Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 658936 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
Re: Piloto na Fap
« Responder #1260 em: Setembro 06, 2011, 01:05:38 am »
Citação de: "Rambo"
1º-é abrigatório tirar o curso de piloto aviador na academia da Fap?

O curso de piloto-aviador é uma das especialidades de oficial do quadro permanente da Força Aérea, todos os cursos de oficiais do quadro permanente da Força Aérea são tirados na Academia da Força Aérea, o mesmo acontece na Marinha, Exército, PSP, etc, todas estas instituições tem escolas de ensino superior (universidades) para formar os seus oficiais.

2º-é possível concorrer á vaga para o curso de piloto na formação de oficiais com qualquer licenciatura? ou tem de ser uma licenciatura indicada á area?
Esse tipo de coisas está escrita no site da Academia da Força Aérea, para concorrer à Academia da Força Aérea não é necessário nenhuma licenciatura, apenas o 12º ano completo e mais algumas coisas como exame nacional das especificas, não ter mais que uma certa idade, não possuir cadastro criminal, etc.
http://www.emfa.pt/www/po/afa/

3º-todos os anos a fap abre concursos para este tipo de vagas?
Penso que sim.

4º-uma pessoa que tenha tirado o curso na academia da fap de piloto aviador que não tenha problemas médicos poderá concurrer posteriormente á fap mas que tenham sido verificados problemas médicos? se não o que fazer com o curso de piloto aviador se não é possivel a candidatura á Fap?

Uma pessoa ao concorrer à Academia da Força Aérea está a concorrer à FAP, a Academia é uma escola da FAP não é uma coisa à parte, no fim do curso de oficial da Força Aérea já se pertence à FAP automaticamente não é preciso concorrer a mais nada.

Como é que uma pessoa que não tem problemas médicos ganha problemas médicos assim de repente? Tipo uma constipação? Um acidente de carro em que fique incapacitado? Não percebi bem esta parte...

*

Rambo

• 2
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1261 em: Setembro 06, 2011, 01:12:05 pm »
Na última questão referia-me mais a problemas visuais que durante a candidatura á academia se sejam detectados mas que por outro tipo de questões posteriores isso possa influênciar na candidatura á Fap

Desde ja muito obrigado pelas respostas

:G-bigun:

*

chaimites

• 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
« Responder #1262 em: Setembro 08, 2011, 01:24:26 am »
Citação de: "Rambo"
Na última questão referia-me mais a problemas visuais que durante a candidatura á academia se sejam detectados mas que por outro tipo de questões posteriores isso possa influênciar na candidatura á Fap

Desde ja muito obrigado pelas respostas

:G-bigun:

A Academia é uma escola da  FAP onde podem ser tirados varios cursos entre os quais o de piloto aviador
Com problemas visuais para piloto nao entras, mas deve haver especialidades onde isso nao é relevante nao sei

Algum entendido que esclareça o jovem

*

Zero

• 7
  • +0/-0
« Responder #1263 em: Setembro 13, 2011, 06:50:55 pm »
Olá, acabei o 12º e queria entrar para piloto aviador mas não tinha média este ano, entrei num curso de universidade.  :?

Qual das alternativas será melhor:
-Se for possivel, pedir transferência para isto a partir do curso de universidade.
-Tentar fazer o exame de matemática novamente para subir a nota de candidatura sem fazer nada este ano.
-Entrar na força aérea como voluntário e depois tentar ir para esta área.
-Entrar noutro ramo das forças armadas e tentar pedir transferência para este.
Ou têm outra sugestão?

Obrigado a todos
 c34x

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
« Responder #1264 em: Setembro 13, 2011, 08:49:17 pm »
Então 99,9% do pessoal é eliminado nos exames médicos/físicos e agora conseguia-se entrar no curso de Piloto-Aviador pela "porta do cavalo"?   :wink:  .

Portanto se quiser concorrer tem de fazer o processo de candidatura todo desde o início. Não esquecer ainda que centenas e centenas de candidatos são eliminados logo na fase inicial, ou seja, nos exames médicos/físicos...Portanto podem ter média de 20 a Matemática que se chumbarem nos exames médicos/físicos não tem hipótese nenhuma.

*

Zero

• 7
  • +0/-0
« Responder #1265 em: Setembro 14, 2011, 07:56:42 pm »
Ah sim :D

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1266 em: Setembro 15, 2011, 10:44:55 am »
A nota mínima é 9,5 valores...

As provas específicas de acesso ao ensino superior exigidas para cada curso bem como as respectivas notas mínimas, são as seguintes:

Piloto aviador (PILAV) – Matemática (95 pontos);
Engenharias (ENGAER, ENGEL e ENGAED) – Física e Química (F) (95 pontos) e Matemática (95 pontos);
Administração Aeronáutica (ADMAER) –  Matemática (95 pontos) e Economia (95 pontos), ou só Matemática (95 pontos);
Medicina (MED) – Biologia e Geologia (B) e Física e Química (Q) e Matemática (notas definidas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa);

Os outros podem brincar nos planadores:

Que actividades de voo existem durante o curso?

Os alunos PILAV (Piloto Aviador), durante a frequência do curso na Academia da Força Aérea, têm actividade aérea curricular, que consta de instrução de voo em avião Chipmunk. Os alunos das restantes especialidades podem ter, como actividade extracurricular, o voo à vela (planador). Para este efeito a Academia da Força Aérea dispõe de 6 aviões e 6 planadores.

http://www.emfa.pt/www/po/afa/index.php ... 05&lang=PT

Existe (existia?) ainda o Curso de Piloto (PIL) para Oficiais do Regime de Contrato, mas a FAP percebeu que não fazia sentido andar a gastar dinheiro a formar pessoal que só lá podia ficar 6 anos no máximo. Entretanto foi aprovado o Regime de Contrato de Longa Duração, que abrange precisamente a especialidade de PIL, mas não tem havido desenvolvimentos sobre esta questão.

*

Zero

• 7
  • +0/-0
« Responder #1267 em: Setembro 15, 2011, 01:23:15 pm »
Pois essa é a nota mínima mas só chamaram quem tem mais de 16 na media da nota do 12º e do exame.
Vejo que a melhor hipótese será mesmo repetir o exame de matemática então.

Brincar nos planadores xD .

Ok, obrigado por tudo.  :wink:

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1268 em: Setembro 15, 2011, 02:44:41 pm »
Citação de: "Zero"
mas só chamaram quem tem mais de 16 na media da nota do 12º e do exame.

Já agora gostava de ver (ler) algum sítio (documento) em que surja essa informação? Obrigado em antecipação.

*

Zero

• 7
  • +0/-0
« Responder #1269 em: Setembro 16, 2011, 12:55:34 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Já agora gostava de ver (ler) algum sítio (documento) em que surja essa informação? Obrigado em antecipação.
Pois em todo lado que eu vi diz que a nota mínima é 9,5.

Recebi uma carta da força aérea a dizer que não reúno as condições de admissão porque: "Nota de candidatura inferior ao referencial exigido/admitido" e a nota de candidatura que tenho é 15,3 quando liguei para o centro de recrutamento disseram que só chamaram quem tem 16 para cima.

Agora documentos que digam que só chamaram quem tem 16 para cima não tenho, só se for a ficha das notas do secundário e a carta a dizer que não fui admitido por esta razão. Quer que lhe mostre isto?

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1270 em: Setembro 16, 2011, 02:22:58 pm »
Devem estar a mudar muito os pressupostos/condições de candidatura, até porque toda a documentação continua a referir os 9,5 valores.

http://www.emfa.pt/www/po/crfa/conteudo ... raCMAM.PDF

De qualquer maneira como há sempre candidatos a perguntar tudo e mais alguma coisa, se houver algum documento/carta/correspondência que aponte para os 16 valores e puder aqui colocar, muito agradeço eu e o fórum em geral.

Obrigado,
BPM

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #1271 em: Setembro 16, 2011, 03:56:06 pm »
Escrito em relação aos 16 valores não deve haver nada! O que sucede porém é que as médias têm subido descomunalmente e se em 1999 era habitual haver candidatos a entrar com 9,5val também os havia já nos 16 e 17val, já com o estágio de vôo feito.
Presumo que o que sucede agora para a AFA é que apesar da nota se manter nos 9,5...não vão admitir ninguém nesse patamar porque estarão a gastar recursos logo verbas) com toda a logistica (transporte do pessoal para testes fisicos do Lumiar para a AFA e vice-versa), todo o batalhão de testes médicos e psicotécnicos e posterior estágio de vôo (se todas as etapas anteriores forem ultrapassadas com sucesso) com desgaste das aeronaves, horas de voo e empenhamento de instrutores...para depois o candidato com 9,5 ou abaixo de 16 (como foi referido) não entrar porque os aptos para as vagas têm todos notas superiores a essa valoração. É uma vista economicista da questão.
Já nos cursos de Praças RC, quem trabalha para o marginal (10valores) também não se safa, muita oferta reduzida procura...há a hipótese de escolha das melhores notas ( o que nem sempre significa melhor militar, muito pelo contrário por vezes)...mas manda quem pode obdece quem deve!  :new_argue:
Um abraço
Raphael

*

Zero

• 7
  • +0/-0
« Responder #1272 em: Setembro 17, 2011, 12:59:09 pm »
Ah sim claro.
Já agora, tive a ver no site do centro de recrutamento e tem no regime de contrato, curso de formação de oficiais na especialidade de piloto e é preciso ter uma licenciatura qualquer para entrar. Sendo assim, posso fazer o curso de universidade e depois tentar isto?

Quais as diferenças entre este e o do curso de mestrado em aeronáutica militar (para além de um ser mestrado e outro licenciatura)?

EDIT: Ei pessoal, se se for entrar como praça será que depois de estar ai dentro consigo me especializar para ser piloto?
« Última modificação: Setembro 22, 2011, 04:55:54 pm por Zero »

*

Jonathan

• 39
  • +0/-0
« Responder #1273 em: Setembro 22, 2011, 01:57:41 pm »
Bom dia, não sei se este é o tópico indicado, mas não encontrei nenhum para este tipo de questão, por isso peço desculpa se não pertencer aqui.

Será que posso fazer uma candidatura à Força Aérea (já feita) e também fazer uma candidatura ao Exército? (Ambas em Regime de Contracto / Praça)
 É que pelo que sei, a Força Aérea não vai fazer incorporações este ano, e eu quero muito entrar para as Forças Armadas e servir o país.
 Mas li no site da Força Aérea, que uma vez feita a candidatura, seremos obrigados a comparecer nas provas de selecção, caso faça a candidatura no Exército e me convoquem primeiro, não poderei comparecer as provas de selecção da Força Aérea.

Eu já mandei mail para o centro de recrutamento do Exército e Força Aérea mas não obtive qualquer resposta..

Obrigado

*

Jonathan

• 39
  • +0/-0
« Responder #1274 em: Setembro 23, 2011, 12:22:57 pm »
Já me foi respondido, obrigado  :)