A diferença entre o comunismo e o fascismo é que o comunismo é internacional socialismo e o fascismo é nacional socialismo.
Para mim são ambas correntes internacionalistas, quem defende o Nacional-Socialismo defende mais a Alemanha e Hitler do que própriamente Portugal (os que eu conheço).
O carácter internacionalista é o socialismo não o nacionalismo.
Os nacional-socialistas têm como modelo a Alemanha Nazi, que é considerada por muitos como um "melhor exemplo" de socialismo do que o da União Soviética.
O Nazismo e a Alemanha de Hitler foram uma reacção à expansão do comunismo, à tentativa de dissolução e destruição da Alemanha após a 1ª Guerra Mundial e ao caos da República de Weimar.
A Alemanha estava falida nessa altura, Hitler conseguiu reconstruir o país mas nada se faz sem dinheiro e para se reconstruir um país foi necessário o apoio de outros países e da banca internacional para haver injecções massivas de capital para o governo gastar em obras públicas e acabar com o desemprego, a anarquia e a hiperinflacção.
Mas é inegável o facto que doutrinariamente o comunismo tem um maior potencial de expansão e internacionalizou-se muito mais do que o nazismo.
http://educaterra.terra.com.br/voltaire ... alista.htm
Sou nacionalista, como tal estou-me a #$% para os Alemães, Franceses, etc.
Acho muito bem que defenda o seu país mas olhar sempre para o seu próprio umbigo nem sempre é benéfico.
O nacionalismo em Portugal surgiu com o movimento Republicano e o liberalismo das invasões francesas por causa daquela ideia de fraternidade, igualdade e liberdade.
A monarquia era pelo Rei primeiro e só em segundo lugar vinha a nação e os súbditos do Rei.
Nacionalista que é nacionalista não vai a "comicios" politicos a Espanha!
Nacionalista que é nacionalista não faz manifestações a relembrar o bombardeamento de uma cidade da Alemanha na 2ª GM!
Nacionalista que é nacionalista não pertence a organizações internacionais.
Não conheço nenhum partido nacionalista que estivesse no poder assim tão isolado no mundo, dê-me um exemplo por favor.
Mesmo no tempo do "orgulhasamente sós" tínhamos relações com outros países.
Em democracia as pessoas podem-se manifestar, ir a comícios e formar alianças estratégicas.
Em relação aos bombardeamentos houve mais crimes de guerra na 2ª Guerra Mundial para além do Holocausto mas os vencedores da guerra escrevem a história...
http://www.youtube.com/watch?v=SU3wkOGXlcYhttp://www.youtube.com/watch?v=L5f1JWQ0ty4&NR=1http://www.youtube.com/watch?v=3HYYphyF ... PL&index=8Quer dizer, pelo menos Nacionalistas Portugueses. (PNR e a FN para mim de Nacionalistas têm pouco).
Há 9 partidos em Portugal ou são de esquerda ou centro-esquerda, depois à quatro que são de centro-direita, há um que às vezes é de, centro-direita ou de direita e há o PNR que se diz só de direita ou nacionalista.
A balança está desequilibrada para a esquerda se acha que faz falta um partido com essas características forme um novo partido nacionalista.