Os 28 F16A/B MLU da FAP

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wyldething

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3780 em: Abril 10, 2025, 11:17:32 am »
Mais algumas informações sobre o Lello Portela:

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Capitão Alberto Lello Portela
Entre 1917 e 1918 serviu em França  na Esquadrilha 124. Obteve 3 vitórias confirmadas em combates aéreos e 1 balão inimigo abatido, durante as 22 missões de combate que efectuou na Primeira Grande Guerra.


Já ouvi 2 aviões e 2 balões, mas as vitórias foram 4. Chegou a comandar após o regresso a Aeronáutica Militar.

https://clubedohistoriador.blogspot.com/2017/06/alberto-lello-portela.html



Saudações

P.S. Sobre o Combate de OMT a Coleção "Cavaleiros do Ar" rescreve o combate:

OMT estava em combate com os dois Aparelhos de 2 Lugares alemães (H CLII), depois de os ter abatido é apanhado pelos Fokker que estavam a maior altitude e que lhe caíram em cima.



https://www.revistamilitar.pt/artigo/1127

Nenhuma das vitórias por pilotos portugueses na IGG foi confirmada. Nem OMT nem Lello Portela, nem António Maya.
Os relatos que existem são folclore baseado em notícias publicadas em jornais da época, que pintaram a coisa melhor do que realmente aconteceu.
De todo o modo os aviões não eram portugueses, pelo que a afirmação de que aeronaves portuguesas nunca entraram em combate ar-ar continua verdadeira, em qualquer das hipóteses.

Na Guiné há relatos de G91 e T-6 terem-se cruzado no ar com MiG-17 de Conakry mas nunca de se terem envolvido em combate. Ao que consta, tanto G91 como MiGs estavam sempre no limite da autonomia, pelo que não tinham interesse nem capacidade para gastar combustível em confrontos, preferindo sempre evitar-se.
« Última modificação: Abril 10, 2025, 11:19:25 am por wyldething »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3781 em: Abril 11, 2025, 06:52:08 pm »
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F-16 fleet gets $99M lifeline for U.S. and allied air power
Apr 11, 2025

On April 10, 2025, the Defense Security Cooperation Agency announced that STS Government Solutions LLC, a San Antonio-based small business, secured a $99 million contract to provide integration engineering support for the F-16 System Program Office. The work, set to unfold at Hill Air Force Base in Utah through May 2030, will bolster the U.S. Air Force’s efforts to maintain and enhance its fleet of F-16 fighter jets, with additional support for Foreign Military Sales to Belgium and Portugal. This contract underscores a continued commitment to a decades-old aircraft that remains a cornerstone of airpower for the United States and its allies. Beyond the numbers and logistics, the deal signals deeper strategic priorities, from sustaining NATO’s defensive posture to navigating the evolving demands of modern warfare.

https://bulgarianmilitary.com/2025/04/11/f-16-fleet-gets-99m-lifeline-for-u-s-and-allied-air-power/
https://news.clearancejobs.com/2025/04/10/small-business-lands-99m-air-force-contract-for-f-16-support/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3782 em: Abril 11, 2025, 07:10:04 pm »
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F-16 fleet gets $99M lifeline for U.S. and allied air power
Apr 11, 2025

On April 10, 2025, the Defense Security Cooperation Agency announced that STS Government Solutions LLC, a San Antonio-based small business, secured a $99 million contract to provide integration engineering support for the F-16 System Program Office. The work, set to unfold at Hill Air Force Base in Utah through May 2030, will bolster the U.S. Air Force’s efforts to maintain and enhance its fleet of F-16 fighter jets, with additional support for Foreign Military Sales to Belgium and Portugal. This contract underscores a continued commitment to a decades-old aircraft that remains a cornerstone of airpower for the United States and its allies. Beyond the numbers and logistics, the deal signals deeper strategic priorities, from sustaining NATO’s defensive posture to navigating the evolving demands of modern warfare.

https://bulgarianmilitary.com/2025/04/11/f-16-fleet-gets-99m-lifeline-for-u-s-and-allied-air-power/
https://news.clearancejobs.com/2025/04/10/small-business-lands-99m-air-force-contract-for-f-16-support/

É desta que os rádios novos vão ser totalmente integrados? O USAF e a LM têm falhado muito, pode ser que as ultimas declarações publicas dos políticos tenha feito pressão.
 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3784 em: Abril 16, 2025, 12:29:11 pm »
« Última modificação: Abril 16, 2025, 12:31:51 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3785 em: Abril 16, 2025, 01:36:38 pm »
F-16M intercetam avião na missão da Estónia

https://emfa.pt/noticia-5044-f16m-intercetam-aviao-na-missao-da-estonia

(Foto: Portuguese Air Force/NATO Allied Air Command)

- AMRAAM +Sidewinder
- External Fuel Tank

A ver se aprendo algo hoje.
O outro thingamajigger que se vê ao fundo do EFT é um ECM Pod?
Há ali outro equipamento que também não consigo identificar.
 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3786 em: Abril 16, 2025, 02:34:07 pm »
- AMRAAM +Sidewinder
- External Fuel Tank

A ver se aprendo algo hoje.
O outro thingamajigger que se vê ao fundo do EFT é um ECM Pod?
Há ali outro equipamento que também não consigo identificar.

- AIM-120C-5;
- AIM-9L/I-1;
- pod ECM AN/ALQ-131(V) na estação central;
- pod designador de alvos/IRST dos pobres Litening G4;
- 2 tanques de combustível de 370 galões.

 ;)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3787 em: Abril 16, 2025, 02:37:38 pm »
E bem que nós podíamos adquirir uns pods Legion IRST.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3788 em: Abril 26, 2025, 12:13:04 am »
E bem que nós podíamos adquirir uns pods Legion IRST.

Uma solução em estudo pela FAP, mas que poderá ser abortada com a doação dos F-16 para a UKR.
Cps
 
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dc

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3789 em: Abril 26, 2025, 02:32:26 pm »
Tecnicamente as duas coisas podem ser verdade. Bastava cedermos apenas 6 à Ucrânia, comprar 12/14 F-35 (KF-21 na pior das hipóteses), e investir no resto da frota F-16, incluindo com os Legion.
 

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LM

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3790 em: Abril 26, 2025, 03:45:05 pm »
A questão é se os nossos F-16 (PA I) estão mesmo com problemas "estruturais" e isso dificulte a opção V... porque não estou a ver quem paga para enviarmos 20x F-16 MLU; e sem nenhuma dessas opções o ideal para nós é sempre o upgrade para V (e, também, virem uma dúzia de F-35, para a Força Aérea julgar que está bem - mesmo que esse investimento impeça ter armas, reservas, treino, etc) .   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3791 em: Hoje às 10:35:25 am »
Primeiro mês de missão dos nossos F-16 na Estónia.

https://www.facebook.com/reel/654871634192924

Curioso reparar que mesmo para saídas de treino, todas as aeronaves têm montado na linha central o pod ECM AN/ALQ-131(V). O pod ECM é, em regra geral, considerado nas ROE (Rules Of Engagement) como um equipamento de cariz ofensivo, o que denota que os nossos caças vão e estão preparados para algo mais que possa ser necessário para além da "simples" missão de Policiamento Aéreo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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mafets

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3792 em: Hoje às 11:42:18 am »
Se alguém tiver fontes que o desmintam, força. É só publicar.  ;)

Citar
Capitaine Alberto Lelo Portela served in the Escadrille 124, obtaining 3 air victories confirmed during the great war.

https://www.greatwarforum.org/topic/83538-portugese-pilots/

Citar
The Aircraft of the Cross of Christ( Os Aviões da Cruz de Cristo) by Mario Canongia Lopes and Jose Manuel Rodrigues Costa

..13 Portuguese pilots chose to go on fighting, the most famous of them
being Captain Oscar Monteiro Torres, who had initially served with 10th Sqd.
RFC. Monteiro Torres had establish a friendship with the famous French Ace
Georges Guynemer, who quite admired him and who would invite him to join his
famous Escadrille de Cigognes - SPA 3. Since Guynemer died in combat
shortly after having made the invitation, Monteiro Torres never joined the
Storks and went to another famous fighter squadron - SPA 65, based at
Soissons, equipped with SPASD S.7C1.

On 20 Nov. 1917 he fought an heroic and unequal aerial combat, having downed an Halberstadt and facing several Fokkers afterwards, between Chemin des Dames and Laon, being brought down after a glorious fight, and in dramatic circumstances, not without having yet brought down another enemy...Monteiro Torres is knocked down by the Ace Rudolf Windisch (22 victories, being Torres his 6th ) of the Jasta 32b. Seriously injured, Monteiro Torres manages to land, coming to die the next day in a German hospital.
Like trophy of victory Rudolf Windisch demands the spad VII (cn S 4268) of Monteiro Torres (I think what would be a relatively common practice, not in order to fly thr aeroplane like a weapon of war, but using it like object of demoralizing propaganda ...), it repaired the aeroplane, substituting the wheels for others of an Albatros D.V, told it to paint of red (inferior surface in blue) and to substitute the french cocades for the German crosses, but leaving the lists, the dragon and the SPA 65 original insignia
....

of note is the fact that some pilots painted on their machines the
Portuguese colours, either by modifying the French cocardes (just a matter
of painting the inner blue and white circle in green, since the outer ring
was red), or by adding diagonal red and green stripes over the rear
fuselage, such as used by Santos Leite, Sousa Maya and Lelo Portela on their
SPAD S.13 C1, along with the Jeanne d'Arc insignia of Escadrille SPA 124,
that replaced Lafayette Escadrille, to which these pilots belonged."

Saudações

P.S. Uma coisa são aeronaves portuguesas, outra coisa são pilotos portugueses em aeronaves neste caso de esquadrilhas francesas.

Citar
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=5342.3765
  ;)
« Última modificação: Hoje às 11:47:52 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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wyldething

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3793 em: Hoje às 12:01:27 pm »
Se alguém tiver fontes que o desmintam, força. É só publicar.  ;)

Citar
Capitaine Alberto Lelo Portela served in the Escadrille 124, obtaining 3 air victories confirmed during the great war.

https://www.greatwarforum.org/topic/83538-portugese-pilots/

Citar
The Aircraft of the Cross of Christ( Os Aviões da Cruz de Cristo) by Mario Canongia Lopes and Jose Manuel Rodrigues Costa

..13 Portuguese pilots chose to go on fighting, the most famous of them
being Captain Oscar Monteiro Torres, who had initially served with 10th Sqd.
RFC. Monteiro Torres had establish a friendship with the famous French Ace
Georges Guynemer, who quite admired him and who would invite him to join his
famous Escadrille de Cigognes - SPA 3. Since Guynemer died in combat
shortly after having made the invitation, Monteiro Torres never joined the
Storks and went to another famous fighter squadron - SPA 65, based at
Soissons, equipped with SPASD S.7C1.

On 20 Nov. 1917 he fought an heroic and unequal aerial combat, having downed an Halberstadt and facing several Fokkers afterwards, between Chemin des Dames and Laon, being brought down after a glorious fight, and in dramatic circumstances, not without having yet brought down another enemy...Monteiro Torres is knocked down by the Ace Rudolf Windisch (22 victories, being Torres his 6th ) of the Jasta 32b. Seriously injured, Monteiro Torres manages to land, coming to die the next day in a German hospital.
Like trophy of victory Rudolf Windisch demands the spad VII (cn S 4268) of Monteiro Torres (I think what would be a relatively common practice, not in order to fly thr aeroplane like a weapon of war, but using it like object of demoralizing propaganda ...), it repaired the aeroplane, substituting the wheels for others of an Albatros D.V, told it to paint of red (inferior surface in blue) and to substitute the french cocades for the German crosses, but leaving the lists, the dragon and the SPA 65 original insignia
....

of note is the fact that some pilots painted on their machines the
Portuguese colours, either by modifying the French cocardes (just a matter
of painting the inner blue and white circle in green, since the outer ring
was red), or by adding diagonal red and green stripes over the rear
fuselage, such as used by Santos Leite, Sousa Maya and Lelo Portela on their
SPAD S.13 C1, along with the Jeanne d'Arc insignia of Escadrille SPA 124,
that replaced Lafayette Escadrille, to which these pilots belonged."

Saudações

P.S. Uma coisa são aeronaves portuguesas, outra coisa são pilotos portugueses em aeronaves neste caso de esquadrilhas francesas.  ;)

Aquando da comemorações do centenário do final da IGG o Gen Mimoso e Carvalho da Comissão Histórico Cultural da FA realizou uma profunda investigação para a exposição, publicações e até réplica de um SPAD (que está gora no MusAR) que se realizaram a propósito do tema.
Contactou fontes oficiais francesas e alemãs para esclarecer o tema e confirmou que  NÃO EXISTE qualquer registo de vitórias portuguesas em combate aéreo na IGG.

Tal como disse antes, os mitos que se multiplicaram e perpetuaram não têm sustentação oficial e são muito provavelmente baseados em fake news dos jornais (republicanos) da época.
Tal como disse antes também, e não é sequer motivo de dúvida, os pilotos portugueses na IGG voaram sempre em aeronaves de aliados, pelo que isso não é sequer motivo de confusão.
 

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mafets

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3794 em: Hoje às 12:20:20 pm »
Se alguém tiver fontes que o desmintam, força. É só publicar.  ;)

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Capitaine Alberto Lelo Portela served in the Escadrille 124, obtaining 3 air victories confirmed during the great war.

https://www.greatwarforum.org/topic/83538-portugese-pilots/

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The Aircraft of the Cross of Christ( Os Aviões da Cruz de Cristo) by Mario Canongia Lopes and Jose Manuel Rodrigues Costa

..13 Portuguese pilots chose to go on fighting, the most famous of them
being Captain Oscar Monteiro Torres, who had initially served with 10th Sqd.
RFC. Monteiro Torres had establish a friendship with the famous French Ace
Georges Guynemer, who quite admired him and who would invite him to join his
famous Escadrille de Cigognes - SPA 3. Since Guynemer died in combat
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Storks and went to another famous fighter squadron - SPA 65, based at
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On 20 Nov. 1917 he fought an heroic and unequal aerial combat, having downed an Halberstadt and facing several Fokkers afterwards, between Chemin des Dames and Laon, being brought down after a glorious fight, and in dramatic circumstances, not without having yet brought down another enemy...Monteiro Torres is knocked down by the Ace Rudolf Windisch (22 victories, being Torres his 6th ) of the Jasta 32b. Seriously injured, Monteiro Torres manages to land, coming to die the next day in a German hospital.
Like trophy of victory Rudolf Windisch demands the spad VII (cn S 4268) of Monteiro Torres (I think what would be a relatively common practice, not in order to fly thr aeroplane like a weapon of war, but using it like object of demoralizing propaganda ...), it repaired the aeroplane, substituting the wheels for others of an Albatros D.V, told it to paint of red (inferior surface in blue) and to substitute the french cocades for the German crosses, but leaving the lists, the dragon and the SPA 65 original insignia
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was red), or by adding diagonal red and green stripes over the rear
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Saudações

P.S. Uma coisa são aeronaves portuguesas, outra coisa são pilotos portugueses em aeronaves neste caso de esquadrilhas francesas.  ;)

Aquando da comemorações do centenário do final da IGG o Gen Mimoso e Carvalho da Comissão Histórico Cultural da FA realizou uma profunda investigação para a exposição, publicações e até réplica de um SPAD (que está gora no MusAR) que se realizaram a propósito do tema.
Contactou fontes oficiais francesas e alemãs para esclarecer o tema e confirmou que  NÃO EXISTE qualquer registo de vitórias portuguesas em combate aéreo na IGG.

Tal como disse antes, os mitos que se multiplicaram e perpetuaram não têm sustentação oficial e são muito provavelmente baseados em fake news dos jornais (republicanos) da época.
Tal como disse antes também, e não é sequer motivo de dúvida, os pilotos portugueses na IGG voaram sempre em aeronaves de aliados, pelo que isso não é sequer motivo de confusão.

Tal como disse antes, seria interessante ver essa investigação publicada, no sentido de desmentir, por exemplo  Mário Canongia Lopes e José Manuel Rodrigues Costa (que poderiam de facto, basear-se em relatos e publicações da época, mas acho estranho não referirem registos ou outras publicações estrangeiras), entre outros. No caso de outras obras aqui referidas, ( http://aces.safarikovi.org/victories/portugal-ww1.html), nomeadamente as estrangeiras sobre a Spa124/ Spa79, ou sobre os voluntários estrangeiros destas esquadrilhas, a verificar-se o que o  Gen Mimoso e Carvalho da Comissão Histórico Cultural da FA verificou, seria de facto uma grande falha de outros autores como Frank Baley ou Jon Gutman, os quais do que conheço dos mesmos, parecem ser bastante cuidadosos com a informação escrita, baseando a mesma nos registos oficiais dos países em questão. 

Baseando também em publicações específicas da Osprey, nomeadamente aircraf of the Aces, sobre os aviões Spaad  estas referem muitas vitorias como prováveis, partilhadas ou não confirmadas numa coluna a parte.  Não deixa porem de os referir e dar os registos consultados na bibliografia.

Saudações

P.S. Como referi anteriormente, uma é referir que os pilotos portugueses  mesmo em aeronaves estrangeiras, nunca entraram em combates aéreos (independentemente das vitorias confirmadas ou prováveis). Outra coisa é dizer que aeronaves na Aeronáutica, Aviação Naval ou Fap nunca entraram em combate ar ar. Nesta ultima estamos todos de acordo.
« Última modificação: Hoje às 01:01:10 pm por mafets »
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