Esta do touro gostar de ser toureado, lembrou-me um padre entretanto já falecido, que dizia que o touro tinha sido posto na terra para beneficio dos homens e claro para ser toureado.
A ideia de que o touro é um animal nobre ou não, é criada pelos defensores da tourada.
Na realidade o touro, não passa da versão europeia do búfalo. Um grande ruminante selvagem que vive em manadas.
O touro investe, não porque seja nobre ou seja da realeza, mas porque está na sua natureza defender o território contra a presença de ameaças que ponham em causa a sua autoridade.
Este comportamento é típico de muitos outros animais do tipo. Chamar a isto «nobreza» é no minimo uma patetice de todo o tamanho.
Quanto à questão das protecções contra o animal, é evidente que elas não funcionam.
O touro reage na tourada, porque a dor lancinante provocada pelos ferros que se espetam, o leva a reagir da única forma que um animal ferido e em choque reage. Utilizando a única arma que tem contra o que vê pela frente.
Desculpem-me o que vou dizer a seguir, mas devo dize-lo:
Afirmar que o touro não sofre dor é a maior mentira, o maior disparate e a maior mistificação desta «estoria» das touradas.
Já se tentou há mais de 20 anos fazer touradas no Brasil, em que colocaram as protecções nos touros, pois foi a única forma de o governo brasileiro aceitar que as touradas fossem feitas.
Foi um FRACASSO, porque sem dor o touro não reage.
Sem dor todos os touros são mansos. Sem a terrível dor provocada pelo ferro, pura e simplesmente não há tourada.
Os ferros cravados nos touros, considerando a espessura da pele e o peso, correspondem a espetar agulhas de crochet nas costas de um homem adulto com 80Kg (1) .
É por isso que nenhum dos defensores da tourada quer aceitar a possibilidade das protecções para os animais.
Mas quando juntamos dois com dois, o argumento de que o touro não sente nada, cai completamente por terra e deixa os defensores da tourada sem qualquer argumento válido (isto se não quisermos ficar por argumentos patetas, como o de o touro nos dizer se gosta de ser toureado)
Cumprimentos
======================================
(1) Os adultos de 80kg defensores das touradas que aqui estiverem, acusem-se que eu ofereço as agulhas e ofereço-me para espeta-las, GARANTO QUE NÃO DOI NADA.