Boa noite!
Bem, antes mais peço desculpa de as minhas perguntas parecerem “descabidas” mas tenho muita falta de informação acerca do exército, e portanto não sei como construir bem as perguntas de modo a que me entendam.
-> Primeiro que tudo, gostava de saber se posso entrar com 17 anos, indo fazer 18 nesse ano (por exemplo: faço 17 anos a 25 de Novembro deste ano, e pretendo entrar nos inícios do próximo ano). Já me disseram que é possível, desde que complete os 18 no ano em que ingresse. Poderei mesmo ou vou ter que esperar 1 ano???
-> Depois… (Acho que esta pergunta vai parecer muito muito estúpida)! O que é ao certo o dito "exército normal"
Falam-me muito que este e aquele foi para o "exército normal", mas pelo que pesquisei é tudo dividido em “secções” digamos.
-> Terceiro… Uma dessas “secções” que me despertou interesse foi a Infantaria Ligeira. Mas não consegui arranjar informação sobre todas as outras “secções”. Podiam-me explicar resumidamente???
-> Uma das questões que mais voltas me dá a cabeça. Eu apenas tenho o 9º ano (estou a fazer o 10º em Línguas e Humanidades). Caso consiga ingressar, poderei continuar estudos lá, nesta área, ou tem que ser numa “área militar”??? E com o 9º ano apenas posso ingressar nos Praças???
-> Já há as datas de provas para o ano de 2009?
-> Em que cidades (zona do Porto e/ ou Santarém) me posso alistar???
-> Com o 9º ano, posso ir para o regime RC??? Pois era isso que eu queria!
-> Quando é o Dia da Defesa e o que é ao certo??
Penso que é tudo por agora… Mais alguma questão, voltarei para a colocar…
Cumps
Boas caro SD, aqui passo a responder-lhe ás suas questões:
1º - Em relação ao ingresso no Exército com 17 anos não é possível. O que é possível é concorrer com 17 anos e prestar as provas, mas á data de incorporação(dia em que é chamado para entrar) tem de ter os 18 anos, ou seja, so podera entrar em Novembro do próximo ano.
2º - O exército está dividido em dois contingentes: normal e especial.
Do contingente Normal (tropa normal) fazem parte:
Artilharia;
Cavalaria;
Infantaria Mecanizada;
Transmissoes;
Serviços;
Entre outros...
Do contingente Especial (tropas especiais) fazem parte:
Pára-Quedistas;
Comandos;
Operações Especiais (Rangers).
3º- Infantaria Ligeira é tudo o que é apeado, ou seja, homens a pe sem maquinas. Como por exemplo Comandos, Páras e Rangers, entre outros.
4º- Em relação aos estudos, o que pode fazer é acabar nas "Novas Oportunidades" o que não lhe sei responder se é possível concluir na sua área, mas tenho quase a certeza que não.
5º Já Existem datas para 2009 sim.
6º Com o 9º ano pode ir para Praças com RV/RC ( Regimes Voluntariado e Contrato posteriormente)
7º- O dia da defesa nacional é obrigatório a ida de todos os cidadãos portugueses que completam os 18 anos. Os cidadãos que completam os 18 anos nesse ano são chamados a ir a Quartel/Base militar onde lhes são apresentadas as oportunidades de carreira nas Forças Armadas e onde lhes é mostrado um pouco acerca das mesmas. Basicamente vai passar um dia na vida de militar.
8- Deve alistar-se no centro de recrutamento / Gabinete de atendimento ao público do seu distrito. Entre em contacto com os mesmos ou então poderá entrar em contacto com a linha verde do Exército para mais esclarecimentos de dúvidas : 800 20 12 74 (Chamada Gratuita).
Espero ter esclarecido as suas dúvidas e boa sorte para o seu futuro.
Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Runa.