Separatismos em Espanha

  • 2282 Respostas
  • 529655 Visualizações
*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6547/-1406
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1755 em: Março 16, 2010, 05:05:43 pm »
Eu não sei se valerá a pena apelar para o seu outro neurónio senhor 4810, mas enfim.

É que o seu outro neurónio não percebeu que ninguém aqui está a defender a independência da Catlaunha, ou a legitimidade de um estado chamado Espanha. O problema é outro:

Legalmente, mesmo que 100% dos catalães queiram a independência eles não a podem ter, porque o Estado Espanhol lhes nega esse direito. Não está em causa se os separatistas são muitos, se são quatro ou quarente ou se não há nenhum.

É um problema de principios.
Um Estado Catalão, seria sempre tão legítimo quanto o Estado PortuguÊs. Aliás, a separação dos dois do âmbito da coroa dos Haaburgos até ocorreu exactamente no mesmo ano e anteriormente, eles eram estados separados do estado que tinha o poder em Madrid, Toledo ou Sevilha.
Também o Reino de Portugal tinha um nome diferente. Chamava-se Reino de Portugal e Algarves, de Aquém e Além mar.
O Portugal de hoje, pouco ou nada tem a ver com o Reino de Portugal de 1580 ou de 1640, como a Catalunha de hoje tem pouco a ver com a Coroa de Aragão de antanho.

Mas se Portugal não deixa de existir por isso e não deixa de ter direito à independência, mesmo sendo apenas uma fracção do que foi no passado,  como é que alguém honesto pode negar esse mesmo direito à Catalunha, apenas porque ela é uma parte do que a Coroa de Aragão foi no passado ?
Será que era preciso invadirem a Grécia e o sul da Itália para recompor a Coroa de Aragão para depois terem direito à independência ?

A negação do direito da Catalunha à indpeendência, é um absurdo que se baseia em mentiras que foram propagadas ao longo de séculos. É uma mentira ao estilo das mentiras de Goebels, que afirmava que mentindo muitas vezes, uma mentira acaba por se transformar em verdade.
E é acima de tudo uma mentira de historiadores facínoras.

E quanto aos padres assassinos da igreja catolica espanhola (a mais assassina, pedófila e terrorista organização de crime, que alguma vez existiu na peninsula ibérica) eles existiram e os seus actos são FACTOS! por muito que os nazistas os tentem ignorar, mentindo vergonhosamente e tentando igualar os crimes organizados pelo Estado Nazi Espanhol com a violência que foi resultado da desorganização e colapso do Estado Republicano Espanhol.

Como castelhano, você é «naturalmente desonesto», ainda que provavelmente o seja sem entender. Por isso só posso apelar para algum bom senso decorrente de você eventualmente ser um ser humano racional, para perceber algo tão simples.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

old

  • Especialista
  • ****
  • 911
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1756 em: Março 18, 2010, 09:19:35 am »
Usted a salido alguna vez de su pueblo?  Dios santo, que atraso. Oiga que vivimos en el 2010, no en 1.930!!

Independencia de quien? Si un pueblo quiere la independencia este lo consigue, por las buenas o por las malas. cataluña es una region española mas, con sus politicos y sus historias, no mas que Madeira, por ejemplo.

Bueno la diferencia entre Portugal y España es clara.

Mientras el primero oprime a sus pueblos negandoles cualquier derecho, en España se deja voz y voto para hablar libremente.

No merece la pena ni responderle.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6547/-1406
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1757 em: Março 18, 2010, 08:43:43 pm »
Além de Portugal, conheço A Extremadura espanhola, conheço Madrid relativamente bem, conheço Barcelona não tão bem. Conheço Salamanca e Segóvia por visita turistica. Conheço um bocadito de Paris, conheço bastante bem Londres e o sul de Inglaterra. Conheço o norte de Italia,. especialmente Milão, algumas cidades da Alemanham como Munique, Hannover e Frankfurt, conheço um bocadinho do Massashussets, já viajei no Brasil pelos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Espirito Santo e já estive também na Bahia, e um pouco de Moçambique.

Muitas das visitas são de pé descalço, é claro, mas se calhar conheço um bocadito deste mundo...

Tenho uma mente aberta, não gosto de extremistas, sou um democrata que acredita que a democracia deve ser defendida de forma activa, para evitar o que aconteceu na Alemanha nos anos 30.

A História da Catalunha, é a que é e não é porque um espanholito qualquer se lembra de dizer Arriba España, Franco, Franco, Franco, que a História muda.

Saia você do seu Pueblo, e cresça...
Talvez isso ajude o seu intelecto a crescer também, coisa que evidentemente a presença neste fórum não tem logrado...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

VICTOR4810

  • Perito
  • **
  • 368
  • +0/-1
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1758 em: Março 18, 2010, 09:23:05 pm »
Yo tambien he viajado algo....
Por conocer conozco hasta Setubal (y su flota de pesca de bajura dedicada a la captura del "carapau"), que por lo visto es lo que se les da bien a algunos que se "fabrican" la historia a su manera.
En el fondo es penoso, pero ¿es evitable?, pues la verdad que nó, eso me recuerda una vieja canción Canaria que dice:
La cabra que al monte tira
Aunque la pongan patera
Siempre jalará para el risco
Nunca pá la carretera.¡
                                                   Pues eso.¡
1.492, DESCUBRIMOS EL PARAISO.
"SIN MAS ENEMIGOS QUE LOS DE MI PÁTRIA"
 

*

old

  • Especialista
  • ****
  • 911
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1759 em: Março 19, 2010, 10:30:35 am »
Que no gusta de los extremismos? Si es usted uno de ellos, la rabia y el desprecio con el que habla son síntomas de ello.
Siempre hablando de los años 30,de Hitler o de Franco o de épocas pasadas y de incoherencias sin sentido. ¿cuantas veces le he dicho que vivimos en pleno 2010? Parece que no se entera amigo.

Usted parece un Español de la guerra civil que haya vivido aislado del mundo en una cueva y acabe de salir al mundo real hoy mismo

Siento comunicarle que Franco murio hace mucho,  los malvados castellanos son fruto de su imaginacion etc etc etc

Y tranquilo el Pueblo Español en sus diversas regiones (Cataluña Murcia Valencia Canarias Andalucia etc etc etc) sigue adelante y además con una libertad que  otros pueblos Oprimidos por la tirania de un Estado central nunca tendran, como por ejemplo Madeira. Sin duda se sentirian mas agusto en integrados en Espanha que donde estan actualmente. Pero tranquilo, España esta bien definida y no se aceptan incorporaciones de nadie.
 

*

psi

  • Membro
  • *
  • 12
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +0/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1760 em: Junho 30, 2010, 08:20:58 am »
Citar
Partidos espanhóis criticam “agressão à Catalunha”
29.06.2010 - 22:20 Por Nuno Ribeiro, em Madrid

A generalidade das forças políticas da Catalunha, à excepção do Partido Popular e da plataforma Ciudadans, reagiu com veemência à sentença do Tribunal Constitucional (TC) de Espanha que eliminou 14 dos 223 artigos do Estatuto da Catalunha e reinterpretou outros 27 à luz da Constituição Espanhola, limitando o seu alcance.
Estatuto da Catalunha foi limitado pelo Tribunal Constitucional (Albert Gea/Reuters)
 
Com o apoio das centrais sindicais e do Governo catalão, presidido pelo socialista José Montilla, foi convocada uma manifestação de repúdio para 10 de Julho. A sentença é considerada “uma agressão contra o povo catalão e à Catalunha”.

“Seguramente, uma manifestação não será suficiente, temos que começar a estudar mais respostas, especialmente institucionais”, disse Jordi Porta, da Omnium Cultural, a associação que, formalmente, convocou o desfile. Porta sugeriu uma “tomada de posição unilateral por parte do Parlamento da Catalunha, já que as instituições espanholas também estão a tomar esse tipo de posições”.

Esta declaração revela a estratégia que vai ser seguida, de procurar o confronto directo com Espanha. Se a Omnium Cultural apareceu ontem a convocar a manifestação, o protesto foi anunciado segunda-feira pelo presidente do executivo catalão, assim que foi conhecida a sentença do TC. Ontem, mais calmo, Montilla pediu uma “reacção unitária, serena, maciça, cívica e democrática”. O presidente da Generalitat – o Governo catalão – foi mais longe ao afirmar a necessidade de refazer o acordo estatutário e o acordo constitucional de 1978. “Quero recuperar o que o povo da Catalunha votou para reforçar o acordo constitucional”, disse. Ou seja, não haverá ruptura, se o Estatuto catalão não for recortado. O que, depois da sentença, é impossível.

Artur Mas, líder dos nacionalistas da Convergência e União (CiU), utilizou um argumento semelhante. A decisão dos juízes do TC, segundo o dirigente nacionalista, destruiu o pacto constitucional de 1978, que culminou a transição democrática, pelo que há que apostar por novas vias. Entre estas, está o “direito a decidir” dos catalães sobre alguns temas. O anúncio de referendos.

Contundente foi também a posição da Esquerda Republicana da Catalunha. “Nenhum Estado é livre se não aceita a liberdade dos povos que o compõem”, afirmou Ernest Benach, o republicano presidente do Parlamento catalão. A sentença, sublinhou Benach, “restringe o direito a decidir dos catalães”.

Por agora, nacionalistas e republicanos evitam referências à auto-determinação. Privilegiam a unidade de acção com os socialistas da Catalunha. Uma estratégia que se manterá nas próximas semanas. Depois, em plena pré-campanha para as eleições regionais do Outono, convergentes e republicanos vão radicalizar o discurso porque disputam o mesmo eleitorado. As sondagens dão maioria absoluta à CiU e indiciam o desgaste dos socialistas e uma quebra de deputados para a Esquerda Republicana.
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1761 em: Junho 30, 2010, 05:44:24 pm »
No El País não se calam com essa situação. Já estão todos lixados! :twisted:
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

old

  • Especialista
  • ****
  • 911
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1762 em: Julho 07, 2010, 11:27:26 am »
Han borrado el hilo de los separatistas en Portugal?

Que interesante  :roll:  tapen tapen
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1763 em: Julho 07, 2010, 11:53:57 am »
Citação de: "old"
Han borrado el hilo de los separatistas en Portugal?

Que interesante :roll: tapen tapen

Que separatistas?
Não temos gente dessa em Portugal. Nós não somos um estado federal de vários povos descontentes com a sua situação e que querem indepêndencia.
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23469
  • Recebeu: 4327 vez(es)
  • Enviou: 3054 vez(es)
  • +3304/-4594
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1764 em: Julho 07, 2010, 12:48:45 pm »
Citação de: "old"
Han borrado el hilo de los separatistas en Portugal?

Que interesante  :twisted:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

old

  • Especialista
  • ****
  • 911
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1765 em: Julho 09, 2010, 12:32:01 pm »
jaja que bueno han baneado a uno de los suyos y borrado tooooodo un hilo. Es la diferencia entre un estado libre y uno opresor como Portugal. Se les vio el plumero amigos, sigan asi.

Cuando dolor veo.  :twisted:
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1766 em: Julho 09, 2010, 12:46:52 pm »
Citação de: "old"
jaja que bueno han baneado a uno de los suyos y borrado tooooodo un hilo. Es la diferencia entre un estado libre y uno opresor como Portugal. Se les vio el plumero amigos, sigan asi.

Cuando dolor veo.  :evil:

Quem quis ultimamente diminuir o estatuto da Catalunha?

Citar
Espanha por © 2010 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. Catalunha prepara "manifestação histórica" contra estatuto da região

Barcelona, Espanha, 08 jul (Lusa) - A relação da Catalunha com Espanha está a passar por um "momento chave", que vai ter o "ponto alto" no sábado em Barcelona, numaa manifestação contra as decisões do Tribunal Constitucional sobre o Estatuto da Catalunha.

"A manifestação vai ser massiva e histórica", referiu em declarações à Lusa Muriel Casals, presidente da Òmnium Cultural, entidade organizadora do protesto com o lema "Somos uma nação. Nós decidimos."

UPS :lol:
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

old

  • Especialista
  • ****
  • 911
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1767 em: Julho 09, 2010, 03:46:40 pm »
Hay elecciones autonomicas en cataluña, los partidos compiten por ser el que mejor defienden la region.  En un estado libre eso es normal.

Pero parece ser que Portugal, carcel de naciones no permite que sus ciudadanos se expresen libremente. Es mas, los nacionalistas portugueses acaban de borrar un hilo independentista portugues.

Me ha encantado.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23469
  • Recebeu: 4327 vez(es)
  • Enviou: 3054 vez(es)
  • +3304/-4594
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1768 em: Julho 09, 2010, 04:42:19 pm »
Continuo a não perceber o que é um carcel de naciones... Ainda não percebeste que o caso Português NADA tem a haver com o caso Espanhol?!

Se em Espanha vota-se livremente, também aqui, que eu saiba o partido regional dos Açores não consegue colocar um único deputado na Assembleia, acho que isso é a democracia a funcionar.

A pessoa em questão ofendeu as pessoas da sua própria região, as mesmas que ele dizia defender. Eu mostrei ao meu pai os textos que ele escreveu e ele (que é Açoriano) só dizia que a pessoa em questão ou é doido ou é tontinho.

Enquanto às liberdades em fóruns, eu já vi ao vivo e em cores a "liberdade" que é possivel nos fóruns em Espanha, por isso tem calma...
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-1
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1769 em: Julho 11, 2010, 01:04:32 am »
Citar
ESTATUT | Un día después de la sentencia
Masiva manifestación en Barcelona en apoyo al Estatut y contra el Constitucional

Los ciudadanos (1.100.000 según la Guardia Urbana y 1.500.000 según Òmnium Cultural, la sentidad organizadora) han tomado la manifestación en defensa del Estatut y han dejado a los políticos en un segundo plano. José Montilla, quien tendría que haber encabezado la protesta tras una gran 'senyera', ha marchado varias calles por detrás de miles de ciudadanos que, ante la gran afluencia de gente, han optado por marchar por delante de la cabecera oficial. El grupo de representantes políticos, de hecho, no ha podido finalizar el recorrido previsto.

A las 20.00 horas se ha dado por desconvocada la marcha y, minutos antes, el presidente de la Generalitat, José Montilla, ha sido increpado y ha tenido que ser escoltado hasta refugiarse en la conselleria de Justícia. Hasta una hora después de ser desconvocada la manifestación, que se celebra un día después de que se hiciera pública la sentencia del Tribunal Constitucional (TC) sobre el Estatut, miles de ciudadanos continuaban marchando por paseo de Gràcia.

Otro de los incidentes que se ha producido una vez desconvocada la marcha (pasadas las nueve de la noche) ha sido la quema de una bandera española por parte de algunos miembros de las CUP (Candidatures d'Unitat Popular). Los hechos se han producido en el cruce entre Aragón y paseo de Gràcia. Poco después, delante de la Bolsa de Barcelona (unos metros más abajo), se ha producido un enfrentamiento entre este mismo grupo y un hombre que ha sacado una bandera española, informa Pau Farràs.
Un arranque en medio del caos

Desde las 17.00 horas, una hora antes del arranque oficial de la protesta, el cruce entre paseo de Gràcia y la avenida Diagonal estaba ya completamente atestado de ciudadanos armados con 'esteladas', 'senyeras', pancartas y barretinas. De hecho, la gran afluencia de gente ha hecho que, pese a los continuos intentos de la organización y las fuerzas de seguridad, la cabecera oficial no ha podido abrirse paso para colocarse en primera fila en ningún momento. Ante el desconcierto inicial, la pregunta más repetida entre los asistentes era "¿dónde está la cabecera?".

Acompañando la gran 'senyera' de 250 metros cuadrados se situaron el presidente de la Generalitat, José Montilla y el presidente del Parlament, Ernest Benach, flanqueado por sus antecesores en la asamblea catalana Heribert Barrera y Joan Rigol, y por los ex presidentes de la Generalitat Pascual Maragall y Jordi Pujol. A los lados de la bandera se leía, en dos pequeñísimas pancartas, el lema de la convocatoria dividido en dos.

Recibidos al grito de "Independencia", el más repetido durante la manifestación y el más leído en los globos naranjas que coronaban la marcha, los políticos catalanes se colocaron como se había decidido, divididos por el lema, unidos en la protesta.

Justo después de esa primera fila de autoridades, detrás de la pancarta donde se lee el lema completo: 'Som una nació. Nosaltres decidim', han marchado la presidenta de Òmnium Cultura, Muriel Casals; el presidente de UGT Catalunya, Josep María Alvárez; el de CCOO, Joan Carles Gallego; los líderes de CiU, Artur Mas y Josep Antoni Duran Lleida; el diputado del PSC Isidre Molas; el presidente de ERC, Joan Puigcercós; y Joan Herrera, de ICV, entre otros.

También se han querido unir a la cabecera el líder de CiU en Barcelona, Xavier Trias, el ejecutivo catalán casi al completo y el diputado de IU, Gaspar Llamazares.
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-