Alpha-Jet, última missão de tiro ar-solo.
http://www.passarodeferro.com/2017/11/alpha-jet-ultimos-cartuchos-m1935-722017.html
Mais uma esquadra "simbólica" disbanded... Adeus à 103...
A grande base de Beja, vai ficar ainda maior, operando só 5 P-3 e 5 Alouette ...
Estamos mesmo nos mínimos e "nobody cares" a não ser nós aqui no fórum....

Os Alouette também saem de palco dentro de instantes, utilizando linguagem televisiva.
Com o infeliz fechar de portas da Base Aérea do Montijo (e então agora depois do país ter vencido o troféu para melhor destino turístico do mundo é que não haverá qualquer esperança sequer de duplo uso da base), a reestruturação da FAP levará a muitas mexidas: se a 751 e a EHM forem para Sintra, o que tenho ouvido é que a 101 regressa a Beja, o que é um pouco estranho já que a formação inicial estava assim toda concentrada, e bem, na BA1.
Com a chegada dos novos helicópteros para a Esq. 552, não é líquido que os mesmos sigam para a BA11; há rumores dentro do EMFA que Sintra seria o destino de modo a concentrar toda a componente de asa rotativa das Forças Armadas (já que a UALE é uma miragem...

), até por os 3 modelos de aparelhos pertencerem ao mesmo fabricante e isso facilitar um pouco mais a logística.
A Esquadra 601 permanecerá para já em Beja, se bem que se fale de novo em Ovar, embora isso possa ser feito via destacamentos como acontece com os da 751 na Madeira e Açores. As aeronaves de carga passarão, ao que tudo indica, para Tancos, muito embora pessoalmente tenha dúvidas que a ex-BA3 consiga absorver 4 C-130, 5 ou 6 KC-390, e 8 a 9 C-295M. E,
se assim for, Beja ficaria quase às moscas. Com aquele espaço todo não sei até que ponto é que as esquadras de transporte não ficariam melhor na BA11, mas é só a minha opinião.
Monte Real fica com as esquadras de F-16 e a Ota com o CFMTFA e, muito possivelmente, o CTSFA. Fazendo jus ao seu nome, Caracóis é que nem tão cedo...