Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 658918 Visualizações
*

zizo

• 9
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1245 em: Julho 26, 2011, 10:29:51 am »
Citação de: "militar03"
o teste costuma ser escrito e aparte oral é tipo uma entrevista,quanto há especialidades a fap sente sempre falta de pessoal,há sempre aqueles que por mais que tenham, precisam sempre demais. tais como SAS,PA OU OPSAS DEPOIS tens as mais tecnicas como os mecanicos e os operadores onde as vagas são sempre poucas... na minha opinião a especialidade onde é preciso mais gente é OPCART e MARME (2 especialides com grande defice de pessoal,com cursos longos e poucas vagas para praças) a titulo de exemplo para marme costuma abrir 2 incorporações por ano com 15 vagas em cada incorporação ou seja 30 anuais,mas anualmente devem se formar no máximo uns 10 marmes..

Pois, compreendo que há sempre falta de "mão de obra" nalgumas especialidades. Os candidatos que aparecem nunca são demais. Possivelmente isso acontece devido às expectativas das pessoas quanto ao que querem fazer no futuro.
Então por exemplo no meu caso, estou à espera dos próximos testes visto já me ter candidatado no final do ano passado para RC Oficial mas ainda não houve novo concurso. Coloquei só TINF porque é a minha área de formação (tenho licenciatura).
Estava a pensar passar nestes próximos dias no centro de recrutamento na azinhaga dos ulmeiros pedir para colocar também TOCART à frente como 1ª opção (alguém me sabe dizer já agora se isto é possível e se eles deixam já que ainda estamos numa fase "pré-concurso"?). Isto pois gostava de alargar os meus horizontes e estudar outra área muito interessante na minha opinião que me permitisse tanto nas fap como depois no mundo civil um bom trabalho onde possa demonstrar e colocar em prática tudo o que aprender durante o curso da melhor maneira.
Consideras uma boa opção do ponto de vista das fap como falaste aí em OPCART...? Já ouvi que é provável que tenha de ir para para os Açores uns anos mas é na boa.

Muito obrigado militar03

*

militar03

• Membro
  • *
  • 181
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1246 em: Julho 26, 2011, 02:23:54 pm »
no dia que fores prestar testes,ai sim é que escolhes a especialidade oficialmente,depois de um brifing e uns videos de cada especialidade,fazes as tuas escolhas,no máximo até 3, depois seguem-se os testes psicotecnicos,médicos e fisicos.... de referir que quando fazes as tuas escolhas por ordem de preferência podes não ficar na 1º escolha porque vai depender dos resultados dos psicotencios e tambem do nº de vagas etc....por isso é conveniente escolheres sempre mais que 1 especialidade..

no caso do TOCART realmente  é a variante da especialide de opcart (sargentos e praças),mas com funções um tanto diferentes  a titulo de exemplo civil... um opcart é um controlador aéreo e um tocart é um oficial de operações...se tiveres dentro do assunto podes constatar que são um pouco difentes

abs

*

danni18

• 25
  • +0/-0
« Responder #1247 em: Julho 26, 2011, 02:26:01 pm »
Citação de: "zizo"
Pois, compreendo que há sempre falta de "mão de obra" nalgumas especialidades. Os candidatos que aparecem nunca são demais. Possivelmente isso acontece devido às expectativas das pessoas quanto ao que querem fazer no futuro.
Então por exemplo no meu caso, estou à espera dos próximos testes visto já me ter candidatado no final do ano passado para RC Oficial mas ainda não houve novo concurso. Coloquei só TINF porque é a minha área de formação (tenho licenciatura).
Estava a pensar passar nestes próximos dias no centro de recrutamento na azinhaga dos ulmeiros pedir para colocar também TOCART à frente como 1ª opção (alguém me sabe dizer já agora se isto é possível e se eles deixam já que ainda estamos numa fase "pré-concurso"?). Isto pois gostava de alargar os meus horizontes e estudar outra área muito interessante na minha opinião que me permitisse tanto nas fap como depois no mundo civil um bom trabalho onde possa demonstrar e colocar em prática tudo o que aprender durante o curso da melhor maneira.
Consideras uma boa opção do ponto de vista das fap como falaste aí em OPCART...? Já ouvi que é provável que tenha de ir para para os Açores uns anos mas é na boa.

Muito obrigado militar03

Boas zizo,
Eu tambem tinha essa dúvida, fiz a minha candidatura on-line este ano (CFP) e pus 4 opçoes, no entanto, depois de submeter a candidatura estive a ver melhor os planos dos cursos, bem como a falar com mais pessoas da area e queria alterar a ordem e por OPCART e OPCOM para as 2 primeiras opçoes.
Decidi enviar um mail para o centro de recrutamento a explicar a situação e a resposta foi que quando fosse chamada para fazer os testes poderia alterar a ordem de preferência das especialidades, sendo que na candidatura isso era meramente indicativo.
Tem lógica, até porque é nos testes psicotecnicos que eles vêm se tens ou nao perfil para a especialidade em questão. A unica coisa que nao sei é se só podes alterar a ordem (dentro das que puseste), ou se podes "acrescentar" alguma que nao tenhas indicado.

Desde já aproveito para perguntar o que acham das especialidades de OPMET e OPRDET. Em relação a OPCART e OPCOM, são melhores/piores..?
Em relação a acesso ao CFS e CFO, dão essa possibilidade ou as vagas costumam ser poucas?

*

militar03

• Membro
  • *
  • 181
  • +0/-0
« Responder #1248 em: Julho 26, 2011, 07:39:36 pm »
em relação ao cfs.operdet,deve ser a melhor especialidade para entrar no cfs,pois são sempre maior as vagas que os candidatos...

*

danni18

• 25
  • +0/-0
« Responder #1249 em: Julho 26, 2011, 10:04:24 pm »
no dia que fores prestar testes,ai sim é que escolhes a especialidade oficialmente,depois de um brifing e uns videos de cada especialidade,fazes as tuas escolhas,no máximo até 3, depois seguem-se os testes psicotecnicos,médicos e fisicos.... de referir que quando fazes as tuas escolhas por ordem de preferência podes não ficar na 1º escolha porque vai depender dos resultados dos psicotencios e tambem do nº de vagas etc....por isso é conveniente escolheres sempre mais que 1 especialidade..
abs

em relação ao cfs.operdet,deve ser a melhor especialidade para entrar no cfs,pois são sempre maior as vagas que os candidatos...

Muito obrigado militar03,
não sabia que na altura dos testes teríamos de escolher 3 especialidades no maximo.
Sendo assim devo optar por OPCART, OPCOM e OPRDET.

Fiz a pergunta do CFS, porque sei que algumas especialidades abrem mais vagas que outras, por exemplo SAS abre vagas para CFS, mas sao muitos candidatos e as vagas tornam-se poucas para tantos  :shock:

*

zizo

• 9
  • +0/-0
« Responder #1250 em: Agosto 07, 2011, 12:54:08 pm »
Citação de: "danni18"

Muito obrigado militar03

Boas zizo,
Eu tambem tinha essa dúvida, fiz a minha candidatura on-line este ano (CFP) e pus 4 opçoes, no entanto, depois de submeter a candidatura estive a ver melhor os planos dos cursos, bem como a falar com mais pessoas da area e queria alterar a ordem e por OPCART e OPCOM para as 2 primeiras opçoes.
Decidi enviar um mail para o centro de recrutamento a explicar a situação e a resposta foi que quando fosse chamada para fazer os testes poderia alterar a ordem de preferência das especialidades, sendo que na candidatura isso era meramente indicativo.
Tem lógica, até porque é nos testes psicotecnicos que eles vêm se tens ou nao perfil para a especialidade em questão. A unica coisa que nao sei é se só podes alterar a ordem (dentro das que puseste), ou se podes "acrescentar" alguma que nao tenhas indicado.

Desde já aproveito para perguntar o que acham das especialidades de OPMET e OPRDET. Em relação a OPCART e OPCOM, são melhores/piores..?
Em relação a acesso ao CFS e CFO, dão essa possibilidade ou as vagas costumam ser poucas?

Boas danni18
Depende do que gostares mais de fazer e do que que desejas para o teu futuro daí que é um pouco subjectivo da opinião de cada pessoa. É sempre fantástico juntar o útil ao agradável, ou seja juntar a parte militar com o desempenho de uma função específica do nosso gosto. Na minha opinião acho fascinante o trabalho que é realizado nas torres de controlo aéreo e tb acho muito interessante o trabalho na área da meteorologia.
Pelo que tenho lido aqui no tópico OPRDET e OPCART são especialidades com um pouco mais de probabilidades de conseguires entrar nos QP. Praticamente todas as especialidades dão essa possibilidade, ainda assim as vagas costumam ser poucas. É só para os melhores que concorram a esses concursos.

Obrigado militar03. Tinha realmente essa ideia de que se tivermos só escolhido duas, podíamos trocar e até acrescentar mais na altura em que lá formos aos testes. Ainda bem que é assim. No meu caso penso que posso aproveitar a minha formação para entrar para oficial apesar de saber que depois tenho de dar o litro para conseguir ser o melhor na altura dos concursos QP. Ainda assim, procuro acima de tudo valorizar-me para o mercado de trabalho  cá fora. A especialidade TINF permite fazer muitas das actividades que se fazem em empresas de informática privadas? Permite adquirir conhecimentos no terreno com o trabalho do dia a dia como se estivesse cá fora? Pergunto isto porque qd se sai ter boas experiências que nos enriqueçam como informáticos e que sejam valorizadas no mercado de trabalho a fim de chegando cá fora obter emprego o mais breve possível. Se alguém puder ajudar agradeço...

*

militar03

• Membro
  • *
  • 181
  • +0/-0
« Responder #1251 em: Agosto 07, 2011, 10:16:39 pm »
a formação na fap mesmo depois o respectivo curso vulgo epecialidade e já colocado nas unidades, a formação é constante e continua,porque continuas a tirar inúmeros curso,alguns no âmbito da tua especialidade outros nem tanto....

*

danni18

• 25
  • +0/-0
« Responder #1252 em: Agosto 08, 2011, 10:56:31 am »
Boas danni18
Depende do que gostares mais de fazer e do que que desejas para o teu futuro daí que é um pouco subjectivo da opinião de cada pessoa. É sempre fantástico juntar o útil ao agradável, ou seja juntar a parte militar com o desempenho de uma função específica do nosso gosto. Na minha opinião acho fascinante o trabalho que é realizado nas torres de controlo aéreo e tb acho muito interessante o trabalho na área da meteorologia.
Pelo que tenho lido aqui no tópico OPRDET e OPCART são especialidades com um pouco mais de probabilidades de conseguires entrar nos QP. Praticamente todas as especialidades dão essa possibilidade, ainda assim as vagas costumam ser poucas. É só para os melhores que concorram a esses concursos.

Sim, claro que o importante é eu ver o que eu "gostaria" mais e tentar juntar o útil ao agradável. Tambem me fascina muito todo o trabalho realizado nas torres de controlo, por isso que OPCART sempre fez parte das minhas opções. A única duvida está mesmo entre OPCOM e OPRDET pois nao quero correr o risco de colocar so OPCART como opção e depois nao conseguir vaga para essa especialidade.

Além de tudo isto, so espero é que abra alguma incorporação pelo menos no inicio do proximo ano, porque isto das Forças Armadas estarem a cancelar cursos por falta de verbas nao é nada agradável..

*

zizo

• 9
  • +0/-0
« Responder #1253 em: Agosto 11, 2011, 11:49:09 am »
Pois é, estão a cortar em tudo...A ver qd há o próximo concurso.
Olha se fosse a ti punha OPCART, em 2º OPRDET(tem mais possibilidades de entrar para QP e em 3º OPCOM.

*

zizo

• 9
  • +0/-0
« Responder #1254 em: Agosto 11, 2011, 01:54:03 pm »
a formação na fap mesmo depois o respectivo curso vulgo epecialidade e já colocado nas unidades, a formação é constante e continua,porque continuas a tirar inúmeros curso,alguns no âmbito da tua especialidade outros nem tanto....

ok, muito bem. Tb depende de nós fazer por valer a pena esse tempo, aprender mais e usar esses conhecimentos no futuro. Tb é interessante pôr em prática na própria fap o que se aprende pois é experiência extra que se tem e que se pode colocar no currículo vitae pois ajuda a encontrar emprego cá fora.
Ainda estou na dúvida se não coloco TOCART em primeiro e TINF em 2º...Será que valeria a pena dar uma volta de 180 graus e apostar forte nesta área(TOCART)?

*

militar03

• Membro
  • *
  • 181
  • +0/-0
« Responder #1255 em: Agosto 12, 2011, 12:37:48 am »
tocart é um bom curso e com boas saida e bons salarios no mundo civil,se o equipararmos a oficial de operações,quanto a tinf,tudo o que seja informatica,no mundo de hoje tém saida

*

Salvador436

• 8
  • +0/-0
« Responder #1256 em: Setembro 02, 2011, 05:36:32 pm »
Boas,

Passei agora para o 12ºAno, queria ir para a aviação civil...Mas como os meus pais têm de pagar perto de 60.000€ achei por melhor candidatar-me à FAP.
Até agora tenho média de 14...  c34x Temos de tirar uma especialidade asseguir? como é?
c) E... Para me candidatar tenho de me sujeitar aos psicotécnicos, aos exames médicos, aos testes fisicos, ao estagio de voo que tambem tem caracter eleminatório não é?
E que mais??!  :roll:

Desculpem lá se eu ja deveria saber isto, ha muito tempo que me sugerem ir para a FAP mas so agora é que estou realmente a considerar esta hipotese...

*

danni18

• 25
  • +0/-0
« Responder #1257 em: Setembro 03, 2011, 01:12:12 am »
Citação de: "Salvador436"
Boas,

Passei agora para o 12ºAno, queria ir para a aviação civil...Mas como os meus pais têm de pagar perto de 60.000€ achei por melhor candidatar-me à FAP.
Até agora tenho média de 14...  :cry:  E tenho muito medo que seja pouco....
Enfim... Gostava que me respondessem aqui a umas perguntas que me têm estado a dar problemas...
a) Podiam-me enviar um link com as provas fisicas masculinas pff? (a corrida de 2400m etc...)

so te consigo ajudar neste ponto... procura aqui:
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.php?area=001&codigo=001.001&opcao=
Admissão > Pre-requisitos > [+info] (tens la tudo sobre as provas fisicas, acho eu)

*

Salvador436

• 8
  • +0/-0
« Responder #1258 em: Setembro 03, 2011, 01:49:30 pm »
Citação de: "danni18"
Citação de: "Salvador436"
Boas,

Até agora tenho média de 14... :D

*

Rambo

• 2
  • +0/-0
Piloto na Fap
« Responder #1259 em: Setembro 05, 2011, 05:51:49 pm »
Boas

tenho algumas dúvidas em relação ao curso de piloto na fap

1º-é abrigatório tirar o curso de piloto aviador na academia da Fap?
2º-é possível concorrer á vaga para o curso de piloto na formação de oficiais com qualquer licenciatura? ou tem de ser uma licenciatura indicada á area?
3º-todos os anos a fap abre concursos para este tipo de vagas?
4º-uma pessoa que tenha tirado o curso na academia da fap de piloto aviador que não tenha problemas médicos poderá concurrer posteriormente á fap mas que tenham sido verificados problemas médicos? se não o que fazer com o curso de piloto aviador se não é possivel a candidatura á Fap?

Cumprimentos

:snipersmile: