Separatismos em Espanha

  • 2282 Respostas
  • 527779 Visualizações
*

old

  • Especialista
  • ****
  • 911
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1695 em: Setembro 14, 2009, 11:19:29 pm »
Citação de: "papatango"
Pequeno detalhe:

Os fascistas na Catalunha são os do PP.
Na Catalunha quem governa é o PSC e não o PSOE.

Quanto ao TGV, a questão é muito simples. O país não tem dinheiro para luxos e não faz sentido construi-lo neste momento.
É perfeitamente óbvio simples e sem espinhas.

Ninguém disse que não quer TGV, o que a candidata do PSD não quer é o TGV AGORA.

Além disso, o que faz sentido é uma linha que ligue Portugal a França, passando por Espanha.

A verdade é que acontecerá com o TGV o mesmo que aconteceu com a autoestrada Lisboa-Madrid. Tem pouquíssimo tráfego quando comparada com outras estradas que ligam Portugal à Europa.
Pagámos a Autoestrada para Madrid, mas 90% das mercadorias utilizam a via Aveiro-Vilar Formoso-Salamanca-Valhadolid-Burgos-Vitoria-San Sebastian-Hendaya.
Passar por Madrir, obriga os portugueses a perder tempo e a gastar mais dinheiro.
Para ir a Barcelona, o ano passado, fiz as contas e ficou mais barato ir de avião.

O TGV não vai ligar Portugal a Europa nenhuma, porque haverá muito pouca gente que vá utilizar o TGV. Para quem não tem tempo,  há o avião, para quem tem tempo, há o automovel.


Claro, el PP fascistas..  ;)
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5618
  • Recebeu: 933 vez(es)
  • Enviou: 887 vez(es)
  • +740/-2723
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1696 em: Outubro 29, 2009, 08:55:48 pm »


o resto da noticia
Catalonia pays homage to the EU, not Spain, as push for independence grows

http://www.telegraph.co.uk/news/worldne ... grows.html
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6546/-1406
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1697 em: Outubro 29, 2009, 10:05:07 pm »
Citar
Catalonia, whose capital is Barcelona, is home to seven million of Spain's 44 million inhabitants - and over the past four years the proportion wanting complete independence from Madrid has risen by half, from 14 per cent to 21 per cent, according to the regional government's figures. Some 35 per cent also back creation of an almost entirely independent Catalonia within a federal Spain.
Atenção à parte sublinhada e aos movimentos ibéristas em Portugal.

Esta é a questão que é importante discutir. Não devemos pensar em invasões espanholas, ou em fracturação da Espanha em vários países.
O que aparentemente está em cima da mesa nos salões aventalários (e curiosamente nas covas dos utilizadores do Silício) é o que aqui foi descrito.

Quase independência.
Para a Catalunha, e claro, para Portugal...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

VICTOR4810

  • Perito
  • **
  • 368
  • +0/-1
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1698 em: Outubro 30, 2009, 09:55:34 pm »
Pues la verdad, yo no noto tanto ese movimiento "separatista" y me parece desorbitada la cifra de un 35 % de presuntos independentistas , lo que de todas las maneras nos hace pensar que hay un SESENTA Y CINCO % que no quieren ser independientes.
De hecho, estoy convencido de que si Cataluña de verdad quisiera la independencia la obtendría por la via pacífica (algo así como paso entre Chequia y Eslovaquia), pero no lo veo posible por dos razones, el catalán es y se siente a su vez muy español y salirse de un país como España -integrado en Europa- para quedarse en el tercer mundo no le interesa a nadie (solo a los que aspiran a mandar en ese nuevo país).
Por  economía España y Monarquía.¡¡¡
1.492, DESCUBRIMOS EL PARAISO.
"SIN MAS ENEMIGOS QUE LOS DE MI PÁTRIA"
 

*

borisdedante

  • Membro
  • *
  • 128
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re:
« Responder #1699 em: Novembro 01, 2009, 03:20:51 am »
Citação de: "Tiger22"
Citação de: "old"
Citação de: "Tiger22"
Citação de: "old"

Por cierto, al final van a tener AVE o se para en la frontera y hay que coger una carroza de caballos para llegar a alguna ciudad Portuguesa?


Se Deus quiser, e esta vergonha de governo não voltar a ganhar, o “AVE” que tanto vos interessa vai parar na fronteira.

Se quiserem vir de carroça o problema é vosso. O TGV é um projecto ruinoso que não interessa a um país com as características de Portugal.

Também aproveito para lhe dizer, que provavelmente não sabe, que no único país do mundo onde o TGV é rentável, é o Japão. Adivinhe porque? Portugal não é como o Japão.

Este é um projecto absurdo para Portugal.

En Francia no son rentables?
Ni en España?
Alemania?
Rusia esta empezando con sus redes de alta velocidad.

Una delagacion de EEUU visito hace poco España para "copiar" la red de alta velocidad ferroviaria. ¿querran arruinarse tambien? Este Obama entre la sanidad publica y los trenecitos rapidos..uff pobres yankees eh?

Mire compañero, mejorar las comunicaciones es vital para el progreso del pais. Pero es decision del pueblo Portugues.

No se entiende el programa de esa señora. Si en Europa pensaramos asi, seriamos..como Portugal.

Quieren ahorrar dinero?

Que ahorren dinero de sueldos politicos, pero no en comunicaciones modernas

Em nenhum desses países que menciona a exploração do TGV é rentável. Não dá lucro e é deficitário.

Nos EUA provavelmente o será, dadas as suas características geográficas e demográficas, factores que fazem com que no Japão seja rentável.

Portugal tem vias de comunicação do melhor que existe no mundo. O passo lógico será a construção por módulos de um grande aeroporto transatlântico (Alcochete) que já está previsto no programa do PSD. TGV é pura megalomania insensata e ruinosa (para Portugal).

Teria mais informações sobre a exploração deficitário do TGV francês. Do que eu li já a algum tempo, mostrava me o contraio.
 

*

Templário

  • Membro
  • *
  • 122
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1700 em: Novembro 06, 2009, 01:15:09 pm »
Citação de: "papatango"
Citar
Atenção à parte sublinhada e aos movimentos ibéristas em Portugal.

Esta é a questão que é importante discutir. Não devemos pensar em invasões espanholas, ou em fracturação da Espanha em vários países. ...

Bom, francamente, só se for no GOL, embora esteja lá o Manuel Alegre, e pode-se concordar ou discordar de muito do que ele pensa, mas iberista é que ele não é.

Quanto á Maçonaria da Loja Regular penso que não, são pró-relações e fraternidade luso-britânica, seguidora da Escocesa e do Rito de York de Inglaterra e pela fraternidade Mundial e Europeia de Nações em que se inscreve Portugal.

Quanto á Organização ligada à Igreja católica em questão, também acho que não na maíoria, excepto eventualmente em alguns influentes seguidores do Pan-Hispanismo Católico - sendo parte dele políticamente pró-mesma coroa penínsular da sua gran "España" de Reinos Forais; - estando inconformados estes hispanistas católicos romanos ultramontanos (na maíoria espanhóis, mas não confundi-los com a maioria da População espanhola Católica mais liberal) inconformados, dizíamos, com a sempre resistente Soberania de Portugal; - mais activo em espanhóis e muito excepcionalmente em alguns portugueses (hispanismo este que é diferente do iberismo federalista) e um específico "hispanismo" ultramontano eventualmente bebido em companheirismos na Universidade de Navarra ou em Roma.
Ensinam estas Quinas que aqui vês,
Que o mar com fim será grego e romano:
O mar sem fim é português
E a Cruz ao alto diz que o que me há na alma
E faz a febre em mim de navegar
Só encontrará de Deus na eterna calma
O porto sempre por achar.
 

*

psi

  • Membro
  • *
  • 12
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +0/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1701 em: Novembro 28, 2009, 10:44:13 am »
Noticiado ontem pelo Publico


Citar
Doze jornais da Catalunha publicaram hoje um inédito editorial conjunto em que se insurgem contra a possibilidade, noticiada pela imprensa, de o Tribunal Constitucional chumbar o Estatuto da Catalunha, documento que atribui o título de “nação” à região. O primeiro-ministro espanhol, que teme perder o apoio dos catalães, disse ter “muito respeito” pela iniciativa, considerada “suspeita” pelos populares.

O recurso, interposto pelo PP, arrasta-se há três anos em tribunal, desde a entrada em vigor do polémico diploma, aprovado pelo Parlamento catalão, pelas Cortes espanholas e referendado na região autónoma.

Os jornais acusam, por isso, o Constitucional de actuar “como uma quarta câmara” e questionam a autoridade da instância para proferir uma sentença, quando só metade dos 12 juízes está em condições de votar (quatro dos magistrados terminaram o mandato e esperam a sua substituição).

O editorial foi publicado no dia em que o tribunal voltou a reunir-se para debater o assunto e depois de ter sido noticiado que várias normas do estatuto podem ser declaradas inconstitucionais. A mais emblemática é a que confere à Catalunha o estatuto de “nação”, dotada de hino e bandeira própria – uma sugestão que irritou os nacionalistas espanhóis mais do que os poderes reforçados atribuídos à Generalitat.

Saindo em defesa do documento, a imprensa catalã diz que ele é um marco da “maturidade democrática de uma Espanha plural”. Avisa ainda que um eventual chumbo porá em causa “pactos profundos” firmados em 30 anos de democracia e abrirá caminho a uma confrontação entre a sociedade catalã e o resto do país: “Há um crescente cansaço por ter de suportar o olhar irritado dos que continuam a olhar para a identidade catalã como um defeito de fabrico que impede Espanha de alcançar a sonhada e impossível uniformidade”.

Os partidos catalães deram total apoio à iniciativa, mas a oposição conservadora alega que “tanta uniformidade [na imprensa] parece suspeita” e provoca “inquietação”.

José Luis Zapatero disse apenas respeitar as opiniões expressas, ainda que um eventual chumbo constitucional possa alimentar a campanha em curso para que a Catalunha referende a sua independência. O líder socialista arrisca também perder o apoio dos catalães, sem o qual não conseguirá fazer aprovar as suas propostas, numa altura em que o país está em dificuldades para sair da recessão.
 

*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-1
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1702 em: Dezembro 13, 2009, 03:58:18 pm »
Citar
Catalães fazem "revolta popular pacífica"

Mais de 700 mil catalães participam hoje, domingo, numa consulta popular não vinculativa, sobre a independência da região autónoma, um dia que um dos eleitores classifica de "revolta popular pacífica".

Joan Solé Rovira, de 85 anos, foi um dos primeiros eleitores a depositar o seu voto no município de Constantí, Tarragona. Nem a chuva nem o frio detiveram este octagenário que encara esta data como "um dia histórico", porque acredita que a independência da região que considera ser o seu "país está cada vez mais perto".

Caminhando com a ajuda de duas bengalas e acompanhado pelo seu genro, Joan Solé, à saída da mesa de voto instalada na Câmara Municipal, o idoso reconheceu que estava "emocionado" pelo facto de poder "viver esta realidade" que é, no seu entender, "uma revolta popular pacifica".

"Nós, os catalães estamos cansados que Madrid mande na Catalunha. Esta votação é uma mensagem que o povo quer mandar aos políticos para que saibam que país queremos e que estamos fartos que nos ignorem", salientou.

Apesar de estar consciente de que a consulta popular não é vinculativa, Joan Solé sente-se "satisfeito só pelo facto de poder opinar sobre a independência" da região, considerando que a Catalunha tem perdido peso político e económico.

"Espanha sempre nos utilizou e enganou, por isso o povo está cansado e vota pela independência", explicou o octagenário, sublinhando que apesar da sua avançada idade já nao desfrutará de uma "Catalunha soberana  e independente da Espanha".

Mireia, outra eleitora dos 14.000 tarragoneses chamados às urnas nesta primeira fase, fez questão de votar bem cedo, apesar do mau tempo.

A jovem, de 17 anos, que exerce o seu direito de voto pela primeira vez, qualifica a jornada eleitoral de "histórica", porque "o povo passou à frente de uns políticos estagnados e sem coragem".

Questionada sobre a eficácia da consulta, já que não é vinculativa, Mideira confia que "nada será igual" na "política catalã e espanhola" porque "os políticos já não poderão continuar indiferentes à vontade popular".

Mireia, que estava acompanhada por outros jovens independentistas, sustenta  que, a partir de hoje, "Madrid terá de ouvir a nossa mensagem e tirar as conclusões políticas pertinentes".

Por seu lado, o líder da Esquerda Republicana da Catalunha em Tarragona, o independentista Sergi Rios explicou à Lusa que a visibilidade mediática da consulta vai obrigar o Estado espanhol "não ignore a vontade do povo catalão".

Referindo-se à adesão popular, o deputado republicano explicou que "estão a participar pessoas de todas as idades, o que demonstra que não se trata de uma brincadeira de adolescentes. Há muita insatisfação", sublinhou.

Hoje, 165 municípios perguntam aos seus munícipes se concordam  que "a nação catalã seja um estado de direito, independente, democrático e social integrado na União Europeia".

A consulta popular está a ser seguida por 34 observadores internacionais.
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-
 

*

old

  • Especialista
  • ****
  • 911
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1703 em: Dezembro 13, 2009, 06:48:34 pm »
700.000?  :lol:

Inyeccion de realidad

Al final solo unos 150.000/200.000 segun fuentesfueron a "votar". Y se sospecha que esa cifra sea falsa al no haber organismos de control..

Somos 7.5 mill de habitantes, es decir fueron a votar el 0,5%, el resto no estan convocados porque harian un ridiculo mas espantoso.  Y de esos  no todos votaron que si. A ver si salen los resultados. Menudo fieston hay por aqui-.

http://www.elpais.com/articulo/espana/p ... unac_2/Tes


Fracaso rotundo
, ya que los propios organizadores hablaban de un 35/40% de participacion para considerarla un exito.

Solo un 20% aprox fueron a la consulta. Y para eso tanto ruido
En foros Españoles (de cualquier region) se estan muriendo de risa. Deberian de verlos



Es decir, el independentismo en Cataluña es absolutamente minoritario, eso si, muy publicitado por ciertos intereses economicos y de poder.

De todas formas esto es positivo.

La primera consulta en arenas de mar fue un noticion. (y eso que se dice que votaron muertos y hasta fantasmas)
Esta llama menos la atencion
Las siguientes ya pasaran poco a poco al anonimato. Todo un ejemplo de democracia pacifica.

Tranquilos que España no se rompe en este siglo. Quiza para el que viene, no se.

Fin del post, de forumdefesa, del mundo y del universo
« Última modificação: Dezembro 13, 2009, 08:48:16 pm por old »
 

*

old

  • Especialista
  • ****
  • 911
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1704 em: Dezembro 13, 2009, 07:21:37 pm »
El caso es que como hemos visto, la consulta popular realizada ha sido un fracaso y el otro foco "independentista", el Pais Vasco tiene por primera vez en su historia un Lehendakari del PSOE/PP normalizando una situacion de hace mas de 30 años.

La situacion no puede ser mejor en ese sentido.

Solo falta salir de esta crisis de las narices, que es lo realmente importante
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1705 em: Janeiro 12, 2010, 02:58:35 pm »
Quem serão os verdadeiros terroristas?

http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?NrNot=870
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

old

  • Especialista
  • ****
  • 911
  • +1/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1706 em: Janeiro 15, 2010, 07:19:43 pm »
Si usted concede legitimidad a la palabra de quienes queman vivos a niños en coches bomba o asesinan por la espalda es que tiene un grave problema o es uno de ellos.

Portugues..

El moderador del foro deberia de borrar el mensaje de arriba.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6546/-1406
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1707 em: Janeiro 16, 2010, 06:01:04 pm »
Quando fala do bombardeamento de crianças, estará a referir-se ao ataque dos nazistas de Franco contra Guernica ?
ou estará a falar dos terroristas do GAL ?

Os maiores assassinos, os maiores terroristas, os maiores animais que existem em Espanha, ou pelo menos a sua memória continuam por julgar.
E aqueles que continuam por julgar são os mesmos que se recusam a resolver o problema do país basco.

Os atentados da ETA são atentados terroristas, e logo inaceitáveis para qualquer pessoa honesta, mas essa mesma honestidade a que somos obrigados também não nos permite esquecer que se o mundo considera que os palestinianos têm o direito de resistir, então também ninguém no mundo pode negar esse direito aos bascos.
Há demasiada podridão e demasiadas mentiras nesta «Estória» contada pelos madrilenos.
Os espanhóis não negoceiam a única coisa que há a negociar, porque os militares do exército espanhol já ameaçaram com um golpe de estado.
Pelo menos tenha a decência de dizer a verdade.

Ainda que sendo um castelhano (no pior sentido) seja difícil esperar algo que não seja amoralidade e mentiras. A leste nada de novo  :roll:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +19/-0
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1708 em: Janeiro 16, 2010, 06:54:51 pm »
Citação de: "old"
Si usted concede legitimidad a la palabra de quienes queman vivos a niños en coches bomba o asesinan por la espalda es que tiene un grave problema o es uno de ellos.

Portugues..

El moderador del foro deberia de borrar el mensaje de arriba.

Meu caro Old,

Os moderadores actuam como tiverem que actuar, não têm de realizar as acções que o senhor acha que eles devem fazer...

Cumprimentos
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

Ataru

  • Perito
  • **
  • 414
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-1
Re: Separatismos em Espanha
« Responder #1709 em: Janeiro 22, 2010, 04:27:16 am »
Citar
Espanha: Milhares de pessoas nas ruas de Compostela em defesa da língua galega

Vários milhares de pessoas, 60 mil segundo a organização, percorreram as ruas de Compostela, em Espanha, em protesto contra o decreto de plurilinguismo apresentado pela Junta.

O novo decreto, a ser aprovado, diminuirá a presença do galego no ensino dos actuais 50 por cento para um terço, a mesma percentagem que reserva ao castelhano e ao inglês.

A manifestação fez parte da greve geral do ensino público, na Galiza, cuja adesão foi de cerca de 90 por cento dos professores e alunos da actividade académica em greve.
Greater Portugal = Portugal + Olivença + Galiza and the Eonavian Region + border villages that speak galaico-portuguese dialects + Cape Verde + St. Tomé and Principe + Cabinda + Timor