Corrupção em Portugal

• 1000 Respostas
  • 260987 Visualizações
*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10833
(sem assunto)
« Responder #375 em: Maio 04, 2009, 10:00:30 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
Citação de: "TOMSK"
Perguntas

Porque é que o cidadão José Sócrates ainda não foi constituído arguido no processo Freeport?
Porque é que Charles Smith e Manuel Pedro foram constituídos arguidos e José Sócrates não foi?
Como é que, estando o epicentro de todo o caso situado num despacho de aprovação exarado no Ministério de Sócrates, ainda ninguém desse Ministério foi constituído arguido?
Como é que, havendo suspeitas de irregularidades num Ministério tutelado por José Sócrates, ele não está sequer a ser objecto de investigação?
Com que fundamento é que o procurador-geral da República passa atestados públicos de inocência ao primeiro-ministro?
Como é que pode garantir essa inocência se o primeiro-ministro não foi nem está a ser investigado?
Como é possível não ser necessário investigar José Sócrates se as dúvidas se centram em áreas da sua responsabilidade directa?
Como é possível não o investigar face a todos os indícios já conhecidos? Que pressões estão a ser feitas sobre os magistrados do Ministério Público que trabalham no caso Freeport? Se, como dizem, o estatuto de arguido protege quem o recebe, porque é José Sócrates não é objecto dessa protecção institucional?
Será que face ao conjunto de elementos insofismáveis e já públicos qualquer outro cidadão não teria já sido constituído arguido?
Haverá duas justiças?
(...)
E em Portugal, porque é que a Procuradoria-Geral da República ignorou a gravação quando lhe foi apresentada?
E o que é que vai fazer agora que o registo é público?
Porque é que o presidente da República não se pronuncia sobre isto? Nem convoca o Conselho de Estado?
Como é que, a meio de um processo de investigação jornalística, a ERC se atreve a admoestar a informação da TVI anunciando que a tem sob olho?

in: Jornal de Notícias de 30-03-2009
Mário Crespo

“Renovo a promessa de amar os meus irmãos, de os socorrer e ir em seu auxílio.

http://www.sabado.pt/Multim%C3%A9dia/V% ... naria.aspx
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12980
  • Recebeu: 3350 vez(es)
  • Enviou: 7961 vez(es)
  • +1240/-2087
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #376 em: Maio 04, 2009, 10:11:24 pm »
Nem mais!
Quase sempre nos esquecemos dela...   :evil:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8089
  • Recebeu: 1395 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5292/-245
(sem assunto)
« Responder #377 em: Maio 04, 2009, 10:44:42 pm »
Engasgado com alguma romã? :mrgreen:

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #378 em: Maio 05, 2009, 02:36:54 am »
]E em Portugal, porque é que a Procuradoria-Geral da República ignorou a gravação quando lhe foi apresentada?
E o que é que vai fazer agora que o registo é público?

Uma boa pergunta, no sentido em que muitas pessoas têm essa dúvida e faria bem serem esclarecidas.
Mas o tom de suspeita com que é feita não abona muito do autor.

A resposta é terrivelmente simples: a gravação em causa resulta do que é Portugal é um crime, punível com prisão. Em Portugal -- felizmente, digo eu -- ainda é crime gravar conversas de outras pessoas sem o seu conhecimento e consentimento, sem ser em casos devidamente regulados. Daí, não só a gravação é inadmissível num tribunal nacional como é legalmente desaconselhável tocar-lhe com uma vara de 5 metros sequer.

Adicionalmente, segundo informações que vieram a público recentemente, já há bastante tempo que os investigadores ingleses tinham formado a opinião de que as afirmações que o Charles Smith fazia na gravação não correspondiam à realidade e a PJ estaria ao corrente disso.

*

P44

• Investigador
  • 21129
  • Recebeu: 7192 vez(es)
  • Enviou: 8167 vez(es)
  • +8133/-13301
(sem assunto)
« Responder #379 em: Maio 05, 2009, 09:54:17 am »
05 Maio 2009 - 00h30
Justiça: Portugal, Espanha, Argentina e Brasil preparam colaboração
Lopes da Mota visado nos depoimentos

Na semana em que será divulgada a conclusão do inquérito às pressões no caso Freeport, o principal visado, Lopes da Mota, apontado como intermediário do Governo, esteve ontem em Lisboa numa conferência em que participou também o ministro Alberto Costa e o procurador-geral da República, Pinto Monteiro.

O CM sabe que os depoimentos recolhidos pelo procurador-geral adjunto Vítor Santos Silva junto dos vários intervenientes são comprometedores para Lopes da Mota. João Palma, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, os dois magistrados do Freeport, Vítor Magalhães e Paes Faria, reiteraram a versão já conhecida. Também o juiz de instrução Carlos Alexandre, testemunha de uma das conversas telefónicas, fez um depoimento escrito com várias páginas que arrasa a intervenção de Lopes da Mota. Os factos convergem nos vários testemunhos, embora a interpretação de Lopes da Mota continue a remeter para uma "conversa de velhos amigos".

O inquérito às pressões feitas sobre os magistrados Vítor Magalhães e Paes Faria para arquivarem o processo vai ser entregue a Pinto Monteiro que o levará depois ao Conselho Superior do Ministério Público. É este órgão que decidirá os passos seguintes: processo disciplinar, processo-crime ou arquivamento .

Uma das questões é a de saber se Lopes da Mota agiu a pedido de Alberto Costa. Ontem, o presidente do Eurojust e Alberto Costa sentaram-se à mesma mesa na Conferência de Ministros dos Países Ibero-americanos, onde esteve também Pinto Monteiro.

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000010
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

PedroM

• 167
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #380 em: Maio 05, 2009, 08:39:37 pm »
Citação de: "AC"
Adicionalmente, segundo informações que vieram a público recentemente, já há bastante tempo que os investigadores ingleses tinham formado a opinião de que as afirmações que o Charles Smith fazia na gravação não correspondiam à realidade e a PJ estaria ao corrente disso.

De acordo com notícias divulgadas na imprensa nas últimas 2 semanas desde 2007 que a policia inglesa tem vários depoimentos do Sr. Smith a desmentir o que disse no DVD.
Também desde 2007 a policia inglesa tem em seu poder um relatório dos auditores, seleccionados pela Freeport e efectuado a pedido da Freeport, que conclui que as declarações do Sr. Smith são com toda a probabilidade falsas até porque, e é fantástico como deste pormenorzinho parece que ninguém se deu conta, não faltam nas contas da Freeport nenhuns 4 milhões, sejam de contos, de libras ou de euros. Ao que parece o que falta nas contas da Freeport são 3x cerca de 80.000 euros, num total de  cerca de 240.000 euros, que com toda a probabilidade o tal Sr. Smith e, talvez, os seus associados meteram ao bolso.
A diferença para os tais 4 milhões de euros corresponde supostamente ao montante dos impostos que a sociedade Smith & Pedro aparentemente suportou e dos quais queria ressarcir-se, o que levou o Sr. Smith a inventar a tal história dos subornos ao ministro, numa tentativa de levar a Freeport a dar-lhe esse montante.

Tudo isto já é sabido da policia inglesa há cerca de 2 anos e como é obvio a PJ e o Ministério Público tinham forçosamente de conhecer estas matérias. Os tais jornalistas de investigação também. Mas isso não interessa nada, o que interessa é o DVD e o que o Sr. Smith lá diz tem de ser verdade!! Isso é que é importante... mesmo que afinal não faltem milhões nenhuns nas contas da Freeport!!!!!!!!!!!!

Ainda me lembro do modo como foi divulgado o pedido de informações da policia inglesa às autoridades nacionais. Não sei se se lembram que os titulos eram "Ingleses envolvem Sócrates em esquema de corrupção", e outros que tais. Afinal dias depois soube-se que os ingleses apenas transcreveram as frases que a PJ lhes tinha enviado em 2005.

Se lembro este episódio é apenas porque quando em Janeiro deste ano aquelas notícias sairam como sairam, quem as publicou, ou pelo menos quem orquestrou as fugas de informação, já sabia das declarações do Sr. Smith à policia inglesa e das conclusões do tal relatório pedido pela Freeport e também que afinal não faltavam nenhuns 4 milhões nas contas daquela empresa.
E mesmo assim foi o que se viu e é o que se vê, estamos conversados.

Felizmente este caso Freeport ainda que lentamente, vai andando. Na semana passada os procuradores do ministerio publico trouxeram de Inglaterra cerca de 90 volumes com documentação para analisar. As notícias não devem se famosas para os adeptos da tese da corrupção de Sócrates, caso contrário já teriamos amplas notícias sobre o assunto.

E isto conduz à questão das pressões, das escrituras das casas do PM e da mãe e dos documentos que até há 3 meses estavam no sítio e que agora por mistério desapareceram. Acredito que  tudo isso é folclore para não deixar morrer o assunto, quando cada vez é mais claro que a história do suborno foi inventada.

Os adeptos da culpabilidade incondicional e inquestionável do PM estão a começar a perder o pé. Já se voltaram para o PM, para o tio, para a mãe e, até agora pelo menos, NADA! Acho que no fim do dia já ficarão contentes se se provar que o primo recebeu algum... por esse já não digo nada. Mas também aqui será necessário prová-lo.

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • +1079/-10833
(sem assunto)
« Responder #381 em: Maio 05, 2009, 10:44:21 pm »
Estamos de acordo, PedroM: estou perfeitamente consciente que o Ministério Público - Ministério Geral dos Arquivamentos, jamais encontrará qualquer coisa dúbia sobre Sócrates ou seus Companheiros ou Irmãos. Isso é garantido e só demonstra a realidade da existência da nefanda Campanha Negra.
Aliás, creio que todos nós pensamos dessa maneira. Dou graças aos céus - ou melhor, ao GADU - por Portugal ser servido por tão estupendas luminárias, quase todas no PS ou a caminho.

*

PedroM

• 167
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #382 em: Maio 05, 2009, 11:38:37 pm »
Citação de: "Luso"
Estamos de acordo, PedroM: estou perfeitamente consciente que o Ministério Público - Ministério Geral dos Arquivamentos, jamais encontrará qualquer coisa dúbia sobre Sócrates ou seus Companheiros ou Irmãos. Isso é garantido e só demonstra a realidade da existência da nefanda Campanha Negra.
Aliás, creio que todos nós pensamos dessa maneira. Dou graças aos céus - ou melhor, ao GADU - por Portugal ser servido por tão estupendas luminárias, quase todas no PS ou a caminho.

Os disparates que diz são uma manifestação de incapacidade de argumentar e demonstrar que os delirios que você apregoa e prapangadeia não têm qualquer adesão à realidade não é isso? Pois, compreende-se...

Aliás da sua mentalidade de banda desenhada eu não esperava outra coisa.

Porque não faz qualquer coisa de útil e vem aqui dizer de uma vez por todas porque o PM é corrupto, se tem tanta certeza disso?

Mas já que você gosta de banda desenhada, aí vai uma coisa para se entreter:

O SOL, semanário que iniciou em meados de Janeiro a campanha Freeport, foi comprado nessa mesma altura por Joaquim Coimbra, conselheiro nacional do PSD, conselheiro pessoal da Dra. Ferreira Leite e figura de proa daquele partido há muitos anos.
Pois esse senhor Joaquim Coimbra foi também administrador do BPN na altura em que lá (aí sim!!) se fizeram toda a espécie de falcatruas.
Acontece que o Sr. Joaquim Coimbra foi chamado a depor na comissão parlamentar de inquerito ao caso BPN e questionado sobre o famoso Banco Insular (BI), onde desapareceram centenas de milhões de euros (aí sim desapareceram!!), disse, sem se rir e também sem que ninguém lhe chamasse de palhaço, mais ou menos isto, "Ouvia dizer que havia uns problemas com o BI, mas eu pensava que se referiam ao BILHETE de IDENTIDADE".  
Pois é... o sr. era administrador, não era contínuo nem empregado da limpeza e confundiu o Banco Insular (BI) com o Bilhete de Identidade (BI)! E disse isto de cara séria numa comissão parlamentar de inquerito.

Isto que noutros países teria dado origem a um escandalo, passou na nossa comunicação social quase despercebido.

O meu desafio é que saia por momentos do seu mundo delirante e de BD de 3ª linha e se entretenha um pouco com este caso real, porque está documentado e não foi desmentido.

Semanário SOL / Joaquim Coimbra / Campanha Freeport / PSD / Caso BPN (onde aí sim já se sabe que desapareceram centenas de milhões de euros).

A quem interessa encobrir o caso BPN?
Porque não há fugas de informação no caso BPN?

Luso; um pouco de realidade vai fazer-lhe bem, vai ver que sim!

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • +1079/-10833
(sem assunto)
« Responder #383 em: Maio 05, 2009, 11:49:41 pm »
Citação de: "PedroM"

Concordo.
Por isso, peço-lhe desde já que não pare de nos brindar com os excelentes extractos de realidade que nos serve para tirar da escuridão.
Considero-os magnificos, como magníficos e didácticos são os enquadramentos e comentários com que os faz acompanhar.
Sempre ajudam a aumentar ainda mais a paleta de cores da minha mentalidade de banda desenhada.
Força nisso!

*

PedroM

• 167
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #384 em: Maio 05, 2009, 11:54:29 pm »
Citação de: "Luso"
Citação de: "PedroM"

Concordo.
Por isso, peço-lhe desde já que não pare de nos brindar com os excelentes extractos de realidade que nos serve para tirar da escuridão.
Considero-os magnificos, como magníficos e didácticos são os enquadramentos e comentários com que os faz acompanhar.
Sempre ajudam a aumentar ainda mais a paleta de cores da minha mentalidade de banda desenhada.
Força nisso!

Caro Luso,

Pode contar comigo! Estou sempre a considerá-lo.

Sem outro assunto, atentamente,

Um amante de BD

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #385 em: Maio 06, 2009, 12:03:21 am »
Eu creio que o Luso queimou mesmo um fusível...

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • +1079/-10833
(sem assunto)
« Responder #386 em: Maio 06, 2009, 12:09:38 am »

Pelo contrário: agora vejo a luz.
E pelos vistos não é de um combóio.

*

TOMSK

• Investigador
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #387 em: Maio 06, 2009, 12:28:14 am »

E eu creio é que a Guarda Pessoal do 1ºMinistro foi destacada especialmente para o ForumDefesa com a missão de "pacificar" os insurgentes...

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #388 em: Maio 06, 2009, 12:57:52 am »
E eu creio é que a Guarda Pessoal do 1ºMinistro foi destacada especialmente para o ForumDefesa com a missão de "pacificar" os insurgentes...

A isso chama-se um ataque ad hominem. Terá de fazer melhor.

*

TOMSK

• Investigador
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #389 em: Maio 06, 2009, 01:34:20 am »

A isso chama-se um ataque ad hominem. Terá de fazer melhor.

A isso chama-se "mais valia estares calado". A minha afirmação destinava-se ao PedroM e não a si. Terá de raciocinar melhor.