Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 645332 Visualizações
*

danni18

• 25
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1215 em: Maio 29, 2011, 02:56:04 pm »
Olá. Estou a ponderar igressar na FAP pelo regime de contrato, mas tenho algumas dúvidas quanto ás condições de admissão.
h) Ter aptidão psicofísica adequada
neste sentido existe um peso minimo/maximo que um candidato deve ter obrigatoriamente para concorrer?

d) Ter altura compreendida entre os limites referidos nas condições específicas para cada especialidade
sei que, por exemplo nos concursos para a PSP existe altura minima, 1,65 e 1,60 para sexo masculino e feminino respectivamente, pelo que pude perceber no site da FAP existem especialidades que aceitam candidatas a partir de 1,56. Tudo depende da especialidade a que concorremos, certo?

outra coisa, nos testes médicos, os testes de visão tem alguma ponderação/escala? tentei procurar, mas nao encontrei...Como uso óculos gostava de saber "até onde" pode ser aceite.
o teste de ingles que lá fala é baseado em quê? Vocabulário?  :)

PS: tive a ler a legislação e encontrei algumas respostas, pelo menos quanto á altura fiquei esclarecida. Quanto aos testes de visao tambem, mas n entendo muito daqueles valores, vou ao meu oftalmologista para ver se me enquadro nos limites, dado que n preciso de oculos no meu dia a dia. Li as outras paginas deste topico e tive informações valiosas  :D
Continuo é com as duvidas do peso e do teste de ingles....
[/b]

*

PCartCast

• Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1216 em: Maio 30, 2011, 11:34:52 am »
Citação de: "danni18"
Olá. Estou a ponderar igressar na FAP pelo regime de contrato, mas tenho algumas dúvidas quanto ás condições de admissão.
h) Ter aptidão psicofísica adequada
neste sentido existe um peso minimo/maximo que um candidato deve ter obrigatoriamente para concorrer?

d) Ter altura compreendida entre os limites referidos nas condições específicas para cada especialidade
sei que, por exemplo nos concursos para a PSP existe altura minima, 1,65 e 1,60 para sexo masculino e feminino respectivamente, pelo que pude perceber no site da FAP existem especialidades que aceitam candidatas a partir de 1,56. Tudo depende da especialidade a que concorremos, certo?

outra coisa, nos testes médicos, os testes de visão tem alguma ponderação/escala? tentei procurar, mas nao encontrei...Como uso óculos gostava de saber "até onde" pode ser aceite.
o teste de ingles que lá fala é baseado em quê? Vocabulário?  :)

PS: tive a ler a legislação e encontrei algumas respostas, pelo menos quanto á altura fiquei esclarecida. Quanto aos testes de visao tambem, mas n entendo muito daqueles valores, vou ao meu oftalmologista para ver se me enquadro nos limites, dado que n preciso de oculos no meu dia a dia. Li as outras paginas deste topico e tive informações valiosas  :D
Continuo é com as duvidas do peso e do teste de ingles....
[/b]

Quando concorri á FAP, eles apenas pediam 1.60m para Masculinos, excepto para PA e para Bombeiros.
Quanto ao peso, não serve de exclusão, conheço pelo menos um caso de um indíviduo com excesso de peso e eles apenas lhe deram o conselho de o tentar diminuir, o mesmo individuo conseguiu ingressar.
Os exames médico são bastante rigorosos, existe uma lista de doenças dos olhos que levam a exclusão imediata do concurso. Os testes de ingresso para RV/RC são realizados na base do Lumiar e são realizados em duas fases, testes psicotécnicos, visuais e auditivos cerca de 2 dias e meio, se fores aprovado nestes passas para os testes médicos e físicos mais 2 dias. Só necessitas de teste de Inglês se te candidatares a uma especialidade que o requeira, como controlador aéreo.

*

danni18

• 25
  • +0/-0
« Responder #1217 em: Maio 30, 2011, 11:48:40 am »
Citação de: "PCartCast"
Quando concorri á FAP, eles apenas pediam 1.60m para Masculinos, excepto para PA e para Bombeiros.
Quanto ao peso, não serve de exclusão, conheço pelo menos um caso de um indíviduo com excesso de peso e eles apenas lhe deram o conselho de o tentar diminuir, o mesmo individuo conseguiu ingressar.
Os exames médico são bastante rigorosos, existe uma lista de doenças dos olhos que levam a exclusão imediata do concurso. Os testes de ingresso para RV/RC são realizados na base do Lumiar e são realizados em duas fases, testes psicotécnicos, visuais e auditivos cerca de 2 dias e meio, se fores aprovado nestes passas para os testes médicos e físicos mais 2 dias. Só necessitas de teste de Inglês se te candidatares a uma especialidade que o requeira, como controlador aéreo.

Muito Obrigada PCartCast
Sim, eu estive a ver e isso da altura não será problema em principio, tenho de me regular pela "tabela feminina", logo, 1.56... a questao do peso tambem não, isto se forem pelo IMC estou dentro do peso dito "normal".
Sinceramente espero não ser excluída pelos exames visuais, era muito mau dado que no meu dia a dia não tenho de usar óculos obrigatoriamente, é apenas para ver tv, ler, etc  :)
Pelo que pude perceber, este ano não haverá nenhuma incorporação, no entanto ainda é possivel abrir a que costuma começar em meados de novembro ou posso já contar apenas para o proximo ano?

*

militar03

• Membro
  • *
  • 181
  • +0/-0
« Responder #1218 em: Maio 30, 2011, 02:24:41 pm »
pelo que me informaram, este ano não há incorporações

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8060
  • Recebeu: 1378 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5280/-243
« Responder #1219 em: Junho 01, 2011, 08:04:06 pm »
•Aviso n.º 11938/2011. D.R. n.º 106, Série II de 2011-06-01
Ministério da Defesa Nacional - Força Aérea - Comando da Instrução e Formação da Força Aérea - Academia da Força Aérea
Abertura do concurso para o curso de licenciatura em Tecnologias Militares Aeronáuticas

http://dre.pt/pdf2sdip/2011/06/106000000/2361323616.pdf

•Aviso n.º 11939/2011. D.R. n.º 106, Série II de 2011-06-01
Ministério da Defesa Nacional - Força Aérea - Comando da Instrução e Formação da Força Aérea - Academia da Força Aérea
Abertura do concurso para o curso de mestrado em Aeronáutica Militar

http://dre.pt/pdf2sdip/2011/06/106000000/2361623620.pdf

•Aviso n.º 11940/2011. D.R. n.º 106, Série II de 2011-06-01
Abertura do concurso para o Estágio Técnico Militar do Ensino Universitário

http://dre.pt/pdf2sdip/2011/06/106000000/2362123625.pdf

•Aviso n.º 11941/2011. D.R. n.º 106, Série II de 2011-06-01
Abertura do concurso para o estágio técnico-militar do ensino politécnico

http://dre.pt/pdf2sdip/2011/06/106000000/2362523635.pdf

*

carlosatc

• 2
  • +0/-0
« Responder #1220 em: Junho 03, 2011, 07:45:14 pm »
Gostaria de saber como posso ser controlador de tráfego aereo, quais as aptidões e que notas ter para entrar no curso.
obrigado pela atencao,
carlos

*

carlosatc

• 2
  • +0/-0
« Responder #1221 em: Junho 03, 2011, 07:48:03 pm »
Esqueci-me de dizer é controlador de tráfego aero de aviação civil...
obrigado pela atenção,
carlos

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #1222 em: Junho 06, 2011, 02:42:06 pm »
Citação de: "carlosatc"
Esqueci-me de dizer é controlador de tráfego aero de aviação civil...
obrigado pela atenção,
carlos

...fórum errado! Força Aérea não forma controladores civis! :G-beer2:
Um abraço
Raphael

« Responder #1223 em: Junho 06, 2011, 05:36:20 pm »
Gostaria que me clarificassem duas questões..
Alguém sabe se irá abrir concurso este ano para oficiais em regime de contrato ? (para licenciados)

a outra questão refere-se ao teste de inglês, gostaria de saber se era complicado, e quais os cursos que necessitam do teste de inglês como prova de ingresso.

Obrigado e cumprimentos ;)

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #1224 em: Junho 07, 2011, 01:32:21 am »
Para este ano ainda não há concursos RC previstos. Fala-se que poderá haver um no final do ano, com vagas reduzidas, mas são especulações. Talvez agora com o novo Governo [hajam]haja, ou não, novidades, mas não convém ter muita fé.
E todos os candidatos, seja para Praça, seja para Oficial, têm que fazer prova de inglês, que conta para a média final.
Exemplo: http://www.emfa.pt/www/po/crfa/conteudo ... s14JUN.pdf

*

militar03

• Membro
  • *
  • 181
  • +0/-0
« Responder #1225 em: Junho 07, 2011, 06:26:14 pm »
basicamente o teste de inglés é só para especialidade de operações  tais como opcart,tocart,opcom,opmet etc,,,

*

tochahumana

• 2
  • +0/-0
Lasik Correccao miopia , Ingresso na FAP
« Responder #1226 em: Julho 05, 2011, 11:05:00 pm »
Ola a todos, gostava de saber se fazendo operaçao Frente de onda guiado Lasik ou (Wave Front guided) Lasik que é ligeiramente diferente da cirurgia comum lasik é permitido na mesma o ingresso em PILAV, (pilotos de aeronaves) , ou se alguem que tenha feito ja la conseguiu entrar assim . A diferença é que este que indiquei permite corrigir todas as anormalias do olho chegando o piloto a ficar com acuidade visual muito melhor dos que entram com visao natural boa 20/20 ou 10/10 com esta cirurgia pode se chegar a ter 20/8 se correr bem ;). Este metodo é o usado nos estados unidos por pilotos dos caças e tambem possivel fazer ca no porto. Mandei um mail para emfa mas niunguem respondeu, amanha vou ligar para departamento medico de oftamologia procurar ter a certeza mas se alguem puder ajudar agradecia.

*

tochahumana

• 2
  • +0/-0
Re: Lasik Correccao miopia , Ingresso na FAP
« Responder #1227 em: Julho 06, 2011, 06:52:22 pm »
bem pessoal contactei hoje com eles e o que dizem que so tentando, mas se for lasik nao dá mas so mesmo tentando ... se alguem ja foi e passou comuniquem ;)

*

zizo

• 9
  • +0/-0
« Responder #1228 em: Julho 14, 2011, 10:30:16 am »
Citação de: "Malina"
Para este ano ainda não há concursos RC previstos. Fala-se que poderá haver um no final do ano, com vagas reduzidas, mas são especulações. Talvez agora com o novo Governo [hajam]haja, ou não, novidades, mas não convém ter muita fé.
E todos os candidatos, seja para Praça, seja para Oficial, têm que fazer prova de inglês, que conta para a média final.
Exemplo: http://www.emfa.pt/www/po/crfa/conteudo ... s14JUN.pdf

Uma questão relativamente ao teste de inglês é escrito e/ou oral?
E em termos de especialidades quais são aquelas em que a fa sente mais necessidade ou estão todas bem preenchidas?

Obrigado

*

militar03

• Membro
  • *
  • 181
  • +0/-0
« Responder #1229 em: Julho 14, 2011, 01:53:08 pm »
o teste costuma ser escrito e aparte oral é tipo uma entrevista,quanto há especialidades a fap sente sempre falta de pessoal,há sempre aqueles que por mais que tenham, precisam sempre demais. tais como SAS,PA OU OPSAS DEPOIS tens as mais tecnicas como os mecanicos e os operadores onde as vagas são sempre poucas... na minha opinião a especialidade onde é preciso mais gente é OPCART e MARME (2 especialides com grande defice de pessoal,com cursos longos e poucas vagas para praças) a titulo de exemplo para marme costuma abrir 2 incorporações por ano com 15 vagas em cada incorporação ou seja 30 anuais,mas anualmente devem se formar no máximo uns 10 marmes..