
provavelmente seria preferível um bimotor, e não só nesse modelo de acft, também por exemplo, nas ESQ de caça, ou não ??
mas se calhar é melhor um monomotor, assim tipo AW119 que serve muito bem para nós, sempre é melhor, mais seguro e baratinho. 
No nosso caso, a escolha de caças serem bimotor ou monomotor já não depende de nós. Até à 4ª geração ainda se poderia debater, agora na quinta, ou vais de F-35 ou ficas preso na quarta geração com caças que, entre 2030/40 ficarão obsoletos/sem continuidade. A não ser claro que se sonhe com F-22, ou com o projecto japonês, ou se espere por novidades do FCAS ou Tempest.

Quanto à questão em debate, muitos UAVs podem desempenhar ISTAR, eliminando a necessidade de uma aeronave dedicada. Por outro lado, se fosse para ter uma aeronave destas, para um fim específico, deveria-se tentar aproveitar a plataforma para outras funções (AEW, EW, SIGINT, COMINT, ELING, ISTAR...), de forma a rentabilizar a nova linha logística criada.
Mas esta é uma conversa que se poderia ter noutro tópico dedicado, por exemplo o tópico das aeronaves AEW, alterando o título, de modo a incluir ISTAR e outras missões.