Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1332059 Visualizações
*

triton

• 361
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #795 em: Outubro 15, 2008, 10:54:28 pm »
Mas o ordenado de soldado não é lá grande fartura.

*

Runa

• Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #796 em: Outubro 15, 2008, 11:07:52 pm »
Citação de: "SD"
Boa noite!

Bem, antes mais peço desculpa de as minhas perguntas parecerem “descabidas” mas tenho muita falta de informação acerca do exército, e portanto não sei como construir bem as perguntas de modo a que me entendam.

-> Primeiro que tudo, gostava de saber se posso entrar com 17 anos, indo fazer 18 nesse ano (por exemplo: faço 17 anos a 25 de Novembro deste ano, e pretendo entrar nos inícios do próximo ano). Já me disseram que é possível, desde que complete os 18 no ano em que ingresse. Poderei mesmo ou vou ter que esperar 1 ano???

-> Depois… (Acho que esta pergunta vai parecer muito muito estúpida)! O que é ao certo o dito "exército normal"??? Falam-me muito que este e aquele foi para o "exército normal", mas pelo que pesquisei é tudo dividido em “secções” digamos.

-> Terceiro… Uma dessas “secções” que me despertou interesse foi a Infantaria Ligeira. Mas não consegui arranjar informação sobre todas as outras “secções”. Podiam-me explicar resumidamente???

-> Uma das questões que mais voltas me dá a cabeça. Eu apenas tenho o 9º ano (estou a fazer o 10º em Línguas e Humanidades). Caso consiga ingressar, poderei continuar estudos lá, nesta área, ou tem que ser numa “área militar”??? E com o 9º ano apenas posso ingressar nos Praças???

-> Já há as datas de provas para o ano de 2009?

-> Em que cidades (zona do Porto e/ ou Santarém) me posso alistar???

-> Com o 9º ano, posso ir para o regime RC??? Pois era isso que eu queria!

-> Quando é o Dia da Defesa e o que é ao certo??

Penso que é tudo por agora… Mais alguma questão, voltarei para a colocar…

Cumps

Boas caro SD, aqui passo a responder-lhe ás suas questões:

1º - Em relação ao ingresso no Exército com 17 anos não é possível. O que é possível é concorrer com 17 anos e prestar as provas, mas á data de incorporação(dia em que é chamado para entrar) tem de ter os 18 anos, ou seja, so podera entrar em Novembro do próximo ano.

2º - O exército está dividido em dois contingentes: normal e especial.
Do contingente Normal (tropa normal) fazem parte:
Artilharia;
Cavalaria;
Infantaria Mecanizada;
Transmissoes;
Serviços;
Entre outros...

Do contingente Especial (tropas especiais) fazem parte:

Pára-Quedistas;
Comandos;
Operações Especiais (Rangers).

3º- Infantaria Ligeira é tudo o que é apeado, ou seja, homens a pe sem maquinas. Como por exemplo Comandos, Páras e Rangers, entre outros.

4º- Em relação aos estudos, o que pode fazer é acabar nas "Novas Oportunidades" o que não lhe sei responder se é possível concluir na sua área, mas tenho quase a certeza que não.

5º Já Existem datas para 2009 sim.

6º Com o 9º ano pode ir para Praças com RV/RC ( Regimes Voluntariado e Contrato posteriormente)

7º- O dia da defesa nacional é obrigatório a ida de todos os cidadãos portugueses que completam os 18 anos. Os cidadãos que completam os 18 anos nesse ano são chamados a ir a Quartel/Base militar onde lhes são apresentadas as oportunidades de carreira nas Forças Armadas e onde lhes é mostrado um pouco acerca das mesmas. Basicamente vai passar um dia na vida de militar.

8- Deve alistar-se no centro de recrutamento / Gabinete de atendimento ao público do seu distrito. Entre em contacto com os mesmos ou então poderá entrar em contacto com a linha verde do Exército para mais esclarecimentos de dúvidas : 800 20 12 74 (Chamada Gratuita).

Espero ter esclarecido as suas dúvidas e boa sorte para o seu futuro.

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Runa.
Para PQ tudo farei!

*

TiagoFilipe

• Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #797 em: Outubro 15, 2008, 11:29:11 pm »
Runa podes me indicar onde se encontram as datas das incorporações para 2009? No site do Exército apenas encontro as de 2008. Obrigado.

*

Runa

• Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #798 em: Outubro 15, 2008, 11:31:40 pm »
Boas as datas não estão colocadas na internet ainda, mas vou ditar aqui no site.
Para PQ tudo farei!

*

TiagoFilipe

• Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #799 em: Outubro 15, 2008, 11:33:07 pm »
Citação de: "Runa"
Boas as datas não estão colocadas na internet ainda, mas vou ditar aqui no site.

Ok obrigado. Neste caso não precisas de colocar do contigente especial porque eu não fico apto devido à visão apenas lol. Mas se quiseres coloca porque sempre há gente interessada. :wink:

*

Runa

• Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
Datas Previstas de Incorporação ( Ano de 2009 )
« Responder #800 em: Outubro 15, 2008, 11:43:37 pm »
DATAS PREVISTAS DE INCORPORAÇÃO EM 2009
EXÉRCITO PORTUGUÊS.

Oficiais e Sargentos RC:
Tropa Normal / Tropa Especial

CEFO/CFO/CFS

1º curso - 28 de Janeiro de 2009
2º curso - 3 de Agosto de 2009

Praças:
Tropa Normal[/b]

CFGCPE

1º curso - 12 de Janeiro
2º curso - 09 de Fevereiro
3º curso - 20 de Abril
4º curso - 25 de Maio
5º curso - 03 de Agosto
6º curso - 07 de Setembro
7º curso - 16 de Novembro

Eventuais*:

1º curso - 16 de Março
2º curso - 29 de Junho
3º curso - 12 de Outubro

* A implementar caso o número de efectivos justifique a incorporação extraordinária.

Tropas Especiais:

Pára-Quedistas:

1º curso - 26 de Janeiro
2º curso - 27 de Abril
3º curso - 08 de Julho
4º curso - 31 de Agosto
5º curso - 28 de Outubro

Operações Especiais:

1º curso - 12 de Janeiro
2º curso - 13 de Julho

Comandos:

1º curso - 07 de Janeiro
2º curso - 13 de Julho

Nota: As datas indicadas estão sujeitas a alteração.

CEFO - Curso Especial de Formação de Oficiais.
CFO/CFS - Curso de Formação de Oficiais / Curso de Formação de Sargentos.
CFGCPE - Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército.

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Runa.
Para PQ tudo farei!

*

VMC

• 4
  • +0/-0
Pedido de informação
« Responder #801 em: Outubro 16, 2008, 11:38:25 am »
Boas,

Venho por este meio pedir a Vossa opinião e algumas informações.

Tenho 27 anos e um bacharel em contabilidade, este concurso que abriu agora em outubro, será provavelmente o ultimo a que poderei concorrer devido a minha idade.

Será que tendo já 27 anos, o possivel ingresso no exercito, terá alguma mais valia para mim?

Foi sempre meu desejo passar pelo exército, até voluntariei-me para os paraquedistas, fiz os testes em tancos e passei, na altura com o 12º ano podia entrar como Sargento do RC. Infelizmente andei 9 meses a espera de ser incorporado, até que desligaram-me o telefone na cara e passaram-me a reserva :lol: .

Estão 249 vagas em aberto para oficais, contudo penso que tendo apenas o bacharel será dificil entrar, ou se entrar será na infantaria mecanizada especialidade que tem mais vagas.
Alguem aqui já serviu na Infantaria mecanizada? é aliciante?

Acham que havendo 249 vagas para oficiais, e eu tendo apenas um bacharel em contabilidade e tendo já 27 anos (idade limite), terei alguma possibilidade de entrar?

Ou será melhor concorrer no concurso de Sargentos?

Um abraço
VMC

*

SD

• 2
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #802 em: Outubro 16, 2008, 11:53:44 am »
Obrigado Runa pelos esclarecimentos!!!  :D

Cumps

*

TiagoFilipe

• Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #803 em: Outubro 16, 2008, 11:59:01 am »
VMC vantagem de ires com 27 anos para o Exército tenho quase a certeza que nenhuma só no facto de já não poderes vir a pertencer ao quadro permanente pelo menos de modo algum que eu conheça. Já que assim o é porque não concorres ao CFO? Não estou a ver sinceramente sequer o número total de vagas a ser preenchido pelos civis. Contudo pergunta no centro de recrutamento se não poderás concorrer ao CFO e CFS simultaneamente. Assim sempre tens possibilidades de se não entrares num entrares no outro.

*

VMC

• 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #804 em: Outubro 16, 2008, 12:05:40 pm »
Citação de: "TiagoFilipe"
VMC vantagem de ires com 27 anos para o Exército tenho quase a certeza que nenhuma só no facto de já não poderes vir a pertencer ao quadro permanente pelo menos de modo algum que eu conheça. Já que assim o é porque não concorres ao CFO? Não estou a ver sinceramente sequer o número total de vagas a ser preenchido pelos civis. Contudo pergunta no centro de recrutamento se não poderás concorrer ao CFO e CFS simultaneamente. Assim sempre tens possibilidades de se não entrares num entrares no outro.

Pois realmente ir com esta idade será provavelmente uma asneira.
Fico com pena de nunca ter tido essa experiência, acho que o serviço militar devia ser obrigatório.

Obrigado
VMC

*

Roça

• 2
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #805 em: Outubro 16, 2008, 03:05:51 pm »
Penso que terá ficado esclarecido flávio!

quando vai incorporar ?

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #806 em: Outubro 16, 2008, 05:30:37 pm »
Citação de: "Roça"
Penso que terá ficado esclarecido flávio!

quando vai incorporar ?

Sim fiquei esclarecido. Muito obrigado a todos ;)
Irei incorporar em 16 de Novembro. Está previsto fazer a recruta em Gaia , em seguida irei para Santa Margarida.
Cumprimentos a todos.

*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #807 em: Outubro 16, 2008, 05:47:20 pm »
Vemo-nos na Serra do Pilar, então. ;)

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #808 em: Outubro 16, 2008, 05:50:44 pm »
Citação de: "abatista"
Vemo-nos na Serra do Pilar, então. ;)
Eu vou para infantaria mecanizada. O senhor abatista vai para que     especialidade?

*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #809 em: Outubro 16, 2008, 07:16:07 pm »
Pa infantaria mecanizada, também. :P

Abraço