Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 658949 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1320 em: Outubro 21, 2011, 12:26:31 am »
A unica hipotese que tem para integrar os quadros da Força Aérea é ingressar como oficial em regime de contracto, (talvez a especialidade TPAA seja a mais parecida).

Posteriormente concorrer ao concurso de oficiais do quadro permanente interno (o antigo bacharelato para oficiais tecnicos), actualmente é uma licenciatura de 3 anos, mas como você já é licenciada também existe um ETM interno para essas especialidades de oficiais tecnicos, que dura um ano aproximadamente, como é natural, há um processo de selecção muito abrangente, avaliação fisica, medica, psicologica, etc, os que não forem eliminados nessas avaliações são colocados numa tabela do melhor para o pior, esta parte é que eu não estou muito dentro do assunto mas sei que há vários factores a ter em conta, sendo uns mais importantes do que outros, como qual a licenciatura que tirou (há licenciaturas que tem mais equivalencia a certas especialidades do que outras licenciaturas), que nota teve nessa licenciatura, que especialidade teve como oficial RC (há preferencia por oficiais que já tenham esperiencia no trabalho dessa especialidade a que estão a concorrer para o quadro).

*

Zero

• 7
  • +0/-0
« Responder #1321 em: Outubro 26, 2011, 10:45:31 am »
Ok pessoal, tenho algumas dúvidas.
Eu estou um bocado num impasse: tentei entrar este ano no curso mestrado int. em piloto e n tinha média suficiente, entrei em vez num curso de universidade mas planeio entrar na força aérea na mesma, agora como é que eu devo fazer isto?

Será que nas candidaturas da FAP dá me alguma vantagem ter ou estar a fazer o primeiro ano de um curso universitário?

Devo desistir do curso e tentar só melhorar a nota de matemática este ano para entrar?

Devo continuar no curso e tentar concorrer durante, mesmo com o risco da nota a matemática não ser suficiente (como neste ano (por pouco)), (isto quer faça o exame de novo, quer use o que já tenho),  (as candidaturas à FAP são em junho e o 1ºano da universidade só acaba em julho portanto seria a meio das aulas).

Ultima pergunta, não há ai nenhuns "padrinhos" para dar um "empurrãozinho"?  :mrgreen:  (se a vida fosse fácil para todos...)

Agora assério, quero ir para piloto, que me recomendam?

-Cumprimentos

*

Roger

• 4
  • +0/-0
« Responder #1322 em: Outubro 26, 2011, 03:36:10 pm »
Antes de mais boa tarde.

Inscrevi-me no fórum na tentativa de esclarecer umas dúvidas que tenho sobre o ingresso na FAP...
Actualmente tenho o 9º ano (falta-me apenas uma disciplina do 11º ano para concluir o ensino secundário) e gostaria de ingressar na FAP para PA (penso ser possível como soldado?). A primeira dúvida é, na eventualidade de ingressar e depois concluir o 12º ano quais são as minhas possibilidades de subir na hierarquia? A segunda dúvida é, se a FAP discrimina indivíduos tatuados e/ou com piercings isto é, se lhes barra a entrada na instituição ou, se as tatuagens estiverem escondidas pelo uniforme e os piercings retirados durante o horário de serviço é permitido que o indivíduo os mantenha? A minha última dúvida aparece no seguimento da notícia que refere o cancelamento da recruta que iria haver por estas alturas... Alguém faz ideia de quando será a primeira recruta no próximo ano?

Desde já o meu obrigado.

*

lobomau

• 7
  • +0/-0
« Responder #1323 em: Outubro 27, 2011, 12:55:35 pm »
Oh mono, tu queres é um empurrãozinho noutro sitio.

*

lobomau

• 7
  • +0/-0
« Responder #1324 em: Outubro 27, 2011, 12:58:44 pm »
Piercings?!! Tatuagens?!!! mas pensas que isto é o quê?!!! A Tropa da jamba?!!! tem juízo pá, vai mas é fazer castings para os morangos com açucar :snipersmile:

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #1325 em: Outubro 27, 2011, 01:49:15 pm »
Citação de: "lobomau"
Piercings?!! Tatuagens?!!! mas pensas que isto é o quê?!!! A Tropa da jamba?!!! tem juízo pá, vai mas é fazer castings para os morangos com açucar :G-beer2:
Um abraço
Raphael

*

Roger

• 4
  • +0/-0
« Responder #1326 em: Outubro 27, 2011, 03:31:31 pm »
Piercings?!! Tatuagens?!!! mas pensas que isto é o quê?!!! A Tropa da jamba?!!! tem juízo pá, vai mas é fazer castings para os morangos com açucar :snipersmile:

dificil é encontrar malta nova sem tatuagens nem piercings, estás mesmo a ser lobomau...o ideal é não teres, se as tiveres lá está não muito visiveis...pode ser que não te barrem nos médicos... :G-beer2:[/quote]

Neste momento tudo o que tenho de tatuagens consegue ser tapado por calções e t-shirt. Piercings tenho um no lóbulo e um à entrada do tragus.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23331
  • Recebeu: 4261 vez(es)
  • Enviou: 3010 vez(es)
  • +3122/-4568
« Responder #1327 em: Outubro 27, 2011, 04:30:02 pm »
Voltando à tua pergunta inicial. Sim com o 12.º ano podes tentar entrar para o curso de Sargentos do Quadro Permanente, depois de algum tempo de serviço (1 ano?). Tudo depende da especialidade que vais tirar. A de PA pelo que tem escrito cá no fórum, é das mais dificeis de entrar porque há poucas vagas (para o CFS/QP).
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Zero

• 7
  • +0/-0
« Responder #1328 em: Outubro 27, 2011, 06:14:35 pm »
Oh mono, tu queres é um empurrãozinho noutro sitio.
Desculpa?  :?   vou fingir que não entendi.
Qualquer das formas, dos assuntos que perguntei, esse é o único que não me interessa. Gostava que me dessem opiniões sobre o que devo fazer nesta altura.

*

Roger

• 4
  • +0/-0
« Responder #1329 em: Outubro 27, 2011, 07:09:31 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Voltando à tua pergunta inicial. Sim com o 12.º ano podes tentar entrar para o curso de Sargentos do Quadro Permanente, depois de algum tempo de serviço (1 ano?). Tudo depende da especialidade que vais tirar. A de PA pelo que tem escrito cá no fórum, é das mais dificeis de entrar porque há poucas vagas (para o CFS/QP).

Agradecido pelo esclarecimento sem julgamentos, foi por isso que vim aqui deixar as minhas dúvidas.

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #1330 em: Outubro 27, 2011, 09:55:02 pm »
Citação de: "Roger"
Que eu saiba é uma expressão de individualidade que não afecta ninguém. Mas para quê que eu quero ir ser o ídolo de garotas? Não posso só querer servir o meu país? É por essas respostas e atitudes (entre outras coisas) que as FA portuguesas estão no estado que estão.

Ele só disse aquilo porque os militares prezam muito a aparência. Com certeza também não concordas com um exército onde os soldados estão todos tatuados ou andam todos furados com piercings. Tem que haver rigor nessas situações.
No entanto, não deixo de concordar contigo. Acima de tudo, a vontade de servir o país.

Relativamente a concursos do ano 2011/2012, o que é que aqui os peritos na matéria acham do próximo ano? Vão abrir vagas para PILAV ou é desta que a FAP fica sem cadetes?

*

Roger

• 4
  • +0/-0
« Responder #1331 em: Outubro 28, 2011, 07:10:00 am »
Citação de: "whiskey01"
Que eu saiba é uma expressão de individualidade que não afecta ninguém. Mas para quê que eu quero ir ser o ídolo de garotas? Não posso só querer servir o meu país? É por essas respostas e atitudes (entre outras coisas) que as FA portuguesas estão no estado que estão.

Ele só disse aquilo porque os militares prezam muito a aparência. Com certeza também não concordas com um exército onde os soldados estão todos tatuados ou andam todos furados com piercings. Tem que haver rigor nessas situações.
No entanto, não deixo de concordar contigo. Acima de tudo, a vontade de servir o país.

Nunca disse que concordava com isso, mas há muita maneira de dizer as coisas ainda para mais, a pessoas que não se conhecem de lado nenhum. Agora se as tatuagens estiverem tapadas e os furos sem os piercings não vejo problema...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23331
  • Recebeu: 4261 vez(es)
  • Enviou: 3010 vez(es)
  • +3122/-4568
« Responder #1332 em: Outubro 28, 2011, 10:44:58 am »
E não há problema nenhum. :wink:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #1333 em: Outubro 28, 2011, 10:50:28 am »
Citação de: "whiskey01"

Nunca disse que concordava com isso, mas há muita maneira de dizer as coisas ainda para mais, a pessoas que não se conhecem de lado nenhum. Agora se as tatuagens estiverem tapadas e os furos sem os piercings não vejo problema...

Roger você está a falar de um forista que mandou uma dica para o ar. Não está presente qualquer ligação à organização à qual pretende concorrer. Por isso, concorra, se for chamado para prestar provas é um passo, se passar nos psicotecnicos será porreiro, se passar nos médicos muito bom, o resto depois logo se verá...
Isto de trocar larachas num fórum num sub-tópico Ingresso na força aérea, é somente isso, muitas vezes o pessoal vem para aqui colocar questões que a maioria dos foristas terá alguns conhecimentos, mas para ficarem esclarecidos é ver as páginas dos Ramos e respectivos centros de recrutamento, esses é que lhes poderão dar a informação possivelmente mais actual.
Agora ficar incomodado por um comentário jocoso, revela talvez pouca capacidade de encaixe...atenção aos psicoténicos...
Boa sorte no concurso

P.S.- há pessoal na Força Aérea que tem tatuagens, a maioria feitas após o ingresso, alguns que as tinham antes foram "convidados" a eliminá-las (zona de ombros e outras) outros há que as tinham e ingressaram...
P.S.2 - Não vale a pena mencionar as tatuagens até o médico as ver...não ganha nada com isso.
P.S.3 - Se o único contra é tatuagens ou piercings, não há-de ser por aí...presumo eu. Mas lá está só presumo...não sou médico...nem sei os pressupostos para as actuais incorporações...
Um abraço
Raphael

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
« Responder #1334 em: Outubro 28, 2011, 10:38:23 pm »
Não se podem usar piercings na unidade, nem fardado (dentro ou fora da unidade).

Em relação às tatuagens já ouvi falar de pessoal que foi eliminado por isso, outros que tiveram que "queimar" as tatuagens a laser para entrar e outros que não tiveram problemas, talvez haja critérios diferentes de ramo militar para ramo, ou a própria tatuagem em si, o tamanho dela, o local onde se situa, etc, sejam caracteristicas que possam importar para ser aprovado nos exames médicos, mas eu não sou médico :lol: , o melhor que lhe posso dizer é concorra e se chegar aos exames médicos fica logo a saber a certeza.

É verdade que há militares que tem tatuagens, nesses casos ou a tatuagem que possuem tem certas caracteristicas que lhes permitiu entrar nas Forças Armadas (discreta, num sitio do corpo que não é visivel às outras pessoas, etc), ou fizeram a tatuagem depois de já serem militares.

Em relação ao curso de sargentos na Força Aérea, o critério a nivel de tempo de serviço é 2 anos de serviço efectivo após a formação especifica, isto é, o tempo em que se está na recruta e no curso da especialidade (vários meses) não conta, esses 2 anos só começam a contar a partir do dia em que se é colocado numa unidade.