Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 657469 Visualizações
*

elisa2

• 16
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #555 em: Dezembro 07, 2009, 08:03:57 pm »
Sim tens razao no que dizes, que ha muitos licenciados que acabam nas forças armadas não por gosto, mas porque tem um ordenado no final do mes e muitos beneficios! é verdade..mas felizmente ainda ha alguns que realmente gostam, e que realmente querem seguir carreira militar

Falo pela minha experiencia, metade das pessoas que foram fazer as provas comigo, não queriam essa vida, e tavam ali como se tivessem a ir para outro lado qualquer, não havia ali muito gosto..ou tavam a espera de resultados de entrevistas que tinham feito, ou era uma passagem temporaria ate arranjar algo ca fora!
Não tenho de ter nada contra eles, cada um faz o que quer como é obvio, mas não deixo de pensar que é muito injusto em relaçao as pessoas que realmente querem entrar! Para ja essas pessoas estão tao relaxadas nas provas que ate mete raiva,lol, bom para eles! E os outros coitados tao ali super nervosos porque é a oportunidade da vida deles para fazerem o que realmente querem, é algo muito importante..mas isso vai afecta muito nos testes..mas é assim a vida!

Ja o pessoal que ia para os testes de praça, ai sim havia mais gosto pela vida militar! tirando alguns que tavam a naoli para se safar a mais uns anitos de estudo :lol:

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #556 em: Dezembro 07, 2009, 09:33:16 pm »
Entristece-me saber que há muita gente que vai para ali na desportiva quando há gente que quer mesmo ir por gosto.
Eu não sei, mas de certeza quando for lá vou andar nervosa e ansiosa, coisa normal quando se vai "lutar" pelo que se quer.
Realmente deviam fazer uma mini-recruta e avaliar a força de vontade da malta. E assim havia também logo muita gente que veria se é mesmo aquilo que querem ou não, porque depois são seleccionados mas uma vez que começa a recruta desistem... ou seja estão a "roubar" vagas. Faziam ao mesmo tempo os testes, mas assim também podiam avaliar componentes que não se vêm nos testes. Força de vontade, vocação, adaptação ao estilo de vida militar, etc.

Lembro-me de ver um documentário sobre o recrutamento de novos paraquedistas franceses, desde o momento do momento da informação em campanhas de recrutamento, das provas de selecção, à finalização do curso. O melhor rapaz nas provas de selecção não foi nem de longe o melhor do curso. Curiosamente, o melhor do curso foi sim uma rapariga, que até os sargentos ficaram admirados. Não porque fazia mais flexões ou porque aguentava mais peso ou tinha mais força, mas porque era a mais dedicada, com maior força de vontade, aprendia num piscar de olhos, apoiava os colegas... e que nas provas de selecção tinha um problema enorme com por exemplo a prova da barra (que nós aqui não fazemos).

Enfim o que me resta fazer é tentar...
Supostamente deve haver uma altura em que devíamos fazer uma entrevista para saberem o que pensamos e se temos ou não vocação, mas acho que isso até é das últimas coisas que se faz... e que não tem assim tanto peso?

Olha se estás num mestrado força nisso. Não sei quando é suposto acabares, mas se o acabares antes da tua próxima oportunidade, tens maior notação no factor das habilitações académicas, é sempre mais uns pontos que ganhas! Para além que ter um mestrado é sempre uma coisa boa cá fora, depois da vida militar caso não se fique lá dentro.

*

vitorh

• 11
  • +0/-0
« Responder #557 em: Dezembro 08, 2009, 02:05:05 pm »
Olá!

Surgiu-me mais algumas dúvidas e se me conseguissem esclarecer, era bom.

O certificado de habilitações que pede, com as disciplinas discriminadas, basta o certificado da universidade ou também terei de ir buscar o certificado das disciplinas e notas que tirei no secundário?
Até porque o curso de Tecnologias de Informação e Comunicação que completei não era obrigatório exame nacional de matemática, mas eu fiz Informática no secundário e fiz o exame nacional de mat e com grande nota. Até porque frequentei outro curso universitário durante algum tempo.
Como é que poderei fazer referencia a isso na altura da candidatura, ou não vale a pena? Será que ainda me poderá prejudicar, dizer que mudei de curso?

Sendo que a próxima incorporação para o que quero (TINF) é em Junho, vou começar o treino agora. Quanto tempo de antecedência há entre o inicio da recruta e as provas fisicas? Pergunto isto porque acho que se me chamarem em Janeiro ou Fevereiro para provas, ainda não devo estar preparado.

Quanto ao facto de muita gente ver as forças armadas como uma "escapatória", é realmente triste. Eu sempre gostei do que via sobre a vida militar, mas sempre achei que não tinha capacidade para aguentar. Mas desde que me decidi realmente por isto que já ando ansioso, principalmente depois de um amigo meu ter entrado para a polícia maritima e só dizer bem daquilo. Se por acaso não entrar, vou ficar mm deprimido.

De momento são estas as dúvidas

*

Air Man

• 16
  • +0/-0
« Responder #558 em: Dezembro 08, 2009, 11:25:21 pm »
Olá Vitorh!
Sobre a tua dúvida, não te preocupes com o facto de teres frequentado outro curso além do que acabaste. O que conta é o que tens completo.
O Certificado que tens que apresentar é o da Licenciatura se for uma de 1.ª prioridade. Se for de 2.ª prioridade já tens que apresentar o certificado com as disciplinas discriminadas para ser sujeito à Comissão de Avaliação. Se estiveres a concorrer para uma das especialidades em que é necessário ter tido matemática no 12.º, aí sim, tens que apresentar o Certificado de Habilitações do 12.º com as disciplinas discriminadas (e onde conste a matemática) :wink:
Quanto à última dúvida, calculo que não te devem chamar em Janeiro, uma vez que há uma incorporação em Fevereiro, não fará muito sentido chamar oficiais para a recruta de Junho, digo eu...

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #559 em: Dezembro 09, 2009, 01:10:37 am »
Olha eu acho que para Junho começam a chamar no máximo lá para Março ou Abril, ou seja com uns 3 meses de antecedência, mas não chamam todos na mesma altura, podem chamar só 3 semanas antes da incorporação e tudo.
Também não faria sentido estarem a chamar com 6 meses de antecedência e ainda por cima andam ocupados com os Praças com incorporação para Fevereiro.
Mesmo que chamassem em Fevereiro, acho que terias tempo de te preparar, se te dedicares a sério. Não sei a tua capacidade física normal, mas pronto. Eu sempre fui atleta e fui de competição, acho que é normal ter um pouco mais de facilidade em readaptar-me após um tempo de pausa, mas digo-te que comecei a treinar a sério há um mês e já consigo fazer os mínimos para entrar em termos de provas físicas. Só os testes de decisão é que ainda não consegui sequer experimentar  :roll:

Por isso não desanimes. Trabalha e vais ver que vais conseguir, mesmo que chamem daqui a "pouco" tempo.

QUanto ao certificado de habilitações, realmente depende do que eles pedem. Se pedirem matemática do 12º, tens que apresentar quase de certeza. Isso o exame não interessa no nosso caso (no meu caso também não interessou porque como estava no curso tecnológico de informática, os exames eram opcionais e só contavam para ingresso na universidade, não para a nota final). O que conta é a nota final da disciplina.

*

allskin

• 75
  • +0/-0
« Responder #560 em: Dezembro 12, 2009, 12:30:51 pm »
Peço-vos um conselho:

Quem quer entrar em Junho, vale a pena efectuar a inscrição a partir de fevereiro (quando começa a recruta) ou não vale a pena?

Já agora, depois de efectuar os testes, quanto tempo leva a saber se vamos ser incorporados ou não?

Obrigado  :wink:

*

Air Man

• 16
  • +0/-0
« Responder #561 em: Dezembro 12, 2009, 06:22:07 pm »
Quem quer entrar em Fevereiro, Junho ou mesmo Outubro pode fazer a candidatura em qualquer altura. Depois dos testes feitos ficam "em carteira" por 9 meses. Se um candidato for selecionado para a recruta de Fevereiro, por exemplo, e não lhe der jeito por algum motivo, só tem que pedir o adiamento da incorporação. Neste caso será seriado com os candidatos para a recruta seguinte. Ou seja, ser selecionado para uma recruta não quer dizer que tenha lugar na próxima. A concorrência pode ser mais forte... ou pode haver menos vagas para a especialidade pretendida...
Como dizia o outro: é fazer as contas!

Quanto à segunda dúvida, o que posso dizer é que uns sabem 3 semanas antes da incorporação e outros sabem 3 dias antes... A seriação é feita em várias fases. A primeira fase é 30 dias antes do início da recruta. Portanto, no caso da próxima recruta - 22 de Fevereiro - a primeira fase vai ser no dia 22 de Janeiro. Os candidatos que estiverem Aptos vão ser ordenados de acordo com as notas das habilitações literárias e dos psicotécnicos efectuados. São distribuidos pelas diversas especialidades. Se ficarem vagas por preencher eles continuam a chamar pessoal para fazer testes e, na semana antes do início da recruta, fazem uma segunda fase da seriação para preencher o resto das vagas.

*

allskin

• 75
  • +0/-0
« Responder #562 em: Dezembro 13, 2009, 01:11:22 pm »
Obrigado pela explicação.

Isso de facto não interessa muito para quem não está a trabalhar, agora para quem trabalha a tempo inteiro, precisa de saber pelo menos com 30 dias de antecedência de forma a avisar legalmente a empresa onde está da saída.. :roll:

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #563 em: Dezembro 13, 2009, 07:27:54 pm »
Pois é, mas é a vida...
Por isso mesmo é que eu opto por não trabalhar a menos que me voltem a dar emprego à experiência durante 6 meses...

*

allskin

• 75
  • +0/-0
« Responder #564 em: Dezembro 13, 2009, 09:21:45 pm »
Pois, eu quando for fazer os testes aviso a empresa que posso vir a entrar em Junho para depois negociar da melhor forma os dias a dar..

*

Tolooo

• 6
  • +0/-0
« Responder #565 em: Dezembro 16, 2009, 12:09:24 am »
Boas povo...
eu tenho um problema de visão... (1.00) olho esquerdo e (1.25) olho direito... estigmatismo...
tenho 19 anos e queria saber se, operando posso entrar po curso de PILAV... e podendo operar a que idd é que posso? é que ja me disseram 20 e ja me disseram 21...

agradecia resposta

*

allskin

• 75
  • +0/-0
« Responder #566 em: Dezembro 16, 2009, 07:50:03 am »
Só operam quando o grau estabiliza, e isso costuma ser a partir dos 23/24. ;)

No entanto nada melhor que falares com um médico, cada caso é um caso.

*

TiagoFilipe

• Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
« Responder #567 em: Dezembro 16, 2009, 04:31:12 pm »
Citação de: "Tolooo"
Boas povo...
eu tenho um problema de visão... (1.00) olho esquerdo e (1.25) olho direito... estigmatismo...
tenho 19 anos e queria saber se, operando posso entrar po curso de PILAV... e podendo operar a que idd é que posso? é que ja me disseram 20 e ja me disseram 21...

agradecia resposta
Não deves mesmo assim ter muita sorte, pois o mito que existe é que para PILAV só mesmo com acuidade visual total e de nascença (não são permitidas operações).

*

Tolooo

• 6
  • +0/-0
« Responder #568 em: Dezembro 16, 2009, 06:29:55 pm »
n posso ter azar... é isto msmo... e ninguem me confirma se é so mito ou s é vdd?

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #569 em: Dezembro 16, 2009, 10:02:16 pm »
Nunca ouvi falar que "tinha que ser de nascença". O que me lembro que diz é que tem que ser sem correcção. A questão é que acho que consideram correcção como o uso de lentes ou óculos.
Não faz sentido, porque a operação que eu saiba não trás nenhuma sequela pelo menos que impeça a pessoa de ser piloto (ou outra coisa qualquer), é quase como se fosse de nascença. Mas vou procurar isso.

Editado: O que diz nas tabelas de aptidão é isto, para as especialidades da Tabela A em que são incluídos os pilotos e os navegantes:
Acuidade Visual: 10/10 num olho e não inferior a 7/10 no outro, devendo atingir com correcção 10/10.