Touradas , nova ofensiva contra as tradiçoes nacionais

• 112 Respostas
  • 38688 Visualizações
*

DC 38

• 43
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Junho 25, 2008, 12:34:57 am »
As corridas de toiros já fazem parte da cutura portuguesa! Claro que a cutura não é uma coisa de 50 ou 100 anos, mas como já foi referido, a tradição da festa taurina remonta em Portugal desde o séc. XVI.
Claro que em Vila Real ou em Castelo Branco a cultura taurina (e tudo o resto associado...) não existe, mas se formos a Vila Franca de Xira, Santarém, Évora, Montemo-o-novo e até à Figueira da Foz, podemos ver como aquelas "gentes" vivem e vibram com a Festa taurina.

Não podemos ser radicais, uma das grandes vantagens da democracia!!! Vamos deixar as corridas para quem gosta, porque (felizmente) não são meia duzia, e quem não gosta não tem de ir.
A raça Brava, não acaba porque as corridas também não!!

Por último acrescento, que a maioria das pessoas não gosta simplesmente pelo sangue... mas a festa é muito mais do que isso, cheia de tradições e costumes que não devem ser perdidos, porque fazem parte da culura regional do nosso país.

E sim, nas festas populares, ainda hoje, mesmo que o animal não seja morto na arena, a carne ainda é comida na festa, como é o caso de Barrancos, Coruche, Moita, etc.

Viva os toiros, viva Portugal
"Sem a loucura que é o Homem, mais que a besta sadia cadáver adiado que procria..." F.Pessoa (in Mensagem)

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6543/-1406
(sem assunto)
« Responder #16 em: Junho 25, 2008, 12:46:17 am »
As corridas de toiros já fazem parte da cutura portuguesa! Claro que a cutura não é uma coisa de 50 ou 100 anos, mas como já foi referido, a tradição da festa taurina remonta em Portugal desde o séc. XVI.

Com que então século XVI...

Calculo que tenha encontrado alguma descrição de touradas dessa época não ?

Por último acrescento, que a maioria das pessoas não gosta simplesmente pelo sangue... mas a festa é muito mais do que isso, cheia de tradições e costumes que não devem ser perdidos, porque fazem parte da culura regional do nosso país.
Meu caro, o sangue é o que marca a Tourada e é o que a justifica.
Nenhuma tradição bárbara se pode justificar apenas porque sim.

Porque nesse caso também poderiamos voltar às antigas tradições de queimar as bruxas ou os homosexuais.
Afinal, se tradição é para se manter...

O tratamento dado aos animais numa praça, e o facto de se transformar a tortura num espectáculo é algo de indigno de uma sociedade civilizada.
Nenhuma tradição pode ser suficientemente forte para justificar a barbárie .

No entanto, não tenho realmente solução para a questão da sobrevivência da espécie. Sem touradas, a espécie está condenada a desaparecer, e até hoje ninguém conseguiu provar o contrário. É quase uma inevitabilidade matemática.

De qualquer forma, provavelmente é uma extinção anunciada, porque à medida que as sociedades vão evoluindo, espectáculos, ou «coisas» para ser mais correcto, como a tourada tendem a desaparecer.

Não é só por causa do sangue, é uma questão moral e uma questão de principios.
Os animais não foram feitos para que os homens se divirtam com a sua chacina e com o seu sofrimento.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Junho 25, 2008, 12:52:10 am »
Código: [Seleccione]
Porque nesse caso também poderiamos voltar às antigas tradições de queimar as bruxas ou os homosexuais.

:twisted:
Vá lá estou só no gozo
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---

*

pmdavila

• Perito
  • **
  • 366
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Junho 25, 2008, 08:39:40 am »
Citação de: "ricardonunes"
pmdavila, bolas que você percebe da "poda"  :wink: , se quer um bovino para carne, e sem gorduras, escolha um BBB  :!:

Isto é porque lhe falta comer carne dos Açores  :lol:
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"

*

legionario

• Investigador
  • 1747
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 435 vez(es)
  • +430/-7684
(sem assunto)
« Responder #19 em: Junho 25, 2008, 10:14:42 am »
As touradas sao crueis, é certo !  Vamos entao acabar com tudo o que é cruel ... mas por ordem de prioridades ! e a "corrida" nao me parece estar no topo da lista das prioridades.

Nao sou grande apreciador de touradas, mas aprecio ainda menos esta tendencia de "Pensée Unique" et de "politicamente correto", que nos asseptiza, nos branqueia e nos perfuma a todos por igual . Se nao houver diversidade nas coisas e nas pessoas,  se desaparecerem estas pequenas coisas que nos distinguem dos demais povos, como é que nos vamos reconhecer ?

Se podemos justificar a morte de animais pelas necessidades da nossa alimentaçao, tambem podemos justificar a morte do touro na arena, como necessidade da nossa identidade nacional.
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

DC 38

• 43
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Junho 25, 2008, 05:50:26 pm »
Caro Papatango,

é com gosto que (geralmente) o leio, mas desta vez não posso concordar consigo!!!

Primeiro

Citação de: "papatango"
a tradição da festa taurina remonta em Portugal desde o séc. XVI.

Com que então século XVI...

Calculo que tenha encontrado alguma descrição de touradas dessa época não ?

a referência ao séc. XVI, não é de touradas, mas sim "festa taurina", pois caso não saiba, as corridas de toiros, não são mais do que uma evolução das festas populares com toiros.

Segundo-
Não é o sangue que faz encher as praças, de Portugal, Espanha ou França, mas sim TODO um conjunto de situações e tradições que caracterizam a FESTA.

A interacção dos cavalos com os toiros, o bailado dos bandarilheiros, a coragens dos forcados são alguns dos exemplos que posso apontar, da razão das praças estarem cheias (e não o sangue!!!).
Inflizmente para que tudo isto aconteça, o toiro tem de ser picado, tem que ganhar força, tem de "mostrar o que vale". Digo infelizmente, pois se fosse possível tudo acontecer sem bandarilhas, estou certo que assim seria.

Um dia que tenha oportunidade convido-o a assistir à FESTA. Não vá ao Campo Pequeno, mas vá à Festa do Colete Encarnado, em Vila Franca de Xira ou às Festas da Moita ou ainda à Feira da Luz, em Montemor o Novo, onde poderá viver um pouco do que é uma das tradições populares, mais enraizada no nosso país. Quando lá estiver, aproveite, beba um copo de vinho ou uma imperial e converse com quem estiver ao seu lado pode ser que ao vivo lhe possam explicar o que é ir aos toiros ( melhor do que Eu aqui neste Forum ...)

Cumprimentos a todos,
"Sem a loucura que é o Homem, mais que a besta sadia cadáver adiado que procria..." F.Pessoa (in Mensagem)

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • +6543/-1406
(sem assunto)
« Responder #21 em: Junho 25, 2008, 11:26:07 pm »
DC-38 -> Não gosto que concordem comigo ... :mrgreen: ) do século XVIII, então deveríamos proteger as verdadeiras tradições e não as tradições importadas.

Dito isto, ressalvo sempre que, sendo eu contra as touradas, não sei como resolver o problema da preservação da espécie.

Cumprimentos

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #22 em: Junho 25, 2008, 11:42:39 pm »
Citação de: "papatango"
O touro e o cavalo são animais que sempre fizeram parte da cultura ibérica, já desde os tempos dos Lusitanos
Dremanu -> Os Lusitanos eram um povo que habitava terras altas, nas regiões montanhosas a norte do Tejo e até ao Douro.

O Touro é um tipo de Búfalo que vive nas planícies. Os animais que os Lusitanos poderiam ter seriam no máximo cabras ou ovelhas, que pelas suas características podiam ser criadas em zonas altas (especialmente as cabras).
Dificilmente os Lusitanos poderiam criar touros com facilidade.

Além disso, não podemos esquecer: Os Touros são um animal selvagem.

Descrição heráldica das Armas do Regimento de Infantaria 14 "Infantes de Viriato" - Viseu

Armas
- Escudo de Prata, cinco aneletes de negro em sautor, cada um com uma cabeça de águia contornada e cortada, também de negro, e ensanguentada de vermelho, inclusa;

- Elmo militar, de Prata, forrado a vermelho, a três quartos para e dextra;

- Correia de vermelho perfilada a oiro;

- Paquife e virol de Prata e de negro;

- Timbre um toiro furioso e de negro;

- Condecorações: Pendentes do escudo a medalha de Cruz de Guerra de 1ª Classe;

- Divisa: num listel de branco, ondulado, sotoposto ao escudo em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir «CUJA FAMA NINGUÉM VIRÁ QUE DOME».

- Grito de Guerra: num listel ondulado, sobreposto ao timbre, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir « VIRIATOS ».

Simbologia e Alusão das Peças

- No escudo, a PRATA enlaça a «humildade» - dos meios disponíveis – com a «esperança» - na inventiva do homem das serranias – em alcançar a «vitória», simbolizado no VERMELHO do sangue que escorre das cabeças decepadas das águias.

- Os aneletes - «virae» em latim – recorda a forma como os romanos identificaram VIRIATO, a quem se referiam denominando-o por « o que usa braceletes ».

- As cinco cabeças de águia decepadas em sinal de derrota das forças romanas, invocam as vitórias de VIRIATO sobre os cinco pretores que venceu antes de pela traição se abatido.

- O Touro, alude a VISEU porque perpetua a recordação do ardil de guerra com que os lusitanos desbarataram as forças de CAIO NIGIDIO que, encurraladas na cave – hoje designada de VIRIATO – debandaram em pânico quando sobre elas carregou em tropel uma manada de trezentos touros enlouquecidos pelo aguilhão de varas de ferro aquecidas ao rubro.

- VIRIATOS inscreve no brasão o tradicional grito de guerra da Unidade.
:arrow: http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... ueo_id=121

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • +6543/-1406
(sem assunto)
« Responder #23 em: Junho 26, 2008, 12:57:48 am »
Pereira Marques -> A heráldica não muda a genética.

O Touro não é um animal das montanhas.

As referências aos lusitanos são acima de tudo míticas, e praticamente nada sabemos deles. Se coisas como as Cortes de Lamego, foram invenção, imagine até onde pode ter chegado o mito com acontecimentos a ocorrerem a milhares de anos de distância.

Além disso, as tradições taurinas existem, exactamente nas áreas de Portugal onde tradicionalmente existem Touros, ou seja, nas planícies.

E nem era  preciso serem touros naquele episódio de Viseu, podiam ser quaisquer outros bovinos. Uma manada largada e em pânico, é sempre uma manada largada, não se controla. Seja de Touros, de Bois ou de Vacas leiteiras.
Experimente aproximar-se de uma Vaca com bezerros pequenos para ver o que é bom...  :mrgreen:

Cumprimentos

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Junho 27, 2008, 11:52:13 am »
Citação de: "pmdavila"
Não só Portugal, mas também Espanha e França foram "condenados".

Na minha ilha, sempre houve a tradição das touradas à corda, um tipo de tourada que não conheço em outro lado. A Terceira sempre foi terra de touradas, mais do que qualquer outra ilha nos Açores. Aliás, só há uns anos para cá é que se começou a difundir para outras ilhas do Arquipélago a tradição. Desde que a Terceira foi povoada que introduziram gado bravo lá. Faz parte da nossa vivência e da nossa cultura. Basicamente, não imagino a minha terra sem uma boa tourada à corda. Quem já passou por lá, percebe o que digo.

É uma tourada diferente, certamente. Não há cravagem de ferros no touro, nem nada semelhante. Mas não deixa de ser uma tourada. E eu não deixo de ser apoiante dela.

Caro amigo, eu como amante deste mondo das touradas e colaborador numa revista especialiçada em touradas populais, posso informar-te que as touradas em corda existem em outros lugares, em tuda a costa mediterranea fazem, tambem em Benvente (Zamora), em Beas de Segura (Jaen)em Aragao e alguns lugais mais. Este mesma revista a epoca passada ja vendiu dvd da tradiçao da sua ilha com os touros.
Eu como nao pode ser de outra maneira estou a favor destas tradiçoes pois porque os touros apenas ou nada sofrem danhos.
Por ultimo quero informar-te que as ganaderias portuguesas em Espanha estao muito bem consideradas, e nao sou poucas as vilas que alogan touros para as suas festas, ganderias como Palha, Teixeira ou Murteira Grave sao as que mais cotiçadas estao.
Cumprimentos.

*

DC 38

• 43
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Julho 07, 2008, 10:57:30 pm »
Citação de: "DC 38"
Caro Papatango,
...
Um dia que tenha oportunidade convido-o a assistir à FESTA. Não vá ao Campo Pequeno, mas vá à Festa do Colete Encarnado, em Vila Franca de Xira ou às Festas da Moita ou ainda à Feira da Luz, em Montemor o Novo, onde poderá viver um pouco do que é uma das tradições populares, mais enraizada no nosso país. Quando lá estiver, aproveite, beba um copo de vinho ou uma imperial e converse com quem estiver ao seu lado pode ser que ao vivo lhe possam explicar o que é ir aos toiros ( melhor do que Eu aqui neste Forum ...)

Caro Papatango desculpe não ter avisado antes, mas por acaso aproveitou este fim de semana para ir até à FESTA DO COLETE ENCARNADO em Vila Franca de Xira??   :mrgreen:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23352
  • Recebeu: 4273 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3169/-4574
(sem assunto)
« Responder #26 em: Julho 08, 2008, 12:30:43 pm »
É terceirense, o que esperavas?! :wink:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Baccus

• 52
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Agosto 31, 2008, 08:23:45 pm »
Eu sou 100% contra as touradas, principalmente a parte em que espetam ferros nos touros. É um acto cruél e desumano. Para todos aqueles que se divertem a ver um touro a ser torturado, simplesmente ponham-se no lugar dele. Era como se alguém para se divertir vos pusesse numa arena de onde saíam leões--não tinham a minima hipótese.
Para além da parte do "espectáculo" ainda há a outra parte: os touros não têm liberdade para viver no seu habitat com a sua família, estão ali porque alguém se lembrou que seria divertido ver um touro a ser torturado.

Há uns posts atrás alguém comparou a tourada ao boxe...no boxe e nos outros desportos semelhantes que se baseiam na violência, todos aqueles que estão a participar fazem-no porque querem, porque decidiram fazer da violência a sua vida. Agora não me parece que um touro se divirta muito enquanto é torturado.Não se esqueçam que os animais também sentem dor.

Os toureiros são tão criminosos como as outras pessoas que tratam mal os seus animais.A única diferença é que no fim lá vai o toureiro receber as suas florzinhas e aplausos como se fosse um herói.

Todos aqueles que gostam de ver tourada...pensem nisto.
Cumprimentos.

*

alphaiate

• Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Setembro 01, 2008, 04:02:55 am »
as touradas são um problema aqui pelos meus lados (évora) sendo muitas vezes encaradas por muitos como algo de "snob"... uma subcultura de "wanna be's" e "used to be's" saudosos de outros regimes e outros tempos... pessoalmente detesto touradas, sendo no entanto um pouco contraditorio o facto de deste muito rapazola sempre ter adorado largadas... e a adrenalina que me provocava a corrida pelas ruas da aldeia em frente a um animal enfurecido...

*

HELLAS

• Perito
  • **
  • 373
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #29 em: Setembro 01, 2008, 07:12:17 pm »
Eu nao sei que tipo de tortura é una capeia arraina, por exemplo. Apenas e una luta da força dos homens e o forçao contra os touros, sem mais.
Ainda sendo amante dos touros, eu estaria a favor das corridas a portuguesa, sem morte na praça.