Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 642878 Visualizações
*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #630 em: Fevereiro 22, 2010, 11:25:00 am »
Essa licenciatura talvez dê para TABAST (Técnico de Abastecimento), mas como segunda prioridade:
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/Main.php ... &history=1

O acesso aos Quadros Permanentes pode ser feito através do designado Estágio Técnico-Militar (ETM): http://www.emfa.pt/www/po/afa/imagens/c ... V_2009.pdf

Considerando o último concurso (2009-2010), as condições de admissão à especialidade de TABAST eram, entre os aspectos, as seguintes:
http://dre.pt/pdfgratis2s/2009/05/2S101A0000S00.pdf

Técnico de Abastecimento (TABST) — 1 vaga

Especialidade --- Área do curso superior

TABST

Economia ou Gestão.
Informática de Gestão.
Ciências Empresariais.
Qualquer curso superior*, desde que o candidato já seja
Oficial do RC das especialidades TABST ou RHL
ou Sargento da especialidade ABST.

* Aqui é que pode, eventualmente, entrar a Licenciatura em Gestão Hoteleira

Bibliografia específica para a especialidade TABST (existe ainda bibliografia geral para todos os candidatos)

Especialidade TABST:
RFA -303 -1 vol.VI(A) — Organização da Força Aérea — Organização
do CLAFA, conjugado com o Despacho n.º 24/2008 do CEMFA;
RFA -305 -1 (B) — Regulamento de Organização das Bases Aéreas;
MCLAFA -305 -3 (A) — Manual de Organização do Depósito Geral
de Material da Força Aérea;
RFA -415 -1 (B) — Regulamento de Abastecimento de Material da
Força Aérea;
Sistema Integrado de Gestão (Consultar na Intranet os tópicos em
itálico, seguindo os caminhos indicados abaixo):
Intranet:
Sistema Integrado de Gestão
Portal SIG
Área Logística
Módulos e funcionalidade
Material
Manuais utilizador/Formação
Gestão Material (MM — Materials Management)
Categorias Material
Requisições às Direcções Gestoras
Requisição de Material às Direcções Gestoras
Estruturas Organizacionais (Tabelas)
Mercadoria adquirida via SIG e gerida no SIGMA
Catalogação
Pedidos de classificação — Catalogação de Material
Contabilidade Imobilizado/Activos fixos (AA  -Asset Acounting)
Aquisição de Imobilizado
Diagrama do fluxo de gestão de imobilizado
Circular n.º 04/DA/2007 — Aumento de material à carga (imobili-
zado);
Circular 05/DA/2007 — Gestão das rações de combate, voo e so-
brevivência;
Circular 06/DA/2007 — Gestão de material no âmbito da Direcção
de Abastecimento;
Circular 07/DA/2007 — Atribuição de número de lote a materiais;
Circular 08/DA/2007 — Abertura e cancelamento de créditos;
Circular 02/DA/2008 — Gestão dos Químicos na Força Aérea.

O acesso aos Quadros Permanentes pode ainda ser feito através da realização de uma segunda licenciatura na Academia da Força Aérea (na componente de Ensino Superior Politécnico) em Tecnologias Militares Aeronáuticas (Abastecimento).

Considerando o último concurso (2009-2012), as condições de admissão à especialidade de TABAST estão descritas no seguinte link:

Técnico de Abastecimento (TABST) 1 vaga.
http://dre.pt/pdf2sdip/2009/05/085000000/1745717461.pdf

Simplesmente nao gostaria é de passados 6 anos ter que abandonar e ficar "Pendurado" a um sonho perdido...

Pois...certo na vida só a Morte...ou se "arrisca" e tem-se 6 anos com emprego garantido e com uma possibilidade, ainda que remota, de ficar nos Quadros...ou então o melhor é "partir para outra"...

Nas outras forças especiais tambem existe a situacao para pessoas licenciadas, o RC ?

Forças Especiais? O que é isso?  Como Forças Especiais, conheço unidades de infantaria ligeira como Comandos, Operações Especiais, Fuzileiros e Paraquedistas...provavelmente quererá dizer Ramos da Forças Armadas, que além da Força Aérea, inclui Exército e Marinha.

E sim, os outros Ramos das Forças Armadas também têm Oficiais em Regime de Contrato. Neste aspecto, duas considerações: a Marinha é o ramo que aceita mesmos Oficiais em RC, tanto em termos absolutos como relativos, e onde as especialidades pedidas são tão ou mais limitativas em termos de licenciaturas aceites a concurso que a Força Aérea. No Exército, tal como nos restantos ramos, se há especialidades em que pedem uma licenciatura ou um conjunto de licenciaturas muito específicas, há especialidades que aceitam qualquer licenciatura, uma vez que não há nas universidades civis cursos minimamente semelhantes como é o caso, por exemplo, das especialidades ligadas às Armas de Infantaria, Cavalaria ou Artilharia.

Por outro lado, se estas últimas especialidades (ligadas às Armas de Infantaria, Cavalaria ou Artilharia) são as que aceitam mais candidatos para Oficiais RC, também é verdade que são aquelas em que é mais dificil conseguir entrar nos Quadros Permanentes, uma vez que o mesmo é feito através da realização do Mestrado Integrado em Ciências Militares realizado na Academia Militar.

Portanto, uma vez mais, se quiser ter trabalho durante pelos menos 6 anos "está à vontade"...agora acesso aos Quadros Permanentes ainda que não seja impossível é sempre muito dificil...

*

Vitali

• 2
  • +0/-0
« Responder #631 em: Fevereiro 22, 2010, 02:41:50 pm »
Antes de mais, queria agradecer o tempo disponibilizado e a atencao prestada na minha questão, em relação ás forças especiais, referia.me sim aos ramos das Forças Armadas, mea culpa..O concurso aos QP pode ser feito ano apos ano correcto? ainda que nao fique colocado no ano x, no  ano x +1 poderei candidatar.me novamente nao? Á partida não existe nenhuma ordem preferencial para a admissão aos QP correct0?

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • +5277/-242
« Responder #632 em: Fevereiro 22, 2010, 03:31:51 pm »
Normalmente o que existe é limite de idade máxima para admissão ao concurso e questões ligadas à desistência/expulsão/problemas disciplinares durante o serviço militar ou a frequência de outros concursos para os QP...Mas sim, desde que se respeite os limites de idade (e todos os restantes requisitos de admissão) não existe número limite de candidaturas.

*

Jambakule

• 7
  • +0/-0
« Responder #633 em: Fevereiro 22, 2010, 11:16:10 pm »
Olá a todos mais uma vez.

Independentemente da especialidade que se escolha para o curso de formação de oficiais, faz-se sempre o teste de inglês?? ou só algumas especialidades é que exigem esse teste de inglês? Se sim, quais são essas especialidades?

Uma outra questão é sobre a especialidade de Polícia Aérea.
No fim de completar esta especialização qual a rotina de trabalho que se tem que fazer?

Cumprimentos,
Jambakule

*

Viltor

• 2
  • +0/-0
« Responder #634 em: Fevereiro 23, 2010, 11:06:26 am »
Bom dia pessoal..
Tou aqui com umas dúvidas, candidatei-me a FAP para OPINF e ja recebi a carta para a prestação de provas. Na carta diz que tenho de entregar os documentos em falta como:
Assento de Nascimento (certidão de nascimento)
Questionário (Refere-se a qual questionário)
Certificação da situação militar (Basta tirar fotocópia  cédula militar?)

Ja agora podiam me dizer qual os horários de um OPINF?

Cumprimentos.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • +5277/-242
« Responder #635 em: Fevereiro 23, 2010, 03:07:30 pm »
Citação de: "Viltor"

Horários? Nunca se devem esquecer que os militares não têm horários fixos :roll: ...não obstante e como se trata de uma especialidade mais na área do Apoio de Serviços é provável que normalmente seja seguido o "horário de expediente", nomeadamente se não forem unidades operacionais...

*

Jambakule

• 7
  • +0/-0
« Responder #636 em: Fevereiro 23, 2010, 04:01:27 pm »
Olá, alguem me pode tirar estas duvidas?

Independentemente da especialidade que se escolha para o curso de formação de oficiais, faz-se sempre o teste de inglês?? ou só algumas especialidades é que exigem esse teste de inglês? Se sim, quais são essas especialidades?

No fim de completar esta especialização qual a rotina de trabalho que se tem que fazer?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #637 em: Fevereiro 23, 2010, 04:15:52 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Viltor"

Horários? Nunca se devem esquecer que os militares não têm horários fixos :roll: ...não obstante e como se trata de uma especialidade mais na área do Apoio de Serviços é provável que normalmente seja seguido o "horário de expediente", nomeadamente se não forem unidades operacionais...

Sim é verdade, o horário de serviço normal é das 9 às 5, os Centros de Informática servem para apoio de manutenção de sistemas informáticos para a propria unidade mesmo que seja uma unidade operacional, logo não funcionam 24h por dia, como acontece  por exemplo nos Centro de Comunicações, Centro de Meteorologia, Esquadra de Trafego Aéreo, etc

Onde é possivel que os opinf tenham um horario diferente (mas não sei) é possivelmente na DCSI (Direcção de Comunicações e Sistemas de Informação) pois tratam da gestão dos sistemas informáticos da Força Aérea, e estes funcionam 24h por dia.

Mas é claro, que todos os militares tem os seus serviços de escala (como praça opinf fará de Cabo Dia), e esses são de 24h em qualquer dia do ano (natal e passagem de ano incluido).

*

typhonman

• Investigador
  • 5150
  • Recebeu: 745 vez(es)
  • Enviou: 1652 vez(es)
  • +8547/-4172
« Responder #638 em: Fevereiro 24, 2010, 01:05:43 am »
Alguem que me esclareça esta dúvida, tendo um curso de engenharia acreditado pela ordem dos engenheiros, com especificas de matemática e física feitas, e ambas com notas superiroes a 14, após concluir contrato na FA como oficial  se quiser concorrer aos QP´s, tenho de voltar a fazer esses mesmos exames nacionais ?

*

Thronar

• 5
  • +0/-0
« Responder #639 em: Fevereiro 24, 2010, 04:34:48 am »
Alguém  sabe me dizer se com a Licenciatura de Gestão Turística e Hoteleira dá para me candidatar a oficial ( não interessa a especialidade) da Força Aérea, exercito ou Marinha? Em regime de contracto.
Acabei o curso o ano passado e ando tentado em seguir carreira ( o tempo do contracto hehe) na Força Aérea, exercito ou Marinha como Oficial mas a minha grande duvida será que com o meu curso haverá alguma especialidade que aceite a minha licenciatura?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • +942/-1084
« Responder #640 em: Fevereiro 24, 2010, 11:05:23 am »
Citação de: "typhonman"
Alguem que me esclareça esta dúvida, tendo um curso de engenharia acreditado pela ordem dos engenheiros, com especificas de matemática e física feitas, e ambas com notas superiroes a 14, após concluir contrato na FA como oficial  se quiser concorrer aos QP´s, tenho de voltar a fazer esses mesmos exames nacionais ?

Como já é licenciado não tem, pois existe uma coisa chamada ETM (Estágio Técnico-Militar), que é para os militares que sejam licenciados passarem a ser oficiais QP sem precisarem de tirar uma outra licenciatura (ou repetir a mesma que já tem) dentro da Força Aérea.

Mas acho que nem todas as licenciaturas existentes dão para isso, depende dos cursos.
Como você é engenheiro tenho quase a certeza que pode fazer o ETM (dependendo do tipo de engenharia que tirou para uma especialidade da FAP equivalente).

*

xankasair

• 1
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea duvidas minhas
« Responder #641 em: Fevereiro 24, 2010, 03:58:09 pm »
Boa Noite
Sou,Alexandre Chagas Rodrigues tenho 24 anos, sou residente em Serra d´el Rei, concelho de Peniche.
Venho por este meio pedir a sua ajuda para a obtençao de algumas respostas devido ao recrutamento para a Força Aerea Portuguesa.
As questoes sao as seguintes:

1- Tenho 24 anos acha que ainda vou a tempo de ser admitido na força aerea portuguesa?o
2- Acha que devido a eu estar com 24anos ja vou tarde para a força aerea portuguesa?
3- Tenho o 12 ano incompleto na area de adminstração a disciplina de françes e que me falta para obter o nivel III de escolariedade acha que e uma desvantagem?
4- Existem aqueles cursos das novas oportunidades que numero x de horas e nos atribuindo o diploma com o decimo segundo ano se eu apresentar um curso desses quando me inscrever na força aerea portuguesa sou inscrito com 12.ºano?

Sem mais assunto para o momento obrigado pelo tempo disponibilizado pelo senhor na leitura desta mensagem fico aguardar uma resposta do senhor de forma a tomar uma decisao muito obrigado e boa noite fico a espera que alguem me possa ajudar obrigado

*

nelson38899

• Investigador
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
Re: Ingresso na Força Aérea duvidas minhas
« Responder #642 em: Fevereiro 24, 2010, 04:21:11 pm »
Citação de: "xankasair"
Boa Noite
Sou,Alexandre Chagas Rodrigues tenho 24 anos, sou residente em Serra d´el Rei, concelho de Peniche.
Venho por este meio pedir a sua ajuda para a obtençao de algumas respostas devido ao recrutamento para a Força Aerea Portuguesa.
As questoes sao as seguintes:

1- Tenho 24 anos acha que ainda vou a tempo de ser admitido na força aerea portuguesa?o
2- Acha que devido a eu estar com 24anos ja vou tarde para a força aerea portuguesa?
3- Tenho o 12 ano incompleto na area de adminstração a disciplina de françes e que me falta para obter o nivel III de escolariedade acha que e uma desvantagem?
4- Existem aqueles cursos das novas oportunidades que numero x de horas e nos atribuindo o diploma com o decimo segundo ano se eu apresentar um curso desses quando me inscrever na força aerea portuguesa sou inscrito com 12.ºano?

Sem mais assunto para o momento obrigado pelo tempo disponibilizado pelo senhor na leitura desta mensagem fico aguardar uma resposta do senhor de forma a tomar uma decisao muito obrigado e boa noite fico a espera que alguem me possa ajudar obrigado

Se tivesse um curso superior ainda ias a tempo, agora assim não sei!! Mas contacte a fap e ponha-lhe estas questões.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • +942/-1084
« Responder #643 em: Fevereiro 24, 2010, 06:42:05 pm »
no Site de recrutamento da Força Aérea diz tudo.
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.php?area=000

condições de admissão para o Curso de Formação de Praças:

a) Ter nacionalidade portuguesa;

b) Ter o mínimo de 18 de idade e o máximo de 24 anos à data de início da instrução militar (básica);
(isto é, pode entrar com 24 anos, até pode fazer 25 no dia a seguir, mas tem que entrar na recruta com 24)

c) Possuir as habilitações literárias mínimas as mencionadas para cada especialidade;

d) Ter altura compreendida entre os limites referidos nas condições específicas para cada especialidade;

e) Não estar inibido ou interdito do exercício de funções públicas;

f) Não ter sido condenado criminalmente em pena de prisão efectiva;

g) Estar em situação militar regular;

h) Ter aptidão psicofísica adequada;

i)  Não possuir tatuagens ou outras formas de arte corporal que sejam visíveis quando uniformizados;

j) Para candidatos militares, não ter cumprido serviço em Regime de Contrato;

k) Não ter sido anteriormente eliminado/desistido da frequência de qualquer curso da Força Aérea, à excepção do previsto nas alíneas 1) a 3) do art.º 47.º do Regulamento da Lei do Serviço Militar (RLSM).

*

Jambakule

• 7
  • +0/-0
« Responder #644 em: Fevereiro 24, 2010, 09:56:26 pm »
Citação de: "Jambakule"
Olá, alguem me pode tirar estas duvidas?

Alguem me poderia esclarecer estas 2 questoes???