BOLAS... RESSAQUEI FÓRUM DEFESA...
Há uns post's atrás referi esta orgânica descrita pelo camarada forista Miguel. De acrescentar à organização atrás referida pelo MIguel, nomeadamente à Brigada de Intervenção, o acrescento de uma unidade tipo Batalhão de Cavalaria (Esquadrão/Grupo de Auto-Metralhadoras + Esquadrão de Reconhecimento), logo, amigo Pereira Marques, a sua dúvida relativa aos M11 e à capacidade anti-carro está resolucionada.
Na altura (Post - postado por mim

), houve colegas foristas que achavam estranho, que o BAAT (Batalhão de Apoio Aeroterestre) fizesse parte da orgânica operacional, juntamente com o CIOE e Comandos, da Brigada de Reacção Rápida. Acho que é perfeitamente compreensível a integração destas 3 sub-unidades (BAAT-CTAT, CIOE-BEOE e RI1-Unidade de Comandos) na Brigada de Reação/Intervenção Rápida ( nome que lhe derem - a génese está patente nas tropas que a constituem), porque como o próprio nome indêndica é uma unidade de REAÇÃO RÁPIDA, ficando todos os elementos orgânicos de apoio de combate, dependentes de uma UNIDADE DE INTERVENÇÃO, sustentenda, após "UMA INTERVENÇÃOO RÁPDA, não só pelo poder de fogo (Subunidade de Artilharia e Cavalaria), mas também pela capacidade logística de intervenção. Por palavras curtas - Brigada de Reacção Rádida - INTERVENÇÃO; Brigada de Intervenção - SUSTENTAÇÃO DE FORÇAS.
Respondendo directamente às perguntas do camarada forista Pereira Marques, as M-11 continuarão na sub-unidade de reconhecimento, as V-150, penso que serão substituídas pelas 33 Pandur-105mm (

), os Pandur mais especializados farão partes das sub-unidades orgânicas da Brigada de Intervenção (sempre tendo em conta que serão sub-unidades de apoio para duas Brigadas), e a actual Companhia Anticarro da BAI (18 lançadores MILAN, com câmaras térmicas), que sejam entregues aos Batalhões de Páras, de Comandos e Reconhecimento (nem que seja para substituir as Carl-Gustaf).
Sem dúvida "a minha menina" Brigada Mecanizada (fiz tropa no RC4), fica contemplada para "segundas núpcias"; as realidades estratégicas dos dias de hoje, não são as mesmas de quando a sua criação, logo, o "seu estatuto de filho pobre", até se compreende dada a situação económica que o país atravessa e... irá continuar. Mas... no entanto e, operacionalmente, até os americanos a levar "fruta" no Iraque, já aceditam em aeromecanizações... eu também... não deixem de acreditar na força...
Cumprimentos