Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Pilotasso

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4005 em: Dezembro 13, 2025, 01:09:05 pm »
Sim, 13 ou 14 células de 25, para aí.

E ainda sonham com 20+20 ? :mrgreen:

Como? Só se o SAFE fôr eterno  ::)

Talvez sim talvez não. As prioridades da europa agora parece ser clara. Preparar para a guerra.

Ainda há pouco tempo estávamos com perspetivas de ficarmos apenas com 4 fragatas na marinha, duas delas com MLU constituído por mastros ocos e acabamos por adicionar 3 FREM EVO. Foi uma viragem de 180 graus. Diria que o mesmo será bem possível para os caças. resta saber qual o(s) modelo(s).
 
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Subsea7

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4006 em: Dezembro 13, 2025, 01:15:27 pm »
Já se fala em SAFE 2.0
 
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Mentat

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4007 em: Dezembro 13, 2025, 01:22:36 pm »
Já se fala em SAFE 2.0

Considerando que devemos encarar os EUA como um ex-aliado (e oxalá fique só por aqui), diria que faz todo o sentido. Ajudar a rearmar as várias FA da UE e ao mesmo tempo permitir a alavancagem financeira que se traduzirá no necessário incremento da capacidade industrial militar do Velho Continente. Sem contratos firmados não há aumento de produção e o R&D é mais moroso.

Para bellum.
 
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saabGripen

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4008 em: Dezembro 13, 2025, 01:26:12 pm »
Boa tarde,
A situação da frota de F-16M é neste momento quase moribunda...
Existem abaixo das 15 células operacionais...A FAP já percebeu que não adiante investir mais no avião, por isso o planeamento para radares SABR, JASSM etc, foi-se.
É necessária uma decisão o quante antes, F-35 novos, F-35 usados, Typhoon usados, novos, mix, etc.
Há uma tentativa por parte de um operador europeu de Typhoon, para meter cá caças em 2 anos...
Os franceses e suecos poderão optar por uma proposta semelhante...
Pessoalmente, vejo a acontecer uma oferta Italiana, abrindo portas a entrada no GCAP... No entanto vai ser preciso "chumbo" pesado para entrar...

Que 31...

Será que durante anos e anos só se estudou o F-35... e agora ninguém sabe nada?
                               ::)

                    Querem ajuda?

« Última modificação: Dezembro 13, 2025, 01:27:55 pm por saabGripen »
 

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Ghidra

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4009 em: Dezembro 13, 2025, 01:45:59 pm »
O pior de tudo não é o avião mas sim a preparação dos pilotos. Mesmo com caças cá em 2 anos quanto tempo demoraria a ficar minimamente operacional?
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4010 em: Dezembro 13, 2025, 01:59:03 pm »
Desconfio que a Força Aérea aproveitou a habitual pouca vontade de investir do poder político para deixar os F-16 chegar a um ponto que... tinham de vir F-35. Lixaram-se (-nos) com o Trump!
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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sivispacem

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4011 em: Dezembro 13, 2025, 02:20:59 pm »
Desconfio que a Força Aérea aproveitou a habitual pouca vontade de investir do poder político para deixar os F-16 chegar a um ponto que... tinham de vir F-35. Lixaram-se (-nos) com o Trump!

O que nos safa são os tucanitos, que devem estar quase a chegar a uma BA perto de si.....  :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,
 
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Pilotasso

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4012 em: Dezembro 13, 2025, 02:38:32 pm »
O pior de tudo não é o avião mas sim a preparação dos pilotos. Mesmo com caças cá em 2 anos quanto tempo demoraria a ficar minimamente operacional?

Há outras formas de de ultrapassar as dificuldades na FAP.

Assinarmos contrato para 20 Typhoon novos, com leasing the alguns dual seater usados incluídos nesse contrato a curto prazo para ir treinando pilotos e fazer o QRA. Ao mesmo tempo que fazemos isso assinamos contrato para 20 F-35, e essa sim será a frota que será a espinha dorsal da FAP.

Isto é uma especulação mas mostra que existem opções, e não seriamos os únicos com planos "fora da caixa". Os italianos andaram com F-16 durante anos após retirarem o F-104 enquanto esperavam pelos typhoon.
« Última modificação: Dezembro 13, 2025, 02:40:40 pm por Pilotasso »
 
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LM

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4013 em: Dezembro 13, 2025, 02:50:08 pm »
Desconfio que a Força Aérea aproveitou a habitual pouca vontade de investir do poder político para deixar os F-16 chegar a um ponto que... tinham de vir F-35. Lixaram-se (-nos) com o Trump!

O que nos safa são os tucanitos, que devem estar quase a chegar a uma BA perto de si.....  :mrgreen: :mrgreen:

Vão ficar na Base Aérea Nº 1 (Sintra)?!  :mrgreen:

Sem querer voltar ao assunto - esses são para treino, apoiar a industria (incluindo uma empresa com participação do Estado) e uma forma da Força Aérea "se portar bem" e conseguir o que quer (F-35).

No entanto - julgo, previsão... apenas - não vejo hipótese de decisão sobre F-35 nos próximos 4 anos (ie antes dos EUA poderem mudar).
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Cabeça de Martelo

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4014 em: Dezembro 13, 2025, 03:11:05 pm »
As próximas eleições será em 2028.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Pilotasso

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4015 em: Dezembro 13, 2025, 03:14:44 pm »
As próximas eleições será em 2028.

Não existem ainda restrições de vendas para a Europa, e quando as primeiras unidades chegarem essas eleições já terão ocorrido. Bora lá.
 

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LM

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4016 em: Dezembro 13, 2025, 03:28:18 pm »
As próximas eleições será em 2028.

Não existem ainda restrições de vendas para a Europa, e quando as primeiras unidades chegarem essas eleições já terão ocorrido. Bora lá.

Não percebi... o que eu queria dizer é antes de uma possível mudança nos EUA - ie "midterms" e novo Presidente, lá para inícios de 2029 - não vejo Portugal a tomar uma decisão sobre os F-35. Se mudar alguma coisa nos EUA.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Lampuka

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4017 em: Dezembro 13, 2025, 04:01:20 pm »
As próximas eleições será em 2028.

Não existem ainda restrições de vendas para a Europa, e quando as primeiras unidades chegarem essas eleições já terão ocorrido. Bora lá.

Bora lá o quê?
Comprar à pressa antes de que um lado ou o outro restrinja? É isso?
João Pereira
 

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Pilotasso

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP Novo
« Responder #4018 em: Dezembro 13, 2025, 04:04:12 pm »
o que eu quero dizer é que não existem impedimentos agora (só politiquice), e no futuro provavelmente ainda menos. As nossas hesitações só nos estão a fazer perder tempo. paralysis by analysis.
« Última modificação: Dezembro 13, 2025, 04:08:11 pm por Pilotasso »