Ingresso no Exército

• 5603 Respostas
  • 1354839 Visualizações
*

cila

• 16
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1740 em: Julho 30, 2009, 03:14:24 pm »
Citação de: "jpdo"
Peço desculpa mas esquecime de por esta dúvida!

É o seguinte, eu como nunca fui para o serviço militar eu não sei se o aguento!  :)

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8092
  • Recebeu: 1398 vez(es)
  • Enviou: 363 vez(es)
  • +5292/-245
(sem assunto)
« Responder #1741 em: Julho 30, 2009, 06:47:06 pm »
Também temos que ver que habilitações de base estamos a falar...é óbvio que um licenciado em enfermagem...vai para enfermeiro.

Um tipo com o 9.º ano é um "generalista", já no 12.º podemos ter muitas situações, há os cursos gerais e há aqueles cursos profissionais ou tecnológicos que constituem já uma espécie de "especialização" sendo os candidatos encaminhados para especialidades onde pode ser aplicada essa formação de base, por exemplo quem tiver um curso profissional de electrónica é bem provável que seja encaminhado para especialidades do Serviço de Material ou para especialidades doutras Armas e Serviços com uma forte aplicação de electrónica.

Cila também temos de ver que aqui pode haver uma questão de "género" (masculino vs. feminino) "oculta". Tendencialmente os rapazes são "encaminhados" para especialidades das Armas (Arma de Infantaria, Arma de Artilharia, Arma de Cavalaria, etc.) e as raparigas "encaminhadas" para especilidades dos Serviços (Serviço de Administração Militar, Serviço de Saúde, Serviço de Material, etc.).

Em relação as "certezas" que te deram...tanto encontras pessoas a dizer que todo correu bem, que fizeram todo o que queriam fazer na tropa, que foram parar à especialidade que queriam, que conseguiram entrar na universidade, etc. Como tens pessoas a que "tudo correu mal" e que lhe "cortaram as pernas", etc.

Depende sempre das Chefias, se estão no Exército é para serem militares, cumprir ordens e terem os horários que eles quiserem. O que não impede que haja pessoas que tenham horários mais ou menos fixos e que consigam ir à universidade e fazer exames, mas depende sempre das chefias .

E atenção se "não está escrito em lado nenhum", isto é, se não está na legislação ou se não ficar escrito no contrato, não tem valor legal o que ficou "acordado de boca".

*

Jimy

• 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1742 em: Julho 30, 2009, 10:16:50 pm »
Citação de: "cila"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Que dúvidas Cila?

olá  :D

Quanto ao sitio onde possas ou nao ficar posso dizer-te que ficarás em principio na tua area de residencia mais proxima, porque o exercito esta acabar com os subsidios de deslocaçao, logo os militares ficaram o mais proximo de casa, enquanto que algum tempo atrás eram mandados para sitios "longinquos" onde recebiam um subsidio de deslocaçao por estar longe!
Mas atenaço que só os melhores ou seja com nota mais alta ficaram mais proximos, os outros nao iram para muito mais longe mas, nao sei se me faço entender!

Comprimentos!
Conosco que quiser, contra nós quem puder!

*

Xô Valente

• Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1743 em: Agosto 03, 2009, 11:04:42 pm »
Boa noite!
Queria pedir a quem estivesse dentro do meio militar, das Forças Armadas no geral, que me respondesse a uma dúvida:
Qual é o ramo das Forças Armadas, e mais especificamente área é que tem mais possibilidades de futuro, isto é, uma área nas F.A. que por norma garanta a entrada nos QP da categoria de Sargentos.
Tenho esta dúvida porque gostaria de ingressar nas Forças Armadas de forma a servir Portugal, mas também como estou indeciso sobre qual ramo e área escolher, gostaria que me aconselhassem uma área que por norma desse entrada nos quadros.
Cumprimentos a todos. :wink:
http://valente-city.myminicity.com/  -  Cria a tua minicidade também.

*

nelson38899

• Investigador
  • 5629
  • Recebeu: 938 vez(es)
  • Enviou: 891 vez(es)
  • +745/-2736
(sem assunto)
« Responder #1744 em: Agosto 03, 2009, 11:18:08 pm »
Citação de: "Xô Valente"
Boa noite!
Queria pedir a quem estivesse dentro do meio militar, das Forças Armadas no geral, que me respondesse a uma dúvida:
Qual é o ramo das Forças Armadas, e mais especificamente área é que tem mais possibilidades de futuro, isto é, uma área nas F.A. que por norma garanta a entrada nos QP da categoria de Sargentos.
Tenho esta dúvida porque gostaria de ingressar nas Forças Armadas de forma a servir Portugal, mas também como estou indeciso sobre qual ramo e área escolher, gostaria que me aconselhassem uma área que por norma desse entrada nos quadros.
Cumprimentos a todos. :wink:

qualquer academia lhe garante um futuro nas forças armadas.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Xô Valente

• Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1745 em: Agosto 03, 2009, 11:18:49 pm »
Mas eu estou a falar na classe de Sargentos. :wink:

*

_Gabriel_®™

• 55
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1746 em: Agosto 04, 2009, 01:32:33 am »
Xô Valente, podes entrar para o exército e terás sempre possibilidades de ingressar na classe de sargentos dos QP, para tal apenas terás que reunir as condições necessárias para a admissão ao curso, 12º, as notas das específicas dependendo da arma que queres escolher, a prova de inglês, os testes físicos, nada de mais…

Cila, depois da recruta tudo se facilita?! Não é bem assim, depende muito de unidade para unidade e como disse o PereiraMarques das chefias, posso-te dizer que das várias especialidades ministradas no campo militar de Santa Margarida é precisamente o contrario, o pessoal vem muito mal preparado da recruta pois hoje em dia é tudo muito facilitado e quando chegam para tirar especialidade as coisas tornam-se mais complicadas, e,  mesmo assim não se exige grande esforço dos militares pois como disse anteriormente, hoje em dia é tudo muito facilitado… mesmo assim as desistências ocorrem com maior frequência na especialidade, depende muito da sorte do militar, onde ele vai ser colocado…
Mas, se é um sonho então corre atrás dele, vale nem que seja pela experiência, luta por aquilo que queres e faz por marcar a diferença de forma positiva, digo-te isso mesmo por seres do sexo feminino, mais tarde perceberás porquê…  

Conquista sempre tudo na vida por mérito próprio!!

Cumprimentos!!
"A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante."

Sun tzu em A Arte da Guerra.

*

Xô Valente

• Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1747 em: Agosto 04, 2009, 02:08:49 am »
Sim eu sei o que é necessário para ingressar na ESE e ser Sargento do QP. Mas o que queria saber é alguma área, em qualquer ramo das Forças Armadas, que se tenha mais possibilidade de vir a entrar nos QP de Sargentos.
Visto que agora até querem reduzir o efectivo das F.A., e na ESE, pelo que disseram é muito pessoal a concorrer para poucas vagas em certas áreas, gostaria de saber quais as áreas, nos ramos das F.A. que se tem mais possibilidade de entrar nos QP, como é óbvio isso envolve esforço, dedicação, força de vontade e tudo isso.
Cumprimentos.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8092
  • Recebeu: 1398 vez(es)
  • Enviou: 363 vez(es)
  • +5292/-245
(sem assunto)
« Responder #1748 em: Agosto 04, 2009, 02:35:10 am »
Nos concursos de admissão da ESE aparece lá algum item a falar disso? De dar preferência a determinada especialidade para o concurso? (Talvez na parte dos Músicos ou do Serviço de Saúde). O que interessa é a classificação nas provas escritas e nas físicas, querem lá saber se um candidato foi Cozinheiro ou foi Comando. Claro que na prova de avaliação psicológica podem perguntar porque é que um tipo que foi Cozinheiro quer ir para a Infantaria ou porque é que um tipo que foi dos Comandos quer ir para Músico, mas de resto...

Nem sequer aparece nenhuma alínea a valorizar quem tenha participado em missões no estrangeiro ou que tenha recebido medalhas ou louvores...quanto mais especialidades...

Isto no Exército. Na Força Aérea e penso que na Marinha que já há uma maior correlação entre a especilidade que tinham como Praça (ou nalguns casos como Sargento RC) e a especialidade a que concorrem para Sargentos QP, mas de qualquer maneira se pensarmos que os concursos para Sargentos QP de qualquer um dos ramos permite que concorram militares dos três ramos...

*

Xô Valente

• Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1749 em: Agosto 04, 2009, 02:47:44 am »
Ok. Muito obrgado pelos esclarecimentos. :wink:

*

Dino

• 5
  • +0/-0
Operações especiais
« Responder #1750 em: Agosto 06, 2009, 11:14:13 am »
Tenho multiplas perguntas a fazer acerca do ingresso nas Forças Especiais.

É possivél ingressar nas operações especiais usando lentes de contacto/oculos??

Pelo que li aqui no forum não é possivel ingressar no Curso de Atirador Furtivo(Sniper) usando oculos nem lentes, gostaria que clarificassem-me este assunto.

Por outro lado é possivel ingressar no Curso de Sniper se tiver feito cirurgia ocular a laser (LASIK)??

Os operativos que passam a reservistas são OBRIGATORIAMENTE do quadro permanente? Como é que se processa a mudança à RESERVA??

Após o regime de contracto terminar ou proximo do seu fim é possivel recomeçar outro contracto ou passagem a QP?

Como é que participamos nos outros cursos de CTOE (ex. Montanhismo LRRP, etc.)?

Desde ja agradeço qualquer ajuda que me possam facultar.

Muito Obrigado  :roll:

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11528
  • Recebeu: 2601 vez(es)
  • Enviou: 3798 vez(es)
  • +985/-1118
Re: Operações especiais
« Responder #1751 em: Agosto 06, 2009, 11:44:56 am »
Citação de: "Dino"
Os operativos que passam a reservistas são OBRIGATORIAMENTE do quadro permanente? Como é que se processa a mudança à RESERVA??

A reserva é quando o militar deixa de exercer serviço militar activo, quer seja contractado, quer seja do quadro permanente.

Após o regime de contracto terminar ou proximo do seu fim é possivel recomeçar outro contracto ou passagem a QP?

A passagem ao QP não é automática, é necessário ir ao curso de sargentos ou de oficiais do QP, se no fim do contracto não tiver isso feito, passa à reserva.

Como é que participamos nos outros cursos de CTOE (ex. Montanhismo LRRP, etc.)?

Talvez haja exepções, mas normalmente é preciso ser militar com o curso de operações especiais.

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Operações especiais
« Responder #1752 em: Agosto 06, 2009, 02:11:33 pm »

Pelo que li aqui no forum não é possivel ingressar no Curso de Atirador Furtivo(Sniper) usando oculos nem lentes, gostaria que clarificassem-me este assunto.

Conforme leu e muito bem aqui neste fórum, por estar nessa situação específica, fica automaticamente excluido da candidatura ao curso SNIPER, não existindo mais clarificação sobre o assunto.

Cumprimentos

*

Dino

• 5
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1753 em: Agosto 06, 2009, 02:52:37 pm »
Dino escreveu:

Conforme leu e muito bem aqui neste fórum, por estar nessa situação específica, fica automaticamente excluido da candidatura ao curso SNIPER, não existindo mais clarificação sobre o assunto.

Cumprimentos

Sim, usando lentes/oculos fico excluido e se fizer LASIK ja posso ingressar??

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1754 em: Agosto 06, 2009, 03:13:08 pm »
Sim, usando lentes/oculos fico excluido e se fizer LASIK ja posso ingressar??

Depende sempre do resultado final da cirurgia laser, da conclusão com aproveitamento do Curso OE, e uma série de pré-requisitos, tais como:
- Ser bom atirador;
- Possuir potencial para elevar o seu nível até ser considerado um atirador excepcional em situações extremamente difíceis;
- Ser fisicamente robusto;
- Ser capaz de resistir a situações de grande pressão psicológica;
- Ser discreto, inteligente e extremamente paciente;
- Mentalmente frio, calculista, cuidadoso e capaz de disparar friamente;
- Ser capaz de trabalhar sozinho por longos períodos de tempo;
- Ser capaz de trabalhar em equipa.

Antes de estar apto para a frequêcia, apenas do Curso Elementar de Sniper terá que obter aproveitamento nas provas de selecção de Tiro de agrupamento aos 100 m e Tiro de precisão aos 200 e 300 m (sem Alça Telescópica), Prova de avaliação de camuflagem e ocultação, Prova de avaliação de alvos imóveis, entre outras c34x

Portanto, primeiro focalize as suas energias no Curso OE e só depois "sonhe" com o curso SNIPER.

Cumprimentos