El debate Monarquia o Republica aun no esta planteado, pero si la sociedad demanda una Republica, tenga por seguro que Espanha pasara de Reino a Republica.
DaS últimas duas vezes que tentaram, deu em guerra ou contra-golpe. A Espanha resistirá a outra situação do mesmo tipo ?
A verdade é que a Espanha não tem exactamente tradição pacifica nesta área.
Los Mossos, al igual que La Ertzaina y otros cuerpos, son policias autonomias que tienen competencias trasnferidas y comparten espacio y funciones con Policia Nacional y Guardia Civil y que dependen del ministerio del Interior. Son las FCSE
Da última vez que vi, os Mossos de Esquadra passaram para a controlar completamente a segurança na Catalunha desde 2008 e a autoridade foi transferida para o governo da Catalunha.
Se amanhã o governo da Catalunha declarasse um qualquer tipo de autonomia alargada (e nem sequer precisa de ser independência), os Mossos d’esquadra continuariam sob o comando do governo de Barcelona.
Além do mais, até o treino dos Mossos d’esquadra é feito independentemente. Dentro de 10 anos, a maior parte do pessoal operacional terá sido treinada na Catalunha por catalães.
La Ume es una unidad pensada para intervenir en catastrofes y emergencias de otro tipo, pero que chorradas dice.
Não fui eu quem afirmou primeiro que a UME é uma unidade paramilitar, destinada a garantir a autoridade do Estado, onde a intervenção do exército espanhol possa provocar problemas.
Pesquise na Internet o que se disse da UME quando foi treinada.
El Principe de Asturias será respetado por las FF.AA. como ha ocurrido durante cientos de años. No lo dude.
Eu não duvido nem deixo de duvidar.
As questões que aqui coloquei, foram-me colocadas por espanhóis.
A tradição diz que o exército têm uma tendência para a rebeldia e para se opor ao governo. Todo o século XIX foi pontilhado de casos desses e culminou tudo, com uma rebelião que levou a uma sangrenta guerra civil.
As forças armadas espanholas não têm uma tradição de respeitar o poder, se não gostarem dele. Por isso se coloca a questão do prestigio do filho do Rei, e do que certos sectores espanhóis acham da influencia da dona Letizia…
E quem coloca essa questão são cidadãos espanhóis de Madrid.
Se você nunca se colocou a questão, então sou eu que parto do principio de que os nossos espanhóis residentes, estão completamente a leste do que realmente se passa em Espanha.
Deverá acabar ? Habría que modificar la Constitución. Aventurar esta opción, es solo un ejercicio de "adivinanza" solo al alcence de brujos y adivinos
Fora os sarcasmos, modificar a constituição ou garantir os Estatutos Autonómicos, é exactamente o que se discute. Muitos catalães afirmam que não é aceitável a recente alteração e outros espanhóis afirmaram que o Estatut é uma Constituição paralela.
É exactamente a Constituição ou as Constituições que estão em causa, com a presente crise.
Se não entende o que se passa, e se limita-se a dizer que quem discute e pergunta é um adivinho, então eu só posso sugerir que faça como eu, vá a Espanha, a Madrid e ou a Barcelona e fale com as pessoas sobre esses assuntos, para ver o que pensam…
O que considero também interessante, é o quanto os espanhóis conseguem ser diferentes em termos de opiniões.