Boa Tarde.
Antes demais, peço desculpa de vos estar a incomodar, porventura por umas dúvidas "estúpidas", mas na verdade tenho algumas duvidas que gostaria de esclarecer, sobre o Serviço Militar.
Tenho 22 anos, e acabei este ano, a licenciatura de FILOSOFIA na UNL - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e pretendo, ingressar na vida Militar. Contudo, não quero ficar apenas 2/3 anos e sair, quero fazer uma carreira. Porquê ? Além de gostar bastante da vida militar (visto de fora, claro) tive um avô que seguiu essa carreira e como se sabe, querendo ou não, puxa sempre um "bichinho" pelo gosto da vida Militar, devido ao meu avô.
1º Gostaria de saber, se com a licenciatura em Filosofia, poderei me candidatar a Sargento. Contudo, ao nível desta duvida surgiram-me outras que exemplificarei de seguida.
2º Até que idade me posso candidatar ?! (A Sargento)
3º Se me candidatar, serei somente um recruta, que fará somente os 2/3 anos de serviço, contudo, posso depois me candidatar a uma especialidade ? (Sempre tive um gosto pela Cavalaria) - Como funciona esta transição ?
4º Para ingressar nas tropas Especiais, preciso primeiro de realizar os teste Comuns e depois existe a transição ? Ou seja, os testes, por exemplos físicos, serão os que consta no site do exercito Português face às tropas Especiais ou à tropa normal ?
5º Sendo que quero ir para o Regimento de Cavalaria, onde tenho que realizar as provas de ingresso ?
6º Eu uso óculos. Não será um "handicaap" para ingressar na vida militar ? É um medo que tenho que não me levou ainda a ir às provas de ingresso ... Não será melhor usar lentes de contacto ?
Porventura, as perguntas podem ser um pouco confusas (nunca percebi devidamente as categorias e às quais me posso candidatar a esta "coisa" da transição.
Desde já, agradeço a disponibilidade e peço desculpa pelo texto longo que realizei...
Com os melhores Cumprimentos,
Cláudio Silva