Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 643168 Visualizações
*

06852805

• 75
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #735 em: Abril 10, 2010, 12:31:36 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "06852805"
A minha questão: Qual a probabilidade, após a conclusão da IC, vir a ser colocado numa das unidades situadas em Lisboa e Vale do Tejo (EMFA, CRFA, BA6, etc)?

A probabilidade é sempre boa, porque a maior parte das unidades da Força Aérea situa-se no distrito de Lisboa e margem-sul.

Ok, obrigado pela resposta.

Os últimos praças que concluíram esta especialidade, alguém sabe onde foram colocados?
"Cumprir Além do Dever"

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #736 em: Abril 10, 2010, 04:01:51 pm »
Os últimos praças que concluíram esta especialidade, alguém sabe onde foram colocados?

Isso não sei, mas quase de certeza que muitos foram para o Estado-Maior da Força Aérea em Alfragide, mas você está a seguir um pensamento errado, por acaso acha que para onde esses militares foram colocados que há maior probabilidade de você também ir? Esta errado, é que para onde estes forem, enquanto lá estiverem não vai para lá outro e há praças que ficam num serviço vários anos, se calhar devia se informar é para onde é que "não foram" :wink: . É que para onde "não foram" não precisam de ninguém porque tem algum (ou vários) praça mais antigo que de "hoje para amanhã" sai e tem que ser substituido.

*

06852805

• 75
  • +0/-0
« Responder #737 em: Abril 10, 2010, 04:25:55 pm »
Citação de: "Lightning"

Isso não sei, mas quase de certeza que muitos foram para o Estado-Maior da Força Aérea em Alfragide, mas você está a seguir um pensamento errado, por acaso acha que para onde esses militares foram colocados que há maior probabilidade de você também ir? Esta errado, é que para onde estes forem, enquanto lá estiverem não vai para lá outro e há praças que ficam num serviço vários anos, se calhar devia se informar é para onde é que "não foram" :wink: . É que para onde "não foram" não precisam de ninguém porque tem algum (ou vários) praça mais antigo que de "hoje para amanhã" sai e tem que ser substituido.

Pois, a lógica é mesmo essa, faz todo o sentido. Mas como se sabe, o período máximo de permanência é de 6 anos, portanto há sempre uns quantos de saída.

Simplesmente, quero apostar numa especialidade, não só por estar relacionada c/ a minha área de formação, mas também que me ofereça mais probabilidades de ser colocado numa das unidades de Lx ou da margem-sul.

Por exemplo, comparativamente c/ as restantes especialidades, como é o caso das operações, ou dos mecânicos, penso que a de SAS fará mais sentido no EMFA ou no CRFA.
"Cumprir Além do Dever"

*

Mercurio

• 83
  • +0/-0
« Responder #738 em: Abril 10, 2010, 10:19:46 pm »
OPRDET.

*

Militar_luso

• 19
  • +0/-0
« Responder #739 em: Abril 11, 2010, 12:32:20 am »
será muito complicado conseguir entrar para a FA "piloto"?

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
« Responder #740 em: Abril 11, 2010, 12:43:21 am »
Onde chumba a maior parte do pessoal é nos testes médicos, tem de ser ter uma saúde perfeita em todos os sentidos e ter capacidades a nível visual e auditivo a 100% ou quase. Também no estágio de adaptação a voo chumba muita gente, quem enjoar com facilidade ou não tiver "mãozinhas" para aquilo, também não segue em frente. E claro está, tem de ter o ensino secundário concluído e ter obtido pelo menos uma classificação de 9,5 valores no exame da disciplina de Matemática.

*

Vanda Mateus

• 15
  • +0/-0
« Responder #741 em: Abril 11, 2010, 02:06:12 pm »
Bem na verdade também chumbam muitas pessoas nos testes psicotécnicos, e para dizer a verdade é esses que me metem mais receio porque não se pode fazer nada para saber como são. que perguntas nos esperam. alguém aqui já fez algum? poderiam me dizer como são?
agradeçia bastante.  :wink:

*

litus_80

• 6
  • +0/-0
« Responder #742 em: Abril 13, 2010, 01:19:01 pm »
Boas.

Estou a pensar seriamente em ingressar na Força Aérea mas tenho algumas dúvidas. Neste momento tenho o 11º ano incompleto, estou a conluir o 12º ano pelas novas oportunidades. Dá para ingressar na Força Aérea?

A minha intenção è entrar para os quadros mas para isso é necessário ir para a academia ou dá para tirar uma especialidade e concorrer aos concursos de sargentos?

Desde já Obrigado
Abraço

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
« Responder #743 em: Abril 13, 2010, 02:57:50 pm »
11.º ano incompleto não é "nada", é igual a 9.º ano. Portanto acho que apenas dá para concorrer às especialidades de Praça RC que exigam como habilitações mínimas o 9.º ano, CMI, OPSAS, PA, SHS, CLARIN, CAUT.

Para Sargentos do QP julgo que é necessário 12.º ano completo.

*

militar03

• Membro
  • *
  • 181
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #744 em: Abril 13, 2010, 03:39:00 pm »
com 12ª em novas oportunidades a tua probalidade de entrar nos quadros é reduzissima..

*

litus_80

• 6
  • +0/-0
« Responder #745 em: Abril 13, 2010, 05:19:10 pm »
Obrigado pelas respostas.

mas depois de entrar e tirar a especialidade as minhas chances de ir a concurso pa sargento para aos quadros é igual à dos outros certo?

Abraço

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • +942/-1084
« Responder #746 em: Abril 13, 2010, 05:28:17 pm »
Citação de: "litus_80"
mas depois de entrar e tirar a especialidade as minhas chances de ir a concurso pa sargento para aos quadros é igual à dos outros certo?

Em principio sim porque a nivel académico só é necessário ter o 12º completo, depois depende é da especialidade a que concorre, por exemplo quem for para electricista se no ensino secundário não tiver tido as disciplinas de matemática e/ou de fisica, além de todas as provas obrigatórias que todos os que concorrem fazem, também tem que fazer um teste de matemática e/ou de fisica.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • +942/-1084
« Responder #747 em: Abril 13, 2010, 05:34:52 pm »
Citação de: "litus_80"
Boas.

Estou a pensar seriamente em ingressar na Força Aérea mas tenho algumas dúvidas. Neste momento tenho o 11º ano incompleto, estou a conluir o 12º ano pelas novas oportunidades. Dá para ingressar na Força Aérea?

Sim, com o 9º ano já dá para entrar na Força Aérea, tudo depende é de qual a especialidade que pretende.

A minha intenção è entrar para os quadros mas para isso é necessário ir para a academia ou dá para tirar uma especialidade e concorrer aos concursos de sargentos?

Para a Academia é para tirar o curso de oficial QP, também existe o curso de sargento QP em que é necessário ser praça. Normalmente, por regra, um praça só pode ir para sargento da mesma especialidade de praça, apesar de por vezes existirem umas exepções à regra e existir especialidades de praças que não possuem sargentos como é o caso dos CAUT e dos SHS, estes tem que ir para sargento MMT ou CMI no caso dos condutores e sargento Abast no caso dos SHS.

*

litus_80

• 6
  • +0/-0
« Responder #748 em: Abril 15, 2010, 12:50:43 pm »
boas. obrigado pela ajuda. então diga-me uma coisa por favor, as especialidades que eu gostaria de ingressar são as seguintes:
Técnico/Mêcanico de veiculos terrestre ou aereos
Controlador de tráfego aereo

estas especialidades exostem na academia? Dá para entrar para a academia e concluir uma delas e posteriormente ingressar nos quadros?

Ou existem também  em concurso de sargento?

Já agora sabe quais as disciplinas que estas especialidades abordam?

Obrigado
Abraço

*

militar03

• Membro
  • *
  • 181
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #749 em: Abril 15, 2010, 01:57:42 pm »
para ingressares nessas especialidades tmmt  e tocart via academia, tens que ser militar rc no minimo 2 anos antes de poder concorrer para o quadro o mesmo se aplica se for para sargento, apenas muda o nome opcart e mmt.

em ambas necessitas de ter uma boa nota final de 12ª e igualmente uma boa nota no exame nacional ( no caso de ser para  oficial que no caso dessas 2 especialidades é a especifica é matemática)

se a tua ideia é entrar no quadro o melhor era concorrer para praça, pois dá para concorrer para cfs e cfo enqunto se fores oficial rc so podes concorrrer para ccfo do quadro( q é bastante complicado onde tens 3 classes a concorrer para as vagas)

de resto opcart é uma exelente especialide para se entar no quadro, onde ha pouquissimos candidatos e vagas várias, já mmt  o contrario,

S.f.f., faça um esforço de utilizar também as maiúsculas.