Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1332059 Visualizações
*

Pedro Sousa

• 96
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #780 em: Outubro 15, 2008, 08:53:04 pm »
Quem faz o Curso de Sargentos mesmo quando entra em RVRC passa aos qudros permanentes o contracto é para o tecto... isto porque segundo a Linha de Recrutamento entra na Escola de Sargentos na minha opiniao é uma optima possibilidade para ingressar nos Quadros Permanentes
O Sonho Comanda a Vida

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #781 em: Outubro 15, 2008, 08:56:26 pm »
Citação de: "Roça"
Actualmente o CFS RC é para militares possuidores do 12 º ano!

Só agora reparei no seu post. Mas com o 12.º ano os militares podem concorrer ao cfs para o quadro permanente (apos um ano de prestação   de serviço)..

É que disseram-me com tanta convicção que uma pessoa com o 12.º ano iria ficar (após a recruta) com o posto mais baixo da classe de sargentos, em regime de contracto).
Não foi isso que o senhor Roça quis dizer?
Cumprimentos

*

TiagoFilipe

• Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #782 em: Outubro 15, 2008, 08:58:42 pm »
Citação de: "flavio"

Só agora reparei no seu post. Mas com o 12.º ano os militares podem concorrer ao cfs para o quadro permanente (apos um ano de prestação   de serviço)..

É que disseram-me com tanta convicção que uma pessoa com o 12.º ano iria ficar (após a recruta) com o posto mais baixo da classe de sargentos, em regime de contracto).
Cumprimentos

Se fores militar RV/RC (Praça) e já tiveres cumprido 1 ano de serviço e tiveres o 12.º ano podes concorrer para o CFS - QP e para o CFS - RC.
Espero ter ajudado. :wink:

*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #783 em: Outubro 15, 2008, 09:00:48 pm »
Citação de: "TiagoFilipe"
Citação de: "abatista"
Hmm.. O que é frequência universitária? Não é, no mínimo, um bacharelato? Ou alguém que está no 2o ano tem frequência universitária?
Julgo que basta teres estado matriculado na Universidade que é considerado frequência universitária.

Hmm, eu andei este tempo todo a dizer que tenho o 12º, no centro de recrutamento.. Podia me ter candidatado logo pa sargento, então.. Que chatisse..

*

Pedro Sousa

• 96
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #784 em: Outubro 15, 2008, 09:01:12 pm »
Flavio esta situaçao esta a fazer imensa confusao...

Nem os militares que fornecem informaçoes sao convictos do que dizem...

Mas quero acreditar que de facto é assim depois do Curso de Sargento entras na Escola de Sargento e és um "Quadro Permanente" como se diz, Fazes Vida Militar ate a Reforma.
O Sonho Comanda a Vida

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #785 em: Outubro 15, 2008, 09:02:06 pm »

Cumprimentos
Se fores militar RV/RC (Praça) e já tiveres cumprido 1 ano de serviço e tiveres o 12.º ano podes concorrer para o CFS - QP e para o CFS - RC.
Espero ter ajudado. :wink:

Muito obrigado, só não pervebi qual a vantagem de concorrer ao cfs - rc.
Abraço =)

*

Pedro Sousa

• 96
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #786 em: Outubro 15, 2008, 09:03:38 pm »
Abadista so te podes candidatar a Sargento como civil agora.

Isto porque abriu o concurso dia 9 de Outubro, eu amanha ja vou ao Centro de Recrutamento  tratar das cenas. Acho que nao a um prazo fixo para o fim das candidaturas.
O Sonho Comanda a Vida

*

TiagoFilipe

• Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #787 em: Outubro 15, 2008, 09:13:56 pm »
Pessoal é assim:

Quem entrou como praça e já prestou 1 ano de serviço quando abrir concurso para o CFS - QP e desde que tenha o 12.º ano pode concorrer e caso seja admitido e termine o curso com aproveitamento fará parte do QP do Exército. Se não quiser ser do QP mas quiser continuar no Exército pode também optar pelo CFS - RC. Em terminando o contracto volta para a sua vida civil.

Quanto aos civis, apenas quem tem frequência universitária (habilitação mínima), bacharelato e licenciatura pode concorrer quando houver concurso aberto (o que existe neste momento) para o CFS - RC apenas. Só depois de 1 ano de serviço é que pode concorrer e na devida abertura para o CFS - QP.

Já perceberam ou ainda têm dúvidas? :wink:
« Última modificação: Outubro 15, 2008, 09:20:35 pm por TiagoFilipe »

*

TiagoFilipe

• Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #788 em: Outubro 15, 2008, 09:17:41 pm »
Hmm.. O que é frequência universitária? Não é, no mínimo, um bacharelato? Ou alguém que está no 2o ano tem frequência universitária?
Julgo que basta teres estado matriculado na Universidade que é considerado frequência universitária.
Hmm, eu andei este tempo todo a dizer que tenho o 12º, no centro de recrutamento.. Podia me ter candidatado logo pa sargento, então.. Que chatisse..

Mas já foste incorporado? Se ainda não foste ainda vais a tempo de explicar a tua situação e desistires. É muito melhor entrares para o CFS. Além de monetariamente ser melhor também deves depois ser mais bem visto caso concorras ao CFS - QP digo eu.

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #789 em: Outubro 15, 2008, 09:19:35 pm »
Formas de aceder à categoria de Sargento:

-Ter uma licenciatura e concorrer a regime de contrato (para civis)

-ter o 12.º ano e um ano de serviço e concorrer aos quadros permanentes.

Isso sei eu à muito tempo. O que eu disse foi que quando fui fazer as provas de selecção encontrei duas pessoas que tinham militares na família com um posto na categoria de oficial que lhes disseram que com o 12.º ano iriam auferir o posto de sargento contratado logo após a recruta.
Eu apenas quis ver se alguém tinha conhecimento deste facto ou se eles estavam enganados. Se houve algum mal entendido não foi por afirmações que eu fiz de certeza absoluta e sim de má interpretação.

*

TiagoFilipe

• Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #790 em: Outubro 15, 2008, 09:24:22 pm »

Isso sei eu à muito tempo. O que eu disse foi que quando fui fazer as provas de selecção encontrei duas pessoas que tinham militares na família com um posto na categoria de oficial que lhes disseram que com o 12.º ano iriam auferir o posto de sargento contratado logo após a recruta.
Eu apenas quis ver se alguém tinha conhecimento deste facto ou se eles estavam enganados. Se houve algum mal entendido não foi por afirmações que eu fiz de certeza absoluta e sim de má interpretação.

Lamento informar mas isso agora já não funciona assim. Se entras para a categoria de praça apesar de teres o 12.º só passas para a categoria de sargentos caso concorras ao CFS - RC ou CFS - QP. A única diferença aqui é que no CFS - RC os militares só precisam do 12.º ano, 1 ano de serviço e existem mais vagas enquanto que os civis têm de possuir mais que o 12.º ano e têm menos vagas. :wink:

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #791 em: Outubro 15, 2008, 09:29:04 pm »

Lamento informar mas isso agora já não funciona assim. Se entras para a categoria de praça apesar de teres o 12.º só passas para a categoria de sargentos caso concorras ao CFS - RC ou CFS - QP. A única diferença aqui é que no CFS - RC os militares só precisam do 12.º ano, 1 ano de serviço e existem mais vagas enquanto que os civis têm de possuir mais que o 12.º ano e têm menos vagas. :).
Muito obrigado ;)
Cumprimentos

*

jmg

• Analista
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #792 em: Outubro 15, 2008, 09:47:42 pm »

Lamento informar mas isso agora já não funciona assim. Se entras para a categoria de praça apesar de teres o 12.º só passas para a categoria de sargentos caso concorras ao CFS - RC ou CFS - QP. A única diferença aqui é que no CFS - RC os militares só precisam do 12.º ano, 1 ano de serviço e existem mais vagas enquanto que os civis têm de possuir mais que o 12.º ano e têm menos vagas. :).
Muito obrigado :wink:
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #793 em: Outubro 15, 2008, 10:03:44 pm »
Obrigado pelo incentivo jmg ;)
Abraço

*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #794 em: Outubro 15, 2008, 10:35:09 pm »
Mas já foste incorporado? Se ainda não foste ainda vais a tempo de explicar a tua situação e desistires. É muito melhor entrares para o CFS. Além de monetariamente ser melhor também deves depois ser mais bem visto caso concorras ao CFS - QP digo eu.

Vou fazer a recruta em Novembro. Eu quero ser militar RC durante este ano e, no próximo ano, ingressar na AFA ou na EN. Era melhor se fosse sargento durante este tempo, mas não há problema. Acho que a experiência de soldado vai me fazer bem. :)