Se alguém tiver fontes que o desmintam, força. É só publicar. 
Capitaine Alberto Lelo Portela served in the Escadrille 124, obtaining 3 air victories confirmed during the great war.
https://www.greatwarforum.org/topic/83538-portugese-pilots/
The Aircraft of the Cross of Christ( Os Aviões da Cruz de Cristo) by Mario Canongia Lopes and Jose Manuel Rodrigues Costa
..13 Portuguese pilots chose to go on fighting, the most famous of them
being Captain Oscar Monteiro Torres, who had initially served with 10th Sqd.
RFC. Monteiro Torres had establish a friendship with the famous French Ace
Georges Guynemer, who quite admired him and who would invite him to join his
famous Escadrille de Cigognes - SPA 3. Since Guynemer died in combat
shortly after having made the invitation, Monteiro Torres never joined the
Storks and went to another famous fighter squadron - SPA 65, based at
Soissons, equipped with SPASD S.7C1.
On 20 Nov. 1917 he fought an heroic and unequal aerial combat, having downed an Halberstadt and facing several Fokkers afterwards, between Chemin des Dames and Laon, being brought down after a glorious fight, and in dramatic circumstances, not without having yet brought down another enemy...Monteiro Torres is knocked down by the Ace Rudolf Windisch (22 victories, being Torres his 6th ) of the Jasta 32b. Seriously injured, Monteiro Torres manages to land, coming to die the next day in a German hospital.
Like trophy of victory Rudolf Windisch demands the spad VII (cn S 4268) of Monteiro Torres (I think what would be a relatively common practice, not in order to fly thr aeroplane like a weapon of war, but using it like object of demoralizing propaganda ...), it repaired the aeroplane, substituting the wheels for others of an Albatros D.V, told it to paint of red (inferior surface in blue) and to substitute the french cocades for the German crosses, but leaving the lists, the dragon and the SPA 65 original insignia
....
of note is the fact that some pilots painted on their machines the
Portuguese colours, either by modifying the French cocardes (just a matter
of painting the inner blue and white circle in green, since the outer ring
was red), or by adding diagonal red and green stripes over the rear
fuselage, such as used by Santos Leite, Sousa Maya and Lelo Portela on their
SPAD S.13 C1, along with the Jeanne d'Arc insignia of Escadrille SPA 124,
that replaced Lafayette Escadrille, to which these pilots belonged."
Saudações
P.S. Uma coisa são aeronaves portuguesas, outra coisa são pilotos portugueses em aeronaves neste caso de esquadrilhas francesas. 
Aquando da comemorações do centenário do final da IGG o Gen Mimoso e Carvalho da Comissão Histórico Cultural da FA realizou uma profunda investigação para a exposição, publicações e até réplica de um SPAD (que está gora no MusAR) que se realizaram a propósito do tema.
Contactou fontes oficiais francesas e alemãs para esclarecer o tema e confirmou que NÃO EXISTE qualquer registo de vitórias portuguesas em combate aéreo na IGG.
Tal como disse antes, os mitos que se multiplicaram e perpetuaram não têm sustentação oficial e são muito provavelmente baseados em fake news dos jornais (republicanos) da época.
Tal como disse antes também, e não é sequer motivo de dúvida, os pilotos portugueses na IGG voaram sempre em aeronaves de aliados, pelo que isso não é sequer motivo de confusão.
Tal como disse antes,
seria interessante ver essa investigação publicada, no sentido de desmentir, por exemplo Mário Canongia Lopes e José Manuel Rodrigues Costa (que poderiam de facto, basear-se em relatos e publicações da época, mas acho estranho não referirem registos ou outras publicações estrangeiras), entre outros. No caso de outras obras aqui referidas, (
http://aces.safarikovi.org/victories/portugal-ww1.html), nomeadamente as estrangeiras sobre a Spa124/ Spa79, ou sobre os voluntários estrangeiros destas esquadrilhas, a verificar-se o que o Gen Mimoso e Carvalho da Comissão Histórico Cultural da FA verificou, seria de facto uma grande falha de outros autores como Frank Baley ou Jon Gutman, os quais do que conheço dos mesmos, parecem ser bastante cuidadosos com a informação escrita, baseando a mesma nos registos oficiais dos países em questão.
Baseando também em publicações específicas da Osprey, nomeadamente aircraf of the Aces, sobre os aviões Spaad
estas referem muitas vitorias como prováveis, partilhadas ou não confirmadas numa coluna a parte. Não deixa porem de os referir e dar os registos consultados na bibliografia.
Saudações
P.S. Como referi anteriormente, uma é referir que os pilotos portugueses mesmo em aeronaves estrangeiras, nunca entraram em combates aéreos (independentemente das vitorias confirmadas ou prováveis). Outra coisa é dizer que aeronaves na Aeronáutica, Aviação Naval ou Fap nunca entraram em combate ar ar. Nesta ultima estamos todos de acordo.