Olá e boa tarde a todos. Espero que estejam a ter um óptimo ano novo!
Depois de ter mais de metade do tópico e explorado alguns sites, como o da AFA e visto algumas reportagens e vídeos, pensei em escrever um pouco para me elucidar acerca do curso da AFA de PILAV.
Estou agora no 10º ano, no curso de Ciências e Tecnologias, com Bio e FQ e pensei recentemente em integrar na AFA, no curso PILAV. Penso ter por base, bons requisitos. Tive agora, no 1º Período, média de 17 valores, sendo a minha melhor nota um 19 a Matemática e sou também Campeão Nacional das modalidades gímnicas que pratico, mini trampolim e tumbling. No entanto, há alguns aspectos que me preocupam. A nível muscular e esquelético, penso ter tudo em ordem e intelectualmente, penso não ter nenhum problema. Por outro lado, penso não ter capacidade visual completa no meu olho direito (cerca de 20/25, mas em contrapartida tenho 20/15 no esquerdo) e gostava de saber se há alguma forma correctiva de melhorar este aspecto que excluam, obviamente, a cirurgia, visto que tal não seria aceite pela AFA (a cirurgia). No entanto, estive a ler este ficheiro relativo às provas médicas:
http://dre.pt/pdf1sdip/1999/09/209B00/62286237.PDFDepois de lido, tendo em especial atenção as duas ou três últimas páginas, que dizem respeito à oftalmologia e está lá referido que para a Força Aérea, PILAV, posso concluir que é necessário 10/10 num olho (eu tenho mais que isso no esquerdo, 20/15 como tinha referido) e 7/10 no outro, ou mais, atingindo 10/10 com correcção (eu tenho 20/25 no direito, o que se fizerem as contas, dá 0.

.
Agora, o que eu pretendia saber é a seguinte série de perguntas:
1- Confirmam-me isto que eu acabei de ler ou interpretei erradamente)
2- Alguém me pode descrever com algum detalhe os exames médicos oftalmológicos e os restantes?
3- É possível efectuar os exames médicos antes da candidatura a PILAV, com o objectivo de regularizar algumas situações?
4- Visto ter uma boa preparação física e conseguir fazer a maior parte dos elementos de aptidão física com alguma facilidade atingindo notas elevadas dá-me alguma vantagem?
5- Há alguma coisa que possa fazer em relação aos testes psicotécnicos, de modo a que estes não sejam um entrave ao meu ingresso?
6- Alguém me pode descrever estes testes psicotécnicos?
7- Os testes psicotécnicos baseiam-se mais na avaliação do cálculo mental, abstracto, mecânico e afins ou mais no interesse pessoal do aplicante no curso?
8- Tendo em conta tudo isto que acabei de vos referir, qual deverá ser a minha maior preocupação, isto é, se tiver hipóteses de o fazer.
9- Há algum requisito físico necessário?
Dados físicos:
1,74m
66kg
IMC de aprox. 21
6,7% de massa gorda
Por enquanto, a disciplina não me assusta, até porque sem ela, nunca teria conseguido alcançar o que alcancei, mas não sei se será suficiente para um curso tão exigente onde apenas os melhores podem entrar. Gostava que mais factores dependessem de mim, daí todas estas questões e desculpem-me a extensão da minha escrita. Infelizmente, parece que há muitos factores que dependem também dos outros e não do meu esforço e empenho, como, penso eu, é o caso dos testes psicotécnicos. Agradeço sinceramente todas as respostas, que certamente serão uma ajuda preciosa para mim e para todos os outros que consultem este fórum.
Não sei se adianta alguma coisa ou se acrescenta alguma vantagem, mas o meu avô era Chefe de Esquadra de Caças (F86-F) na década de 70. Penso que foi também o mais jovem Major da AFA, mas disso não tenho a certeza.
Grandes abraços e desejos de bom ano!!!
António