Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 658887 Visualizações
*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1380 em: Abril 27, 2012, 10:13:30 am »
Concurso Oficiais RC (incluí Licenciaturas "menos comuns" nestes concursos, como História e Direito).

http://dre.pt/pdf2sdip/2012/04/083000000/1493914946.pdf

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1381 em: Maio 28, 2012, 10:32:38 am »
Aviso n.º 7333/2012. D.R. n.º 103, Série II de 2012-05-28
Ministério da Defesa Nacional - Força Aérea - Comando da Instrução e Formação da Força Aérea - Academia da Força Aérea
Abertura do concurso para o Estágio Técnico-Militar do Ensino Politécnico

http://dre.pt/pdf2sdip/2012/05/103000000/1901919026.pdf

*

Jorge_Costa

• 9
  • +0/-0
« Responder #1382 em: Maio 29, 2012, 10:04:23 pm »
Boa Noite Caros Srs. !

Pelo que observei é o Sr. Lightning e o Sr. PereiraMarques que nos informam sobre o Ingresso na Força Aérea e por isso dirijo-lhes as seguintes perguntas:´
 1- Como são os testes psicotécnicos? Que tipo de provas estou sujeito?
 2- Os testes físicos contam como , por ex, quem cumprir passa ou conta como uma pontuação que no final é cotada?
 3- Como são seleccionadas as aeronaves onde somos colocados? Quanto tempo demora até ser colocado nessa aeronave?
 4- Como é o dia-a-dia de um cadete? Quando é que posso visitar a família?
 5- Quais são as médias e notas específicas necessárias à entrada na academia da Força Aérea?
 6- Há alguma habilidade/hobby/perícia que me seja útil lá dentro (ex. mecânica básica, conhecimentos virtuais de vôo) ?

Muito Obrigado pela vossa atenção caros Srs. !
Jorge Costa

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1383 em: Maio 29, 2012, 10:44:08 pm »
O site da Academia da Força Aérea ajuda...e muito!!!

Sequência do concurso:

Onde muita gente fica para trás é nos exames médicos, para PILAV-Piloto Aviador, tem de ter uma saúde a praticamente 100%, nomeadamente ao nível da visão.

Tabelas de inaptidão:
http://www.exercito.pt/sites/recrutamen ... ao1999.pdf
com alterações em http://www.emfa.pt/www/po/crfa/conteudo ... 7-2000.pdf e em http://www.emfa.pt/www/po/crfa/conteudo ... 5-2001.pdf

No ano letivo em curso o último candidato admitido para PILAV tinha uma média de 16,3 valores
http://www.academiafa.edu.pt/conteudos/ ... AM2011.PDF (página 7)

Os melhores alunos têm prioridade a escolher a aeronave, contudo há que considerar as necessidades do ramo (fruto da condição militar...os indivíduos é que têm de servir a instituição e não o contrário...) e as próprias capacidades do candidato (quem não tiver "grandes mãozinhas" para o Alpha Jet, em princípio não vai para o F-16).

O seguinte fórum também explica muito bem o processo:
http://www.servirportugal.com/viewtopic.php?f=27&t=58

*

Jorge_Costa

• 9
  • +0/-0
« Responder #1384 em: Maio 29, 2012, 11:12:57 pm »
Em que consiste o estágio de selecção de vôo? De que forma somos testados?
Como são os psicotécnicos ?

Eu a níveis de perícia de pilotagem, segundo os meios a que tenho acesso, até me safo bastante bem perdendo apenas no Dogfight com os veteranos. Sempre gostei de fazer tudo manual e por isso FSX nunca foi um grande amor meu pois é tudo bastante automatizado (faz sentido visto pretender seguir a aviação civil). O que possuo maiores problemas é mesmo na aprendizagem de sistemas electrónicos e como os mesmos funcionam crendo que com o apoio de pessoas mais experientes e com mais horas de dedicação chegue lá. Falando em aptidões académicas, tenho melhor nota a Física e Química e Biologia que alguns dos candidatos, cultura geral acima da média, pecando um pouco na matemática maioritariamente por problemas  de uma aprendizagem deficiente, se me permite o termo, em anos de ensino Básico, algo que pretendo melhorar durante o Gap-Year (ano de folga, para tirar carta de carro, mota pesada limitada e para ganhar alguma experiência de vida).

Edição: Já tinha visualizado o site do centro de recrutamento da Força Aérea e apesar de já ter visualizado quase todos os pormenores não observei todos.
            Só 14 vagas?  Nos anos anteriores observei sempre um número aproximado a 20, senão 20 vagas.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1385 em: Maio 29, 2012, 11:51:57 pm »
Citação de: "Jorge_Costa"
Em que consiste o estágio de selecção de vôo? De que forma somos testados?
Como são os psicotécnicos ?

O Estágio de Selecção para o Voo (ESV) é um dos pre-requisitos do processo de admissão dos candidatos ao curso PILAV e tem carácter eliminatório.
Com este ESV pretende-se determinar a aptidão dos candidatos para o voo, mas também dar-lhes uma oportunidade para experimentar o voo, viver o espírito aeronáutico e assim poderem adquirir uma melhor consciência da sua opção.
O ESV inclui uma componente teórica e outra de voo, que inclui no máximo, sete voos. Na fase teórica, normalmente com a duração de 2 dias, os candidatos terão aulas sobre o avião Chipmunk, que vão voar a seguir, e sobre os procedimentos de voo e de segurança. Antes de iniciarem os voos, terão de efectuar e passar um teste escrito sobre as matérias leccionadas. A fase de voo tem no máximo 7 voos, sempre que possível com mais do que um instrutor. Os voos têm uma configuração elementar e adequada à inexperiência dos candidatos e ao objectivo estabelecido para o ESV.
Os candidatos são avaliados em voo e no solo, sobre a habilidade e a atitude, a capacidade para gerir emoções* e para atingir os níveis de proficiência determinados. O último voo é um voo de verificação (exame).

* Em português corrente: fazem umas acrobacias com o tipo lá dentro a ver se ele vomita/desmaia/borra nas cuecas, etc...

Psicotécnicos: tem uma parte igual a praticamente todo o lado, com contas, lógica, encontrar figuras iguais ou diferentes, dinâmica de grupo, entrevista, etc., a parte mais aplicada a PILAV tem realmente um joystick mas é apenas para testar os reflexos tipo seguir um determinado caminho com curvas e contracurvas à medida que a velocidade do jogo aumenta.

PS: acho melhor não referir essa parte dos simuladores nos psicotécnicos....

*

Jorge_Costa

• 9
  • +0/-0
« Responder #1386 em: Maio 29, 2012, 11:57:25 pm »
O estágio de selecção de voo vai ser bonito de se ver. Sinto-me preparado!
 Quanto aos psicotécnicos nada a que já não esteja habituado. Fiz uns uma vez de uma academia de aviação americana e uns da Força Aérea Americana orientado para civis.

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #1387 em: Maio 30, 2012, 04:55:00 pm »
O estágio de selecção de voo vai ser bonito de se ver. Sinto-me preparado!
 Quanto aos psicotécnicos nada a que já não esteja habituado. Fiz uns uma vez de uma academia de aviação americana e uns da Força Aérea Americana orientado para civis.

Realmente o estágio de voo é sempre bonito de se ver.
Não existe só a parte do voo, existem também aulas teóricas com testes escritos e essa é a penúltima fase do processo de seleção antes da prova de aptidão militar (a recruta). Realmente há uns que vomitam, outros que desmaiam e outros há que simplesmente reprovam nas provas teóricas do estágio.
Claro que as notas são importantes, mas a boa condição fisica e a parte médica sem reparos é essencial.
Bom e com 14 vagas o nível de exigência que já era elevado subirá mais ainda.
E sim a parte dos simuladores é de evitar falar!
Um abraço
Raphael

*

Jorge_Costa

• 9
  • +0/-0
« Responder #1388 em: Maio 30, 2012, 07:02:11 pm »
Uma pergunta senhores, evitar falar por que razão?

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #1389 em: Maio 31, 2012, 10:38:32 am »
Uma pergunta senhores, evitar falar por que razão?

Costa existem certas coisas que sem serem tabu não são para serem faladas, são para ser vividas, experienciadas. Os conselhos são como as opiniões cada um tem a sua. Se consideras que acrescenta alguma vantagem em relação aos restantes candidatos, pois muito bem. Mas o  piloto militar não é aquele que se dá bem nos simuladores, o que joga bem sozinho é aquele que no grupo fruto das interações e entreajuda se destaca, sobressai e é valorizado como tal, não só pelo que faz mas pelo que é como pessoa e como militar.
Quando falas que o estágio vai ser bonito de se ver, quando mencionas que treinaste aqui e ali, denota por um lado que sentes uma vantagem real em relação a terceiros, que estarás num patamar acima (que podes perfeitamente estar) mas denota uma certa falta de...humildade direi, algo que no seio da familia militar e em concreto na pilotagem é um fator cultivável.
Para quê dizer à partida que tens (ou sentes ter) uma vantagem? Guardas para ti e se tiver utlilidade pois muito bem emprega-la na altura certa no momento certo.
Mas opinião...cada um com a sua. :G-beer2:
Um abraço
Raphael

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1390 em: Maio 31, 2012, 11:12:56 am »
Pois dá um bocado uma "postura de armado em campeão"...o psicólogo vai logo perguntar "Mas acha que os simuladores são assim tão reais? Já alguma vez pilotou uma aeronave a sério? Já sentiu as forças G? Dificuldades em respirar? Os ouvidos a "estalar" com as variações de altitude/pressão atmosférica?", etc., etc.

Então essa do dogfight...tiram-lhe logo a medida de..."Olha mais um maluquinho dos videojogos!"

Se o assunto vier à tona diga qualquer coisa mais "inócua" do tipo: "Já esperimentei simuladores algumas vezes para, na medida do possível, ter uma melhor aproximação à experiência de pilotagem".

*

Jorge_Costa

• 9
  • +0/-0
« Responder #1391 em: Maio 31, 2012, 02:35:23 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Pois dá um bocado uma "postura de armado em campeão"...o psicólogo vai logo perguntar "Mas acha que os simuladores são assim tão reais? Já alguma vez pilotou uma aeronave a sério? Já sentiu as forças G? Dificuldades em respirar? Os ouvidos a "estalar" com as variações de altitude/pressão atmosférica?", etc., etc.

Então essa do dogfight...tiram-lhe logo a medida de..."Olha mais um maluquinho dos videojogos!"

Se o assunto vier à tona diga qualquer coisa mais "inócua" do tipo: "Já esperimentei simuladores algumas vezes para, na medida do possível, ter uma melhor aproximação à experiência de pilotagem".

Quando ouvi os simuladores pensei que fossem os simuladores dos testes psicotécnicos ,que o chamassem assim.
 Quanto ao estágio de voo fui mal entendido, ao dizer que vai ser bonito estou a induzir a ironia que não vai ser propriamente fácil e ao referir que me sinto preparado é mais uma vez no sentido eufemista de dizer que venha o que vier.
 Quanto ao simulador em si, aquilo não é tão simples como fazem parecer , principalmente em aviões da 2.ª Grande Guerra, não em aviões de 4.ª geração , mas falando no que interessa , a politica daquilo é bastante restrita, existem níveis definidos e ordem , embora exista um pouco mais de tolerância que a vida militar (penso eu). É claro que nenhum simulador por melhor que seja, seja real. É apenas uma aproximação e tenho certeza de que há manobras, decisões, actos que faço lá que na vida real ponderaria com alguma dúvida.

Cumprimentos
Jorge Costa

*

biscoito

• 1
  • +0/-0
« Responder #1392 em: Junho 02, 2012, 03:20:51 am »
Entrei presentemente na 1ª Incorporação para regime de praças e tenho a seguinte questão: disseram-me que na recruta os tempos/performances  tinham que ser melhores comparativamente àqueles que foram implementados nas "Provas Físicas". Alguém me sabe dizer quais os valores necessários na recruta de, por exemplo, flexôes, abdominais, corrida, entre outros, para se ter uma boa nota?

Também fico grato se alguém me poder dar alguma dica sobre a vida na recruta ou explicar em termos gerais como é que aquilo funciona.

Cumprimentos

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1393 em: Junho 02, 2012, 12:12:21 pm »

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23331
  • Recebeu: 4260 vez(es)
  • Enviou: 3010 vez(es)
  • +3121/-4567
« Responder #1394 em: Junho 02, 2012, 02:08:11 pm »
Alvorada às 07h00? :lol:

Só se for agora, porque no meu tempo era às 05.30/06.00 e às 02.00/03.00. Ok, era na ETAT...mas dúvido que seja essa facilidade toda...espero! :shock:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...