Substituição dos Alpha-jet

  • 803 Respostas
  • 128238 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3210
  • Recebeu: 1964 vez(es)
  • Enviou: 1257 vez(es)
  • +1598/-175
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #285 em: Janeiro 21, 2018, 12:44:34 pm »
...virá para cá o M-346 (ou AMX) que é só com um motor,

Nada contra qualquer dessas aeronaves, só não sei se ainda se constroem AMX, ou vamos comprar usados ao Brasil ou Itália? Eles andam a vender?

Sempre se tem o M345 HET que é mono-motor.

É interessante, sem dúvida, e pelo que sei a FAP também já o observou de forma não-oficial.






É uma aeronave que em Itália vai substituir o MB-339 quer na função de treino, quer na patrulha acrobática Frecce Tricolori. É vastamente mais moderno em tudo no que diz respeito ao aparelho do qual originou, o SIAI-Marchetti S.211 (e ao próprio Alpha-Jet), monomotor mas com mais potência que os dois Larzac do A-Jet, mais lento - a velocidade máxima não ultrapassa os 800km/h -, e possui 4 estações para armamento ou combustível. É, como diz a própria Leonardo, um avião de treino low cost e daí a sigla HET (High Efficiency Trainer).

http://www.leonardocompany.com/en/-/m-345

Pessoalmente não desgosto do avião, se bem que o ache ligeiro demais para quem já teve T-33, T-38 e Alpha-Jet ao serviço. Porém é mais moderno, equipado com os mais recentes sistemas e cockpit, logo (embora assim desta forma pareça mal dizê-lo) seria melhor do que nada. A minha escolha obviamente seria o M-346FT, muito mais capaz, supersónico, e mais caro claro.  ;D
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 6208
  • Recebeu: 1414 vez(es)
  • Enviou: 680 vez(es)
  • +1121/-260
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #286 em: Janeiro 21, 2018, 02:09:08 pm »
Não querem uns Pampa III. Da maneira como a Argentina está por 20 milhões mais IVA dava para meia dúzia com todos os contratos assinados (ainda jogavamos com o facto de a TAP estar a negociar a ligação directa para Buenos Aires)  ;D :jok:









http://www.aereo.jor.br/2017/07/05/fadea-apresenta-primeiro-ia-63-pampa-iii-para-forca-aerea-da-argentina/

Cumprimentos  :P ;)



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 330
  • Recebeu: 79 vez(es)
  • Enviou: 109 vez(es)
  • +14/-10
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #287 em: Janeiro 21, 2018, 02:20:13 pm »
com um avião novo e decente como M345 HET se calhar já conseguíamos convencer outras Forças Aéreas a treinar cá os seus pilotos...
e rentabilizávamos mais os aviões, o conhecimento existente e a a base aérea de Beja, que é excelente para dar instrução...
agora é só preciso os Generais da Força Aérea meterem-se ao caminho e convencer os políticos com determinação...
porque o plano é mais do que razoável!...
« Última modificação: Janeiro 21, 2018, 02:48:14 pm por jpthiran »
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4297
  • Recebeu: 294 vez(es)
  • Enviou: 287 vez(es)
  • +56/-26
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #288 em: Janeiro 21, 2018, 04:00:51 pm »
...virá para cá o M-346 (ou AMX) que é só com um motor,

Nada contra qualquer dessas aeronaves, só não sei se ainda se constroem AMX, ou vamos comprar usados ao Brasil ou Itália? Eles andam a vender?

Sempre se tem o M345 HET que é mono-motor.

onde posso ver essa informação da FAP!

Pelo que vi a unica empresa que anda a tentar vender a Portugal aviões de treino é a Embraer com o seu super tucano!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1616
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 1458 vez(es)
  • +128/-18
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #289 em: Janeiro 21, 2018, 04:09:04 pm »
...virá para cá o M-346 (ou AMX) que é só com um motor,

Nada contra qualquer dessas aeronaves, só não sei se ainda se constroem AMX, ou vamos comprar usados ao Brasil ou Itália? Eles andam a vender?

Sempre se tem o M345 HET que é mono-motor.

onde posso ver essa informação da FAP!

Pelo que vi a unica empresa que anda a tentar vender a Portugal aviões de treino é a Embraer com o seu super tucano!

Pois, mas pelo que sei um super tucano custa quase 15 milhões e esse é o preço aproximado do M345 HET. Qual dos dois acham mais adequado para formação de pilotos de F16 (quem sabe um dia F35 ou outro de 5ª geração)?
 nx2l1
 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1046
  • Recebeu: 258 vez(es)
  • Enviou: 78 vez(es)
  • +32/-5
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #290 em: Janeiro 21, 2018, 05:14:34 pm »
AMX? Daqui a nada estamos a falar de reativar os Fiats .
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #291 em: Janeiro 25, 2018, 11:25:06 am »
Então a ver se entendo... a opinião geral é que é mais uma valência que morreu, certo? Mais uma capacidade "interna" morta e enterrada?
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3210
  • Recebeu: 1964 vez(es)
  • Enviou: 1257 vez(es)
  • +1598/-175
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #292 em: Janeiro 25, 2018, 12:15:59 pm »
Então a ver se entendo... a opinião geral é que é mais uma valência que morreu, certo? Mais uma capacidade "interna" morta e enterrada?

Para já sim, e o "já" implica optimismo no futuro que não sei até que ponto irá corresponder à realidade. Mas neste momento sim, é uma escola, uma valência, um know-how que desaparecerá ou pelo menos ficará adormecido durante uns tempos.
« Última modificação: Janeiro 25, 2018, 12:17:48 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #293 em: Janeiro 25, 2018, 12:18:17 pm »
Então a ver se entendo... a opinião geral é que é mais uma valência que morreu, certo? Mais uma capacidade "interna" morta e enterrada?

Para já sim.

E perdendo a "escola" não torna qualquer tipo de reactivação futura ainda mais difícil? as nossas forças armadas possuem muito "conhecimento vivo" que irá ser certamente desbaratado e se tornará praticamente irrecuperável ...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8421
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1155 vez(es)
  • +138/-46
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #294 em: Janeiro 25, 2018, 04:19:30 pm »
Atenção que a FAP planeia continuar a ter pilotos instrutores, temos nos EUA e no Brasil pelo menos um, com a desactivação da esquadra 103 talvez isso aumente.

Sempre é um nucleo de instrutores que se um dia quisermos dar essa formação em Portugal basta mandar regressar esses homens.
 

*

Barlovento

  • Membro
  • *
  • 284
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 61 vez(es)
  • +108/-14
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #295 em: Janeiro 26, 2018, 12:58:48 pm »
Parece ser que se ha decidido a partir de ahora formar a los pilotos de caza en EUA
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1333
  • Recebeu: 243 vez(es)
  • Enviou: 204 vez(es)
  • +41/-4
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #296 em: Janeiro 26, 2018, 04:22:17 pm »
Parece ser que se ha decidido a partir de ahora formar a los pilotos de caza en EUA

Tem resultado, numa escala reduzida, até à data e provavelmente não custa um milhão de euros por homem como em Portugal...
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4297
  • Recebeu: 294 vez(es)
  • Enviou: 287 vez(es)
  • +56/-26
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #297 em: Janeiro 29, 2018, 09:56:08 pm »
Parece ser que se ha decidido a partir de ahora formar a los pilotos de caza en EUA

Tem resultado, numa escala reduzida, até à data e provavelmente não custa um milhão de euros por homem como em Portugal...

Por essa ordem de ideias, que se fechem as universidades e se mandem os alunos para o estrangeiro, pois assim também não precisamos de pagar aos professores nem construir edificios.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1333
  • Recebeu: 243 vez(es)
  • Enviou: 204 vez(es)
  • +41/-4
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #298 em: Janeiro 30, 2018, 11:13:12 am »
Parece ser que se ha decidido a partir de ahora formar a los pilotos de caza en EUA

Tem resultado, numa escala reduzida, até à data e provavelmente não custa um milhão de euros por homem como em Portugal...

Por essa ordem de ideias, que se fechem as universidades e se mandem os alunos para o estrangeiro, pois assim também não precisamos de pagar aos professores nem construir edificios.

Podes sugerir fechar o que quiseres...mas ninguém falou em fechar a Academia da Força Aérea...que é o equivalente às universidades que referes, até porque na AFA os alunos Pilav continuar a voar em chipmunk...que chega para as necessidades até ao estágio de vôo.
A função do Alpha-Jet era para o treino avançado em aeronaves de reação...mas ok...Siga!

Não havendo de momento uma solução imediata para colmatar esta valência parece ser o cenário mais realista no imediato....
Porém as vagas nos EUA não são a pontapés...são limitadas e os EUA têm sempre prioridade, além de não sermos os únicos a aceder a esta "bolsa de formação" nos EUA...será sempre um número de vagas inferior ao que necessitamos.

Dois outros cenários se colocam:
 o aluguer em Leasing a determinadas firmas com aeronaves disponíveis para o efeito que implica uma alocação em Beja desses meios e custos acrescidos.
ou aquele que tantas vezes se falou no fórum, motivado pelo cada vez mais caro contrato dos KC, irmos buscar uma esquadra de supertucanos e reativar a 103, com tudo de novo o que isso implica, equipas de manutenção, simuladores, etc.

Como os custos atuais de LPM para a FAP é mais substituto de ALIII e depois a tarefa hercúlea dos incêndios e gestão dos meios aéreos destes...não vislumbro essa aquisição no curto espaço de tempo...a opção EUA é a que mais se aproxima do necessário para não termos os putos recém formados a voar baixinho em secretárias.

« Última modificação: Janeiro 30, 2018, 11:17:28 am por raphael »
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 16168
  • Recebeu: 1417 vez(es)
  • Enviou: 1322 vez(es)
  • +225/-230
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #299 em: Janeiro 30, 2018, 12:08:24 pm »
EUA, Brasil, etc...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

 

Governo entrega substituição do Aviocar à espanhola CASA

Iniciado por Maginot

Respostas: 10
Visualizações: 5675
Última mensagem Maio 06, 2005, 10:10:47 pm
por Luso
Aberto concurso para a substituição dos Aviocar

Iniciado por Ricardo Nunes

Respostas: 37
Visualizações: 14660
Última mensagem Dezembro 28, 2004, 09:13:27 pm
por JNSA
Substituição dos AlphaJet por um novo avião de treino?

Iniciado por Marauder

Respostas: 27
Visualizações: 12150
Última mensagem Setembro 21, 2006, 03:30:41 am
por p_shadow
Substituição dos Allouette III

Iniciado por JNSA

Respostas: 800
Visualizações: 168286
Última mensagem Abril 28, 2019, 05:37:08 pm
por dc
Programa de substituição do C-130

Iniciado por Boina_Verde

Respostas: 2063
Visualizações: 317160
Última mensagem Novembro 12, 2020, 09:02:25 am
por tenente