Os 28 F16A/B MLU da FAP

  • 3791 Respostas
  • 923627 Visualizações
*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 204
  • Recebeu: 136 vez(es)
  • Enviou: 169 vez(es)
  • +19/-40
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3780 em: Abril 10, 2025, 11:17:32 am »
Mais algumas informações sobre o Lello Portela:

Citar
Capitão Alberto Lello Portela
Entre 1917 e 1918 serviu em França  na Esquadrilha 124. Obteve 3 vitórias confirmadas em combates aéreos e 1 balão inimigo abatido, durante as 22 missões de combate que efectuou na Primeira Grande Guerra.


Já ouvi 2 aviões e 2 balões, mas as vitórias foram 4. Chegou a comandar após o regresso a Aeronáutica Militar.

https://clubedohistoriador.blogspot.com/2017/06/alberto-lello-portela.html



Saudações

P.S. Sobre o Combate de OMT a Coleção "Cavaleiros do Ar" rescreve o combate:

OMT estava em combate com os dois Aparelhos de 2 Lugares alemães (H CLII), depois de os ter abatido é apanhado pelos Fokker que estavam a maior altitude e que lhe caíram em cima.



https://www.revistamilitar.pt/artigo/1127

Nenhuma das vitórias por pilotos portugueses na IGG foi confirmada. Nem OMT nem Lello Portela, nem António Maya.
Os relatos que existem são folclore baseado em notícias publicadas em jornais da época, que pintaram a coisa melhor do que realmente aconteceu.
De todo o modo os aviões não eram portugueses, pelo que a afirmação de que aeronaves portuguesas nunca entraram em combate ar-ar continua verdadeira, em qualquer das hipóteses.

Na Guiné há relatos de G91 e T-6 terem-se cruzado no ar com MiG-17 de Conakry mas nunca de se terem envolvido em combate. Ao que consta, tanto G91 como MiGs estavam sempre no limite da autonomia, pelo que não tinham interesse nem capacidade para gastar combustível em confrontos, preferindo sempre evitar-se.
« Última modificação: Abril 10, 2025, 11:19:25 am por wyldething »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6742
  • Recebeu: 7405 vez(es)
  • Enviou: 5019 vez(es)
  • +10180/-2919
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3781 em: Abril 11, 2025, 06:52:08 pm »
Citar
F-16 fleet gets $99M lifeline for U.S. and allied air power
Apr 11, 2025

On April 10, 2025, the Defense Security Cooperation Agency announced that STS Government Solutions LLC, a San Antonio-based small business, secured a $99 million contract to provide integration engineering support for the F-16 System Program Office. The work, set to unfold at Hill Air Force Base in Utah through May 2030, will bolster the U.S. Air Force’s efforts to maintain and enhance its fleet of F-16 fighter jets, with additional support for Foreign Military Sales to Belgium and Portugal. This contract underscores a continued commitment to a decades-old aircraft that remains a cornerstone of airpower for the United States and its allies. Beyond the numbers and logistics, the deal signals deeper strategic priorities, from sustaining NATO’s defensive posture to navigating the evolving demands of modern warfare.

https://bulgarianmilitary.com/2025/04/11/f-16-fleet-gets-99m-lifeline-for-u-s-and-allied-air-power/
https://news.clearancejobs.com/2025/04/10/small-business-lands-99m-air-force-contract-for-f-16-support/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2914
  • Recebeu: 600 vez(es)
  • Enviou: 367 vez(es)
  • +174/-475
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3782 em: Abril 11, 2025, 07:10:04 pm »
Citar
F-16 fleet gets $99M lifeline for U.S. and allied air power
Apr 11, 2025

On April 10, 2025, the Defense Security Cooperation Agency announced that STS Government Solutions LLC, a San Antonio-based small business, secured a $99 million contract to provide integration engineering support for the F-16 System Program Office. The work, set to unfold at Hill Air Force Base in Utah through May 2030, will bolster the U.S. Air Force’s efforts to maintain and enhance its fleet of F-16 fighter jets, with additional support for Foreign Military Sales to Belgium and Portugal. This contract underscores a continued commitment to a decades-old aircraft that remains a cornerstone of airpower for the United States and its allies. Beyond the numbers and logistics, the deal signals deeper strategic priorities, from sustaining NATO’s defensive posture to navigating the evolving demands of modern warfare.

https://bulgarianmilitary.com/2025/04/11/f-16-fleet-gets-99m-lifeline-for-u-s-and-allied-air-power/
https://news.clearancejobs.com/2025/04/10/small-business-lands-99m-air-force-contract-for-f-16-support/

É desta que os rádios novos vão ser totalmente integrados? O USAF e a LM têm falhado muito, pode ser que as ultimas declarações publicas dos políticos tenha feito pressão.
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 870
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 541 vez(es)
  • +62/-6
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6742
  • Recebeu: 7405 vez(es)
  • Enviou: 5019 vez(es)
  • +10180/-2919
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3784 em: Abril 16, 2025, 12:29:11 pm »
« Última modificação: Abril 16, 2025, 12:31:51 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mentat

*

Mentat

  • Perito
  • **
  • 440
  • Recebeu: 272 vez(es)
  • Enviou: 316 vez(es)
  • +78/-35
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3785 em: Abril 16, 2025, 01:36:38 pm »
F-16M intercetam avião na missão da Estónia

https://emfa.pt/noticia-5044-f16m-intercetam-aviao-na-missao-da-estonia

(Foto: Portuguese Air Force/NATO Allied Air Command)

- AMRAAM +Sidewinder
- External Fuel Tank

A ver se aprendo algo hoje.
O outro thingamajigger que se vê ao fundo do EFT é um ECM Pod?
Há ali outro equipamento que também não consigo identificar.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6742
  • Recebeu: 7405 vez(es)
  • Enviou: 5019 vez(es)
  • +10180/-2919
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3786 em: Abril 16, 2025, 02:34:07 pm »
- AMRAAM +Sidewinder
- External Fuel Tank

A ver se aprendo algo hoje.
O outro thingamajigger que se vê ao fundo do EFT é um ECM Pod?
Há ali outro equipamento que também não consigo identificar.

- AIM-120C-5;
- AIM-9L/I-1;
- pod ECM AN/ALQ-131(V) na estação central;
- pod designador de alvos/IRST dos pobres Litening G4;
- 2 tanques de combustível de 370 galões.

 ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, dc, Mentat, goncalobmartins

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9778
  • Recebeu: 4992 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5350/-1049
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3787 em: Abril 16, 2025, 02:37:38 pm »
E bem que nós podíamos adquirir uns pods Legion IRST.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mentat

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2215
  • Recebeu: 2459 vez(es)
  • Enviou: 3238 vez(es)
  • +5625/-3369
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3788 em: Abril 26, 2025, 12:13:04 am »
E bem que nós podíamos adquirir uns pods Legion IRST.

Uma solução em estudo pela FAP, mas que poderá ser abortada com a doação dos F-16 para a UKR.
Cps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9778
  • Recebeu: 4992 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5350/-1049
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3789 em: Abril 26, 2025, 02:32:26 pm »
Tecnicamente as duas coisas podem ser verdade. Bastava cedermos apenas 6 à Ucrânia, comprar 12/14 F-35 (KF-21 na pior das hipóteses), e investir no resto da frota F-16, incluindo com os Legion.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3097
  • Recebeu: 1363 vez(es)
  • Enviou: 4046 vez(es)
  • +2013/-112
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3790 em: Abril 26, 2025, 03:45:05 pm »
A questão é se os nossos F-16 (PA I) estão mesmo com problemas "estruturais" e isso dificulte a opção V... porque não estou a ver quem paga para enviarmos 20x F-16 MLU; e sem nenhuma dessas opções o ideal para nós é sempre o upgrade para V (e, também, virem uma dúzia de F-35, para a Força Aérea julgar que está bem - mesmo que esse investimento impeça ter armas, reservas, treino, etc) .   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6742
  • Recebeu: 7405 vez(es)
  • Enviou: 5019 vez(es)
  • +10180/-2919
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3791 em: Hoje às 10:35:25 am »
Primeiro mês de missão dos nossos F-16 na Estónia.

https://www.facebook.com/reel/654871634192924

Curioso reparar que mesmo para saídas de treino, todas as aeronaves têm montado na linha central o pod ECM AN/ALQ-131(V). O pod ECM é, em regra geral, considerado nas ROE (Rules Of Engagement) como um equipamento de cariz ofensivo, o que denota que os nossos caças vão e estão preparados para algo mais que possa ser necessário para além da "simples" missão de Policiamento Aéreo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, goncalobmartins