Não Miguel o que falas faz sentido!
Mas não podes é misturar as coisas, os Rangers, Comandos e Precs têm todos a sua função e por isso há uma razão para existirem. Em relação ao CIOE já li que vai ser transferido, para onde não sei! O RI1 onde está os Comandos vai ser um centro de formação do exército (recrutas) no futuro.
Os Comandos e o BEOE podiam estar na mesma unidade fisica de forma a poderem beneficiar dos equipamentos em comum, no entanto não se fundiam essas unidades, porque para palhaçadas já bastou o que se passou em 94.
Eu não digo que os Precs são superiores aos Comandos digo é que um militar da Companhia de Precs, dos DAE, Rescom ou mesmo do GOE alfa 1 e 2 é mais experiente como homem e como militar do que um rapaz que acabou de fazer uma recruta e mama com um curso de OE/Comandos em cima. Uma coisa é saber o que é a vida militar e mesmo assim dar-se como voluntário para esse tipo de unidades outra coisa é ver filmes ou a 1ª companhia e pensar que aquilo é a vida militar.
Em relação às boinas...olha que tiveste uma idéia de génio, essa dos Operações Esquesitas andarem com uma boina verde não agrada a nenhum Pára-quedista! eles que fiquem com a vermelha...é fashion!
As unidades de elite como são os Pára-quedistas, Comandos e Rangers deviam concentrar ao máximo as suas forças. Todos os graduados QP com que eu falei eram contra a dispersão das forças pelo território nacional. Era mau para a coesão da unidade, pq começava-se a falar dos Páras de São Jacinto, de Tomar, de Tancos, etc.
Em relação ao 3º BIParas, vamos ver...