Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 642927 Visualizações
*

Malina

• 531
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #585 em: Janeiro 01, 2010, 08:28:44 pm »
Não sei onde viste isso, mas o que eu vi é que são 5 semanas de Instrução Básica, e depois entre 30 e 45 semanas de Instrução Complementar. Ou seja as primeiras cinco semanas é aquela coisa que em geral vês a malta a rastejar na lama, a levar nas orelhas, a aprender as coisas básicas de ser militar. Na Instrução Complementar os militares aprendem as coisas específicas a cada especialidade, como se fossem aulas estás a ver... Isto para os Praças com o 12º ano. Malta com o 9º ano faz entre 5 e 34 semanas de IC.
Pelo menos é o que está no site de recrutamento.

Quanto à segunda questão não sei porque não estou lá dentro, mas acho que só têm redução nos comboios intercidades, no alfa-pendular não. Acho que me lembro de ter ouvido falar nisso mas não sei até que ponto é verdade, outra pessoa talvez te possa esclarecer.

*

IMPEESA

• 8
  • +0/-0
« Responder #586 em: Janeiro 01, 2010, 08:43:25 pm »
bdragon antes de mais um feliz ano 2010.

Pelo que se vê nas maquinas de venda automatica da CP pagam 1/4 do bilhete.

Dispõe e continua-te a informar, pois nem TODAS as Regalias são bem o que parecem Ser.....

*

xzayne

• 17
  • +0/-0
« Responder #587 em: Janeiro 05, 2010, 04:39:30 pm »
Boas tardes a todos.
Tenho algumas dúvidas sobre a passagem a quadro permanente na força aérea e a forma como se processa. Nomeadamente, estou a concluir o 12º ano de escolaridade e gostaria de saber em que ramo das forças armadas é mais provável uma passagem aos QP.
Na força aérea disponibilizam pouca informação sobre isso, na minha opinião. E alguém me pode explicar porque na categoria de praças fazem diferenciação entre 9º ano e 12º ano, nos cursos? acho isso muito bom, mas o que é diferente?

Informem-me um pouco sobre a força aérea por favor, sendo que o meu objectivo é alcançar a permanencia nos quadros de algum ramo das forças armadas.

Com os meus melhores cumprimentos,

André Costa

PS: Não penso seguir para academias, pois não quero andar mais uma macheia de anos a estudar..

« Responder #588 em: Janeiro 07, 2010, 11:41:54 pm »
Olá e boa tarde a todos. Espero que estejam a ter um óptimo ano novo!

Depois de ter mais de metade do tópico e explorado alguns sites, como o da AFA e visto algumas reportagens e vídeos, pensei em escrever um pouco para me elucidar acerca do curso da AFA de PILAV.
Estou agora no 10º ano, no curso de Ciências e Tecnologias, com Bio e FQ e pensei recentemente em integrar na AFA, no curso PILAV. Penso ter por base, bons requisitos. Tive agora, no 1º Período, média de 17 valores, sendo a minha melhor nota um 19 a Matemática e sou também Campeão Nacional das modalidades gímnicas que pratico, mini trampolim e tumbling. No entanto, há alguns aspectos que me preocupam. A nível muscular e esquelético, penso ter tudo em ordem e intelectualmente, penso não ter nenhum problema. Por outro lado, penso não ter capacidade visual completa no meu olho direito (cerca de 20/25, mas em contrapartida tenho 20/15 no esquerdo) e gostava de saber se há alguma forma correctiva de melhorar este aspecto que excluam, obviamente, a cirurgia, visto que tal não seria aceite pela AFA (a cirurgia). No entanto, estive a ler este ficheiro relativo às provas médicas:

http://dre.pt/pdf1sdip/1999/09/209B00/62286237.PDF

Depois de lido, tendo em especial atenção as duas ou três últimas páginas, que dizem respeito à oftalmologia e está lá referido que para a Força Aérea, PILAV, posso concluir que é necessário 10/10 num olho (eu tenho mais que isso no esquerdo, 20/15 como tinha referido) e 7/10 no outro, ou mais, atingindo 10/10 com correcção (eu tenho 20/25 no direito, o que se fizerem as contas, dá 0.8).

Agora, o que eu pretendia saber é a seguinte série de perguntas:
1- Confirmam-me isto que eu acabei de ler ou interpretei erradamente)
2- Alguém me pode descrever com algum detalhe os exames médicos oftalmológicos e os restantes?
3- É possível efectuar os exames médicos antes da candidatura a PILAV, com o objectivo de regularizar algumas situações?
4- Visto ter uma boa preparação física e conseguir fazer a maior parte dos elementos de aptidão física com alguma facilidade atingindo notas elevadas dá-me alguma vantagem?
5- Há alguma coisa que possa fazer em relação aos testes psicotécnicos, de modo a que estes não sejam um entrave ao meu ingresso?
6- Alguém me pode descrever estes testes psicotécnicos?
7- Os testes psicotécnicos baseiam-se mais na avaliação do cálculo mental, abstracto, mecânico e afins ou mais no interesse pessoal do aplicante no curso?
8- Tendo em conta tudo isto que acabei de vos referir, qual deverá ser a minha maior preocupação, isto é, se tiver hipóteses de o fazer.
9- Há algum requisito físico necessário?

Dados físicos:
1,74m
66kg
IMC de aprox. 21
6,7% de massa gorda

Por enquanto, a disciplina não me assusta, até porque sem ela, nunca teria conseguido alcançar o que alcancei, mas não sei se será suficiente para um curso tão exigente onde apenas os melhores podem entrar. Gostava que mais factores dependessem de mim, daí todas estas questões e desculpem-me a extensão da minha escrita. Infelizmente, parece que há muitos factores que dependem também dos outros e não do meu esforço e empenho, como, penso eu, é o caso dos testes psicotécnicos. Agradeço sinceramente todas as respostas, que certamente serão uma ajuda preciosa para mim e para todos os outros que consultem este fórum.

Não sei se adianta alguma coisa ou se acrescenta alguma vantagem, mas o meu avô era Chefe de Esquadra de Caças (F86-F) na década de 70. Penso que foi também o mais jovem Major da AFA, mas disso não tenho a certeza.

Grandes abraços e desejos de bom ano!!!

António

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #589 em: Janeiro 08, 2010, 04:59:56 pm »
Citação de: "AntonioMarcelo"
7- Os testes psicotécnicos baseiam-se mais na avaliação do cálculo mental, abstracto, mecânico e afins ou mais no interesse pessoal do aplicante no curso?

É a primeira parte.

Não sei se adianta alguma coisa ou se acrescenta alguma vantagem, mas o meu avô era Chefe de Esquadra de Caças (F86-F) na década de 70. Penso que foi também o mais jovem Major da AFA, mas disso não tenho a certeza.

Não é chefe, é comandante  :wink:
Ou ele que lhe indique alguém com quem falar c34x .

« Responder #590 em: Janeiro 09, 2010, 12:40:17 am »
Lightning, obrigado pela tão rápida resposta. Infelizmente o meu avô morreu em serviço, precisamente a bordo de um F86-F, daí tal não ser possível.

Por enquanto, a minha dúvida principal, para além das outras colocadas, apesar de ser bastante genérica, é a seguinte:

O que é que posso fazer para aumentar as minhas possibilidades de admissão?

Nesta pergunta, alguma das respostas são obvias, daí precisar de um maior detalhe no que é feito e testado durante as provas, com maior foco nas psicotécnicas e também nas médicas.

Grande abraço e bom fim-de-semana a todos os foristas!

António

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #591 em: Janeiro 09, 2010, 04:22:30 pm »
Citação de: "AntonioMarcelo"
Lightning, obrigado pela tão rápida resposta. Infelizmente o meu avô morreu em serviço, precisamente a bordo de um F86-F, daí tal não ser possível.

Pois lamento a sua perda, da minha parte não sei mais nada para o ajudar. Faça exercicio fisico e vá ao médico fazer um check up geral, talvez seja uma boa ideia...

« Responder #592 em: Janeiro 09, 2010, 05:48:22 pm »
Penso que isso seja um óptima ideia Lightning. Já agora, para além de um exame geral que eles fazem, os principais focos de atenção dos médicos são os olhos e a coluna certo? Ou há mais algum que seja rigorosamente examinado?

*

typhonman

• Investigador
  • 5150
  • Recebeu: 745 vez(es)
  • Enviou: 1652 vez(es)
  • +8547/-4172
« Responder #593 em: Janeiro 10, 2010, 02:56:16 am »
Bem vindo António, eu antes de concorrer a AFA fiz um check up geral e um exame a vista.

Abraços

« Responder #594 em: Janeiro 10, 2010, 04:50:01 pm »
Obrigado typhonman!

Se não é indiscrição, quanto tempo antes da prova é que foram feitos e quanto custam aproximadamente?

Abraços!

*

allskin

• 75
  • +0/-0
« Responder #595 em: Janeiro 11, 2010, 11:18:37 am »
Boas,

O primeiro passo está dado, inscrevi-me no Sábado para Praça c/ 12º ano :)

*

zizo

• 9
  • +0/-0
« Responder #596 em: Janeiro 12, 2010, 12:09:39 am »
Olá,
esta é a minha primeira participação aqui.
A minha irmã está no exército onde entrou com 18 anos como praça e está a trabalhar há mais de 3 anos (neste momento em Queluz) e sugeriu-me candidatar-me em regime de contrato para a força aérea como oficial.
Tenho intenção de concorrer para a força aérea no curso de formação de oficiais em TINF. Já vi alguma documentação e estou a par de algumas coisas, de outras nem tanto. Primeiramente tenho licenciatura de Bolonha de 3 anos tirada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Comecei em Setembro 2009 o mestrado em Sistemas de Informação na mesma faculdade.

Durante o último ano da minha licenciatura trabalhei num call-center e na área de vendas de serviços em alguns centros comerciais enquanto estudava para poder pagar passes, alimentação, gastos do dia a dia e para ter algum no banco. Infelizmente neste momento encontro-me numa fase de dificuldades financeiras e sem trabalho para além de ter pouco dinheiro para as propinas do mestrado, tenho 2 cadeiras de 1º semestre que vou poder fazer apenas no 1º semestre do ano lectivo que vem que começa em Setembro de 2010 devido a alteração na área de especialização para além das 5 cadeiras normais de 2º semestre que vou começar agora em Fevereiro.

Isto implica que só poderei acabar o mestrado não em Junho de 2011 mas em Junho de 2012 (visto o último ano ser estágio em empresa dificilmente as 2 coisas são conciliáveis, coisa que seria o ideal). Mas até lá (Setembro de 2011) tudo isto implica estar algum tempo a fazer poucas cadeiras e sem rendimentos. Ao fim e ao cabo estou disposto a abdicar para já do último ano de mestrado se a isso for obrigado para concorrer à força aérea fazendo indicação na faculdade das minhas intenções e informando-me das condições necessárias para um possível retorno noutra altura. Tenho um colega que está no mesmo ponto do curso que eu e diz-me que preferia mil vezes estar a trabalhar e a ganhar o dele. Eu sei que a formação é o ponto fulcral e a vontade que me levou até onde cheguei mantém-se e quero chegar mais longe (acabar o mestrado) mas se não há budget para o dia a dia a única maneira é reformular prioridades e fazer pela vida.

Entrando, após cumprir os anos de contrato obrigatórios que saídas tenho a partir daí? Gostaria de poder evoluir ou pelo menos encontrar alguma estabilidade e não sair ao fim dos 6 anos de contrato. Que hipóteses tenho à partida que considerar no meu caso?
A licenciatura de bolonha (3 anos) é correspondente a uma licenciatura dos antigos 5 anos no olhar da força aérea (gostaria de confirmação visto que as cadeiras que tive nestes 3 anos cobrem os assuntos mais importantes na área da Informática desde os Sistemas Distribuídos, Bases de Dados, Sistemas Operativos, Redes de Computadores, algumas cadeiras da área de Matemática etc - é uma das melhores licenciaturas do país que dá uma formação completa aos seus alunos?
Estando a cursar mestrado e contando incorporar-me na fase de 25 de Outubro de 2010 tenho a possibilidade de fazer as cadeiras que me faltam de mestrado como trabalhador-estudante e eventualmente estágio do último ano estando incorporado na força aérea?
Em que consistem os estudos dentro da força aérea (não falo do plano em si que já consultei mas de como as aulas são conciliáveis com o trabalho - ou será que o nosso trabalho são apenas os estudos inicialmente)?
Existe uma incorporação a 7 de Junho mas nessa altura estarei à porta de 5 exames de mestrado, não será uma boa altura para incorporar correcto? Existiria a possibilidade de ser dispensado para realizar os exames e algum tempo de estudo candidatando-me já para ser incorporado em Junho?

Peço desculpa pelo texto longo mas como disse ali pelo meio estou disposto a orientar (a decisão está tomada já) prioridades para além de ter uma família muito ligada ao exército e vida militar (pai, irmã, tios, primos... etc etc etc), ter gosto pela actividade física e militar e estar pronto para ir à luta. Eu podia contar as histórias dos meus tios que estiveram em Angola no Ultramar mas isso fica para outras núpcias... :G-bigun:

Abraço e muito obrigado desde já a quem me ajudar

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #597 em: Janeiro 14, 2010, 12:32:11 am »
Citação de: "xzayne"
Boas tardes a todos.
Tenho algumas dúvidas sobre a passagem a quadro permanente na força aérea e a forma como se processa. Nomeadamente, estou a concluir o 12º ano de escolaridade e gostaria de saber em que ramo das forças armadas é mais provável uma passagem aos QP.
Na força aérea disponibilizam pouca informação sobre isso, na minha opinião. E alguém me pode explicar porque na categoria de praças fazem diferenciação entre 9º ano e 12º ano, nos cursos? acho isso muito bom, mas o que é diferente?

Informem-me um pouco sobre a força aérea por favor, sendo que o meu objectivo é alcançar a permanencia nos quadros de algum ramo das forças armadas.

Com os meus melhores cumprimentos,

André Costa

PS: Não penso seguir para academias, pois não quero andar mais uma macheia de anos a estudar..

Tens três hipóteses de entrares nos QP com o 12º:

Primeiro e a mais certa e sem dúvida, é através da Academia da Força Aérea. Depois do curso entras automaticamente nos QP.
Em segundo lugar é ingressando como Praça e tentar concorrer a Sargento dos QP.
Em terceiro lutar é ingressando como Praça e tentar concorrer como Oficial dos QP.
Estas duas últimas hipóteses são pouco certas, a última ainda menos, e muito, mas mesmo muito difíceis de conseguir na generalidade, dado que há uma quantidade enorme de candidatos.

POis não queres estudar... mas sem estudar não se alcança nada... garanto-te que as duas últimas hipóteses são extremamente difíceis pois é a tal que "dá pouco trabalho (pois não tem que se estudar a tal mancheia de anos como chamas) e garante a carreira"... então toda a gente quer.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #598 em: Janeiro 14, 2010, 12:48:13 am »
Citação de: "zizo"
Entrando, após cumprir os anos de contrato obrigatórios que saídas tenho a partir daí?

Ou vais a concurso para Oficial dos QP ou vais para a rua. Em último caso tens algumas vagas na PSP e na GNR, mas não é garantido que consigas entrar.
Concursos para QP são muito complicados.

Gostaria de poder evoluir ou pelo menos encontrar alguma estabilidade e não sair ao fim dos 6 anos de contrato. Que hipóteses tenho à partida que considerar no meu caso?

Pois, ninguém quer, mas é assim mesmo. Regime de contrato é para ajudar a malta numa primeira fase da vida, ganhar algum, mas, acima de tudo, para servir de carne para canhão e mão de obra provisória para as Forças Armadas.
Hipóteses?
Hipótese número um: teres idade suficiente para depois ingressar como militar na Academia, tirar um curso lá e entrar nos QP. Mas como já tens mestrado a meio e isso pode ser chato para ti.
Hipótese número dois: seres um óptimo militar e seres um dos muito poucos sortudos a conseguir entrar nos QP através de concurso... mas como já disse no meu post acima, há imensa concorrência, muita gente quer... não é garantido para absolutamente ninguém. Poucas vagas e muitos concorrentes.

A licenciatura de bolonha (3 anos) é correspondente a uma licenciatura dos antigos 5 anos no olhar da força aérea (gostaria de confirmação visto que as cadeiras que tive nestes 3 anos cobrem os assuntos mais importantes na área da Informática desde os Sistemas Distribuídos, Bases de Dados, Sistemas Operativos, Redes de Computadores, algumas cadeiras da área de Matemática etc - é uma das melhores licenciaturas do país que dá uma formação completa aos seus alunos?

Para o caso do CFO licenciatura é licenciatura. Não interessa o número de anos, o que interessa é o grau conferido. Seja Bolonha ou não, é licenciatura. Pelo menos foi o que me disseram a mim. Também tenho licenciatura de 3 anos dentro do processo de Bolonha.

Estando a cursar mestrado e contando incorporar-me na fase de 25 de Outubro de 2010 tenho a possibilidade de fazer as cadeiras que me faltam de mestrado como trabalhador-estudante e eventualmente estágio do último ano estando incorporado na força aérea?

Teoricamente sim. Mas já sabes, quando tens que fazer serviço, tens que fazer e acabou. Estágio duvido. Já que não me parece que consigas dois empregos ao mesmo tempo, e se estás a trabalhar na Força Aérea... meu amigo tens um contrato a cumprir e tens que fazer as horas de trabalho normais.
Há malta que consegue fazer cursos universitários estando a trabalhar (apesar de ser necessário muito esforço), agora a parte dos estágios é que não sei mesmo como pode funcionar.

Em que consistem os estudos dentro da força aérea (não falo do plano em si que já consultei mas de como as aulas são conciliáveis com o trabalho - ou será que o nosso trabalho são apenas os estudos inicialmente)?

Quando estás em instrução funcionas em regime de, se não me engano, internato. Não sei se dão licença especial para quem é trabalhador-estudante durante o ano (ou mais ou menos um ano, depende também da especialidade) de instrução (básica e complementar). Mas isso é melhor perguntares directamente a um centro de recrutamento. Apesar de na instrução teres também aulas, continuas com a formação militar.

Existe uma incorporação a 7 de Junho mas nessa altura estarei à porta de 5 exames de mestrado, não será uma boa altura para incorporar correcto? Existiria a possibilidade de ser dispensado para realizar os exames e algum tempo de estudo candidatando-me já para ser incorporado em Junho?

Pois não. Se durante a instrução complementar ainda tenho algumas dúvidas, então durante a instrução básica então esquece mesmo. Tens que estar no quartel sempre durante aquelas 5 semanas tirando as folgas (e já se sabe que mesmo nas folgas podes ficar retido). É a tal dita recruta nua e crua. Não há dispensas para ninguém nem para nada. Podem-te acordar a meio da noite e podes ter que fazer 24h seguidas de exercícios.
Sim imagino tu no meio de uma semana de campo "Oh Sargento! Posso ir-me embora?! Pode por favor chamar uma carrinha para me vir buscar? Tenho um exame!"
É que não faltava mesmo mais nada...  :mrgreen:

*

zizo

• 9
  • +0/-0
« Responder #599 em: Janeiro 14, 2010, 10:13:49 am »
Citação de: "Malina"
Citação de: "zizo"
Entrando, após cumprir os anos de contrato obrigatórios que saídas tenho a partir daí?

Ou vais a concurso para Oficial dos QP ou vais para a rua. Em último caso tens algumas vagas na PSP e na GNR, mas não é garantido que consigas entrar.
Concursos para QP são muito complicados.

Gostaria de poder evoluir ou pelo menos encontrar alguma estabilidade e não sair ao fim dos 6 anos de contrato. Que hipóteses tenho à partida que considerar no meu caso?

Pois, ninguém quer, mas é assim mesmo. Regime de contrato é para ajudar a malta numa primeira fase da vida, ganhar algum, mas, acima de tudo, para servir de carne para canhão e mão de obra provisória para as Forças Armadas.
Hipóteses?
Hipótese número um: teres idade suficiente para depois ingressar como militar na Academia, tirar um curso lá e entrar nos QP. Mas como já tens mestrado a meio e isso pode ser chato para ti.
Hipótese número dois: seres um óptimo militar e seres um dos muito poucos sortudos a conseguir entrar nos QP através de concurso... mas como já disse no meu post acima, há imensa concorrência, muita gente quer... não é garantido para absolutamente ninguém. Poucas vagas e muitos concorrentes.

Para o caso do CFO licenciatura é licenciatura. Não interessa o número de anos, o que interessa é o grau conferido. Seja Bolonha ou não, é licenciatura. Pelo menos foi o que me disseram a mim. Também tenho licenciatura de 3 anos dentro do processo de Bolonha.

Teoricamente sim. Mas já sabes, quando tens que fazer serviço, tens que fazer e acabou. Estágio duvido. Já que não me parece que consigas dois empregos ao mesmo tempo, e se estás a trabalhar na Força Aérea... meu amigo tens um contrato a cumprir e tens que fazer as horas de trabalho normais.
Há malta que consegue fazer cursos universitários estando a trabalhar (apesar de ser necessário muito esforço), agora a parte dos estágios é que não sei mesmo como pode funcionar.

Quando estás em instrução funcionas em regime de, se não me engano, internato. Não sei se dão licença especial para quem é trabalhador-estudante durante o ano (ou mais ou menos um ano, depende também da especialidade) de instrução (básica e complementar). Mas isso é melhor perguntares directamente a um centro de recrutamento. Apesar de na instrução teres também aulas, continuas com a formação militar.

Pois não. Se durante a instrução complementar ainda tenho algumas dúvidas, então durante a instrução básica então esquece mesmo. Tens que estar no quartel sempre durante aquelas 5 semanas tirando as folgas (e já se sabe que mesmo nas folgas podes ficar retido). É a tal dita recruta nua e crua. Não há dispensas para ninguém nem para nada. Podem-te acordar a meio da noite e podes ter que fazer 24h seguidas de exercícios.
Sim imagino tu no meio de uma semana de campo "Oh Sargento! Posso ir-me embora?! Pode por favor chamar uma carrinha para me vir buscar? Tenho um exame!"
É que não faltava mesmo mais nada...  :lol:  :lol:  
Pois é, os concursos para QP consistem de que permissas? É que a serem assim tão difíceis tenho de ponderar melhor e procurar outras alternativas. Ainda para mais e eu já sei bem isso, é difícil estar montado em dois cavalos de batalha ao mesmo tempo.
Por acaso pensava que as forças armadas precisavam de pessoal...mas como me parece que muita gente que lá anda está a contrato (o dito pessoal de desenrrasca - a minha irmã por vezes tb se queixa disso), tirando os sortudos que entram eheh...Ela tb se candidatou há pouco tempo à escola de sargentos salvo erro.

Por um lado acho estranho não terem mais vagas para pessoas que entrando em regime de contrato e já andaram a estudar mais uns anos provavelmente não terem lugar ao fim dos 6 anos nos QP...
Vou ponderar como o Manuel Alegre para o lugar de presidente da República. :lol:

Obrigado Malina
Cumps