Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Cabeça de Martelo

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3930 em: Outubro 08, 2025, 09:12:14 pm »
Então mas alguem disse que Portugal/FAP só quer ter 12 F-35's?

Espero bem que não, até porque os números que têm sido escritos aqui são outros.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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mayo

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3931 em: Outubro 08, 2025, 09:12:57 pm »
Então mas alguem disse que Portugal/FAP só quer ter 12 F-35's?

Não é querer, é poder !

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LM

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3932 em: Outubro 08, 2025, 09:23:31 pm »
Então mas alguem disse que Portugal/FAP só quer ter 12 F-35's?

Espero bem que não, até porque os números que têm sido escritos aqui são outros.

Julgo que se falou aqui (@Subsea7 ou estou a inventar?) como numero, mínimo dos mínimos, para constituir uma unidade?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3933 em: Outubro 08, 2025, 09:33:00 pm »
Só se for os mínimos, porque o que eles querem salvo erro é 14/15 em caso de haver dois modelos distintos.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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dc

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3934 em: Outubro 08, 2025, 11:10:43 pm »
As OFPs são atualizadas em média a cada 3 anos, (incluindo as dos MLUs até ao momento). Ao não continuar a desenvolver OFPs, o avião vai ficar parado no tempo, tal como qualquer computador sem atualizações.
Os custos de desenvolvimento das OFPs dos modelos mais correntes são repartidos pelos utilizadores, ficando por isso acessíveis. No caso do Bloco 60, sendo um modelo único, já se vê quem tem de suportar os custos inteiramente.
Depois há o radar, que apesar de ser excelente, também é o único utilizador, com tudo o que isso implica (de mau) em termos de manutenção e logística. O mesmo se aplica a todos os outros sistemas secundários que foram criados apenas para essa versão.

As OFP ficam muito mais baratas do que actualizar os Typhoon de T2 para T4. Tendo em conta que existem 80 F-16 Block 60, e que Portugal não ficaria com eles todos, essas actualizações podiam ser repartidas entre Portugal e os EAU.

Mesmo que tal não acontecesse, sai muito mais barato manter, operar e actualizar 28 Block 60, do que manter, operar e actualizar os Typhoon.

Se não temos posses financeiras para sustentar OFPs de F-16 Block 60, não vale a pena virem aqui fingir que temos dinheiro que se farta para operar Typhoon e F-35 lado a lado.

Julgo que lhe falta ponderar outro aspecto. O F-35 a vir só daqui a meia-dúzia de anos, certo? Já o F-16 estará a ser retirado!
Os Typhoon usados serão recebidos a breve prazo (muito mais cedo que o F-35) e ir substituindo o F-16.

Presumo que não avançamos só para o F-35 porque sai mais caro e porque é mais fácil defender politicamente a aquisição de um caça europeu que o próprio F-35...... e um cabeça laranja pelo meio!

Os F-16 aguentam meia dúzia de anos. O problema não é esse. O problema é que se inventou aqui uma situação em que temos que operar 2 modelos diferentes de caça, só porque sim.

Criou-se aqui um mito de que é preciso substituir os F-16 "já", logo agora na era Trump. Era só esperar para ver o que acontecia nas próximas eleições americanas, mas não, é a tusa do mijo, que ainda vai fazer com que a FAP opere um eurocanard obsoleto até 2060.

É também um dado adquirido que comprar 20 Typhoon + 14/16 F-35, fica tão ou mais caro que simplesmente comprar 27-32 F-35.
Mais caro ainda quando tiver que se substituir passado 15 anos os Typhoon pelo GCAP.
Uma despesa que pode ultrapassar os 12000M, ao invés de se gastar somente 6000M nos F-35.

A outra coisa que pode acontecer, é a FAP comprar apenas os Typhoon para substituir os F-16, com a promessa do Governo de que na década de 40 compramos o GCAP. Ou seja, há que ter uma fé dos diabos de que chegando a essa altura, o Governo em posse não vai adiar a compra do GCAP.

Mas eu ainda estou para perceber de onde vem esta fé toda nos governos portugueses.
 
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wyldething

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3935 em: Outubro 09, 2025, 12:54:11 am »
As OFPs são atualizadas em média a cada 3 anos, (incluindo as dos MLUs até ao momento). Ao não continuar a desenvolver OFPs, o avião vai ficar parado no tempo, tal como qualquer computador sem atualizações.
Os custos de desenvolvimento das OFPs dos modelos mais correntes são repartidos pelos utilizadores, ficando por isso acessíveis. No caso do Bloco 60, sendo um modelo único, já se vê quem tem de suportar os custos inteiramente.
Depois há o radar, que apesar de ser excelente, também é o único utilizador, com tudo o que isso implica (de mau) em termos de manutenção e logística. O mesmo se aplica a todos os outros sistemas secundários que foram criados apenas para essa versão.

As OFP ficam muito mais baratas do que actualizar os Typhoon de T2 para T4. Tendo em conta que existem 80 F-16 Block 60, e que Portugal não ficaria com eles todos, essas actualizações podiam ser repartidas entre Portugal e os EAU.

Mesmo que tal não acontecesse, sai muito mais barato manter, operar e actualizar 28 Block 60, do que manter, operar e actualizar os Typhoon.

Se não temos posses financeiras para sustentar OFPs de F-16 Block 60, não vale a pena virem aqui fingir que temos dinheiro que se farta para operar Typhoon e F-35 lado a lado.


Basicamente é escolher qual das duas ideias é mais estúpida.
 

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Lampuka

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3936 em: Outubro 09, 2025, 08:58:46 am »
Basicamente é chover no molhado,  só porque sim.
E por ser americano.
F35's ou F16,  serve tudo.
Novos, usados, rachados... serão sempre excelentes negócios.
O resto esquece.
Mesmo que existam as outras questões. As políticas, as económicas,  as estratégicas, as operacionais... para não falar do humor imprevisível do futuro Nobel da paz que, nunca se esqueçam,  apenas representa a maioria dos americanos.
Ou alguém acha que ele actua a sólo?
F16+F35 seria cuspir no prato que se come. Para quem passa a vida de mão estendida fica mal.
João Pereira
 

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antoninho

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3937 em: Outubro 09, 2025, 09:44:17 am »
Basicamente é chover no molhado,  só porque sim.
E por ser americano.
F35's ou F16,  serve tudo.
Novos, usados, rachados... serão sempre excelentes negócios.
O resto esquece.
Mesmo que existam as outras questões. As políticas, as económicas,  as estratégicas, as operacionais... para não falar do humor imprevisível do futuro Nobel da paz que, nunca se esqueçam,  apenas representa a maioria dos americanos.
Ou alguém acha que ele actua a sólo?
F16+F35 seria cuspir no prato que se come. Para quem passa a vida de mão estendida fica mal.

É isso mesmo sem tirar nem por.....Sempre mendigos, agora com o dinheiro dos outros somos os novos ricos.....
 

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Red Baron

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3938 em: Outubro 09, 2025, 11:33:25 am »
Basicamente é chover no molhado,  só porque sim.
E por ser americano.
F35's ou F16,  serve tudo.
Novos, usados, rachados... serão sempre excelentes negócios.
O resto esquece.
Mesmo que existam as outras questões. As políticas, as económicas,  as estratégicas, as operacionais... para não falar do humor imprevisível do futuro Nobel da paz que, nunca se esqueçam,  apenas representa a maioria dos americanos.
Ou alguém acha que ele actua a sólo?
F16+F35 seria cuspir no prato que se come. Para quem passa a vida de mão estendida fica mal.

O F-16 MLU+ com F-35 fazia sentido em 2017. Pena é que em 2018 tiverem de ir buscar os 500M aos F-16 para os ir meter nos KC.
 
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Lampuka

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3939 em: Outubro 09, 2025, 11:48:33 am »
Foi a nossa sorte, caso contrário das duas uma.
Ou dependias de 2 ou 3 C130 recauchutados a voar dia e noite.
Ou tinhas chupado o caramelo americano que todos queriam, que era a melhor escolha, que era a única opção viável, sensata... onde é que eu já li isto???
No fim, parece que afinal não era bem assim. Só ontem foram mais quatro para um novo operador, pasme-se NATO.
Já os novos e imbatíveis C130J, parece que estão a perder a carruagem...
Um bocadinho de humildade também vos ficava bem, porque no fim, a maioria das vezes acertam... ao lado.
Assim também eu.
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Red Baron

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3940 em: Outubro 09, 2025, 12:08:10 pm »
Foi a nossa sorte, caso contrário das duas uma.
Ou dependias de 2 ou 3 C130 recauchutados a voar dia e noite.
Ou tinhas chupado o caramelo americano que todos queriam, que era a melhor escolha, que era a única opção viável, sensata... onde é que eu já li isto???
No fim, parece que afinal não era bem assim. Só ontem foram mais quatro para um novo operador, pasme-se NATO.
Já os novos e imbatíveis C130J, parece que estão a perder a carruagem...
Um bocadinho de humildade também vos ficava bem, porque no fim, a maioria das vezes acertam... ao lado.
Assim também eu.

Ou o estado ponha o dinheiro necessário. Para fazer negociatas com os amigos estão sempre disponíveis, para meter os € é que coiso...
 
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Lampuka

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3941 em: Outubro 09, 2025, 03:04:55 pm »
O Estado é o que é,  pelo menos o nosso.
Miserável,  ladrão,  corrupto... com provas dadas.
Mas também, num país que cada vez produz menos e cujas receitas do Estado provêem quase exclusivamente de impostos e pedinchar, não se pode esperar muito.
O interessante é que quando esse mesmo Estado se relaciona com determinadas empresas ou países, é sério.
Já com outros é tudo aquilo que por aqui dizem.
As empresas têm os seus produtos e querem fazer os seus negócios.
Umas fazem-no melhor do que outras, ciclicamente.
Até parece que a EMBRAER só vendeu aviões a Portugal,  que não está presente com centenas de aviões no resto do mundo. São todos corruptos?
O mesmo se poderia dizer da AIRBUS que a determinada altura ficou com a exclusividade da frota da TAP. Tantos criticaram, alegaram isto e aquilo,  e no fim o tempo veio dar razão a quem decidiu.
O negócio dos KC-390 deverá ter sido muito provavelmente o mehor negócio realizado para as FA's nas últimas décadas.
Estamos finalmente na linha da frente em alguma coisa, somos um parceiro importante,  temos dividendos,  o produto é bom, cumpre com os requisitos,  está a correr dentro dos prazos...
Deus queira que o negócio do ou dos futuros caças corra da mesma maneira.  Seja ele qual for.
João Pereira
 
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dc

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3942 em: Outubro 10, 2025, 10:07:58 pm »
Basicamente é chover no molhado,  só porque sim.
E por ser americano.
F35's ou F16,  serve tudo.
Novos, usados, rachados... serão sempre excelentes negócios.
O resto esquece.
Mesmo que existam as outras questões. As políticas, as económicas,  as estratégicas, as operacionais... para não falar do humor imprevisível do futuro Nobel da paz que, nunca se esqueçam,  apenas representa a maioria dos americanos.
Ou alguém acha que ele actua a sólo?
F16+F35 seria cuspir no prato que se come. Para quem passa a vida de mão estendida fica mal.

Dizes isso porque não entendes as questões que estão a ser discutidas.

Comprar F-16 melhores que os nossos em segunda-mão, além de mais barato, representa um salto equivalente ao que aconteceria com Leasing de Gripens, ou Typhoons T2 usados, a transição seria muito mais facil, rápida e barata, o FOC seria atingido muito mais cedo.

Não podemos esquecer que temos pessoal com experiência nos F-16, já para outro modelo de 4ª geração, esses teria que se voltar a treinar esse pessoal todo para o "novo" avião. Isto custa dinheiro e demora tempo. Para uma solução "stop-gap", não faz sentido. Não podemos andar a cada 15 anos a começar do zero na aviação de caça.

Se é para começar do zero e a curto prazo, que seja com F-35. Com a alternativa KF-21 em segundo lugar. Os eurocanards não fazem sentido como opção de caça novo, e os 6G só são possíveis com mediante uma solução temporária (que teria que ser à base de F-16, que é a opção mais prática e lógica).
 
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goncalobmartins

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3943 em: Outubro 10, 2025, 11:12:49 pm »
F-16 Superpowers: These Nations Have the Biggest F-16 Fleets

Citar
21. Portugal

Active F-16 aircraft: 25
F-16 aircraft on order: 0
Military branches employing F-16 aircraft: Portuguese Air Force
Variant(s): F-16A/B

Portugal has a total of 115 military aircraft, including 28 fighter aircraft. It has 24,000 active-duty personnel for its entire armed forces, with a reserve force of 211,700. Of these active-duty personnel, 6,000 are dedicated Air Force personnel. Also, to afford these aircraft, Portugal has a defense budget of $4,627,000,000, which ranks #52 in the world. Portugal has a total population of 10.6 million and its military ranks #39 out of 145 countries.

https://247wallst.com/military/2025/10/10/f-16-superpowers-these-nations-have-the-biggest-f-16-fleets/
 

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Lampuka

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3944 em: Outubro 11, 2025, 01:46:36 am »
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Dizes isso porque não entendes as questões que estão a ser discutidas.
Nop... eu já entendi.
Tu é que estás a demorar ou não queres entender.
100% States não haverá.
Sobra a hipótese de alguns F35+1 europeu.
Ou 100% europeu e adeus aos States.
O F16 não cabe em nenhum desses cenários,  daí que não entenda o porquê da insistência em qualquer solução que passe por esse modelo.
Nem está em causa caraterísticas técnicas,  económicas... apenas a questão política da independência (total ou parcial) de material americano.
É simples,  mas não estás a lidar bem com a situação.
João Pereira