Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1331998 Visualizações
*

Dhemo

• 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #765 em: Outubro 13, 2008, 11:27:42 pm »
alguem para dia 23 na ajuda ?  :lol:

*

damcjg

• 1
  • +0/-0
Dúvidas de um civíl
« Responder #766 em: Outubro 14, 2008, 12:48:36 am »
Boa Noite.
Estou interessado em alistar-me para o exército mas tenho algumas dúvidas.
Passo então a numeralas.
1- Tenho 18 anos, meço 1,70m, peso cerca de 55Kg, tenho estigmatismo e acne. Digo isto porque ja me estive a informar e vi que há alguns entraves em relação à imagem dum recruta, como é o caso, por exemplo, de quem tem o pé chato.
- A minha questão é, acham que alguem como eu conseguiria entrar?

2- Acabei o 12º ano na area de electrotecnia e electrónica e como, desde sempre, penssei em entrar para o exérito, pretendia agora prosseguir os estudos lá. Sei que isso é possivel, mas ja vi neste forum opiniões que me pôs com dúvidas.
- Como funciona isto de prosseguir os estudos?
- Que apoios temos em relação a isso?
- A universidade é feita, digamos, dentro de um quartel ou numa universidade perto?
- E se tirar o cursso de engenharia electrónica, fico com esse estatuto no "mundo civil", ou apenas no "mundo militar"?
- E depois as oportuniddes de trabalho são as mesmas que temos agora no mercado de trabalho?

3- Estou a espera para, em fevereiro, ir ao dia da defesa nacional para ficar com uma ideia, 1a impressão, do dia-a-dia militar.
- Depois o que terei de fazer para me alistar?
- E como funciona depois o dia das provas? Ou seja, com o que vou poder contar após optar por alistar-me?
- Em que consistem os exames psicotecnicos?
- E quantas voltas teremos de dar nas provas fisicas? Qual é o comprimento de cada volta?

4- Outra duvida que tenho é em relação à diferença entre o tipo de regime de um soldado(se é que é assim que se diz), ou seja, que diferença há em relação ao RV, RC e QP?
- Qual me aconselhariam?
Outra coisa, sei que me posso alistar para paraquedista, comando, etc....
- Ao alistar-me para um, posso, depois de ja estar integado na vida militar, alistar-me para outro?
- Tendo o 12º ano, so me poderei candidatar a praça?
- Que carreira militar poderei ter, nas minhas condições, caso não prosiga os estudos?
......
Espero ter conseguido explicitar bem todas as minhas dúvidas e agradeço, desde já, a todos que, eventualmente(e espero que o façam), me responderem.
Obrigado. :)

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
Re: Dúvidas de um civíl
« Responder #767 em: Outubro 14, 2008, 01:32:35 am »
Citação de: "damcjg"
Boa Noite.
Estou interessado em alistar-me para o exército mas tenho algumas dúvidas.
Passo então a numeralas.
1- Tenho 18 anos, meço 1,70m, peso cerca de 55Kg, tenho estigmatismo e acne. Digo isto porque ja me estive a informar e vi que há alguns entraves em relação à imagem dum recruta, como é o caso, por exemplo, de quem tem o pé chato.
- A minha questão é, acham que alguem como eu conseguiria entrar?

Se for para as ditas "Tropas Normais" parece-me possível...

2- Acabei o 12º ano na area de electrotecnia e electrónica e como, desde sempre, penssei em entrar para o exérito, pretendia agora prosseguir os estudos lá. Sei que isso é possivel, mas ja vi neste forum opiniões que me pôs com dúvidas.
- Como funciona isto de prosseguir os estudos?
- Que apoios temos em relação a isso?
- A universidade é feita, digamos, dentro de um quartel ou numa universidade perto?
- E se tirar o cursso de engenharia electrónica, fico com esse estatuto no "mundo civil", ou apenas no "mundo militar"?
- E depois as oportuniddes de trabalho são as mesmas que temos agora no mercado de trabalho?

Existe o Estatuto de Trabalhador-Estudante e o contigente de vagas para militares no Ensino Superior Público Civil. Não obstante estas situações podem estar limitadas/condicionadas pelas necessidades do serviço militar. Existe ainda a "Universidade do Exército", a Academia Militar, que confere Licenciaturas/Mestrados em várias áreas da Engenharia. Os cursos de Engenharia da Academia Militar são reconhecidos pela Ordem dos Engenheiros, mas os militares têm de cumprir um determinado número de anos de serviço militar, antes de poderem sair para a vida civil.

3- Estou a espera para, em fevereiro, ir ao dia da defesa nacional para ficar com uma ideia, 1a impressão, do dia-a-dia militar.
- Depois o que terei de fazer para me alistar?
- E como funciona depois o dia das provas? Ou seja, com o que vou poder contar após optar por alistar-me?
- Em que consistem os exames psicotecnicos?
- E quantas voltas teremos de dar nas provas fisicas? Qual é o comprimento de cada volta?

Peço desculpa, mas estas perguntas estão bem explicadas na parte do Recrutamento do site do Exército :roll: , www.exercito.pt

4- Outra duvida que tenho é em relação à diferença entre o tipo de regime de um soldado(se é que é assim que se diz), ou seja, que diferença há em relação ao RV, RC e QP?
- Qual me aconselhariam?
Outra coisa, sei que me posso alistar para paraquedista, comando, etc....
- Ao alistar-me para um, posso, depois de ja estar integado na vida militar, alistar-me para outro?
- Tendo o 12º ano, so me poderei candidatar a praça?
- Que carreira militar poderei ter, nas minhas condições, caso não prosiga os estudos?

O RV e o RC são de carácter limitado em termos temporais, 1 ano em RV e de 2 até 6 anos em RC. O QP são os militares de carácter permanente, que cumprem 20/25/30, etc. anos de serviço. Até recentemente, os Praças com o 12.º ano e 1 ano de serviço militar, podiam concorrer para a categoria de Sargento em RC...De qualquer maneira existe ainda a Escola de Sargentos do Exército e a Academia Militar que formam, respectivamente, os Sargentos e os Oficiais do QP do Exército, em ambos os casos pode-se ingressar com o 12.º ano. De salvaguardar ainda que os cursos da Escola de Sargentos do Exército não são cursos superiores e os cursos da Academia Militar são.

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #768 em: Outubro 14, 2008, 08:38:06 pm »
Boa noite pessoal, estou aqui com uma dúvida.

Terminei hoje as provas de ingresso para o contingente normal (as provas foram super super fáceis ) e quando estava a vir para casa vinha a conversar com um pessoal que tinha familiares gradudos no exército e estes disseram-lhe que depois da recruta, quem tivesse o 12º ano iria auferir o posto de sargento (em regime de contracto é claro).

É mesmo assim? segundo o site não.
 cumprimentos

*

SD

• 2
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #769 em: Outubro 14, 2008, 09:15:00 pm »
Boa noite!

Bem, antes mais peço desculpa de as minhas perguntas parecerem “descabidas” mas tenho muita falta de informação acerca do exército, e portanto não sei como construir bem as perguntas de modo a que me entendam.

-> Primeiro que tudo, gostava de saber se posso entrar com 17 anos, indo fazer 18 nesse ano (por exemplo: faço 17 anos a 25 de Novembro deste ano, e pretendo entrar nos inícios do próximo ano). Já me disseram que é possível, desde que complete os 18 no ano em que ingresse. Poderei mesmo ou vou ter que esperar 1 ano???

-> Depois… (Acho que esta pergunta vai parecer muito muito estúpida)! O que é ao certo o dito "exército normal"??? Falam-me muito que este e aquele foi para o "exército normal", mas pelo que pesquisei é tudo dividido em “secções” digamos.

-> Terceiro… Uma dessas “secções” que me despertou interesse foi a Infantaria Ligeira. Mas não consegui arranjar informação sobre todas as outras “secções”. Podiam-me explicar resumidamente???

-> Uma das questões que mais voltas me dá a cabeça. Eu apenas tenho o 9º ano (estou a fazer o 10º em Línguas e Humanidades). Caso consiga ingressar, poderei continuar estudos lá, nesta área, ou tem que ser numa “área militar”??? E com o 9º ano apenas posso ingressar nos Praças???

-> Já há as datas de provas para o ano de 2009?

-> Em que cidades (zona do Porto e/ ou Santarém) me posso alistar???

-> Com o 9º ano, posso ir para o regime RC??? Pois era isso que eu queria!

-> Quando é o Dia da Defesa e o que é ao certo??

Penso que é tudo por agora… Mais alguma questão, voltarei para a colocar…

Cumps

*

Pedro Sousa

• 96
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #770 em: Outubro 15, 2008, 04:06:22 pm »
Boa a tarde a todos.

É a primeira vez que utilizo este forum penso estar no topico correcto caso o mesmo nao aconteça, peço desde ja desculpa.

A situçao é a seguinte, efectuei o exame de acesso ao curso de guardas e como todos na minha situaçao estou a aguardar os resultados da prova.

Caso eu seja dado como reprovado nesta prova, irei candidatar-me ao RVRC como praça, eu tenho o 12ºAno e frequência universitaria, no centro de recrutamento a que me dirigi nao me explicaram a 100% a seguinte questao.

"Estando eu neste regime RVRC posso passar a Quadro Permanente"

O que entendo por Quadro Permante é de alguem que tem o uma carreira "sem termo" ou seja que so vem embora de determinada EmpresaInstituiçao na Reforma, nao estou errado na minha interpretaçao?

Deram-me as seguintes respostas, pode sempre ser chamado a fazer o Curso de Sargentos, pergunto-vos eu na minha ignorancia,

é preciso fazer algum Exame Nacional para o Curso de Sargentos?
caso entre no Curso passo depois de o Concluir a Quadro Permanente do Exercito?

Eu tenho 20 anos feitos este ano, ainda vou a tempo de concorrer a Academia Militar mas como Militar ou seja no periodo em que esteja no RVRC?

A especialidade tem algum peso naquilo a que pretendo aceder?

Peço desculpa por estar a ser melga com tantas duvidas, todas estas perguntas estao a surgir porque quero seguir uma carreira nas Forças Armadas e para a Academia Militar estou certo que nao tenho media se concorrer como civil pois a minha media do secundario é estremamente baixa.

Se me poderem esclarecer a pelo menos algumas questoes ficarei grato.

Boa Sorte a toda a Malta que Concorreu ao Curso de Guardas 07/08

*

jmg

• Analista
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #771 em: Outubro 15, 2008, 04:20:38 pm »
Citação de: "flavio"
Boa noite pessoal, estou aqui com uma dúvida.

Terminei hoje as provas de ingresso para o contingente normal (as provas foram super super fáceis ) e quando estava a vir para casa vinha a conversar com um pessoal que tinha familiares gradudos no exército e estes disseram-lhe que depois da recruta, quem tivesse o 12º ano iria auferir o posto de sargento (em regime de contracto é claro).

É mesmo assim? segundo o site não.
 cumprimentos

Já lá foi o tempo caro Flavio.
Quando ingressei no Exercito em 1994 era assim.
Com 12º ano ia para Oficial (Aspirante) e com 11º ano para (2ºFurriel).
Hoje em dia acho que é necessário frequência do ensino superior para ingressar na categoria de Sargento.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • Recebeu: 3333 vez(es)
  • Enviou: 7954 vez(es)
  • +1225/-2042
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #772 em: Outubro 15, 2008, 05:21:36 pm »
Quando pensei concorrer ao Exercito em 2004 (são só menos 10 anos que o jmg  :oops: ) com o 12º podia fazer o CFO nas tropas especiais, quando ingressei em 2005 para qualquer CFO era requerido licenciatura, o bacharelato, 12º só dava para CFS. Actualmente o CFS RC/QP é só para militares com 12º ou o CFS RC para bacharelato ou +.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

TiagoFilipe

• Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #773 em: Outubro 15, 2008, 05:52:42 pm »
O CFS em RC exige como habilitação mínima frequência universitária para os civis e 12.º para os já militares na categoria de Praças. Como civil estou a ponderar concorrer caso no centro de recrutamento me informem que se pode deixar o Exército (o contrato é no mínimo de 2 anos) sem ter de pagar indeminização alguma caso se seja admitido a frequentar os cursos de formação de guardas/agentes da GNR/PM de acesso ao QP.
jmg e HSMW qual a vossa opinião? Segundo o que li dos incentivos ao RV/RC penso que não existirá lugar a indeminização.
« Última modificação: Outubro 15, 2008, 06:10:56 pm por TiagoFilipe »

*

Roça

• 2
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #774 em: Outubro 15, 2008, 06:04:50 pm »
Actualmente o CFS RC é para militares possuidores do 12 º ano!

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12963
  • Recebeu: 3333 vez(es)
  • Enviou: 7954 vez(es)
  • +1225/-2042
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #775 em: Outubro 15, 2008, 06:51:36 pm »
Citação de: "TiagoFilipe"
O CFS em RC exige como habilitação mínima frequência universitária para os civis e 12.º para os já militares na categoria de Praças. Como civil estou a ponderar concorrer caso no centro de recrutamento me informem que se pode deixar o Exército (o contrato é no mínimo de 2 anos) sem ter de pagar indeminização alguma caso se seja admitido a frequentar os cursos de formação de guardas/agentes da GNR/PM de acesso ao QP.
jmg e HSMW qual a vossa opinião? Segundo o que li dos incentivos ao RV/RC penso que não existirá lugar a indeminização.

Nunca vi ninguém pagar indemnização, muito menos por entrar para a GNR ou PSP.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

flavio

• 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #776 em: Outubro 15, 2008, 07:07:08 pm »
Muito obrigado a todos. Parece que vou ter que ficar um anito como praça e depois concorrer a escola de sargentos não é verdade?

:)
Cumprimentos a todos ;)

*

TiagoFilipe

• Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #777 em: Outubro 15, 2008, 07:36:39 pm »
Citação de: "HSMW"
Citação de: "TiagoFilipe"

Nunca vi ninguém pagar indemnização, muito menos por entrar para a GNR ou PSP.

Eu também não tenho conhecimento de tal. Apenas estou com essa dúvida por causa do seguinte:
"(...)Podem concorrer os cidadãos que satisfaçam os requisitos de admissão e se comprometam a prestar serviço no Exército por um período mínimo de 02 anos[/u].(...)"
E durante a prestação mínima de estes 2 anos com certeza que haverá a abertura de concurso para a PM e GNR.
De qualquer modo no centro de recrutamento serão capazes de me esclarecer espero eu lol.

*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #778 em: Outubro 15, 2008, 07:47:05 pm »
Hmm.. O que é frequência universitária? Não é, no mínimo, um bacharelato? Ou alguém que está no 2o ano tem frequência universitária?

*

TiagoFilipe

• Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #779 em: Outubro 15, 2008, 08:01:38 pm »
Citação de: "abatista"
Hmm.. O que é frequência universitária? Não é, no mínimo, um bacharelato? Ou alguém que está no 2o ano tem frequência universitária?

Julgo que basta teres estado matriculado na Universidade que é considerado frequência universitária.