Eu não sei se valerá a pena apelar para o seu outro neurónio senhor 4810, mas enfim.
É que o seu outro neurónio não percebeu que ninguém aqui está a defender a independência da Catlaunha, ou a legitimidade de um estado chamado Espanha. O problema é outro:
Legalmente, mesmo que 100% dos catalães queiram a independência eles não a podem ter, porque o Estado Espanhol lhes nega esse direito. Não está em causa se os separatistas são muitos, se são quatro ou quarente ou se não há nenhum.
É um problema de principios.
Um Estado Catalão, seria sempre tão legítimo quanto o Estado PortuguÊs. Aliás, a separação dos dois do âmbito da coroa dos Haaburgos até ocorreu exactamente no mesmo ano e anteriormente, eles eram estados separados do estado que tinha o poder em Madrid, Toledo ou Sevilha.
Também o Reino de Portugal tinha um nome diferente. Chamava-se Reino de Portugal e Algarves, de Aquém e Além mar.
O Portugal de hoje, pouco ou nada tem a ver com o Reino de Portugal de 1580 ou de 1640, como a Catalunha de hoje tem pouco a ver com a Coroa de Aragão de antanho.
Mas se Portugal não deixa de existir por isso e não deixa de ter direito à independência, mesmo sendo apenas uma fracção do que foi no passado, como é que alguém honesto pode negar esse mesmo direito à Catalunha, apenas porque ela é uma parte do que a Coroa de Aragão foi no passado ?
Será que era preciso invadirem a Grécia e o sul da Itália para recompor a Coroa de Aragão para depois terem direito à independência ?
A negação do direito da Catalunha à indpeendência, é um absurdo que se baseia em mentiras que foram propagadas ao longo de séculos. É uma mentira ao estilo das mentiras de Goebels, que afirmava que mentindo muitas vezes, uma mentira acaba por se transformar em verdade.
E é acima de tudo uma mentira de historiadores facínoras.
E quanto aos padres assassinos da igreja catolica espanhola (a mais assassina, pedófila e terrorista organização de crime, que alguma vez existiu na peninsula ibérica) eles existiram e os seus actos são FACTOS! por muito que os nazistas os tentem ignorar, mentindo vergonhosamente e tentando igualar os crimes organizados pelo Estado Nazi Espanhol com a violência que foi resultado da desorganização e colapso do Estado Republicano Espanhol.
Como castelhano, você é «naturalmente desonesto», ainda que provavelmente o seja sem entender. Por isso só posso apelar para algum bom senso decorrente de você eventualmente ser um ser humano racional, para perceber algo tão simples.