmente localizada na 61ª Ala - Galatina (Região da Apúlia, Sul de Itália) Base da Força Aérea Italiana e será relocalizada, a partir de 2022, na Base da Força Aérea Italiana em Decimomannu (Sardenha) onde uma cerimónia de inauguração foi realizada em Dezembro de 2020, para iniciar formalmente a construção de um moderno campus de treino de voo.

“O nosso compromisso em fornecer aos clientes da IFTS a melhor capacidade de treino da classe é ainda demonstrado pela escolha da CAE como nosso parceiro na IFTS. A joint venture representa a estrutura ideal, para alavancar ainda mais a nossa colaboração bem-sucedida no sistema de treino no solo do M-346, ao mesmo tempo que nos garante a agilidade e a flexibilidade para atender aos desafiadores e personalizados requisitos dos clientes ”, disse o diretor administrativo da Leonardo Aircraft Division, Marco Zoff. “A Leonardo, a CAE e a excelência de renome mundial da Força Aérea Italiana, garantirão treino avançado de alto nível para as forças aéreas modernas, a um custo reduzido, a fim de satisfazer uma procura crescente no treino avançado de voo.”

A parceria industrial entre a Leonardo e a CAE na forma de joint venture irá gerir e conduzir as operações do dia-a-dia da IFTS. A IFTS irá operar uma frota de 22 caças a jato avançados M-346, uma aeronave que apresenta uma gama de capacidades de treino integradas, permitindo extenso treino real, virtual e construtivo. A instrução será ministrada por pilotos do quadro da Força Aérea Italiana em serviço ativo e ex-pilotos instrutores militares internacionais altamente experientes.

“A CAE e a Leonardo têm um relacionamento industrial de longa data e temos o prazer de investir juntamente com a Leonardo e a Força Aérea Italiana, nesta parceria público-privada inovadora, para operar a Escola de Treino de Voo Internacional”, disse Marc-Olivier Sabourin, vice-presidente e gestor geral da  Defense & Security International, CAE. “A parceria entre a Leonardo e a CAE apoiará o Sistema de Treino Integrado M-346, que é um elemento central de um programa de treino de caças (LIFT) moderno e inovador, para pilotos da próxima geração.”

A instalação de uma escola de treino avançado de pilotos na Base Aérea nº11 em Beja, é um projeto antigo em Portugal, sendo a CAE uma dos parceiros alegadamente em negociações com o Estado Português nos últimos anos. Com a concretização desta parceria da CAE com a Leonardo em Itália, não fica claro a influência que tal possa ter relativamente ao projeto português, que alegadamente poderá passar também por aeronaves A-29 Super Tucano com outros parceiros.

Desde o phase-out da frota Alpha Jet, que realizava o treino avançado de pilotos na Força Aérea Portuguesa, que os pilotos de caça portugueses vêm realizando esta fase de instrução nos EUA.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #904 em: Março 30, 2021, 02:46:25 pm »
Algumas coisas que tenho ouvido nos últimos dias, sendo rumores:


1 - "O Emb-314 Super Tucano, a vir, será pela mão da Embraer e não via FMS da Sierra Nevada";

2 - A notícia ter vindo publicada num site francês não é obviamente inocente; há pressão brasileira para anunciar brevemente a aquisição de forma oficial, pois haverá um acordo tácito com o Governo para a aquisição destas aeronaves "desde as visitas efectuadas ao constructor entre 2019 e 2020";

3 - A intenção será adquirir 10 aparelhos, em torno de 8 a 10M€ por célula, alguns mais dotados para "missões de apoio aéreo próximo com carácter expedicionário", outros mais dedicados a instrução avançada (o que, a ser verdade, será extremamente confuso dada a habitual rotação de células dentro da própria Esquadra);

4 - Para helicóptero de evacuação as preferências residirão na Leonardo, sendo a dúvida entre o AW139M e o AW169M.



O ponto dois esclarece tudo. É negociata. Relembro que a visita de 2020 à Embraer, foi na altura em que se procurava substituto do Bérrio, e o MDN em vez de ir a Inglaterra ver (e eventualmente negociar) o Wave, foi ao Brasil. Agora vemos o resultado dessa visita, e que para umas coisas há dinheiro, para outras não.

O ponto 3 faz lembrar o caso dos Merlin. Como só alguns são "militarizados", limita muito a disponibilidade de emprego para missões de cariz militar.

Ponto 4, a preferência deveria ser obviamente o 139, mas se o orçamento actual se mantiver, nem para 4 dá... A não ser que atirem de uma vez por todas pela janela os orçamentos da LPM, e se ajuste o dinheiro às necessidades reais.
 

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LM

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #905 em: Março 30, 2021, 03:08:48 pm »
De facto, salvo o factor orçamento, o AW139M é muito melhor que o AW169M para as nossas necessidades.

Interessante que o MH-139 Grey Wolf "(...) should be able to hit a 135-knot cruise speed and fly for at least 3 hours — and a minimum distance of 225 nautical miles — without needing to be refueled. Like the UH-1N Huey before it, the Grey Wolf will be able to carry nine fully loaded troops(...)". Já no site da Leonardo referem, para o AW139M, "Up to 15 (in light order)"... parece haver bastante diferença, ou entre os modelos ou entre "fully loaded" e "light order"... se ficarmos com o AW169M ainda pior.   

« Última modificação: Março 30, 2021, 03:31:43 pm por LM »
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #906 em: Março 30, 2021, 03:14:03 pm »
Algumas coisas que tenho ouvido nos últimos dias, sendo rumores:


1 - "O Emb-314 Super Tucano, a vir, será pela mão da Embraer e não via FMS da Sierra Nevada";

2 - A notícia ter vindo publicada num site francês não é obviamente inocente; há pressão brasileira para anunciar brevemente a aquisição de forma oficial, pois haverá um acordo tácito com o Governo para a aquisição destas aeronaves "desde as visitas efectuadas ao constructor entre 2019 e 2020";

3 - A intenção será adquirir 10 aparelhos, em torno de 8 a 10M€ por célula, alguns mais dotados para "missões de apoio aéreo próximo com carácter expedicionário", outros mais dedicados a instrução avançada (o que, a ser verdade, será extremamente confuso dada a habitual rotação de células dentro da própria Esquadra);

4 - Para helicóptero de evacuação as preferências residirão na Leonardo, sendo a dúvida entre o AW139M e o AW169M.

A SkyTech tambem vai operar os ST

Citar
Portugal poderia escolher o Embraer Super Tucano, ou o Leonardo M-346. Também é possível que os dois tipos sejam introduzidos para abranger mais fases de treinamento: o Super Tucano para as fases II e III e o M-346 para a fase IV mais avançada (Lead-in Fighter Training – LIFT). As duas aeronaves foram recentemente incluídas no site da SkyTech, com a qual o projeto será provavelmente contratado.

É possível que a FAP só venha a ter os de ataque.
 

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mafets

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #907 em: Março 30, 2021, 03:18:05 pm »
Se vai avançar ou não, só os senhores do poder é que sabem. E como por cá reina a confidencialidade, só se sabe das coisas quando já é tarde demais.

Não reina. E eu que sou um mero analista nas horas vagas, vou recebendo. E não sou só eu (aliás, esse pensamento arcaico que as F.A. são um túmulo e que o poder político não deixa escapar nada, são apenas rumores... ;)

Mas não deixa de ser caricato o timing da conversa do ST, como se viesse na consequência da (expectável) vitória do M-346 para a escola privada.

Dc, PPP's foram uma desgraça para o país. E isto é uma ppp para a defesa em que não faço ideia quanto iriamos pagar. Nada contra o 346 tudo contra as ppp's. E se é certo que os negócios de defesa, são o que são, em termos lesivos para o país os submarinos são uma brincadeira por exemplo, ao pé das ppp's das autoestradas. E toda aquela historia de vir a empresa e bancar os aviões e quiçá as obras de ajuste na base, em Portugal, na minha opinião e face ao passado é lenha para nos queimarmos. Uma coisa era nós adquirirmos, outra é estes meandros com muita gente à mistura. Se, e repito, se os ST forem nossos e adquiridos por nós, prefiro ST.  ;)

Depois há outra questão, nas chefias dos ramos e do MDN, ninguém se decide. Uns falam no ST para treino, outros da escola privada, e quem paga estes devaneios é o contribuinte, e no fim, vamos ver que se vai gastar dinheiro na escola privada, mais o dinheiro que se gastou nos ST.

Tendo em conta que o aparelho executa ambas as missões não me parece ser o pior em termos de opção. Até pelas razões que falei anteriormente. Agora, tendo em conta os desentendimentos sobre os helis, e a confusão que reina na marinha, parece-me que existem questões mais complicadas e que não envolvem apenas um ramo. A escola internacional, menos mal, até porque os outros não são como Portugal em questão de contas. Agora, o problema é vir uma empresa privada com os 346, e pagar o contribuinte um preço que se calhar dava para o tal Porta-aviões com ala aérea (mesmo a Skytech, não sei)..  :mrgreen: :mrgreen:
Quanto ao preço dos ST, ontem ou anteontem coloquei aqui uma notícia com o preço pago pelos Afegãos para apenas meia dúzia, de cerca de 174 milhões de dólares. É certo que serão numa versão totalmente de combate, mas não deixa de ser algo caro. Para nós, serão em maior número, logo o valor poderá rondar os 200 milhões de euros. Mas o problema nem é o preço, é que neste último ano, não se arranjou 1/4 desse valor para comprar o Wave, nem se arranjou uns 8 milhõezitos para as duas Marlin...
Não deixo de te dar razão, até porque são questões que aqui debatemos. Agora, neste momento a FAP tem os caracóis nas secretárias, não tem helis entre as 7 e 10 t, como disse o NVF e muito bem, e tem o CEMGFA a afirma na AR que não existem helis para venda. Concluindo, a Leonardo ainda os teria de fabricar e quiçá desenvolver algo ou mesmo a pedido do burgo, ST em se calhar 2 ou menos anos tens na FAP pois está desenvolvido e a Embraer envolvida no país, quer pela OGMA mas também por Évora. As Marlin, e para não ser mauzinho (  :mrgreen: ), resumindo-me aos factos, já ouvi que foi culpa da Marinha, estes afirmam que foi do fabricante. Wave, tens novamente a ideia peregrina de querer fabricar cá, ou seja temos de projectar, desenvolver e executar. Sim são negócios, mas existem piores (A400, Ec, NAVPOL e LFC, por exemplo) :-P

Não me importava que fossem feitas mais aquisições destas, desde que bem pensadas, sem burocracias à mistura e a preços justos. Mas cheira-me que é uma vez sem exemplo, porque é Embraer, se fosse de outra empresa "não há dinheiro".

Pois, mas estamos em Portugal. Se verificares, no Afeganistão andamos à boleia, na RCA já vamos no terceiro ou quarta veículo diferente, já vamos de SCAR e mesmo sem helis a coisa tem corrido bem a ponto de quererem maior envolvimento tanto no Mali como na própria RCA. Agora Moçambique, e existem aspetos que não podem ser inocentes como escrevia o CJ. Ou seja, temos uma serie de coisas a acontecer ao mesmo tempo, e mesmo defendendo o C130J, os helis, isto já para não falar do tanto que existe para fazer na Marinha. Agora, compreendo a decisão até porque esta "Escola" sempre me trouxe muitas duvidas, outras matérias são mais complexas (porque complicamos é verdade, quando afirmamos em AR que não existem helis para venda) e no geral, os negócios de defesa ao pé das tretas das PPP's e afins, mesmo os que correm mal, com negociatas e luvas, acabam melhor que as Auto-Estradas ou Barragens, salvo os casos em que como o NH90, pagamos e ficamos sem o material. Por isso, não seria a minha primeira opção mas aceito. Aliás, por mim, juntava o útil ao agradável e ia buscar os AMX.  :mrgreen:

Cumprimentos

P.S. 1 -Ainda à um par de horas perguntava se a tal escola vinha.

P.S. 2 - O que reforça a possível aquisição dos ST é o facto da Skytech tanto operar um como outro. Não me faz é grande sentido só termos a versão de Ataque e não a versão de instrução. Aliás, no inicio tínhamos os Alpha nas duas missões. A parte do negócio vamos ver...

P.S. 3 - A ideia dos Merlin CSAR era sobretudo operar do tal Navpol. Independentemente disso, o estado dos mesmo tem a ver com 3 pontos: Falta de guito, falta de tripulações e crónicos problemas de manutenção. Mesmo que se resolva um, não estou a ver de rajada resolver-se os outros dois.
« Última modificação: Março 30, 2021, 03:32:00 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #908 em: Março 30, 2021, 03:41:32 pm »
O secretismo depende do tema e da "vontade" de alguém partilhar a informação. Nunca vemos uma fonte oficial a esclarecer o que quer que seja, e é a isto que me refiro.

Eu não estou a analisar a questão do ST vs M-346 por si só, mas sim que poderemos vir a ter uma certa redundância tendo a FAP os ST para treino, e ainda andar a pagar à dita empresa privada (seja em simultâneo, ou posteriormente). Em vez disso acho que se deviam decidir logo, até porque o tempo que a 103 esteve parada, dava muito bem para seleccionar um substituto do A-Jet. Mas só o tempo dirá, se a formação ficará limitada aos ST, ou se vamos ver um duplo investimento tanto com os ST e a escola privada.

Depois existe outro factor alarmante, é que mesmo assumindo que se arruma a questão da escola privada, será sempre necessário um maior número de STs, pois 8 a 10 não chegam para formação em Portugal e combate nos diversos TOs. Talvez 16 a 18, divididos entre versão de combate e versão de treino.

E o ST não resolve o outro problema que se faz sentir na RCA e Mali, os helicópteros, e os actuais 53 milhões não dão para nada de jeito (novo). Mas vamos ver no que isto dá. Ainda acho que, em vez de um acordo às 3 pancadas, deveria ter-se analisado as várias opções (porque as há). Nós não devemos nada à Embraer, e depois de eles nos cobrarem pelos KC quase o mesmo que pagaríamos pelos A-400, ainda menos. Não coloco em causa a qualidade da aeronave, mas sim a qualidade do negócio que poderá ser o ST.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #909 em: Março 30, 2021, 04:11:07 pm »
1- Muitas vezes nem as fontes oficiais sabem.  :mrgreen:

2- Não me admiro nada que paguemos aos dois. Aliás, o que não faltam são juristas e advogados da FP e pagas aos mesmos e aos escritórios de advogados, quando queres um parecer jurídico. Por cá, é como ambos dizemos: Só o tempo o dirá.  :-P

3- Se vierem 12, ora com 53% disponibilidade FAP ficamos com 7 a 8 na melhor das hipóteses. 4 para a RCA 4 para a formação (aliás, se não estou em erro nos últimos tempos dos 6 ou 5 alpha voavam 3). Agora, com os 12 temos negócio com a Skytech, de certeza. :mrgreen:

4-  Completamente de acordo. Só que na RCA andam a desenrascar com os Mi17 que lá vão voando ao contrário dos Mi24, que passam mais tempo no solo que a voar. É de Minimi, Scar e afins penduradas na porta é certo, mas isso já está treinado nos Koalhões cá do sítio. :mrgreen:

5 - Pessoalmente acho que, independentemente dos fundos públicos e privados devemos dar primazia às empresas que cá investem. Evidente que não é apenas a Embraer, outras existem, bem como da própria Embraer outros modelos. Sempre disse que preferia dentro da mesma área de actuação o C130J, quanto muito comprando 2 KC a Embraer. Mais tarde logo se via. Escolhia da Embraer o ERJ para substituir o Falcon, e ia buscar os AMX b, que a FAB não vai modernizar, executava cá o upgrade para t com apoio da Embraer e voila. O ST só numa outra situação, possivelmente quando os Epsilon "flipassem".  Aliás, até em vez de 6 amx b comprava 12 e como aquilo tem capacidade de ataque, era como o regresso dos Fiat's a Africa.  :mrgreen:

Cumprimentos
« Última modificação: Março 30, 2021, 04:17:17 pm por mafets »
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #910 em: Março 30, 2021, 04:12:37 pm »

O ponto dois esclarece tudo. É negociata. Relembro que a visita de 2020 à Embraer, foi na altura em que se procurava substituto do Bérrio, e o MDN em vez de ir a Inglaterra ver (e eventualmente negociar) o Wave, foi ao Brasil. Agora vemos o resultado dessa visita, e que para umas coisas há dinheiro, para outras não.


Citar
III - Atividades
Atividade
Embaixador da União Europeia na Índia (de 01.12.2011 até 30.06.2015) e no Brasil (de 01.07.2015 até 14.10.2018)

https://www.parlamento.pt/RegistoInteresses/Paginas/RegistoInteressesMG.aspx?BID=2581&data=2019-10-25
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #911 em: Março 30, 2021, 07:06:09 pm »

O ponto dois esclarece tudo. É negociata. Relembro que a visita de 2020 à Embraer, foi na altura em que se procurava substituto do Bérrio, e o MDN em vez de ir a Inglaterra ver (e eventualmente negociar) o Wave, foi ao Brasil. Agora vemos o resultado dessa visita, e que para umas coisas há dinheiro, para outras não.


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III - Atividades
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https://www.parlamento.pt/RegistoInteresses/Paginas/RegistoInteressesMG.aspx?BID=2581&data=2019-10-25

São tudo coincidências, e nós não passamos todos de uns más-línguas e irresponsáveis por falarmos (e criticarmos) aqui abertamente as capacidades das nossas Forças Armadas. ::)
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« Responder #912 em: Março 30, 2021, 07:08:26 pm »
Algumas coisas que tenho ouvido nos últimos dias, sendo rumores:


1 - "O Emb-314 Super Tucano, a vir, será pela mão da Embraer e não via FMS da Sierra Nevada";

2 - A notícia ter vindo publicada num site francês não é obviamente inocente; há pressão brasileira para anunciar brevemente a aquisição de forma oficial, pois haverá um acordo tácito com o Governo para a aquisição destas aeronaves "desde as visitas efectuadas ao constructor entre 2019 e 2020";

3 - A intenção será adquirir 10 aparelhos, em torno de 8 a 10M€ por célula, alguns mais dotados para "missões de apoio aéreo próximo com carácter expedicionário", outros mais dedicados a instrução avançada (o que, a ser verdade, será extremamente confuso dada a habitual rotação de células dentro da própria Esquadra);

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CG, e achas que serão os 314, ou ainda vamos apanhar com células dos 312, é que por esse preço........




http://www.ogma.pt/index.php?page=tucano_pt

Abraços
« Última modificação: Março 30, 2021, 07:11:32 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #913 em: Março 30, 2021, 07:40:00 pm »
Ao contrário dos helis, o supertucano tem capacidade de bombardear e manter-se mais horas sobre o local de combate que um F16, além de ser mais barato.

Por isso acho que a FAP ao adquirir este avião está de parabéns.

A lei em Portugal é diferente da do Brasil. Acha que algum piloto quer ir a tribunal acusado de assassínio? Eu acho que não.
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #914 em: Março 30, 2021, 07:46:16 pm »
ST estacionados em Beja a fazer QRA, contra avionetas?...

O caro nelson defende a sua compra porque é material Embraer, não é ?

Os traficantes já aprenderam, eles não precisam de tentar entrar ilegalmente e andar a fugir à Força Aérea.
(Esse tipo de coisas até acabou, ou pelo menos deixou de chegar às notícias)

Podem entrar como qualquer voo privado de um endinheirado, como não há controlo policial nos aeródromos... É canja, podem vir carregados até ao tecto, aquele avião apanhado no Brasil é que teve azar ter uma avaria, senão era mais um cheio de droga a entrar cá LEGALMENTE.
https://sicnoticias.pt/pais/2021-02-20-Aerodromos-portugueses-nao-tem-controlo-policial-e-aduaneiro-que-permita-controlar-o-trafico-de-droga
« Última modificação: Março 30, 2021, 07:51:11 pm por Lightning »
 
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