Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 645240 Visualizações
*

Daniel Costa

• 2
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1170 em: Abril 09, 2011, 06:07:40 pm »
Viva chamo-me Daniel estou no 10º ano tenho 16 anos e desde pequeno que tenho como sonho ser piloto, para tal vou tentar ingressar na  FAP quando completar o 12ºano.
Uma dúvida que tenho e já estive á procura neste tópico é a seguinte:
A média de todas as disciplínas do secundário contam? É que no site tem lá assim: - Piloto Aviador (PILAV) — (16) Matemática (95 pontos);
Se sim é o tal 50% que falam?
Para piloto acho que o nome do curso é PILAV conta matemática B ou só se pode entrar com matemática A?
Se tentar ingressar onde (lugar) realizarei os tais testes? (médicos, físicos, psicotécnicos,etc.)
Voo muito no simulador de voo e tento levar aquilo ao maior realismo possível, em termos de fraseologia e etc isso  irá-me servir de alguma coisa em termos de conhecimentos durante o curso?
Imaginem que tenho 17 valores a matemática e existem candidatos todos com mais de 17 valores, obrigatoriamente eu estou logo arrumado ao inicio ou só no final somando os pontos é que se vê?
Estive á procura de informações sobre os testes físicos e encontrei neste tópico mas gostava de saber a fonte disso, pois no site da emfa não diz nada relacionado aos testes físicos.
Quando for concorrer posso escolher entre quadro permanente e regime de contrato? Ou obrigatóriamente vou para regime de contrato? Em relação a esse assunto esotu á nora...
Em relação a matemática, tenho professores que dizem ( se calhar não sabem mesmo o que dizem e da í eu perguntar) que irei usar muito a metemática dentro da fap durente o curso como semelhança de triângulos etc. Irei mesmo pôr em prática aquilo que estou a aprender durante estes anos ou é mito?
Antes de mais obrigado por se desponiblizarem a respoder.

Abraços,
Daniel Costa

*

PCartCast

• Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1171 em: Abril 09, 2011, 07:23:56 pm »
Citação de: "Daniel Costa"
Viva chamo-me Daniel estou no 10º ano tenho 16 anos e desde pequeno que tenho como sonho ser piloto, para tal vou tentar ingressar na  FAP quando completar o 12ºano.
Uma dúvida que tenho e já estive á procura neste tópico é a seguinte:
A média de todas as disciplínas do secundário contam? É que no site tem lá assim: - Piloto Aviador (PILAV) — (16) Matemática (95 pontos);
Se sim é o tal 50% que falam?
Para piloto acho que o nome do curso é PILAV conta matemática B ou só se pode entrar com matemática A?
Se tentar ingressar onde (lugar) realizarei os tais testes? (médicos, físicos, psicotécnicos,etc.)
Voo muito no simulador de voo e tento levar aquilo ao maior realismo possível, em termos de fraseologia e etc isso  irá-me servir de alguma coisa em termos de conhecimentos durante o curso?
Imaginem que tenho 17 valores a matemática e existem candidatos todos com mais de 17 valores, obrigatoriamente eu estou logo arrumado ao inicio ou só no final somando os pontos é que se vê?
Estive á procura de informações sobre os testes físicos e encontrei neste tópico mas gostava de saber a fonte disso, pois no site da emfa não diz nada relacionado aos testes físicos.
Quando for concorrer posso escolher entre quadro permanente e regime de contrato? Ou obrigatóriamente vou para regime de contrato? Em relação a esse assunto esotu á nora...
Em relação a matemática, tenho professores que dizem ( se calhar não sabem mesmo o que dizem e da í eu perguntar) que irei usar muito a metemática dentro da fap durente o curso como semelhança de triângulos etc. Irei mesmo pôr em prática aquilo que estou a aprender durante estes anos ou é mito?
Antes de mais obrigado por se desponiblizarem a respoder.

Abraços,
Daniel Costa

Boas, e bem-vindo ao fórum.

As condições de acesso á AFA são idênticas a quaisquer outra Universidade....... O acesso é feito com base numa média ponderada. Conta a média final do secundário (de todas as cadeiras)+ mais o valor das provas realizadas para aceder ao curso, no meu tempo penso que as provas representavam 25% (tens os 3 anos do secundário, e as provas contavam como se de um quarto ano se tratassem), actualmente não te sei dizer. Para além das provas teóricas tens um conjunto de provas de aptidão, testes psicotécnicos e físicos que em que tens que obter aprovação.

A matemática é matemática A, visto que se trata de um curso directamente ligado ás engenharias.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8060
  • Recebeu: 1378 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5280/-243
« Responder #1172 em: Abril 10, 2011, 11:44:49 pm »
Citação de: "PCartCast"
A matemática é matemática A, visto que se trata de um curso directamente ligado ás engenharias.

Errado. Podem tanto podem concorrer candidatos que tenham realizado o exame nacional 735 - Matemática B ou o 635 - Matemática A. Aliás a legislação (e os sites) do ME e MCTES são bem claros que para a Prova Específica 16 - Matemática, tanto vale o exame 635 - Matemática A como o exame 735 - Matemática B.

http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/A ... 462010.pdf

*

PCartCast

• Membro
  • *
  • 226
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1173 em: Abril 11, 2011, 11:43:03 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "PCartCast"

Errado. Podem tanto podem concorrer candidatos que tenham realizado o exame nacional 735 - Matemática B ou o 635 - Matemática A. Aliás a legislação (e os sites) do ME e MCTES são bem claros que para a Prova Específica 16 - Matemática, tanto vale o exame 635 - Matemática A como o exame 735 - Matemática B.

http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/A ... 462010.pdf

Agradeço a correcção.

Vou assim corrigir o que disse....

Se quiseres ingressar na AFA em PILAV, aconselho um curso no agrupamento de ciências e escolhe Física no 12º ano. Pois durante o curso vais apanhar com física logo ao pequeno almoço. Ficas com mais bagagem se assim o fizeres ao invés de acederes à AFA por um curso das económicas por exemplo (se pretenderes ir para Administração escolhe económicas em vez das ciências :) ).

*

Daniel Costa

• 2
  • +0/-0
« Responder #1174 em: Abril 11, 2011, 08:18:51 pm »
Muito obrigado por me tirarem estas dúvidas. Sim tanto vale A ou B como dizem mas os que tiram matemática A têm vantagem sobre os que tiram matemática B?... É que não tiria lógica alunos que têm matemática A e matarem-se a estudar não serem diferenciados dos que tiram matemática B....

*

Força aerea

• 48
  • +0/-0
« Responder #1175 em: Abril 12, 2011, 12:05:48 pm »
Ola. Tenho uma dúvida. Tal como o nosso amigo Daniel também tenho 16 anos e estou no 10ºano e desejo ser piloto aviador e o que lhe foi dito intriga-me.
A mim disseram que para entrar contava em 50% a média das cadeiras do secundário e os outros 50% era a nota final do exame de Matemática.
Isto é verdade ou é como disseram ao Daniel que conta 50% da média das cadeiras e os outros 50% são as provas que já são feitas na AFA (físicas, psicotécnicas...etc)

Cumprimentos

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8060
  • Recebeu: 1378 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5280/-243
« Responder #1176 em: Abril 12, 2011, 10:28:02 pm »
As provas das AFA são eliminatórias, não contam para nenhuma média.

*

typhonman

• Investigador
  • 5151
  • Recebeu: 745 vez(es)
  • Enviou: 1653 vez(es)
  • +8549/-4173
« Responder #1177 em: Abril 17, 2011, 05:15:18 pm »
Alguem me sabe dizer quais as especialidades que dão acesso a ser operador de sistemas em aeronaves como o P-3C ou C-295M/Persuader II ?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3660 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #1178 em: Abril 17, 2011, 09:18:39 pm »
Citação de: "typhonman"
Alguem me sabe dizer quais as especialidades que dão acesso a ser operador de sistemas em aeronaves como o P-3C ou C-295M/Persuader II ?

No P-3C Orion:
 - Coordenador Táctico -> Oficial Navegador.
 - Navegador ->  Oficial Navegador
 - Mecânico de voo -> sargentos MMA.
 - Operador de Comunicações -> sargentos OPCOM.
 - Operador de Radar -> sargentos OPERDET.
 - IFT (In Flight Technician) -> sargentos MELECA.
 - Operador de Acusticos -> sargentos MELIAV.
 - Ordenance -> Sargentos MARME.
 - 2º Mecânico -> todas os praças da área de manutenção da esquadra.

No C-295M (Transporte)
 - Técnicos de Cabine -> todos os sargentos da área de manutenção da esquadra.

No C-295M (VIMAR)
 - Operadores de Vigilância Maritima -> Oficiais Navegadores, talvez sargentos mas desconheço.

*

typhonman

• Investigador
  • 5151
  • Recebeu: 745 vez(es)
  • Enviou: 1653 vez(es)
  • +8549/-4173
« Responder #1179 em: Abril 17, 2011, 11:32:35 pm »
Obrigado camarada.

*

Faias

• 2
  • +0/-0
« Responder #1180 em: Abril 19, 2011, 09:03:17 pm »
Boas,
Estou no 12º ano, e no final do ano lectivo, pretendo ingressar na Academia da Força Aérea, na Academia Militar, ou no ISCPSI. O meu objectivo profissional principal é ingressar num destes estabelecimentos de ensino superior, para posteriormente vir a ingressar no quadro permanente das forças armadas ou forças de segurança. Decidi registar me neste fórum, pois gostaria, se possível, que me esclarecessem algumas dúvidas. A primeira dúvida tem a ver com vagas. Algumas pessoas que conheço que estão nas forças armadas/ de segurança, têm vindo a alertar-me que as vagas para os concursos deste ano irão diminuir devido á situação económica do país. Gostaría que alguém que soubesse algo sobre este assunto, me pudesse dar algumas indicações/ opiniões, obrigado.

Cumprimentos

*

militar03

• Membro
  • *
  • 181
  • +0/-0
Provas CFS
« Responder #1181 em: Abril 20, 2011, 05:09:37 pm »
Boas, daqui do fórum, alguém foi fazer as provas para o cfs esta semana???
Como correram???
Gostava de saber se quem fez o teste de MAT não achou o teste "esquisito"

abs
« Última modificação: Abril 23, 2011, 08:40:52 pm por militar03 »

*

driano_val

• 1
  • +0/-0
« Responder #1182 em: Abril 23, 2011, 03:39:02 pm »
Boa tarde a todos!

Encontro-me actualmente no 12º Ano e ando a preparar-me para concorrer à academia da força aerea na especialidade PILAV.

Porém, após a leitura dos post's anteriores e de uma pesquisa no site da academia fiquei com algumas duvidas que gostava de ver esclarecidas, nomeadamente:

1 - Em tempos fiz um tratamento aos dentes, e até retirei 4 dentes, após isso coloquei aparelho e actualmente tenho os dentes direitos e sem espaçamento entre eles, mas arranquei quatro. Haverá algum problema para as provas médicas?

2- Eu já não tenho inglês desde o 9º ano, na altura era aluno de 4. Tenho conhecimentos básicos de inglês, mas não falo com fluidez! Como são os testes de inglês? dificeis?

3- Por último, caso seja passe nas provas psicotecnicas. medicas, fisicas e na de selecção de voo e suponhamos também que tb tenho media final, somos informados que passamos a 10 de setembro (se não tou em erro) mas ainda não é garantido que entramos na academia pois nao? temos ainda a prova de aptidao militar (PAM) certo? e já agora o que se faz ao certo na PAM?

OBRIGADA

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3660 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #1183 em: Abril 26, 2011, 10:00:32 pm »
Citação de: "meco66"
Boas

Alguém me sabe dizer quais são as vertentes que se pode concorrer por regime RC/RV?

cumps

http://www.emfa.pt/www/po/crfa/

*

Força aerea

• 48
  • +0/-0
« Responder #1184 em: Abril 28, 2011, 05:28:55 pm »
Alguem aqui já ouviu falar no centro de sobrevivencia da força aerea? Como é aquilo alguem me pode dar uma dica? para além do óbvio de ser um treino de sobrevivência... Alguem do forum já lá esteve?